Cidadeverde.com

Uma das traficantes mais procuradas no MA é presa em Esperantina

A polícia prendeu no final da tarde de quinta-feira (18), na cidade de Esperantina, Francisca das Chagas Carvalho do Nascimento, considerada uma das traficantes mais procuradas do estado do Maranhão. O delegado Igor Gadelha explica que ela tinha como base a cidade de São Bernardo no Maranhão, localizada a cerca de 80 quilômetros da cidade piauiense onde a suspeita foi capturada. 

“Ela estava na casa de uma irmã em Esperantina há cerca de dez dias. Fugiu do Maranhão quando a polícia de lá fez uma batida na casa dela e encontrou mais de um quilo de crack. Ela não tinha boca de fumo, mas era responsável pelo abastecimento de vários traficantes da região”, acrescentou Gadelha.

O delegado informou ainda que a suspeita está em Esperantina, mas deve ser transferida ainda nesta sexta-feira (19) para o Maranhão, onde deve permanecer presa.

 

 

Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Preso suspeito de planejar vingança contra policiais civis e militares

Um dos fugitivos da penitenciária Major César, na semana passada, foi preso na cidade de Esperantina na noite desta terça-feira (16). De acordo com o Delegado Regional Igor Gadelha, Antônio Cleiton Alves dos Santos estaria na cidade planejando vingança contra policiais militares e civis, responsáveis por sua prisão, no mês passado. 
              
                          Fotos: Polícia Civil


O acusado responde por homicídio culposo de trânsito e contra ele existe ainda um processo transitado em julgado por porte ilegal de arma. Antônio Cleiton foi preso na residência da mãe no Conjunto Alecrim e não quis ser algemado. 

"Os policiais deram voz de prisão, mas ele resistiu, sendo contido e algemado. Ele foi preso há cerca de um mês em cumprimento a um mandado de prisão. Soubemos que o acusado estaria na cidade planejando uma vingança contra policiais civis e militares e vamos averiguar a veracidade das informações", explica Gadelha.

Antônio Cleiton foi encaminhado ao presídio de Esperantina e será recambiado a penitenciária Major César. 


Porte ilegal de armas






Também nesta terça-feira, o homem identificado como Francisco Cesanildo foi preso com uma arma artesanal. O acusado estava preso em Teresina e em liberdade condicional há três meses, com passagens pela Casa de Custódia.

"Acreditamos que ele atentaria contra um desafeto, mas o acusado nega e se manteve calado no depoimento", reitera Gadelha. Francisco Cesanildo foi preso na localidade Canto da Velha, durante abordagem da Polícia Militar. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Padrasto é preso acusado de estuprar menina de 12 anos e mãe é investigada por omissão

A Polícia Civil prendeu no início da tarde desta terça-feira (16) João Ricardo Bispo de Moura de 34 anos, acusado de estuprar a enteada de apenas 12 anos. A menina de iniciais S.S.L. fugiu de casa e procurou a irmã após sofrer cerca de três anos de abusos sexuais do padrasto. De acordo com o delegado regional de Esperantina, Igor Gadelha, a mãe da garota, que não teve a identidade revelada, será investigada e pode ser presa por omissão e maus tratos contra a garota pois há indícios de que ela sabia dos abusos.

Foto: Cidadeverde.com

"A garota tinha 10 anos quando começaram os abusos e hoje ela tem doze. Ela precisou fugir de casa pois relatava que era ameaçada constantemente pelo padrasto, que nem vive mais com sua mãe, mas que frequentemente vai até sua casa e pratica abusos sexuais, ameaçando a garota de morte. Há indícios de que a mãe sabia de tudo, mas não temos nada confirmado", relatou o delegado.

Segundo Igor Gadelha, o acusado teve um relacionamento com a mãe da vítima de cerca de três anos e os abusos eram constantes. Após a denúncia, a jovem foi trazida para Teresina onde foi submetida a exame de corpo de delito e foi constatado o estupro, com  a detecção de vestígios de esperma.


"Ela conta ela que era bastante maltratada pela mãe e o padrasto ameaçava ela de morte. A mãe só não foi presa ainda pois são necessários mais elementos probatórios para um pedido de prisão, mas vamos investigar", completou.

Segundo o delegado o padrasto, que foi preso em São João do Arraial, negou os abusos em seu depoimento. A menina agora mora com a irmã, que não vive mais com a mãe e o acusado será encaminhado para o presídio ainda hoje.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeitura realiza seminário pegagógico para alfabetizadores

A Prefeitura Municipal de Esperantina através da Secretaria Municipal de Educação e equipe pedagógica promove durante esta segunda-feira (15) no Hotel Bela Vista, o I Seminário de Alfabetização em Matemática. O evento tem o objetivo de concretizar as formações através de palestras e de relatos de experiências dos professores alfabetizadores.


O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) tem como objetivo assegurar que todas as crianças alfabetizadas até os oito anos e ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental.

* Fomentar reflexões e compartilhar experiências do ensino da leitura na perspectiva do letramento e alfabetização matemática aprimorando as práticas educativas;

* Melhorar a execução das ações do PNAIC no município, sobretudo os processos de formação de professores alfabetizadores;

* Discutir os principais problemas e avanços nas práticas pedagógicas através dos relatos de experiências dos professores alfabetizadores, desenvolvendo atividades que contribua com a ampliação dos saberes.

Estes foram também os temas discutidos no seminário que teve a palestra com o tema "Ciclo de Alfabetização e Inclusão da Professora Maria Eliane dos Santos da UFPI (Universidade Federal do Piauí).

O Seminário contou ainda com relatos e trocas de experiências do professores alfabetizadores de Esperantina e Morro do Chapéu.

Participaram da abertura do seminário a Prefeita de Esperantina Vilma Amorim, a Secretária de Educação da cidade Maninha Amorim, Secretária de administração Célia Ibiapina, Secretário de Fazenda Roberto Bonifácio, Secretário de Saúde Albano Amorim, Secretário de Infraestrutura Chagas Henrique, Secretária de Assistência Social Elizangela Amorim, Vice Prefeito de Esperantina Jânio Filho, a Secretária de Educação do Morro do Chapéu Maria Teresa, representando a Prefeita Marilda Rebêlo, o Secretário de Educação de Joca Marques, Max Espindola.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Motorista sofre infarto e morre enquanto aguardava passageiros em Esperantina

O motorista Bernardo Alves de Oliveira sofreu um infarto e morreu na manhã desta quarta-feira enquanto aguardava para fazer o transporte de passageiros de Esperantina, a 174 km de Teresina para Lagoa Seca, zona Rural do município. O motorista estava dormindo em seu carro aguardando o horário de deixar a cidade quando faleceu, por volta das 10h. 

Fotos: JornalEsp
Passageiros encontraram motorista morto dentro do carro

"O senhor Epifânio estava bem, conversando e brincando com os passageiros e de repente entrou na cabine do seu carro e fechou os vidros para dormi", explicou a passageira Maria do Socorro.

O aposentado Luís Bernardo conta ainda que só perceberam que o motorista estava morto quando precisaram acorda-lo para ir embora. "Como todo mundo queria ir embora para a Lagoa Seca, nós resolvemos chamar ele, como o Bernardo não acordava, percebemos logo  que ele havia morrido”, relatou o aposentado.


O corpo do lavrador e motorista, foi encaminhado para o necrotério do Hospital Regional Julio Hartman para a realização de exame cadavérico e em seguida será liberado para os seus familiares.

Bernardo Epifanio é pai da Agente Comunitária de Saúde da Lagoa Seca, Macina Sampaio.



Rayldo Pereira
Com informações de Jornalesp
rayldopereira@cidadeverde.com

Mecânico é morto a tiros na porta de casa em Esperantina

O mecânico identificado pela Polícia como Marcos Maxwel dos Santos de 20 anos foi morto a tiros quando chegava em sua residência na rua Professor João Paulo, bairro Pedreira em Esperantina. O crime ocorreu por volta das 19h desta sexta-feira (28). Marcas de bala foram encontradas no peito, na cabeça e em várias partes do corpo de Marcos.


Familiares da vítima contaram que ele morava com uma mulher chamada Cleia e que ela é ex-esposa do jovem João Paulo Bezerra, também assassinado há alguns meses atrás no bairro Bernardo Rego, periferia de Esperantina.

Seu pai, que preferiu não se identificar, afirmou em entrevista a um portal local que não sabia de envolvimento nenhum de seu filho com o crime e acrescentou que Marcos não tinha inimigos. “Ele não tinha nenhum inimigo e não sei porque fizeram isso com ele”, questionou.

Testemunhas da execução relataram que Marcos havia saído da casa, onde morava há 10 dias para ir a uma pastelaria na avenida Petrônio Portela.

Policiais Civis e Militares estiveram no local realizando diligências em busca dos acusados mas até o momento ninguém foi preso.

Rayldo Pereira
com informações de Jornalesp
rayldopereira@cidadeverde.com

Esperantina adia licitação para prestação de serviços em eventos

A prefeitura de Esperantina anunciou o adiamento do pregão presencial para a prestação de serviços de locação do auditório, serviços de hospedagens, refeições, self service, quentinhas, coffe break, buffet, aluguel de mesas e cadeiras, para atender as necessidades do município de Esperantina e de suas secretaria.

O pregão presencial acontecerá no auditório da Secretaria de Educação, sutuada na Praça Diógenes Rebelo com abertura prevista para o dia 01 de dezembro de 2014 às 9h.

O edital e seus anexos poderão ser adquiridos no prédio da Prefeitura Municipal de Esperantina, rua Vereador Ramos, 746, Centro, de segunda a sexta-feira de 8h às 12h.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Incêndio atinge fábrica de cera e assusta moradores da região

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de cera de carnaúba na avenida Bernardo Bezerra em Esperantina. Por volta das 18h, uma faísca que caiu sobre uma pilha de madeiras, teria iniciado as chamas que assustaram os moradores da região.


Um carro-pipa da Defesa Civil teve que ser usado para conter as chamas e evitar com que elas chegassem aos galpões onde ficam armazenados os produtos da fábrica.


Além do carro-pipa uma máquina ajudou a afastar as madeiras de perto do galpão. Moradores também ajudaram no trabalho de remoção. Por conta da grande proporção do fogo, com chamas que ultrapassavam 10m de altura, parte do muro da fábrica desabou.

Ninguém ficou ferido com o acidente.


Rayldo Pereira
com informações de Duscocais
rayldopereira@cidadeverde.com

Três são presos acusados de comercializar drogas em casa de aluguel

Três homens foram presos acusados de comercializar drogas em uma casa de aluguel, no bairro Pedreira, município de Esperantina, a 174 km de Teresina. Equipes da Polícia Civil e da Força Tática participaram da prisão terça-feira (04). 

De acordo com o Delegado Regional Igor Gadelha, com os acusados foram encontrados 47 pedras de crack, sete trouxas de maconha, duas gaiolas com pássaros silvestres, além de uma arma branca e uma quantia de R$ 110 em cédulas de R$ 2.



Os presos foram identificados como Luis Carlos Dutra de Araújo e João Batista Ferreira Filho, ambos naturais do município de Matias Olímpio;  Francisco Girleno de Amorim Carvalho, ex-presidiário que cumpria pena em liberdade condicional pelo crime de homicídio. 

"O Girleno Amorim estava em liberdade há cerca de um mês e é considerado de alta periculosidade. Em 2011, ele cometeu um homicídio com requintes de crueldade, escondeu o corpo que só foi encontrado mais de um ano após o assassinato", explica Gadelha. 

Os acusados deverão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o trafico.

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Lourival Bezerra é cassado pela segunda vez e Vilma Amorim deve assumir cargo

O prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra Freitas e seu vice Joe Alves de Alcântara, foram cassados pela segunda vez em sessão nesta terça-feira (4) no Tribunal Regional Eleitoral, em Teresina. Os dois já haviam sido cassados em uma Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME) e desta vez foram julgados em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Nos dois processos, o juiz da zona já havia cassado o prefeito e o Tribunal manteve sua decisão.


Na sessão desta terça, Lourival foi cassado com quatro votos a dois e manteve a decisão do juiz de primeiro grau que cassou o prefeito. 

Em ambos os processos o prefeito teve a denúncia feita pela impugnante, Vilma Carvalho de Amorim (PT), segunda colocada nas últimas eleições. Segundo os impugnantes, o prefeito e o vice são acusados de abuso de poder político e econômico e compra de votos, e o vice, Joe Alves de Alcântara, que é médico, é acusado de promover consultas médicas a eleitores nos meses de julho e agosto de 2012, em sua residência e no hospital municipal Júlio Hartman, em troca de votos.

Os dois foram acusados também de distribuição de brindes a eleitores, no caso de camisetas, bonés, CDs em um showmício realizado em Esperantina, de um apresentador de TV, que durante várias vezes teria feito elogios ao candidato Lourival Bezerra e ao mesmo tempo denegrir a imagem do Chico Antônio chamando-o de "Negrinho da cabeça seca".

Lourival se mantinha no cargo se mantinha no cargo com duas liminares do TRE e segundo a decisão de hoje, foi determinada também a posse da segunda colocada, Vilma Carvalho de Amorim.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores