Cidadeverde.com

Jovem com equizofrenia é envenenado com soda cáustica em Esperantina

O delegado titular de Esperantina, Igor Gadelha, informou que a polícia instaurou inquérito para apurar o envenenamento de Juscelino Barbosa, 23 anos, nesta terça-feira (28). O jovem sofre de problemas mentais e tem envolvimento com drogas. Ele foi encontrado desacordado em uma rua deserta do município ao lado de uma embalagem de soda cáustica. 

De acordo com o delegado, a polícia vai apurar se ele tentou se envenenar ou se foi vítima de tentativa de homicídio. "Ele tem envolvimento com drogas, pode ter sido vítima de alguém que tentou envenená-lo. Vamos apurar o que realmente aconteceu", declarou. 

O delegado disse ainda que o rapaz sofre de esquizofrenia e já esteve envolvido com diversos crimes no município. 

De acordo com a equipe de enfermagem do Hospital Regional Julio Hartman, o rapaz foi atendido na tarde de ontem e que foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com o Hospital, o rapaz está estável e já teve alta. Ele passou por uma lavagem estomacal e recebeu medicação. 

Juscelino precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros no dia 04 de junho deste ano, depois que passou mais de sete horas no alto de uma torre de telefonia do município. Ele subiu na instalação e ameaçava se atirar.

 

Yala Sena Flash
Maria Romero Redação
redacao@cidadeverde.com

Incêndio destrói mercado no município de Esperantina

  • jornalesp.com
  • jornalesp.com
  • jornalesp.com
  • jornalesp.com
  • jornalesp.com

Um incêndio no final da tarde desta sexta-feira (24) destruiu o mercado público de Esperantina, que funcionava provisoriamente no centro da cidade. O antigo mercado foi demolido para a construção de um novo, mas a obra está parada há 6 meses. A polícia foi chamada ao local e, até agora, não há informações de como as chamas começaram.

"Só a perícia vai dizer o que realmente aconteceu. Ninguém ficou ferido e o prejuízo foi apenas material", disse o policial militar identificado como cabo Luis.

O fogo foi controlado pelos próprios feirantes com a ajuda de caminhão tanque da Defesa Civil. Segundo informações colhidas pelo Cidadeverde.com, o mercado tinha cobertura de palha e algumas barracas usavam plástico, o que contribuiu para que as chamas se alastrassem rapidamente.

O Mercado Municipal de Esperantina foi construído em 1951 e demolido recentemente para a construção de um novo prédio.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Suspeito de matar mãe de desafeto, apreendido, também teria matado taxista

A Polícia Militar prendeu no município de Esperantina, na tarde de ontem (23), o último suspeito de participar da morte de Maria Gorete Pereira de Sousa, no bairro Primavera, zona Norte de Teresina. A vítima foi atingida com um tiro no peito e a informação da polícia é de que ela seria mãe de um rival dos suspeitos. 

De acordo com o comandante da Rone, tenente-coronel Raimundo Sousa, o jovem tem apenas 17 anos e teria participado também do homicídio contra o taxista Carlos Alberto de Sousa, em agosto do ano passado.

 

A ação criminosa contra o taxista causou grande comoção popular. O crime ocorreu na rua Anísio de Abreu, centro de Teresina, e foi registrado por câmeras de segurança de um condomínio. De acordo com o comandante da Rone, o adolescente seria o responsável por conduzir o táxi roubado da vítima. No vídeo, ele aparece de camisa azul e após o comparsa sair correndo atrás do taxista, o jovem se aproxima e aplica uma voadora na vítima que cai.

Sobre o crime desta semana, a morte da mulher teria ocorrido por engano, enquanto os quatro jovens buscavam executar um rival da região, filho de Maria Gorete. 

O restante do grupo  foi apreendido em Teresina nos bairros Porenquanto, Morro da Esperança e Ilhotas e levado para a Central de Flagrantes de Teresina. Um dos suspeitos foi encontrado com 10 pedras de crack e fazia consumo do entorpecente no momento em que foi localizado. Com eles também foi apreendido um aparelho celular contendo áudios em que os suspeitos conversam sobre o crime logo após ocorrido ()

Em um dos arquivos, um dos jovens afirma ter visto pela televisão a notícia da morte da vítima e questiona os colegas: "Vocês mataram a mulher sem ela ter nada a ver, 'ladrão', porque vocês fizeram isso aí? Isso aí foi vacilo".  

De acordo com a polícia, todos têm passagens por crime de roubo. A principal suspeita da polícia é de que havia uma disputa pelo território do tráfico na região. 


Entenda

Segundo os policiais, os jovens roubaram um carro no bairro Ilhotas na tarde desta quarta-feira (22), mantiveram a proprietária refém e após libertá-la foram até o local onde o crime ocorreu.

Os jovens chegaram à casa do alvo dos tiros e, sem encontrá-lo, dispararam contra duas mulheres que estavam na porta de casa. Uma delas era mãe do rapaz que seria assassinado. 

Maria Gorete morreu a caminho do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ser atendida pelo Samu. Sua vizinha, que levou um tiro no braço, recebeu atendimento médico. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Agentes descobrem túnel de seis metros em cela de presídio de Esperantina

  • Divulgação/Sinpoljuspi
  • Divulgação/Sinpoljuspi
  • Divulgação/Sinpoljuspi
  • Divulgação/Sinpoljuspi
  • Divulgação/Sinpoljuspi

Agentes penitenciários e policiais militares descobriram na noite de terça-feira (21) um túnel de seis metros em uma cela da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rabelo, em Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciáris do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, a descoberta aconteceu após agentes escutarem sons de pancadas vindos de dentro de um dos pavilhões.

"Os quatro agentes de plantão e os dois militares que cuidam da vigilância externa ouviram várias batidas no interior da parte onde ficam as celas. O vice-diretor da unidade reuniu os agentes e os militares, pediu o apoio da Guarda Militar e da Força Tática e fez uma vistoria. Tudo isso aconteceu por volta das 23h. Na cela 1 do Pavilhão B, foi encontrado um túnel de seis metros de comprimento", detalhou o sindicalista.

Segundo Kleiton Holanda, a cela onde o túnel foi cavado abrigava 11 presos. Para quebrar a laje, os detentos usaram pedaços de ferro arrancados da parede da próprio cela. Para cavar, marmitas. "O chão é úmido e fácil de ser escavado. A estrutura é muito frágil. Havia responsáveis por roubos, assaltos e tráfico de drogas. Eles passarão por um processo disciplinar e podem pegar até 30 dias de isolamento sem direito a visita e banho de sol", explicou o vice-presidente do Sinpoljuspi.

A Penitenciária Luiz Gonzaga Rabelo tem capacidade para atender 157 presos, mas abriga atualmente um total de 275. "Está acima do dobro da capacidade e temos um número insuficiente de agentes penitenciários. Tivemos êxito nesse momento, mas é preciso ter sorte para ouvir essas batidas", lamentou Kleiton Holanda.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Caso de feto humano encontrado em Esperantina permanece um mistério

O caso do feto humano encontrado no quintal de uma casa de Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina, permanece um mistério. Mesmo após um dia de investigações, a Polícia Civil ainda não descobriu quem foi responsável pelo abandono.

Em parceria com profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do conjunto Mão Santa, onde o feto foi encontrado, policiais descobriram que todas as mulheres grávidas acompanhadas pelo PSF na região continuam gestantes.

Com a informação, a Polícia Civil descartou que a responsável por abandonar o feto morasse no bairro. Agora, os policiais trabalham com duas hipóteses: ou a mulher mora em outra região ou estava escondendo a gravidez.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Mulher encontra suposto feto humano no quintal de casa em Esperantina

Uma mulher encontou um suposto feto humano no quintal de sua casa no conjunto Mão Santa, em Esperantina, município a 174 km de Teresina. De acordo com o policial J. Batista, da Força Tática do município a Polícia foi acionada por volta das 10h e isolou a área onde será realizada a perícia.

"A mulher informou que estava passando e viu o que parece ser um feto humano. Nosso trabalho foi isolar e acionar a Polícia Civil que irá investigar", explicou o policial.

A Polícia Civil está no local e ainda aguarda a chegada a perícia de Parnaíba que foi chamada até o local.  Moradores acreditam que trata-se de um feto humano pela presença de estruturas que parecem mãos.

Após a conclusão da perícia, um inquérito deve ser aberto caso seja constatado tratar-se de um feto humano. O Cidadeverde.com tentou contato com o delegado titular do município Igor Gadelha, mas não obteve retorno até o momento.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Federação de Ciclismo do Piauí realiza etapa durante 1ª Festa do Peixe em Esperantina

A 8ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike acontecerá na cidade de Esperantina, a 170 km a norte de Teresina. A etapa será realuzada durante a 1ª Festa do Peixe de Esperantina, no próximo dia 19 de julho, e será ealizada pela diretoria da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, sob direção do presidente George Augusto Rodrigues. A prova valerá ainda pelo ranking nacional da CBC e, além da premiação tradicional com medalhas e troféus, serão oferecidos aos primeiros colocados R$ 5 mil em dinheiro.

A etapa será no estilo maratona e terá cerca de 80 KM de percurso e acontecerá paralelamente a um grande acontecimento em Esperantina, que é a Festa do Peixe, já que o município é grande produtor da espécie e certamente terá a presença de muitos visitantes, que poderão curtir altas pedaladas das feras do Ciclismo. George Rodrigues disse que são esperados além de quase 170 bikers que disputam o campeonato piauiense, também atletas do Maranhão e do Ceará.

Um dos pontos altos será a passagem pela famosa Cachoeira do Urubu e trilhas ainda pouco exploradas pelos atletas. “Tomamos a frente para realizar esta etapa, em substituição ao Parnabike, que deixou de fazer parte do nosso ranking. Será uma prova agradável e bem classificada. Quanto ao terreno, além do calor, belas trilhas com estradões, onde a velocidade poderá fazer a diferença e uma vantagem é que será um terreno novo, que os atletas adoram explorar”, destacou o presidente. O briefing acontecerá no dia 18 de julho, em local que divulgaremos em breve. A largada e chegada acontecerão na praça central da cidade. Breve, inscrições abertas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Esperantina celebra encerramento do programa Brasil Alfabetizado

Esperantina encerrou as atividades do programa Brasil Alfabetizado no último sábado (27).  A solenidade marcou a apresentação dos trabalhos realizados durante a formação inicial e continuada ministrada por professores da Fundação Educare.

O evento aconteceu na Escola Municipal Umbelino Rebêlo e contou a presença da Gestora local do Programa no município Professora Maria da Paz, a Presidente da Fundação Educare Maria do Socorro Escórcio e a coordenadora Adriana Nascimento, da Secretária de Educação Elisabeth Aguiar, que também representou a Prefeita Vilma Amorim, o Secretário de Infraestrutura Chagas Henrique, Coordenador de Esportes Epaminondas Albuquerque.

O projeto Brasil Alfabetizado tem como objetivo contribuir para superar o analfabetismo no município de Esperantina, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos em qualquer momento da vida.

O Programa atende no município de Esperantina 1.064 alunos, distribuídos em 138 turmas, sendo 14 turmas na zona urbana e 124 turmas na zona rural. O Programa ciclo 2013, com duração de 08 meses, teve início em 07 de outubro de 2014 e termino em 26 de junho de 2015.

No final foram entregues os certificados de capacitação aos 153 coordenadores e professores do programa.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Suspeito de matar professor a facadas, resiste à prisão e é baleado na perna

O professor identificado como Elias Araújo Costa foi morto a facadas durante uma festa junina na praça Leônidas Melo, centro de Esperantina. O suspeito- identificado como Venilson Silva Alves Macedo, conhecido como Nil- reagiu à prisão em flagrante e foi atingido com um tiro na perna. O crime pode ter tido motivação passional. 

"O Nil disse que a vítima teria dado em cima de sua namorada e por isso teria desferido as facadas, mas testemunhas contaram outra versão, que ainda será invastigada pela Polícia Civil", conta o soldado Gustavo de Oliveira, da 4ª Cia do 12º BPM. De acordo com delegado regional Igor Gadelha, os dois não se conheciam. 

O crime, que ocorreu por volta das 3h30, deste domingo (21). Elias Araújo foi ferido abaixo do peito e chegou a ser socorrido, mas não resitiu. O velório ocorre na casa do professor, que lecionava  no CEEP Leonardo das Dores. 

Ainda de acordo com a PM, Nil saiu recentemente da prisão, onde cumpria pena pelo crime de tráfico de drogas. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

 

 

Suspeito de homicídio é flagrado dormindo com arma

Um jovem identificado apenas como "Maurício Macumbeiro" foi pela Polícia Civil de Esperantina, no município de Campo Largo do Piauí, a 197 km de Teresina, nesta sexta-feira (19). De acordo com o Delegado Regional Igor Gadelha, o jovem é suspeito de participação em um homicídio no mês de março. 

"Ele e mais dois são suspeitos de participarem da morte de um adolescente no bairro Mão Santa. A motivação seria uma rixa antiga de um deles com a vítima, referente a drogas, mas a versão deles é conflitante. Os outros dois foram capturados dias após o crime e faltava apenas um", disse Gadelha. 

Ainda de acordo com o delegado, "Maurício Macumbeiro" estava empregado na casa de um senhor. "Essa pessoa tinha dado emprego a ele e, provalvemente, não sabia que se tratava de uma pessoa foragida da Justiça", reitera. 

O suspeito foi encontrado dormindo ao lado de uma arma de fogo, que seria do menor que participou do homicídio. "O Maurício seria o responsável por atirar na vítima e deverá responder por homicídio e associação criminosa", completa Igor Gadelha. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores