Cidadeverde.com

Fugitivos de penitenciária são capturados em Esperantina

  • CAPTURADO_Elizeu.jpg Divulgação/ SEJUS
  • CAPTURADO_Darley.jpg Divulgação/ SEJUS
  • foto_3.JPG Divulgação/ SEJUS
  • foto_2.JPG Divulgação/ SEJUS
  • foto_1.JPG Divulgação/ SEJUS

A Polícia Militar capturou, na manhã desta segunda-feira (26), os detentos Elizeu Rodrigues do Nascimento e Darley da Silva, que haviam fugido da Penitenciária de Esperantina no último sábado (24). Os fugitivos foram capturados no próprio município.

Depois de capturados, os detentos, ambos provisórios e presos por roubo, retornaram para a Penitenciária de Esperantina. As informações são da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe).
 
A Dipe reforça que as buscas pelos outros três fugitivos – Lucas Oliveira Lessa, Breno Nunes de Araújo e Edimar de Sousa Santos – prosseguem e destaca que a população também pode ajudar a capturá-los, ligando para o 190, caso tenham informações a respeito.
 
No dia 19 deste mês, os agentes penitenciários da Penitenciária de Esperantina abortaram uma tentativa de fuga de presos na unidade. Os detentos cavaram um buraco na parede de um dos pavilhões, mas a ação foi interceptada pelos agentes prisionais.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Seis fogem da penitenciária ao serrar grades com lâmina de gilete

Pelo menos cinco detentos da penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina (a 180 km de Teresina), continuam foragidos após empreenderem fuga do local na noite de ontem(24), por volta das 21 horas. Seis presos estavam na triagem quando serraram as grades com lâmina de gilete e pularam o muro do presídio. Um deles foi recapturado em seguida, após se machucar. 

De acordo com o vice-presidente do Sinpoljuspi, Cleiton Holanda, os presos já haviam tentado fugir na última segunda-feira(19) e por isso estavam na triagem para serem ouvidos em um inquérito disciplinar. Mas, eles não desistiram da fuga e tentaram novamente, dessa vez com êxito.  

No presídio há 370 presos enquanto a capacidade é para 157, para apenas quatro agentes por plantão. “Tem 35 presos que estão nos módulo familiar, que serve para visita intima, e no escolar porque não tem onde botar. É quase oito vezes maior que o número de agente que tem para fiscalizar e ainda tem os da triagem e os das celas, que se aproveitam dessas deficiências e terminam empreendendo fuga”, declara Cleiton Holanda. 

Ele disse que apesar da superlotação, 17 tentativas de fugas foram abortadas e apenas quatro foram consumadas, com esta. “Mas o número de presos é sempre alto de seis a oito que tentam fugir”, afirma.

Ele disse ainda que a penitenciária que é para presos sentenciados, possui em sua esmagadora maioria presos provisórios de outras comarcas, não tem câmeras de segurança e a cerca eletrônica não funciona. 

Os nomes dos detentos que fugiram foram divulgados para que se forem vistos pela população seja denunciados ao 190 da Polícia Militar:

- Lucas Oliveira Lessa, Teresina  Provisório
- Breno Nunes de Araújo, Teresina Provisório          
- Edimar de Sousa Santos, Teresina Provisório 
- Elizeu Rodrigues do Nascimento, Altos Provisório                               
- Darley da Silva, União  Provisório

NOTA

A Gerência da Penitenciária de Esperantina informa que já comunicou aos órgãos de segurança pública e iniciou a busca dos presos Lucas Oliveira Lessa, Breno Nunes de Araújo, Edimar de Sousa Santos, Elizeu Rodrigues do Nascimento e Darley da Silva, que fugiram da unidade no último sábado (24). A Gerência também abriu procedimento administrativo para investigar a fuga, bem como reforçou a segurança na unidade.

Gerência da Penitenciária de Esperantina

 

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Eleições em família: disputa em Esperantina é marcada por competição

A eleição desse ano na cidade de Esperantina, chama atenção pela grande disputa entre candidatos pertencentes a mesma família.

Um dos exemplos é a disputa entre os irmãos: Ruberson Marataoan de Oliveira (PP) da coligação “Unidos por uma nova Esperantina II” e seu irmão, o ex-bancário, Cicero Medeiros Filho (PPS),que integra a coligação: “Unidos por uma nova Esperantina III”.

Outros integrantes de uma tradicional família esperantinense que também disputam candidaturas em pé de igualdade é  Delegado da Policia Civil licenciado, Mauro André Miranda de Carvalho (PRTB), da coligação “Unidos por uma nova Esperantina III”. O nobre Delegado disputa uma vaga na Câmara Municipal de Esperantina com os primos: Roberto Dênis de Carvalho (PMDB) da coligação” “Unidos por uma nova Esperantina II” e George Henrique Carvalho Lages (PV), da coligação: “O trabalho continua”.

Já o comerciante, Alcione Carvalho Rodrigues (PTB) da coligação: “Esperantina seguindo em frente”, disputa uma vaga com o primo, Jânio Carvalho Rodrigues (PMDB) da coligação “Unidos por uma nova Esperantina II”. Jânio Rodrigues, assumiu o posto do pai assassinado recentemente no município, o ex-Vereador, Antonio Aristides de Carvalho.

Outra família que disputa voto em casa, é a da Professora licenciada, Maria do Socorro Silva Cavalcante (PSDC) da coligação: Unidos por uma nova Esperantina II” que concorre com a sua sobrinha, Lilianni Cavalcante Oliveira (PRTB), da coligação: “Unidos por uma nova Esperantina III” .

O petista Luis Ferreira, o popular, Luis Ana (PT) Partido Isolado, disputa as eleições desse ano com o seu irmão, Domingos Luis Ferreira (PRB) da coligação: “Esperantina seguindo em frente”.

Rayldo Pereira
Com informações de JornalEsp
rayldopereira@cidadeverde.com

Detentos são flagrados ao tentarem fugir por teto de presídio

Agentes da penitenciaria regional Luis Gonzaga Rebelo, em Esperantina, abortaram uma tentativa de fuga na tarde desta segunda-feira (19). O diretor da unidade prisional, Agnaldo Matos Lima, ressalta que os presos tentaram fugir por um buraco no teto.

Ao todo, sete detentos tentaram escapar do presídio. Eles foram identificados como Fernando Farias da Silva, Breno Araújo, Elizeeu Rodrigues Nascimento, Edu Oliveira, Dalei da Silva, Edimar Sousa Santos e Félix Barreto de Sousa. 

Os detentos que tentavam empreender fuga são acusados de crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídio entre outros.

O presídio de Esperantina tem capacidade para abrigar 157 detentos, mas atualmente abriga 360. 


Com informações  Jornalesp
redacao@cidadeverde.com

Chico Antônio lança filha de 25 anos como candidata a prefeita

Em Esperantina, pouco mais de quinze dias para as eleições municipais, a coligação 'Juntos com o Povo' lançou uma candidata para concorrer ao cargo majoritário. A chapa formada pelo PC do B e Solidariedade era encabeçada por candidato Chico Antônio (PC do B), que após ter o registro de candidatura indeferido, lançou a própria filha para concorrer ao cargo de prefeito. Kati Samara Carvalho Prudêncio Sousa (PC do B) é advogada e tem 25 anos de idade.

"Meu registro foi indeferido após ação da candidata adversária. Não recorri devido ao tempo, a pesar dos meus advogados acreditarem que íriamos ganhar ao recorrermos ao TRE-PI. Lancei minha filha como candidata para levar adiante nossa coligação e mantermos candidatura própria. Ela é uma pessoa jovem e com experiência. Fizemos tudo de acordo com as orientações do juiz eleiotral", disse Chico Antônio. 

O pedido de substituição da candidatura do pai pela filha ainda não foi deferido e deverá ser julgado até esta terça-feira (20). Mesmo sem ter o registro oficializado, Kati Samara- que foi lançada como candidata ainda na semana passada- está em plena campanha na cidade. 

Kati Samara- cujo nome já aparece no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)- aguarda julgamento do pedido de registro de candidatura. 

Em Esperantina também disputam o cargo de prefeito Vilma Amorim (PT) o candidato Marllos Sampaio (PMDB).

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Chico Antônio tem candidatura indeferida e entrará com recurso no TRE

O registro de candidatura de Francisco Antônio de Sousa (PC do B), foi indeferido pela justiça eleitoral. Entre os motivos que levaram o juiz da 41ª zona eleitoral, Ulysses Gonçalves da Silva Neto, a negar o pedido de registro da chapa estão a Lei da Ficha Limpa, abuso de poder econômico e conduta vedada.

O candidato a vice-prefeito Amâncio Machado Filho (SD) também está inapto para disputar o pleito municipal. A ação de impugnação de registro de candidatura contra a coligação "Juntos com o povo" foi ajuizada pela candidata à reeleição Vilma Amorim (PT). 

Chico Antônio informou que entrará com recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

"Entramos em contato com o juiz e vamos entrar com recurso dentro do prazo. Continuamos fortes na campanha e vamos aguardar a vontade do povo", disse o candidato. 

Chico Antônio já exerceu mandato como prefeito em Esperantina e foi superintendente de articulação governamental e diretor de humanização e ressocialização no Governo do Estado. 

Na cidade, além de Chico Antônio e Vilma Amorim disputam o cargo de prefeito o candidato Marllos Sampaio (PMDB).

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Fieis pagam promessas durante procissão de Nossa Senhora da Boa Esperança

Vários fieis aproveitaram a tradicional procissão da padroeira Nossa Senhora da Boa Esperança da cidade de Esperantina, para pagarem suas promessas.

Um dos fieis que acompanhou toda a procissão carregando no ombro um tijolo juntamente com uma telha e uma pequena imagem de São Jorge, foi o trabalhador autônomo, Carlos Cândido. De acordo com Carlos, a sua promessa é para conseguir a sua casa própria.

Quem também fez uma promessa com a padroeira, foi o religioso, Davi Miranda. Ele, pediu muita perseverança e paz na sua vida.

Davi Miranda, percorreu todo o trajeto da procissão com uma imagem de um pomba da paz e descalço.

Com informações de Jornalesp
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Filho assumirá candidatura de pai assassinado em Esperantina

O motorista Jânio Rodrigues Carvalho de 34 anos de idade vai assumir a candidatura no lugar de seu pai, o ex-presidente da Câmara Municipal de Espeantina, Antônio Aristides de Carvalho, o poular, Tote Aristides, assassinado a tiros no final de agosto.

Jânio registrou sua candidatura como Tote Filho e vai usar o mesmo número do pai. Ele é o filho mais velho do ex-vereador e tenta atrair os votos que o pai possuía.

Tote Aristides, foi eleito por quatro mandatos pelo PMDB e foi por duas vezes presidente da Câmara Municipal.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Esperantina tem 15 candidatos a vereador indeferidos

O Juiz da 41ª zona de Esperantina, Ulysses Gonçalves da Silva Neto, já indeferiu o registro de 15 candidatos ao cargo de Vereador na cidade. De acordo com o entendimento do magistrado, os candidatos indeferidos se dividiam em: candidatos filiados em seus respectivos partidos a menos de um ano, não desincompatibilizaram no tempo permitido pela Lei eleitoral, enquanto outros não passaram no teste do analfabetismo. 

Ainda houve casos de candidatos que não registraram sequer o nome na ata de votação.

Os candidatos que tiveram os seus registros de candidaturas indeferidas pelo magistrado, devem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Piaui – TRE-PI.

Confira a relação completa dos candidatos indeferidos, abaixo:

Antônio José de Paiva Costa, Erinalda Castro dos Santos, Edilson de Carvalho Paiva, Evandro Vieira de Alencar, Fábio Leonardo Bezerra da Silva, Francisca Maria Alves de Oliveira, Iara Raquel Mesquita da Costa Queiroz, José Edmundo Araújo do Nascimento, Maria do Perpétuo Socorro Oliveira, Maria Tatiana Oliveira Santos, Joaquim Patrocolo Andrade da Silveira, Raimundo Nonato de Sá, Ronaldo Carvalho de Paiva, Mário Silva, Manoel Alves Pereira Filho.

Rayldo Pereira
Com informações de Jornalesp
rayldopereira@cidadeverde.com

Vídeo mostra briga de suspeito de atirar em vereador alguns dias antes do assassinato

O suspeito de assassinar o presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, Antonio Aristides de Carvalho (PMDB), conhecido como Tote Aristides, ainda está foragido. De acordo com moradores, Jailson Xavier era conhecido por envolvimento em confusões na cidade. Um vídeo exibido no Notícia da Manhã, nesta quarta-feira (31), mostra policiais militares tentando controlar o suspeito que havia se envolvido em uma discussão em um bar. 

As imagens foram registradas há cerca de três semanas. Foram necessários três PMs para conseguir deter Jailson Xavier que só foi contido após algum tempo e, em seguida, levado para a delegacia. 

Alguns dias após ser posto em liberdade, o suspeito se envolveria em uma briga. Desta vez, a vítima era sua própria esposa. O desfecho da discussão resultou na morte de Tote Aristides que foi assassinado após tentar separar a briga do casal. 

Informações sobre o paradeiro dos suspeitos podem ser repassadas através dos telefones (86) 9 9526 7413 ou (86) 9 9979 4878.

 

Matérias relacionadas

Comoção marca velório de vereador assassinado em Esperantina

"Cresceu junto com nossos filhos", diz viúva de vereador sobre suspeito do crime

Secretário de segurança diz que vereador estava "no lugar errado, na hora errada"

Polícia divulga foto de suspeito de executar presidente da Câmara de Esperantina

Presidente da Câmara de Esperantina é morto ao visitar eleitores na cidade

 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores