Cidadeverde.com

Prefeita Vilma Amorim tem audiência com o Governador

A prefeita Vilma Amorim participou na noite de ontem (20) de uma audiência no Palácio de Karnak com o governador do estado Wellington Dias. A prefeita estava acompanhada do deputado estadual Francisco Limma e durante a audiência tratou de projetos para o município de Esperantina.

Foram encaminhados os projetos de reformas de praças, construção de pontes, sistema de abastecimento d’água, reforma de estradas, retomada do asfaltamento de ruas da cidade e iluminação do complemento da avenida petrônio Portela.

De acordo com a prefeita todos os pleitos foram encaminhados as secretarias responsáveis. “Foi uma conversa muito produtiva que tivemos com o governador Wellington Dias, todos os nossos pleitos foram atendidos e vamos acompanhar para garantir a execução destas obras com a maior brevidade possível”. Disse a prefeita.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Presídio de Esperantina oferece atendimento odontológico a detentos

A Penitenciária Regional de Esperantina está realizando atendimento odontológico junto aos detentos da unidade. O consultório foi recentemente estruturado pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).

Dentre os serviços prestados na saúde bucal dos presos estão exames clínicos, profilaxias e raspagens, restaurações, exodontias, aplicação tópica de flúor, urgências, dentre outros.

Uma dentista e uma assistente atendem na Penitenciária de Esperantina. Outros 12 consultórios odontológicos foram abertos no sistema prisional do Piauí, desde 2015.

De acordo com a Coordenação de Saúde Bucal da Sejus, de 2015 para cá, mais de 12 mil procedimentos odontológicos foram realizados no sistema penitenciário do Estado.

Fonte:Ascom Sejus
cidades@cidadeverde.com

Agentes encontram pistola feita com palitos de picolé em presídio

Agentes penitenciários enconttraram uma pistola produzida inteiramente com palitos de picolé durante vistoria na penitenciária de Esperantina. De acordo com Cleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi, a arma falsa seria usada para ameaçar agentes em uma possível tentativa de fuga.

"Não é primeira vez que eles fazem algo assim. Ali estava faltando só pintar ela de preto que já provocaria um estrago sem tamanho", afirmou o vice-presidente.

A imagem da arma impressiona pela perfeição nos detalhes com a qual foi confeccionada. Os presos se atentaram até ao cartucho. Kleyton acrescenta que os palitos usados para a confecção da arma chegaram até os presos durante oficinas de arte promovidas dentro da penitenciária. 

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Agentes capturam quatro fugitivos da Penitenciária de Esperantina


 
Agentes penitenciários e policiais militares capturaram, na manhã deste sábado (11), quatro presos fugitivos da Penitenciária Regional de Esperantina. A ação aconteceu logo após a ocorrência de uma fuga na unidade. Os agentes prisionais estão em busca de outros sete presos que fugiram.
 
Os detentos fugiram por meio de buraco, no pavilhão D. Constatada a fuga, as forças de segurança pública foram informadas e as equipes de segurança prisional iniciaram o processo de captura dos detentos fugitivos. De acordo com o gerente da Penitenciária de Esperantina, Agnaldo Lima, a segurança na unidade está sendo reforçada.
 
“Temos trabalhado, diuturnamente, para manter a ordem no presídio. Nas últimas semanas, evitamos a ocorrência de fugas, impedindo várias tentativas de presos fugirem do presídio. Embora tenha acontecido esse episódio, continuaremos reforçando a segurança e trabalhando, proativamente, na administração da penitenciária”, pontua.
 
Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), a Penitenciária Regional de Esperantina passará por processo de com reforma e aparelhamento tecnológico na parte de segurança, através do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí que está sendo executado pelo órgão.
 
Os presos capturados são Evandro Pinheiro de França, Anderson Bruno Aguiar Costa, Josenildo Sousa Dias e Francisco Cesanildo da Silva Santos – este ficou ferido durante a fuga e recebeu atendimento médico. Os detentos serão colocados em área de triagem e um procedimento administrativo, com medidas disciplinares aos presos, será aberto.

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Prefeita Vilma Amorim participa de solenidade em Piracuruca

Na manhã deste domingo (22), a prefeita Vilma Amorim participou de solenidade de outorga da ordem estadual do Mérito Renascença do Piauí, em solenidade realizada no Grêmio Recreativo Piracuruquense, no município de Piracuruca.

O evento reconhece oficialmente a contribuição de diversos piauienses para o progresso do Estado e condecora os escolhidos por meio de comendas, dentre eles dois esperantinenses foram escolhidos, o agricultor Manoel do Morro, um dos fundadores da FAMCC (Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários) e também da Fetag e a quebradeira de coco a senhora Francisca Rodrigues dos Santos mais conhecida como Chica Lera que tem uma luta constante em defesa dos direitos da mulheres do campo e das quebradeiras de coco babaçu.

A solenidade, que é parte das comemorações dos 194 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil, prestou homenagem a Autoridades, empresários, jornalistas e cidadãos que se destacam na educação e na cultura.

O governador Wellington Dias na solenidade enfatizou a importância dos homenageados para o desenvolvimento cultural, social e econômico do Estado, "É uma alegria homenagear aqui homens e mulheres do Piauí e também de outros estados que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado, entre diversas contribuições podemos citar a Lessandra Ribeiro, professora que criou um projeto na área da educação que ensina as crianças e adolescentes a evitar a gravidez precoce, o seu Manoel do Morro que conheci nas lutas sindicais pelos direitos dos trabalhadores e esta mulher guerreira que é do movimento das quebradeiras de coco babaçu dona Chica Lera", disse Dias.

A prefeita Vilma Amorim que acompanhou a solenidade na cidade de Piracuruca e deu todo apoio para que os homenageados de Esperantina fossem com seus familiares receber as honrarias, falou da importância que tem o reconhecimento do governador a dois esperantinenses.

"Eu quero em nome de Esperantina agradecer ao governador Wellington Dias e ao deputado Lima que fez a indicação essas duas pessoas e para mim como prefeita é uma honra muito a dona Chica Lera é uma mulher muito lutadora sempre em defesa dos direitos sociais e o seu Manoel é uma pessoa honrada, trabalhadora um grande pai de família e a gente se sente representado por eles e muito gratificante, essa homenagem não é apenas deles mas também do povo de Esperantina e parabéns aos dois por tudo que eles tem feito por nossa cidade". Disse.

Fonte: Secom
cidades@cidadeverde.com

Esperantina recebe reformas de prédios públicos

O prédio que abriga o CRAS e foi construído há mais de 20 anos, está sendo o primeiro a receber o benefício e  todo o teto e algumas adequações, como ampliação de uma sala e toda parte elétrica e pintura serão realizados.

Será investindo na obra o valor de R$73.000,00 (Setenta e três mil reais), do FPM e recursos do Governo Federal.

Para a secretária de Assistência Social Regina Silva a reforma será para melhorar as instalações do local para que seja feito um melhor atendimento à população. “Tão logo assumi o cargo, recebi a determinação da prefeita Vilma Amorim para que fosse dado início a obra e hoje a construtora está começando os serviços”. Disse Regina.

A obra está sendo executada pela construtora Mafran do empresário Máximo José, que falou deverá concluir a obra dentro do prazo de 60 dias, dependendo do período chuvoso.

“Esta é a terceira etapa de reforma no prédio do CRAS, outras haviam sido feitas, mas esta parte mais antiga sempre ficou esquecida, e nós preocupados com a segurança dos servidores, estamos realizando esta reforma que vai melhorar a qualidade do atendimento da população”. Disse a prefeita Vilma Amorim.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 
 
 

Criança de nove anos revela estupro para a família e Polícia investiga

Uma menina de apenas nove anos revelou para a família que foi vítima de abuso sexual quatro meses após o crime. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a violência contra a criança no município de Esperantina, a 174 km de Teresina.

"Ela foi vítima do abuso no mês de agosto mas só relatou o caso antes do Natal para a mãe e para o padrasto e depois foi encaminhada para o hospital", explicou o delegado regional do município Leonardo Alexandre.

A menina foi submetida a exame de corpo de delito que comprovou o rompimento do hímen constatando assim a conjunção carnal. De acordo com o delegado, a Polícia já colheu depoimentos da menina e da família e já tem suspeitos pelo crime.

"Já colhemos os depoimentos. A menina já relatou o caso e já descreveu o crime. Pelo relato o estupro aconteceu em agosto mas há outras situações investigadas no bojo do inquérito. Não divulgaremos mais detalhes para não atrapalhar a investigação", explicou o delegado.

O Conselho Tutelar acompanha o caso e a criança permanece na guarda da mãe que foi orientada.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeita Vilma Amorim toma posse para novo mandato em Esperantina

Reprodução/Facebook

A prefeita de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim (PT), e o vice, Jânio Filho, tomaram posse na manhã deste domingo (1º), em solenidade na Câmara dos Vereadores. 

Antes da solenidade, por volta de 7h da manhã, a prefeita participou de uma missa na Igreja da Misericórdia. Depois da posse, Vilma Amorim foi recepcionada na sede da prefeitura. 

Reeleita, Vilma Amorim obteve 11.314 votos (49,48% dos votos válidos) contra 10.276 (44,94%) do ex-deputado federal Marllos Sampaio (PMDB) e 1.274 (5,57%) de Katy Samara (PCdoB).

Vilma Amorim assumiu a prefeitura em 2014, após a cassação do prefeito Lourival Bezerra (PSDB), eleito em 2012. A petista foi a segunda colocada naquele pleito. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Hospital de Esperantina fez mais de 400 cirurgias de catarata em 2016

O Hospital Estadual Julio Hartman, em Esperantina, realizou este final de semana o quarto mutirão de cirurgias de catarata e fecha o ano com 402 procedimentos realizados e aproximadamente 800 consultas feitas, somente na área de oftalmologia. A descentralização desse tipo de assistência foi intensificada ao final de 2015, quando a Secretaria de Estado da Saúde implantou o programa Olhar Bem, e em seguida, ampliou para a rede hospitalar no interior.

O secretário de Saúde, Francisco Costa, comemora o quantitativo de cirurgias de catarata, já que anos anteriores, foi em média, duas mil cirurgias realizadas. “Com o Olhar Bem, foi cerca de dez mil cirurgias, em todos os territórios. Imagina o significado para essas pessoas, a maioria acima de 60 anos, que há muito tempo estava sem enxergar e de repente, têm acesso ao serviço, de forma rápida e descentralizada, bem perto de sua casa e voltam a enxergar filhos, netos, voltar a ler? É garantir o direito à saúde e uma velhice com qualidade de vida”, afirma.

A descentralização das cirurgias de catarata no interior evita o deslocamento de pacientes para Teresina, garantindo ainda um atendimento rápido e o mais próximo de casa. Como no Hospital de Esperantina, que desde abril, vem realizando o procedimento. Durante um final de semana, o Hospital é totalmente adequado para os mutirões, recebendo equipe médica de Teresina e todos os equipamentos para consultas, exames e cirurgias.

“É gratificante poder levar qualidade de vida a esses idosos, a gente percebe o quanto a vida dessas pessoas melhorou. Toda a ação só é possível com o apoio que recebemos da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado”, explica o diretor do Júlio Hartman, Davyd Basílio, informando que para 2017 já há preparativos para novos mutirões.

Além de Esperantina, os hospitais de Luzilândia, Barras e Valença também realizaram mutirões de catarata. Nesses hospitais, mais de 300 pessoas foram beneficiadas. 

 


Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

 

 

Diplomação dos eleitos de Esperantina acontece na próxima terça-feira

 



A diplomação dos candidatos eleitos nas últimas eleições municipais do dia 02 de outubro, da cidade de Esperantina, será realizada na próxima terça-feira (13/12).

O evento que seria realizado inicialmente no Ginásio Poliesportivo Dídimo de Castro, foi transferido  para o auditório do CEEP – Centro Estadual Educacional profissionalizante Leonardo das Dores, que foi recém inaugurado e fica situado no Conjunto Bernardo Rego.

De acordo com o chefe do Cartório da 41ª zona eleitoral, Raul Ventura, a solenidade de diplomação terá inicio a partir das 17:00 horas e será limitado o número de pessoas no local.

Segundo Raul Ventura, cada Vereador eleito terá direito a somente 05 convites.Além do poder executivo municipal e do poder legislativo, o Juiz eleitoral, Ulysses Gonçalves da Silva Neto irá diplomar também um suplente de cada coligação.

Com informações do jornalesp
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores