Cidadeverde.com

Curso capacita detentos da penitenciária de Esperantina em Horticultura Orgânica

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) deu início, nessa quarta (3), ao curso de Horticultor Orgânico, que vai beneficiar 20 detentos da Penitenciária de Esperantina. A capacitação faz parte da política de expansão do trabalho como forma de humanizar o sistema prisional e ressocializar as pessoas privadas de liberdade nas penitenciárias.
 
O curso é ministrado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Através do Programa, hoje, mais de 500 detentos fazem cursos nos presídios do Estado. A última turma de profissionalização formada pela Sejus foi ainda na quarta – curso de Preparador de Doces e Conservas, na Penitenciária de Parnaíba.
 
Para o reeducando Francisco das Chagas Gomes, um dos alunos do curso de Horticultor Orgânico em Esperantina, “o curso é importante, porque, com ele, voltamos a mente para aprender e não pensar em coisas ruins ou ficar ocioso. Estamos muito felizes com a oportunidade e o apoio que a gerência e essas pessoas estão nos dando”.
 
O diretor de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, Francisco Antônio Sousa Filho, acredita que “a humanização deve ser, sempre, o tema principal adotado em todas as unidades prisionais do mundo. Nosso papel, com o Estado, é oferecer oportunidades para a pessoa presa volte melhor para a sociedade”.
 
De acordo com o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira Valente, a meta da Sejus é ampliar e diversificar os cursos de capacitação profissional nas unidades prisionais e reforçar o diálogo com empresas privadas para que elas possam tanto instalar programas de emprego nos presídios como absorver mão de obra egressa.
 
“Hoje, desenvolvemos aproximadamente 50 cursos profissionalizantes nos presídios, em parcerias com as secretarias de Educação e de Trabalho e Empreendedorismo, por exemplo. Temos obtido resultados positivos e vamos continuar investindo em trabalho e educação como forma de garantir cidadania e combater a criminalidade”, pontua.
 
Além da aula inaugural, a Sejus assinou termo de cooperação com o Município de Esperantina para realizar o projeto Registrar, que emite documentação gratuita aos detentos. Também teve início na unidade prisional o projeto Acolher com Cidadania, que presta atendimento às famílias de pessoas privadas de liberdade nos presídios.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sejus abre curso profissionalizante na penitenciária de Esperantina

A equipe da Secretaria de Justiça do Piauí  realizará, nesta quarta-feira (3), uma visita às penitenciárias de Parnaíba e Esperantina, na região Norte do Estado.
 
Em Parnaíba, a Sejus entrega certificados de conclusão do curso de Preparadora de Doces e Conservas a 20 detentas, realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.
 
Em Esperantina, a Secretaria de Justiça realiza a aula inaugural do curso de Horticultor Orgânico, também pelo Pronatec, que vai beneficiar 20 reeducandos. Também será assinado termo para execução do projeto Registrar, que emite documentação gratuita aos detentos.
 
A Secretaria de Justiça tem realizado cursos profissionalizantes nas unidades prisionais do Estado, por meio de parcerias com a Secretaria de Educação, Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo e outras instituições.
 
Cerca de 1.300 pessoas trabalham em atividades internas nas penitenciárias. Construção Civil, Corte e Costura e Embelezamento são alguns dos cursos realizados nos presídios por meio de parceria com a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo.
 
Nas penitenciárias, são executados o Pronatec Prisional e o Pronatec Justiça, com mais de 50 cursos de capacitação que contemplam detentos, ex-detentos e seus familiares, beneficiados com medidas alternativas à prisão e servidores e seus familiares.
 
Programação

 
Quarta (3)
 
PENITENCIÁRIA MISTA DE PARNAÍBA
Endereço: Av. Álvaro Mendes, s/n, Nova Parnaíba, Parnaíba-PI.
 
7h30 – Café da manhã com os servidores na Penitenciária Mista de Parnaíba.
 
8h30 – Solenidade de certificação do curso Preparadora de Doces e Conservas na Penitenciária Mista de Parnaíba.
 
PENITENCIÁRIA DE ESPERANTINA
Endereço: Rua Tony Ramos, 642, Esperantina-PI.
 
15h – Aula inaugural do curso Horticultor Orgânico e assinatura do termo de adesão ao projeto Registrar.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia prende quadrilha que planejava assaltos a banco no Piauí

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

A Polícia prendeu cinco pessoas suspeitas de assaltos a banco no Ceará e que estavam se preparando para realizar assaltos no Piauí. De acordo com o delegado Daniel Ferreira, a operação foi desencadeada a partir da delegacia de Parnaíba, que já vem monitorando pessoas ligadas à prática de assalto a banco na modalidade de explosão.

"Essas pessoas estavam sendo monitoradas e aí há dois dias atrás elas mudaram o modo de agir e fizeram um assalto a uma grande empresária da cidade de Porto e por não ter êxito fizeram um novo assalto à Esperantina, oportunidade em que a gente conseguiu fazer a prisão", explicou o delegado.

Quatro presos são do Ceará e apenas um é piauiense e a quadrilha já é suspeita de vários outros assaltos no Ceará. Com eles foram apreendidos R$ 1300, uma pistola de calibre 9 milímetros de marca israelense, uma pistola calibre .40, um revólver calibre 38, uma espingarda e uma grande quantidade de explosivos.

A Polícia Civil divulgou a identificação dos presos e afirmou que uma apresentação à imprensa deverá ser organizada. Os nomes dos presos são: Eudismar Abreu Santos, de Teresina, de 33 anos, Bruno Pereira da Costa, de 20 anos,  João da Costa Júnior, de 33 anos, Jesse Lima da Silva Marinho e uma mulher que não teve a identificação divulgada.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

SDR entrega sementes em Esperantina, Picos, Piripiri e Campo Maior

As regionais de Piripiri, Picos, Esperantina e Campo Maior vão receber até a próxima segunda-feira (1º) sementes e mudas doadas pelo Governo do Estado com os objetivos de otimizar a produção dos agricultores familiares, bem como garantir sementes de boa procedência e a formação estratégica de suporte forrageiro para alimentação de animais nos períodos de seca. Esta ação faz parte do programa Piauí Produtivo, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estas entregas vão contar com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, além de uma equipe da SDR, representantes dos sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), das secretarias municipais de agricultura e agricultores familiares das regionais.

Nesta sexta-feira (29), a entrega das sementes e mudas vai acontecer em Piripiri, às 9h, no Centro Comunitário Antônia Flor. Nesta ocasião serão distribuídos 7.000 quilos de sementes de milho, 11.380 quilos de sementes de feijão, além de 1.500 quilos de sorgo forrageiro; esta última, mais voltada para alimentação animal.

Os agricultores familiares de Picos vão receber no sábado (30), às 9h, na Câmara Municipal, 19.620 quilos de sementes de feijão, 1.200 quilos de sorgo forrageiro, 100 m³ de maniva, 80 mil mudas de caju e ainda 150 mil raquetes de palma forrageira, também mais destinada ao consumo dos animais.

Já na segunda-feira (1º), a SDR vai realizar a entrega de mudas e sementes em Esperantina, às 9h, no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Piauí (STTRs). Nesta etapa serão distribuídas 8.000 quilos de sementes de milho, 13.560 quilos de sementes de feijão, 100m³ de maniva, além de 1.500 quilos de sorgo forrageiro.

Na parte da tarde, será a vez de Campo Maior receber 2.000 quilos de sorgo forrageiro, 19.940 quilos de feijão, 10.000 quilos de milho, 71 mil raquetes de palma forrageira e 100 m³ de maniva (mudas de mandioca).

Para o secretário Francisco Limma, esta ação vem reforçar o entusiasmo que há no meio rural do Piauí, onde os agricultores e agricultoras familiares estão otimistas por conta da regularidade das chuvas no mês de janeiro. “O Governo do Estado vem somar incentivos com a distribuição massiva de sementes e mudas. Isso faz parte do programa Piauí Produtivo que assegura as condições para os agricultores familiares fazerem e garantirem o plantio de suas áreas, estimulando o plantio familiar nesta safra 2015-2016”, enfatizou.

No decorrer desta ação, a SDR vai entregar 200 toneladas de feijão caupi, 60 toneladas de sementes de milho, 178.571 mudas de caju anão precoce, 500 m³ de maniva, dez toneladas de sorgo e mais de um milhão de mudas de raquetes de palma forrageira para as 17 regionais do estado, contemplando cerca de 60 mil famílias de agricultores familiares. Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 2,5 milhões para execução desta ação.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Esperantina conta com sistema de videomonitoramento em ruas e avenidas

A Prefeitura de Esperantina, em parceria com a empresa Fiberlink- Internet Rápida, iniciou a implantação de um sistema de videomonitoramento para acompanhar em tempo real diversas ruas e avenidas da cidade.

Estão sendo utilizadas câmeras Speed Dome 360 graus e 09 câmeras Full HD.

Diversas cidades no Brasil têm instalado sistema de monitoramento online tendo em vista que o índice de criminalidade e vandalismo diminuiu com a nova tecnologia. A prefeita Vilma Amorim disse que o sistema, além de inibir os vândalos, vai auxiliar a polícia a identificar alguns suspeitos de cometerem algum delito.

“É um passo grande que estamos dando na nossa cidade em nome da segurança. Este sistema é um dos mais modernos e tem trazido muitos beneficícios onde já está em pleno funcionamento. As nossas entradas da cidade e as principais ruas vão ser monitoradas nesta parceria“, disse a prefeita.

Praças de Esperantina receberão novos bancos e lixeiras para festejos

A prefeitura de Esperantina vai implantar nesta semana 20 novos bancos de madeira nas praças Leônidas Melo e poeta Antonio Sampaio e também novas lixeiras substituindo as existentes que estão danificadas.

A prefeita Vilna Amorim, o secretário de infraestrutura Chagas Henrique e os vereadores Janio Aguiar e Zé Cláudio estiveram na manhã de hoje visitando o local conversando com moradores e definindo os locais que serão implantado os bancos e as novas lixeiras.

“Vamos implantar estes novos bancos nas duas praças que ficam no centro da cidade para dar mais conforto aos usuários e visitantes, e também colocar novas lixeiras para melhorar a coleta do lixo produzido pela população principalmente agora neste período de festejos de nossa cidade”. Disse a prefeita Vilma Amorim.

Os antigos bancos de concreto existentes nas praças serão recuperados para servirem a comunidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem morre afogado ao tentar atravessar rio Longá

Manoel de Lima Sousa, 20 anos, morreu afogado após tentar atravessar o rio Longá em Esperantina, a 174 km de Teresina. A fatalidade aconteceu na tarde de ontem (03) e o corpo do jovem foi encontrado na manhã desta segunda-feira (04) pelo Corpo de Bombeiros.

Fotos: Portalesp

De acordo com o cabo José Antonio Castro, da Polícia Militar de Esperantina, o jovem estava acompanhado de amigos quando tudo aconteceu. "Eles estavam jogando bola e foram banhar, lá ele pode ter tido uma câimbra e se afogou. É costumeiro eles banharem nessa localidade, quando os amigos dele chegaram a margem foi que olharam para trás e não o viram", informou.

Após darem por falta do amigo, os jovens saíram em busca de socorro. As buscas tiveram início ainda na noite deste domingo, mas só na manhã de hoje os bombeiros conseguiram achar o corpo. "Lá é um local bem fundo, fizemos buscas, mas ninguém estava preparado, só os bombeiros. Agora o corpo dele foi levado para o hospital para os procedimentos legais", afirmou o cabo José Antonio Castro.

Familiares e amigos também estavam ajudando nas buscas. O jovem morava com os pais no conjunto Novo Milênio, em Esperantina.

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Banco do Nordeste inaugura novas instalações em Esperantina

As novas instalações da Agência do Banco do Nordeste em Esperantina já estão em pleno funcionamento. Localizada na Rua Coronel José Fortes, 859, Centro, a unidade possui 270 m² e atende, também, clientes dos municípios de Morro do Chapéu, Madeiro, Joca Marques, Matias Olímpio, Batalha, Luzilândia, Joaquim Pires, Nossa Senhora dos Remédios, Campo Largo do Piauí, além de São João do Arraial e Porto.

De acordo com o gerente da agência, Francisco das Chagas Rocha de Figueiredo, as instalações modernas e áreas bem distribuídas proporcionam melhor atendimento aos clientes, bem como maior conforto ao corpo funcional. "Os primeiros dias de funcionamento já demonstram uma maior motivação dos funcionários para trabalhar e os clientes elogiam a nova unidade. A maneira como estão sendo atendidos está mais tranqüila, com mais agilidade, dadas a organização e distribuição do espaço físico condizente com a realidade", ressaltou.

As atividades econômicas que mais se destacam na jurisdição da agência são agricultura, piscicultura, extrativismo (pó de carnaúba), assim como comércio local, indústrias de pó de carnaúba, de sabão e detergentes. "O Banco tem grande importância para a econômica local, uma vez que injeta recursos em todos os segmentos. Apoiamos desde o microcrédito, com os programas Agroamigo e Crediamigo, o micro e pequeno empresário, além do pequeno-médio. Os valores de FNE investidos na região, este ano, superaram R$ 20 milhões", enfatizou Figueiredo.

O ex-gestor da unidade, Raimundo Nonato Cardoso Almeida, conta que a construção de um prédio moderno é uma demanda da sociedade. “As novas instalações da agência de Esperantina vêm suprir uma deficiência demandada pelos clientes internos (funcionários), externos (clientes) e de toda a sociedade esperantinense. O novo prédio, com instalações modernas, amplas e bem dimensionadas, proporcionará melhores condições de acomodações e atendimento aos clientes, gerando novos negócios e fortalecendo a economia de toda a jurisdição", destacou.

O Banco do Nordeste chegou a Esperantina há 32 anos, em 3 de março de 1983. A nova unidade do município foi edificada de acordo com a nova metodologia determinada pela Diretoria do Banco: design moderno, seguindo a sistemática do "papel zero".

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

A caminho de Esperantina, acidente deixa 4 mortos na Bahia

Uma batida envolvendo dois veículos deixou quatro pessoas mortas na madrugada desta quarta-feira (16), na altura do km-104 da BR-135, entre os municípios de Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto, região oeste da Bahia.

Entre os sobreviventes do acidente estão quatro pessoas de Esperantina. Dos quatro esperantinenses, dois foram identificados apenas como são Jailson e Raimundo, ambos tem os pais residentes no interior do Piauí. Os outros dois esperantinenses não tiveram a identidade revelada, mas seriam da localidade Mundo Novo dos Amorins. Os quatro jovens trabalhavam no estado do Mato Grosso e vinham de carro passar as férias em Esperantina, quando se envolveram no acidente na Bahia.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente deixou, além dos mortos. e os  quatro esperantinenses feridos, Luís Gustavo de Araújo Barbosa, de 5 anos, filho do casal que seguia no outro veículo, teve apenas pequenas escoriações. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e socorreu as vítimas até o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Morreram no local Lourenço Barbosa Neto, 43 anos, Elenilde de Araújo Barbosa, 43 anos, Tereza Oliveira de Araújo, 75 anos e Antonio Gomes de Araújo, 75 anos.  Os esperantinenses feridos estão sob tutela médica no Hospital do Oeste, em Barreiras na Bahia. Seus familiares já se digiram para o local.

Com informações de RevistaAZ
Edição de Rayldo Pereira
cidades@cidadeverde.com

Esperantina ganha decoração especial para a época de natal

Foi lançado no último dia 11/12, na cidade de Esperantina, a decoração natalina. Vários pontos importantes receberam enfeites e muitas luzes como praças, terminal rodoviário e Prefeitura Municipal.

Tanta criatividade e talento devem tornar as noites de Natal em Esperantina mais especiais, com luzes e obras de arte.

Um dos pontos de destaque em que foi instalada a decoração pela prefeitura de Esperantina foi na principal praça do município, no monumento com a imagem da padroeira, o que deve melhorar a cara da cidade para receber os turistas e filhos da terra que chegam para as festas de fim de ano.

“Este é o nosso segundo ano de iluminação natalina, temos uma decoração muito bonita para a população e visitantes que chegarem à nossa cidade no período natalino. É um presente para nossa cidade, para o nosso povo. O natal é um momento que nos leva a refletir sobre as coisas boas e as conquistas para nossa cidade. Realizamos nos nossos primeiros meses de governo em 2014 e agora este ano ampliamos ainda mais para elevar cada vez mais a autoestima de nossa população”, falou a prefeita Vilma Amorim.

Posts anteriores