Cidadeverde.com

Carroceiro morre após ataque de abelhas em Esperantina

Fotos: Jornalesp

O carroceiro, Francisco Luis Cirino Xavier de 55 anos faleceu na manhã desta quinta-feira (25) após ser atingido por um enxame de abelhas em Esperantina, município a 174 km de Teresina.

De acordo com informações do Hospital Estadual Júlio Hartman, onde ele foi atendido, o homem estava com outras duas pessoas procurando um animal quando foi cercado pelas abelhas próximo a uma árvore. Mesmo tendo corrido, acabou passando mal e veio a óbito antes mesmo de chegar ao hospital.

Francisco era casado e bastante conhecido no município. Em entrevista a um portal local, o médico José Sampaio de Carvalho examinou o corpo do homem e detectou que ele era hipertenso e as picadas das abelhas acabaram provocando uma parada cardíaca.

Francisco é velado na residência de sua mãe na rua Toni Ramos e será sepultado no cemitário da comunidade Chapada da Limpeza.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Candidatos de Esperantina apostam no corpo a corpo para campanha

A campanha eleitoral nos municípios do interior está cada dia mais acirrada e os candidados de Esperantina tem uma agenda movimentada neste inívio de fim de semana.  A atual prefeita e candidata a reeleição, Vilma Carvalho Amorim (PT) e seu vice, Jânio Ferreira (PSB) realizam na tarde desta sexta-feira (19) uma caminhada no conjunto habitacional Bernardo Rego.

Para o sábado a coligação planeja uma caminhada na avenida Bernardo Bezerra logo as 7h30 da manhã com concentração no Mercado provisório.

O candidato Marllos Sampaio do PMDB realizou na noite desta quinta-feira uma reunião na localidade Lagoa da Caiçara, zona Rural do município. Na ocasião, tanto o candidado como o seu vice e candidatos a vereadores da coligação apresentaram propostas de campanha.

Marllos foca sua campanha na Saúde pública e na promessa da criação de uma coordenadoria do idoso. A agenda desta sexta-feira e deste sábado não foi divulgada pela coligação.

O candidato Chico Antônio da coligasção "Juntos com o Povo", liderada pelo (PC do B) com vice Amancin (SD), realizaram nesta quinta uma visita a residências do conjunto habitacional alecrim. Já nesta sexta-feira (19), Chico Antônio e seu vice realizam visitas a comerciantes e moradores da avenida principal de Esperantina até a avenida Petrônio Portela.

Pela tarde os dois políticos realizaram algumas visitas no bairro rural e a noite estarão realizando uma visita aos moradores da localidade providência, zona Rural do município.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com 

I Seminário de Agricultura Familiar é realizado em Esperantina

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, esteve presente no "I Seminário de Agricultura Familiar do Território dos Cocais - Estratégias para fortalecer a cidadania no campo", realizado em Esperantina. O evento foi realizado pelo CEAA, SDR (por meio da Unidade do Crédito Fundiário), Secretaria Especial da Agricultura Familiar e da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário.

O seminário envolveu agricultores, representantes de associações e sindicatos de trabalhadores rurais e estudantes de todo o território que discutiram temas relacionados ao desenvolvimento da agricultura familiar em todos os seus estágios, da produção à comercialização.

Francisco Limma ressaltou a importância da continuidade da organização dos agricultores que da busca pelos desafio, já que o Piauí tem uma maior proximidade com o meio rural e a agricultura familiar.

"Temos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza que tem recurso no orçamento e pode ser utilizado para continuar apoiando essas atividades dos agricultores familiares, mesmo que não venha recurso do governo federal para o Piauí", declarou o secretário.

O gestor citou a parceria do Banco Mundial para apoiar pequenos projetos como casas de farinha, hortas ou criação de animais de pequeno porte. Segundo ele, estas e outras ações mostram que o Estado está empenhado a incentivar a agricultura familiar.

O evento terminou no sábado (13) e contou com a realização feira de produção e economia solidária.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

PMDB e PSDB se unem na disputa a prefeitura de Esperantina

A oposição no município de Esperantina já está formada. A candidatura do ex-deputado estadual Marllos Sampaio (PMDB) e do médico e vereador Raimundo Rodrigues Fontinele (PSDB), respectivamente candidatos a prefeito e vice-prefeito, será homologada nesta quarta-feira (03). 

Além de PMDB e PSDB, mais nove partidos formam a coligação. O vice de Marllos Sampaio foi definido após pesquisa realizada pelo braço direito do peemedebista, seu irmão e presidente da Assembleia Legislativa Themístocles Filho (PMDB). 

“Daqui até a nossa convenção municipal, a população esperantinense terá outras novidades, pode esperar”, resumiu Sampaio.

Vilma Amorim (PT), atual prefeita de Esperantina, tentará a reeleição. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Jornalesp

Em Esperantina, Dias participa do 2º Festival do Peixe

O governador Wellington Dias participou, em comitiva, neste sábado (30), da programação do Festival do Peixe de Esperantina.  Em sua segunda edição, o evento reune milhares de pessoas e tem como objetivo atender às demandas da piscicultura de Esperantina e dos demais municípios no território dos Cocais, como forma de valorização da Cultura local, e também de incentivo a outros ramos da economia da região, como o agronegócio sustentável, a agricultura familiar e a caprinocultura leiteira.

O Festival do Peixe é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperantina e o Sebrae. Com forte iniciativa tecnológica, o festival que já entrou para o calendário oficial do Estado, traz aquisição de equipamentos, insumos, e implementos utilizados para a piscicultura,  demonstração de novas práticas adotadas na cadeia de produção, além de se consolidar como espaço de negócios entre atores da produção, processamento, comércio e consumo de pescado em todo o Estado do Piauí.

“O Festival é importante para estimular a cadeia produtiva de Esperantina e região. A ideia é trabalhar cada vez mais o tambaqui, a tilápia, o curimatá, a piratinga, enfim, outras variedades. O objetivo é aumentar a renda, que cada vez mais as pessoas que produzem tenham um alimento saudável para o consumo e abastecimento de toda a região. Além de buscar inovação e maior profissionalismo. O Festival é precedido de cursos de qualificação e licenciamento. A medida que a região vai se organizando, a meta, além da cultura e do movimento festivo, é fazer a economia crescer”, destaca Dias.

A programação do 2º Festival do Peixe de Esperantina atende a todos os públicos, desde os competidores nas atrações esportivas, técnicos, estudantes e piscicultores que procuram palestras, cursos e simpósios relacionados a produção de pescado,além dos visitantes, que buscam um espaço de lazer, cultura e de degustação do melhor da culinária local.

Técnico do Laboratório Peixe Vivo, Luís Vicente, também conhecido como Luís do Peixe, explica a importância do projeto desenvolvido na região de Esperantina, nas margens do Rio Longá. Além dos peixes já consumidos no mercado local, o projeto busca desenvolver a criação de novas espécies de pescado. “Nosso trabalho é implantar um sistema integrado de peixes. Trabalhamos, por exemplo, com o piau, um peixe muito saboroso, que pode chegar até a um quilo em um ciclo de seis meses. Um outro exemplo é o jatuarana, que está ganhando muito mercado no Piauí, junto com o pintado do amazonas”, exemplifica o técnico.

Atualmente o laboratório Peixe Vivo atende a uma demanda de 500 mil alevinos por ano, o que corresponde a um crescimento médio de 40% em relação ao ano passado. “A nossa demanda para o próximo ano é de atingir a meta de 2 milhões de alevinos, sendo eles o curimatá, o curimba, o piau do sul, o jatuarana, o tabatinga, o tambaqui e o tapu”, planeja Luís do Peixe.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, o Festival do Peixe de Esperantina surge enquanto vitrine da produção piscicultora piauiense para o nordeste e para o Brasil. “O Piauí está entre os sete estados brasileiros que mais produz pescado. Espaços como esse são importantes para reforçar a visibilidade da nossa produção, bem como buscar mecanismos de aprimoramento da cultura de pescados no Estado”, aponta.

Na ocasião o governador Wellington Dias e comitiva visitaram piscicultores às margens do Rio Longá, na localidade Fazenda Cocos, onde é realizada produção de cará e tilápia, por meio da Associação dos Jovens Piscicultores de Batalha. A associação chega a gerar 24 toneladas de tilápia por ano, através da criação via tanques rede.

Ainda em Esperantina, Dias vistoriou a pavimentação asfáltica da Avenida Coronel Fortes, centro da cidade. A via dá acesso à Igreja de São Sebastião e Nossa Senhora da Boa Esperança, e é o endereço de muitos pontos comercias do municípios. Na obra são investidos R$ 4.684.505,10, oriundos do Tesouro Estadual  e aplicados por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Veja programação completa do II Festival do Peixe no município de Esperantina

O II Festival do Peixe de Esperantina vai movimentar a população de todo o território dos Cocais de 28 a 31 deste mês. Com uma vasta programação de oficinas, palestras, feiras, canoagem, competições de natação e motocross, além de grandes shows culturais, o evento visa apresentar o potencial da atividade piscicultora desta região e seu impacto positivo na economia.

Na oportunidade, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vai entregar para os piscicultores de Batalha e Esperantina uma máquina despolpadeira de peixe, que separa a carne da espinha. Também será entregue aos piscicultores com projetos de tanque-rede, em sistema de comodato, um barco de alumínio com motor de polpa, fábrica de gelo portátil, uma balança e um freezer. 

O secretário da SDR, Francisco Limma, destaca a importância do evento e faz um convite à população. "O Estado acredita no potencial piscicultor do território dos Cocais. A força desta atividade será apresentada no II Festival do Peixe de Esperantina, possibilitando ainda a integração entre os produtores e os vários elos da cadeia produtiva da piscicultura. Quem visitar o evento vai entender porque Esperantina é a terra do peixe”, enfatizouo gestor.

Vocação
Banhada pelo rio Longá, Esperantina produz cinco mil toneladas de peixe, por ano, de um total de 16 mil toneladas produzidos em todo o Piauí. O estado é composto por 12 territórios, sendo que a região dos Cocais concentra a produção de 31,25% do peixe de todo o estado. Esse destaque se dá devido a fatores naturais como o clima, a qualidade do solo e a disponibilidade de água e também ao apoio recebido pelo Governo do Estado, prefeitura e instituições parceiras como o Sebrae e os agentes financeiros.

De acordo com relatório elaborado pelo Sebrae, o Piauí posui terras férteis e abundantes propícias para a produção agrícola e criação de animais, além de possuir uma rica bacia hidrográfica que possibilita desenvolver a piscicultura tanto em tanque-rede como em tanque escavado.

Confira a programação:

Programação esportiva

Dia 28/07 (Quinta-feira)
19h - Abertura oficial

Dia 29/07(Sexta-feira)
09h - Final Intercolegial

Dia 30/07 (Sábado)
07h - Canoagem no Rio Longá
08h – Competição de natação
15h – Troféu Balança de Ouro

Dia 31/07 (Domingo)
10h – Final Circuito de Vôlei
15h – Motocross Equipe Corta Chão – Arena Borges
21h – Entrega de premiações


Programação cultural

Dia 28/07 (Quinta-feira)
19h - Abertura oficial
- Show evangélico
*Banda Som e Louvor
* Francisco Morais
* Lidiane Machado
*Oneide Santos
*Luan Lopes
*Jésua Tayller
*Sônia Rodrigues

00h – Márcia Felipe
*Balanço de Primeira

Dia 29/ 07 (Sexta-feira )
19h – Desfile para escolha da Rainha, Miss e Master
*Gisele e Banda
22h – Desejo de Menina
*Pileke Show
00h – Forró do Ferroado

Dia 30/07 (Sábado)
17h – Forró da Melhor Idade – Cabral
19h 30 – Show de Humor
21h – El Vino
22h – Forró dos Plays
*Bonde do Guela
00h – Lene Silva e Groove da Negona

Dia 31/07 (Domingo)
10h – Paulinho Sena
17h – Show Infantil
22h – Toca do Vale
*Oito Meia
00h 30 – Mara Pavanelly

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Frentista é baleado durante assalto a posto de combustíveis

Frentistas e clientes viveram momentos de terror durante assalto a um posto de combustíveis no centro da cidade de Esperantina, a 174 km de Teresina. O crime ocorreu por volta das 20h e foi registrado por câmeras de segurança. Na fuga, um dos criminosos ainda atirou para amedrontar as vítimas e acabou atingindo um dos frentistas. 

O vereador Regys Carvalho, filho da proprietária do posto, conta que os bandidos estavam bastante nervosos e agiram com violência, chegando a arrancar o cordão de uma das vítimas. No vídeo é possível observar ainda uma criança em uma moto a poucos metros de onde ocorre o assalto. O menino é retirado do local por um adulto. Apavorado, um motociclista que chega ao posto no momento da dupla de assaltantes, também sai desesperado.

O frentista foi baleado de raspão na perna e passa bem. Somente este ano, o local foi alvo de criminosos por três vezes. 

A quantia em dinheiro roubada não foi divulgada. O delegado regional de Esperantina Leonardo Martins conta que equipes estão em diligência para capturar os suspeitos. O assalto ocorreu na noite de sábado (02).


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Mutirão da Catarata realiza 105 cirurgias no Hospital de Esperantina

Durante a segunda etapa do Mutirão da Catarata realizado no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, no último fim de semana, nos dias 24 a 26 de junho, foram consultados 183 pacientes. Desses, 105 foram submetidos à cirurgia.

Na primeira etapa, em abril deste ano, o mutirão atendeu mais de 300 moradores de Esperantina e municípios vizinhos. A iniciativa, segundo o diretor-geral do hospital, Davyd Basílio, atende à alta demanda de usuários que procuram os atendimentos oftalmológicos e que têm o encaminhamento feito pela secretaria da Saúde dos municípios beneficiados.

Segundo o diretor, o projeto tem o objetivo de suprir a demanda de Esperantina e região “facilitando o acesso da população a todo e qualquer serviço, o que tem sido possível pela atenção dada ao hospital pela Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado”.

A terceira etapa do mutirão da catarata está prevista para o início no segundo semestre deste ano e deve atender cerca de 200 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma totalmente gratuita.

A ação integra-se ao formato fixo do Programa Olhar Bem que realizou cerca de nove mil cirurgias em sete meses de atividades em municípios do interior do estado, concretizando a meta de descentralização  e resolutividade dos serviços de saúde do Governo do Estado.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tribunal do Júri inocenta mãe que cortou recém-nascido ao meio em Esperantina

O Tribunal do Júri em Esperantina ( a 170 km de Teresina) inocentou uma mãe que é suspeita de cortar ao meio o filho recém-nascido. O crime ocorreu em novembro de 2012. A mulher alegou que sofria de depressão pós-parto e o conselho de sentença composto por sete pessoas rejeitaram a condenação.

A jovem Ana Paula Bastos, na época tinha 18 anos, confessou ter matado o próprio filho recém-nascido. Em depoimento a Polícia Civil Ana Paula revelou que cortou o bebê ao meio com uma faca de cozinha e arremessou o corpo pelo muro no bairro Morro da Onça, ao lado da capela de São Benedito. 

Partes do corpo do recém-nascido foram localizados em meio a um matagal por populares. 

O promotor de justiça, Raimundo Júnior, informou nesta sexta-feira (24) ao Cidadeverde.com que irá recorrer ao Tribunal de Justiça da decisão.

“O Ministério Público não se conforma com essa decisão, pois é contra as provas nos autos, e por isso vamos recorrer”, disse Raimundo Júnior.

A tese da defesa é que a jovem sofria de depressão pós-parto e não se lembra de detalhes do crime.

A mulher chegou a ser presa e encaminhada ao presídio Feminino, no entanto conseguiu habeas corpus e respondia em liberdade pelo crime. 

O julgamento iniciou por volta das 9h de anteontem e encerrou às 17h30. A sentença foi proferida pelo juiz Ullysses Gonçalves da Silva Neto.

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Câmeras de segurança flagram assalto a farmácia em Esperantina

Câmeras de segurança flagraram a rápida ação de dois criminosos qe roubaram uma farmácia na manhã desta terça-feira (21) em Esperantina. A ação ocorreu por volta das 9h37 min e durou pouco mais de um minuto.

As imagens mostram um homem chegando de moto e entrando na farmácia. Ele rende a funcionária e leva todo o dinheiro do caixa. Assista:

A Polícia de Esperantina, até o momento não prendeu o suspeito que aparece nas imagens, mas segue em diligência.

Com informações de RevistaAZ
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores