Cidadeverde.com

Esperantina celebra encerramento do programa Brasil Alfabetizado

Esperantina encerrou as atividades do programa Brasil Alfabetizado no último sábado (27).  A solenidade marcou a apresentação dos trabalhos realizados durante a formação inicial e continuada ministrada por professores da Fundação Educare.

O evento aconteceu na Escola Municipal Umbelino Rebêlo e contou a presença da Gestora local do Programa no município Professora Maria da Paz, a Presidente da Fundação Educare Maria do Socorro Escórcio e a coordenadora Adriana Nascimento, da Secretária de Educação Elisabeth Aguiar, que também representou a Prefeita Vilma Amorim, o Secretário de Infraestrutura Chagas Henrique, Coordenador de Esportes Epaminondas Albuquerque.

O projeto Brasil Alfabetizado tem como objetivo contribuir para superar o analfabetismo no município de Esperantina, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos em qualquer momento da vida.

O Programa atende no município de Esperantina 1.064 alunos, distribuídos em 138 turmas, sendo 14 turmas na zona urbana e 124 turmas na zona rural. O Programa ciclo 2013, com duração de 08 meses, teve início em 07 de outubro de 2014 e termino em 26 de junho de 2015.

No final foram entregues os certificados de capacitação aos 153 coordenadores e professores do programa.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Suspeito de matar professor a facadas, resiste à prisão e é baleado na perna

O professor identificado como Elias Araújo Costa foi morto a facadas durante uma festa junina na praça Leônidas Melo, centro de Esperantina. O suspeito- identificado como Venilson Silva Alves Macedo, conhecido como Nil- reagiu à prisão em flagrante e foi atingido com um tiro na perna. O crime pode ter tido motivação passional. 

"O Nil disse que a vítima teria dado em cima de sua namorada e por isso teria desferido as facadas, mas testemunhas contaram outra versão, que ainda será invastigada pela Polícia Civil", conta o soldado Gustavo de Oliveira, da 4ª Cia do 12º BPM. De acordo com delegado regional Igor Gadelha, os dois não se conheciam. 

O crime, que ocorreu por volta das 3h30, deste domingo (21). Elias Araújo foi ferido abaixo do peito e chegou a ser socorrido, mas não resitiu. O velório ocorre na casa do professor, que lecionava  no CEEP Leonardo das Dores. 

Ainda de acordo com a PM, Nil saiu recentemente da prisão, onde cumpria pena pelo crime de tráfico de drogas. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

 

 

Suspeito de homicídio é flagrado dormindo com arma

Um jovem identificado apenas como "Maurício Macumbeiro" foi pela Polícia Civil de Esperantina, no município de Campo Largo do Piauí, a 197 km de Teresina, nesta sexta-feira (19). De acordo com o Delegado Regional Igor Gadelha, o jovem é suspeito de participação em um homicídio no mês de março. 

"Ele e mais dois são suspeitos de participarem da morte de um adolescente no bairro Mão Santa. A motivação seria uma rixa antiga de um deles com a vítima, referente a drogas, mas a versão deles é conflitante. Os outros dois foram capturados dias após o crime e faltava apenas um", disse Gadelha. 

Ainda de acordo com o delegado, "Maurício Macumbeiro" estava empregado na casa de um senhor. "Essa pessoa tinha dado emprego a ele e, provalvemente, não sabia que se tratava de uma pessoa foragida da Justiça", reitera. 

O suspeito foi encontrado dormindo ao lado de uma arma de fogo, que seria do menor que participou do homicídio. "O Maurício seria o responsável por atirar na vítima e deverá responder por homicídio e associação criminosa", completa Igor Gadelha. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Ciganos são detidos suspeitos de estelionato em Esperantina

Dois ciganos conhecidos como "Nego Velho" e "Paixão", irmãos e moradores do município de Esperantina (174 Km de Teresina), foram detidos por policiais da 4ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar neste sábado (13). De acordo com policiais que participaram da abordagem, os homens se passavam por videntes e pediam pagamentos por seus serviços por meio de animais vivos. 

A dupla já atuava há algumas semanas na região e pedia pagamento pelos serviços oferecidos. De acordo com a polícia, os homens diziam ler as mãos das pessoas, fazendo previsões do futuro, além de se oferecer para desfazer "feitiços". Eles pediam sacos de arroz e feijão como pagamento, além de animais vivos e objetos pessoais das vítimas. Contudo, moradores passaram a desconfiar nos últimos dias. 

De acordo com relatos de moradores aos policiais, os homens pediram animais vivos como galinhas e leitões. Ao serem abordados pela polícia após a denúncia, um carro conduzido por um dos homens foi averiguado e foram localizados pertences de uma das vítimas, como objetos de valor, uma quantidade de feijão, duas galinhas e dois leitões. 

Os homens foram conduzidos ao 13º Distrito Policial de Esperantina e liberados em seguida, devido à greve dos policiais civis. Dados de identificação foram coletados e a dupla deve ser chamada a depor nos próximos dias pelo delegado da cidade. A dupla pode responder por crime de estelionato. 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Igreja matriz de Esperantina é invadida e tem imagens de santos quebradas

A igreja matriz da paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança foi invadida e teve três imagens quebradas na manha desta quinta-feira (11) em Esperantina, município a 174 km de Teresina. O padre Evandro Alves da Silva, conta que as imagens foram encontradas quebradas por volta das 8h10 após um período de menos de meia hora em que o local ficou aberto sem ninguém.

Fotos: Jornal Esp

"Hoje abri a igreja por volta das 7h30 para as visitas normais e todos os dias uma pessoa me ajuda a resolver as coisas na sacristia. Hoje essa pessoa teve que sair para uma prova e 8h10 quando chegou a simagens estavam quebradas", explicou  pároco.

O coronel Luiz Gonzaga Albuquerque, comandante da 4ª companhia de Polícia Militar de Esperantina, afirma que o suspeito pelo ato de vandalismo já foi identificado e que a Polícia já está a sua procura. " Trata-se de um drogado que entrou na igreja e quebrou as imagens. Ele já tem várias passagens aqui no distrito e estamos procurando neste momento por ele, que mora aqui mesmo na cidade", afirmou o comandante.

O padre lamenta a invasão e acrescenta que uma das imagens é emprestada para a igreja para exposição pelas festividades do Sagrado Coração de Jesus, comemoradas em todas as igrejas católicas pelo mundo. "Uma imagem é de Nossa Senhora de Aparecida, a outra de São Judas Tadeu e  a outra do Sagrado Coração de Jesus, que não pertence a igreja e é de uma senhora que emprestou para que ela ficasse aqui exposta no mês de junho", completou o pároco.

Evandro Alves, explica ainda que o valor material das imagens quebradas é pequeno, mas há imagens na igreja de valor histórico e artístico elevado. Para ele, o ato representa um grande impacto sentimental para a comunidade católica. "Eu vejo muito pela situação que estamos vivendo no mundo. A cada dia que passa se diminui essa espiritualidade e as instituições tradicionais como a igreja católica. O secularismo mesmo que aos poucos vai sugando o respeito as coisas sagradas e até a própria fé em Deus. Tudo hoje é relativo e o fenômeno que diminui a fé, a moral, os bons costumes e a família tradicional", afirmou o padre.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeitura de Esperantina inaugura praça nesta quinta-feira

A nova Praça localizada em frente ao principal Cemitério da cidade, o São João Batista, será inaugurada nesta quinta-feira, 11 de junho, e terá o nome da Professora Rejane Castelo Branco.

A Praça levou 120 dias para ser concluída e foi orçada em R$ 115.980,01 (cento e quinze mil novecentos e oitenta reais e um centavo).
Durante visita ao local na manhã desta terça-feira, 09 de junho, a Prefeita da cidade de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim, falou que todo o material de tapumes de zinco envolto da praça será retirado, mas, o trafego de veículos só será permitido a partir desta quarta-feira, 10 de junho.

Uma equipe técnica da Caixa Econômica Federal já realizou todas as medidas e apenas alguns detalhes no calçamento serão refeitos pela empresa executora da obra, a URBITECH Serviços Técnicos LTDA, que tem como encarregado geral, o engenheiro, José Ribeiro de Araújo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem escala torre de telefonia e ameaça se jogar de uma altura de 50 metros por 7 horas

  • jornalesp.com
  • jornalesp.com
  • jornalesp.com
  • jornalesp.com
  • jornalesp.com

Um jovem de 24 anos passou cerca de sete horas pendurado em uma torre de telefonia na cidade de Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina. Identificado como Juscelino Barbosa de Oliveira, ele ameaçava se jogar de uma altura de aproximadamente 50 metros, mas foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O fato ocorreu na quarta-feira (3) e chamou a atenção da população do município.

Aluno da rede pública de Esperantina, Juscelino escalou a torre por volta das 13h. De acordo com informações de sites da região, ele toma remédio controlado e é acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial da cidade. "Ele teve algum distúrbio e subiu no alto da torre. Ele disse que vozes diziam para ele se jogar", contou o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate.

Juscelino passou cerca de sete horas pendurado na torre. No chão, policiais militares e moradores tentaram acalmar o jovem e evitar que ele se jogasse. A situação só foi resolvida, porém, com a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros. "O policiamento da região foi convocado, mas não tinha equipamento. Por isso, solicitaram a presença do Corpo de Bombeiros", explicou o major Rivelino. Centenas de esperantinenses acompanharam o desenrolar da ação.

O bombeiro revelou que o resgate foi facilitado porque o jovem já estava muito debilitado por causa das seguidas horas pendurado no local. "Encontramos o jovem já muito debilitado. O desafio era descer com segurança, mas usamos técnicas de rapel e deu tudo certo", relatou Rivelino.

Após horas sem comer e beber, Juscelino foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional Julio Hartman.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Adolescente suspeito de ordenar morte de estudante é apreendido em Esperantina

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (26) acusado de ser o mandante do assassinato do estudante Emerson Rodrigues Chaves em Esperantina. O crime aconteceu no dia 16 de março e chocou a cidade localizada 175 quilômetros ao Norte de Teresina.


População se reúne para ver estudante assassinado (Foto: JornalEsp.com)

O adolescente foi detido pela Polícia Militar após denúncia anônima. A Força Tática apreendeu o garoto quando ele tentava se esconder debaixo da cama de uma vizinha no Conjunto Fazendinha. Contra ele havia um mandado de apreensão expedido pelo juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto.

Depois de apreendido pela Polícia Militar, o adolescente foi encaminhado para a Delegacia Regional de Esperantina. De acordo com o delegado Igor Gadelha, em breve o acusado deve ser deslocado para um centro de detenção para menores de idade.

Apreendido na manhã desta terça-feira, o adolescente é acusado de ordenar o assassinato do estudante Emerson Rodrigues Chaves, de 16 anos, no dia 16 de março no Conjunto Habitacional Mão Santa. "As provas foram reunidas e concluímos que houve a participação desse menor, que foi o mandante, e de mais dois maiores, que executaram o assassinato", comentou o titular da Delegacia Regional de Esperantina.

Além do adolescente apreendido nesta terça-feira, um dos maiores que participaram do crime, Rener de Castro Silva, também já foi detido - a prisão ocorreu no dia 18 de março na cidade de Joaquim Pires. O outro, porém, segue foragido. A Polícia Civil ainda investiga a justificativa do crime. "A causa do assassinato ainda está pendente de esclarecimentos. As versões dos acusados são conflituosas. Vamos continuar investigando", assegurou.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

FIEPI Inaugura Unidade Integrada Themístocles Sampaio em Esperantina

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Antonio José de Moraes Souza Filho, inaugura uma nova Unidade integrada do SESI/SENAI IEL na cidade de Esperantina nesta quinta-feira (21).

A unidade do Sistema FIEPI receberá o nome do deputado Themístocles de Sampaio Pereira e vai ampliar a oferta de educação profissional, serviços na área de qualidade de vida, saúde do trabalhador e qualificação empresarial na cidade de Esperantina e municípios da região.

Entre os cursos a serem ofertados estão os de operador de computador, costureiro industrial do vestuário, informática básica, relações interpessoais no contexto do trabalho e mecânico de motocicleta.

A inauguração desta unidade faz parte do processo de interiorização das ações do Sistema FIEPI com objetivo de contribuir com o desenvolvimento da indústria piauiense.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

População discute orgasmo em Esperantina através de urnas

A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina vai promover um debate sobre orgasmo neste sábado (9). O evento será em praça pública. O objetivo é colher dados para construção de políticas públicas para a sexualidade da população. 

O tema vem sendo discutido desde 2002 quando o então vereador Arimateia Dantas apresentou o projeto de lei criando o dia municipal de debate sobre o orgasmo. Apesar de ter sido rejeitado, o assunto continua a mobilizar setores da sociedade que, em 2005, conseguiu aprovar a lei n° 1037/2005 oficializando o dia 09 de maio como dia municipal de debate sobre o orgasmo.

A população pode participar com sugestões e informações, através de urnas espalhadas pela cidade. "O objetivo é, usando o anonimato das urnas, facilitar a publicização do tema, legitimando uma ação governamental no sentido de detectar e enfrentar as questões confidenciadas. As urnas foram postas em escolas, bancos, praças", diz o ex-vereador, ressaltando que Esperantina é exemplo para o resto do país.

“O que vem acontecendo em Esperantina nestes últimos 12 anos é uma revolução silenciosa no campo da sexualidade humana. Enfrentar o tema chave do orgasmo mexe muito com qualquer pessoa, questiona, inquieta a mente e remete a reflexões que chegam a origem de problemas graves de cunho emocional e inconfessáveis", afirma.

Segundo ele, o tema é delicado, mas que Esperantina provoca e estimula a humanidade a falar sobre a origem da vida: o orgasmo. "O município enquanto parte do Estado materializa a humanidade, a sensibilidade humana daqueles que o fazem, indo provocar um debate escondido na alma levando luz e brisa que podem modificar, pra melhor, o ser humano, pois poderá leva-lo a romper couraças e correntes que o impedem de ser felizes na sua individualidade com reflexos perversos no meio coletivo. Creio que em breve outras instituições do Estado estarão se abrindo para a importância da felicidade sexual do nosso povo buscando meios saudáveis para que a sexualidade não seja apenas um tema comercial”, afirma.

O debate de 2015 tera como tema a ejaculação precoce, que será abordado pelo médico Juan Carlos Roja. ´"Outro tema será a importância do diálogo do casal sobre a sua sexualidade.   

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores