Cidadeverde.com

Diretor de Sindicato dos Trabalhadores Rurais morre eletrocutado em Esperantina

Foto: Arquivo/ Fetag

O lavrador e sindicalista Josiel Carvalho morreu eletrocutado na comunidade Lagoa Seca, na zona Rural de Esperantina, município a 174 km de Teresina.  Ele foi encontrado morto por familiares na manhã desta quinta-feira (11), em sua residência. Josiel era diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do municípío e também atuou como assessor da categoria.

A vice-presidente do sindicato Carminha Rodrigues, afirmou que os familiares o encontraram desacordado no chão da sua casa e imediatamente acionaram o socorro . "A energia está oscilando bastante aqui na região, a família não sabe exatamente como foi o choque, mas ele estava concertando algum equipamento danificado com a oscilação quando sofreu a descarga", informou a sindicalista.

O lavrador chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Estadual Júlio Hartmann, mas não resistiu e morreu antes de dar entrada na unidade. 

Josiel era casado e não tinha filhos. Seu corpo está sendo velado na casa de seu pai na comunidade onde morava, a 18 km da zona Urbana de Esperantina e o sepultamento acontece na manhã desta sexta-feira (12) no cemitério da localidade.

Em sua página oficial a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag/PI) publicou uma nota oficial onde lamenta o falecimento de Josiel. Leia a nota na íntegra:

É com grande pesar que a Diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG/PI), lamenta profundamente e se solidariza à família e aos amigos do sindicalista Josiel Carvalho, que faleceu na manhã desta quinta-feira (11), vítima de um choque elétrico, no povoado Lagoa Seca, zona rural de Esperantina.

Josiel já fez parte da diretoria do Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais do município de Esperantina como diretor e como assessor.

A Deus pedimos que o dê o merecido descanso eterno em seu reino, ao tempo que prestamos nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia prende acusado de matar rival durante seresta em Esperantina

Policiais Civis e Militares prederam na manhã deste domingo (30/09), o ex-presidiário Geziel Sales, de 37 anos, conhecido popularmente como “Didi do Pedra Preta”, acusado de matar com uma facada, o rival Gleidson Francisco de Aguiar Batista, de 32 anos, conhecido como “Letonga”, na madrugada de sábado para domingo, em Esperantina.

O acusado encontra-se preso na 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil do município.

O CRIME

O homicídio ocorreu por volta das 2h da madrugada deste domingo (30/09), em uma seresta que acontecia no bairro Mutirão. De acordo com testemunhas, o acusado teria surpreendido a vítima por trás, desferindo uma facada certeira que atingiu vários órgãos vitais de Gleidson. Ele chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda de acordo com populares, a rixa entre os dois era antiga e o motivo do assassinato seria banal.

Fonte: revista az

Desfile de 7 de Setembro em Esperantina reúne milhares de pessoas

Cerca de três mil pessoas, no município de Esperantina, assistiram ao Desfile Cívico de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Um espetáculo de cores, criatividade, histórias e manifestos sociais e políticos foi apresentado pelos alunos das escolas das redes municipal, estadual e privada, além de 25 pelotões mirins e entidades religiosas, nas ruas da cidade

A concentração da grande festa cívica aconteceu em frente ao Banco do Brasil de Esperantina, com encerramento na Praça Leônidas Melo da Igreja Matriz. As escolas das zonas urbana e rural, e demais entidades, abordaram, durante o desfile, temáticas pertinentes da atualidade, que merecem atenção e sensibilização de todas as idades. Os alunos abordaram temas como tolerância religiosa, política e feminícidio, com o objetivo de chamar a atenção para a luta contra a discriminação e as várias formas de preconceitos na sociedade.  

A prefeita Vilma Amorim participou da solenidade e aproveitou o momento para pontuar as festividades que acontecem no município. “Nós estamos em um momento de muita festa no município de Esperantina, com duas comemorações importantes. A primeira é a festa da Padroeira, Nossa Senhora da Boa Esperança, que encerra no sábado (8), com a procissão e a festa. E hoje é o grande dia do nosso patriotismo. Nós tivemos um lindo desfile das escolas e das entidades religiosas, com várias temáticas atuais e dignas de atenção, além das nossas potencialidades econômicas, como a carnaúba, o babaçu e, principalmente, o peixe”, diz.  

A comemoração do dia 7 de Setembro contou com a presença de várias autoridades locais, entre elas, o secretário municipal de Infraestrutura, Zé Germano; a secretária municipal de Educação, Beth Aguiar; a secretária municipal de Saúde, Elisangela Amorim; a secretária de Assistência Social, Regina Silva; o secretário de Esportes e Cultura, Epaminondas Albuquerque; o secretário de Meio Ambiente, Marcilio; e os vereadores de Esperantina, Manuel Filho, Domingos Luís, Leônidas Quaresma e Denival.

“Quero parabenizar a equipe da Prefeitura, como um todo, por esse belo momento, e agradecer a população de Esperantina e aos visitantes que estiveram presentes. Desejamos que neste final de festa tudo ocorra em paz e com muita alegria”, finaliza a prefeita de Esperantina Vilma Amorim.

Fonte: Ascom 

Irmão tenta matar outro com um golpe de faca em Esperantina

Vítima, Domingos Lopes Neres, o “Maléo” (Foto: Reprodução)

Um homem identificado como Jhon tentou matar o irmão Domingos Lopes Neres, conhecido popularmente como “Maléo”, na tarde desta quarta-feira (05/09) no bairro Fazendinha em Esperantina.

Segundo moradores, “Maléo” estava dormindo quando foi surpreendido pelo irmão com uma facada no pescoço. Ainda de acordo com moradores, a rixa entre os irmãos é antiga.

Maléo foi socorrido por populares e levado para o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, onde encontra-se internado.

O autor do crime está foragido.

Fonte: revistaaz

Antes de tentar matar diarista, ex-companheiro fez carta pedindo para voltar

  • cartasa.jpg
  • cartass.jpg
  • 6be2e701-6271-4163-8f09-7e637be21958.jpg
  • tetnativa_ffem.jpg

Antes de esfaquear a ex-namorada Maria Helena Sousa, Francisco das Chagas de Jesus escreveu uma carta pedindo para que ela voltasse para ele, e que “iria mudar” suas atitudes. A carta foi localizada e está suja de sangue. O caso ocorreu no município de Esperantina na terça-feira (14).  

Francisco das Chagas foi preso por tentativa de feminicídio. A vítima está em estado grave e encontra-se internada no hospital regional de Piripiri.  Ele foi localizado já na saída da cidade com a arma do crime. 

De acordo com o delegado Leonardo Alexandre, Marina Helena trabalha como diarista e foi atacada por Francisco em seu local de trabalho, no terraço da casa. A vítima foi socorrida pelo proprietário da residência, que possui um escritório ao lado. 

“Ele (Francisco) procurou por ela duas vezes ontem no local de trabalho e, no dia anterior ao crime, deixou uma carta no terraço da casa. Ela viu a carta e guardou. Ele foi lá e pediu para voltar o relacionamento. Ela disse que não queria, ‘não tinha volta’, alegou que já tinha outra pessoa, então ele disse que se revoltou neste momento e começou a desferir os golpes”, disse o delegado. 

“O proprietário da casa, que estava em seu escritório do lado, ouviu os gritos e foi até a casa. Chegando lá, o encontrou por cima da vítima desferindo os golpes. Ele pegou um pedaço de madeira e evitou que ela morresse mesmo ali no local. Francisco então fugiu da casa”, acrescentou Leonardo, ressaltando que o proprietário acionou imediatamente a delegacia, que iniciou as buscar pelo ex-companheiro.

Sobre a carta, o delegado fez um alerta às mulheres que, muitas vezes, acabam se deixando levar por “falsas promessas” de mudança de comportamento por parte do agressor. 

“O ‘cara’ chega pedindo para voltar com o relacionamento, pedindo desculpas, que vai mudar. Infelizmente é a mesma história: o companheiro que não aceita o fim do relacionamento, faz falsas promessas de melhoria e, no outro dia, vai e mata a mulher. Esse caso precisa servir de exemplo para evitar que elas acreditem nisso”. 


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Acusado de tentar matar ex-esposa a facadas é preso em Esperantina

Encontra-se preso na 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Esperantina, Francisco das Chagas de Jesus, conhecido popularmente como “Abraão”, acusado pelo crime de tentativa de feminicídio contra sua então companheira Maria Helena Carvalho de Sousa, de 22 anos de idade. O crime ocorreu na manhã desta terça-feira (14) no local de trabalho da vítima no centro de Esperantina.

O delegado Leonardo Alexandre informou  que o suspeito invadiu o local e desferiu diversos golpes de faca contra Maria Helena. A vítima foi transferida para o hospital de Piripiri em estado grave.

Ainda segundo o delegado, no momento da prisão foi encontrada a faca utilizada pelo autor. A motivação do crime seria por conta do término do relacionamento do casal, o que gerou a revolta do autor. “Ele foi preso quando fugia pela localidade Tapuio”, disse. O casal residia no bairro Mão Santa.

Fonte: revistaaz

Dupla tenta assaltar pacientes em Posto de Saúde de Esperantina

Dois homens não identificados adentraram a Unidade de Saúde do povoado Sítio do Alegre, município de Esperantina,  na manhã desta terça – feira ( 07 ) em uma tentativa de assalto a pacientes e funcionários. A dupla chegou ao local em uma motocicleta tipo Honda Fan – KS de cor vermelha e de capacetes com jaqueta para dificultar identificação.

 Segundo informou o Tenente Wanderson da 4ª Cia de polícia de Esperantina, ao chegar ao estabelecimento, a dupla abordou pacientes que se encontravam na recepção entre eles gestantes, sendo que uma mulher teve a bolsa tomada por um dos bandidos. “Eles chegaram a tomar a bolsa de uma das pessoas que estavam aguardando atendimento sendo que a gestante começou a passar mal e o bandido devolveu novamente”, informou o militar.

 A ação foi rápida e a dupla acabou fugindo do local com destino ignorado sem levar nada das pessoas que aguardavam atendimento.

Fonte: diariodolonga

Acidente envolvendo três motos deixa feridos em Esperantina

Um acidente envolvendo três motocicletas deixou feridos na manhã desta quinta-feira (28/06) em Esperantina. O fato aconteceu por volta das 11h30 na Avenida Ministro Petrônio Portela, em frente ao terminal rodoviário.

A vítima mais grave foi identificada como José Ribeiro de Aguiar, popularmente conhecido como Renildo. Ele sofreu uma grave fratura em uma das pernas e foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.

Conforme relato de testemunhas, Renildo estava parado no cruzamento quando foi colhido por uma motocicleta que colidiu primeiramente contra outro motociclista que atravessou o cruzamento sem olhar para os lados. O causador do acidente se evadiu do local sem prestar socorro.

Além de Renildo, outra pessoa envolvida no acidente sofreu apenas escoriações pelo corpo. Ele, que preferiu não revelar o nome, contou  que o motociclista que causou o acidente converteu o retorno em alta velocidade e não olhou para os lados. “Ele dobrou muito rápido e eu que vinha na reta bati nele, foi daí que me desequilibrei e bati no outro que estava parado na esquina. Não pude desviar porque descontrolei a moto quando bati no primeiro cara“, contou.

Fonte: revista az

Briga na hora do jogo deixa um morto e um gravemente ferido em bar

Um lavrador identificado como Manoel Batista de Castro, 28 anos, foi morto com duas facadas e outro ficou gravemente ferido durante uma discussão no bairro Novo Horizonte, em Esperantina. O suspeito, Wellington Aguiar de Sousa, de 22 anos, foi preso em flagrante.

Segundo a polícia, eles estavam em um bar, assistindo ao jogo do Brasil quando começou o desentendimento.

“Sabemos que eles estavam no bar assistindo ao jogo, e que o crime foi no momento do jogo, mas ainda não temos os detalhes”, destacou o delegado Regional de Esperantina, Leonardo Martins. 

Manoel Bastita foi morto no local com duas facadas e Francisco Araújo Silva foi levado às pressas para o hospital de Parnaíba em estado grave. “Estou tentando contato com Parnaíba para saber qual o estado de saúde dele, mas ainda não obtive retorno”, afirmou o delegado Leonardo. 

A prisão foi feita por policiais militares que encaminharam o suspeito para delegacia onde ele foi autuado por homicídio e tentativa de homicídio pelo delegado Fábio Henrique de Luzilândia, que estava de plantão na Regional de Esperantina. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Polícia prende homem que abusava da própria filha em Esperantina

A Polícia Civil de Esperantina deu cumprimento, na noite desta quarta-feira (6), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de iniciais F.F.S pelo crime de estupro de vulnerável tendo como vítima a própria filha do investigado.

O Delegado Leonardo Alexandre disse que a prisão ocorreu após depoimento da vítima na delegacia por meio de representação do Ministério Público. “Tanto o nome do pai, quanto da filha, e outros dados serão preservados para evitar exposição da família“, informou.

Ainda de acordo com o delegado, a prisão aconteceu na sede do Creas, no centro da cidade, onde o pai procurava informações sobre a filha. Além da Polícia Civil, participaram da diligência o Ministério Público, Conselho Tutelar e Creas.

O acusado encontra-se preso na 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil à disposição da justiça.

Fonte: revistaaz

Posts anteriores