Cidadeverde.com

Escola de Oeiras é campeã da gincana Viva Piauí - O Valor da Nossa História

Imprimir
  • IMG_9857.jpg Wilson Filho
  • IMG_9851.jpg Wilson Filho
  • IMG_9845.jpg Wilson Filho
  • IMG_9841.jpg Wilson Filho
  • IMG_9834.jpg Wilson Filho
  • IMG_9827.jpg Wilson Filho
  • IMG_9818.jpg Wilson Filho
  • IMG_9814.jpg Wilson Filho
  • IMG_9813.jpg Wilson Filho
  • IMG_9796.jpg Wilson Filho
  • IMG_9785.jpg Wilson Filho
  • IMG_9782.jpg Wilson Filho
  • IMG_9779.jpg Wilson Filho
  • IMG_9777.jpg Wilson Filho
  • IMG_9773.jpg Wilson Filho
  • IMG_9770.jpg Wilson Filho
  • IMG_9761.jpg Wilson Filho
  • IMG_9734.jpg Wilson Filho
  • IMG_9730.jpg Wilson Filho

Após uma intensa batalha sobre o conhecimento acerca da História do Piauí, o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, de Oeiras, sagrou-se a escola campeã da gincana Viva Piauí – O Valor da Nossa História, realizada pela TV Cidade Verde neste domingo, 19 de outubro, Dia do Piauí. 

A competição reuniu ainda o Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior; o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo, de Parnaíba; e o Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, de Teresina, que ficaram, respectivamente, em 2º, 3º e 4º lugares. 

A escola campeã ganhou um computador da Supriforms e quatro smartphones LG. A vice-campeã foi premiada com dois smartphones. 

As quatro escolas receberam um material composto de quatro DVDs com os especiais Viva Piauí produzidos pela TV Cidade Verde “De todas as Emoções”, “Orgulho de Nossa Gente”, “250 anos de História” e o filme sobre a História da Independência do Piauí. Os estudantes do Ensino Médio estudaram os programas e se prepararam para responder perguntas que abrangiam assuntos ligados ao Estado desde a época do Brasil Colônia até a República. 

Os dois primeiros blocos foram de questões que eram sorteadas pelos competidores em um painel com 40 perguntas. Cada resposta correta valia 10 pontos. Com o término desta rodada, as escolas de Oeiras, Parnaíba e Campo Maior ficaram com 70 pontos. O Liceu Piauiense obteve 50 e foi eliminado.

Na fase seguinte, cada unidade escolar elegeu um representante que iria participar da série de cinco perguntas na qual o estudante que pressionasse um botão primeiro teria direito a responder. Caso o aluno respondesse corretamente, ganharia 10 pontos, se errasse, o total iria para os adversários. A escola que obtivesse primeiro 30 pontos seria a vencedora. 

Juan Blanche, 15 anos, de Parnaíba; Andressa Martins, 17 anos, de Campo Maior, e Lauro Augusto, 15 anos, de Oeiras, ficaram lado a lado no balcão para competir. O estudante do Cemti Pedro Sá acertou a primeira pergunta e aluna do Patronato, a segunda. Em desvantagem Juan Blanche, tentou a terceira pergunta e errou, dando os pontos para os rivais, mas acertou a quarta pergunta. Na última questão, o placar estava 20 pontos para Oeiras e Campo Maior, 10 pontos para Parnaíba. Quem foi mais ágil e obteve o direito de resposta foi a aluna de Campo Maior, Andressa Martins, que acabou errando a pergunta. Com o resultado, o Cemti Pedro Sá ficou com 30 pontos e sagrou-se campeão da competição. 

Em seguida, foi feita a decisão do 2º lugar entre Parnaíba e Campo Maior. Após mais uma rodada de perguntas e agilidade, Campo Maior ficou com o título de vice, com 30 a 10. 

Resultado
Os estudantes que participaram da gincana comemoraram e elogiaram a organização da competição. Mesmo ficando em 4º lugar, o estudante do Liceu, Jairo Gabriel, conta que o resultado foi positivo.  “Nós aprimoramos mais o nossos conhecimentos sobre a História do Piauí e aqui pudemos testá-los. Aprendemos muito”, afirmou. 

Juan Blanche, de Parnaíba, disse que a etapa de perguntas a ser respondidas por quem apertasse o botão mais rápido acabou sendo definitiva. “Nós dividimos a história do Piauí em quatro períodos e cada um do nosso grupo estudava um deles. Eu só não estudei República e acabou sendo a pergunta decisiva. Mas foi uma oportunidade para nós nos aprofundarmos nos nossos estudos”, avaliou. 

A estudante do Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Andressa Martins, confessa que estava muito nervosa na última etapa, na qual conseguiu garantir o 2º lugar para Campo Maior. “Estava nervosa, mas também confiante porque eu e meus amigos estávamos bem preparados. Creio que os conhecimentos que aprendemos vão nos ajudar bastante na nossa vida”, declarou. 

O parnaibano Lauro Augusto, estudante do 1º ano, disse que o primeiro lugar de Parnaíba foi algo que ele sonhava. “Participar da gincana foi maravilhoso. A estrutura da TV Cidade Verde, o alto nível das perguntas, era algo que já imaginávamos. Sabíamos o que iríamos enfrentar, mas nos dedicamos muito e conseguimos o bom resultado”, declarou o adolescente que afirmou ter se preparado para a competição estudando até cinco horas por dia. 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais