Cidadeverde.com

Escola do PI obtém melhor resultado do Brasil na Olimpíada de Matemática

Imprimir

A Unidade Escolar Augustinho Brandão obteve mais um grande resultado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A décima edição da competição foi realizada este ano e a escola piauiense foi a melhor colocada, se considerado o número total de alunos participantes.

 

 

O colégio de Cocal dos Alves teve 20 alunos na disputa, dos quais, 16 conseguiram medalhas, sendo três de ouros, oito de prata, cinco de bronze, além de três menções honrosas, chegando a 95% de aproveitamento. O fato foi comemorado pelo professor Antônio Cardoso do Amaral, grande incentivador dos alunos da escola. Ele afirma que o Piauí também obteve seu melhor desempenho entre todas as edições com nove medalhas de ouro (três para Cocal dos Alves, duas para Capitão de Campos, duas para Piripiri, uma para Teresina e outra para Lagoa Alegre), duas a mais que em 2013. 

“Tivemos um resultado muito positivo este ano e fomos informados que o Augustinho Brandão teve o melhor desempenho entre todas as escolas municipais e estaduais do país. Entre a escolas públicas, ficamos atrás apenas de um colégio militar federal do Rio de Janeiro”, comemora. 

Amaral acrescenta que o desempenho é uma soma de muito trabalho e dedicação de todos que fazem a escola. “Todos os 250 alunos participaram da primeira etapa da Olimpíada de Matemática e acabaram 20 participando da etapa final por critérios do regulamento. Nós passamos quatro meses nos reunindo nos fins de semana, fazendo tarefas além das regulares de classe”, destaca. 

O professor e a Unidade Escolar são destaques no site da Olimpíada e também na revista Veja desta semana. “A nossa intenção não é só conseguir as medalhas, vai além disso. Os estudantes que estudam para as competições fazem melhores provas no Enem, por exemplo, e também se tornam monitores e líderes de estudo, multiplicando o que aprendem e ensinam outros alunos com dificuldade e nas aulas de reforço”, orgulha-se.

Cocal dos Alves
A cidade de Cocal dos Alves acumula 172 premiações na OBMEP. São 101 menções honrosas, 44 medalhas de bronze, 13 medalhas de prata, 14 de medalhas de ouro, conquistadas por 87 alunos. Um resultado impressionante para um município cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos 50 mais baixos do país e onde cerca de 95% da população recebem Bolsa Família. 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais