Cidadeverde.com

Frentista é baleado durante assalto a posto de combustíveis

Frentistas e clientes viveram momentos de terror durante assalto a um posto de combustíveis no centro da cidade de Esperantina, a 174 km de Teresina. O crime ocorreu por volta das 20h e foi registrado por câmeras de segurança. Na fuga, um dos criminosos ainda atirou para amedrontar as vítimas e acabou atingindo um dos frentistas. 

O vereador Regys Carvalho, filho da proprietária do posto, conta que os bandidos estavam bastante nervosos e agiram com violência, chegando a arrancar o cordão de uma das vítimas. No vídeo é possível observar ainda uma criança em uma moto a poucos metros de onde ocorre o assalto. O menino é retirado do local por um adulto. Apavorado, um motociclista que chega ao posto no momento da dupla de assaltantes, também sai desesperado.

O frentista foi baleado de raspão na perna e passa bem. Somente este ano, o local foi alvo de criminosos por três vezes. 

A quantia em dinheiro roubada não foi divulgada. O delegado regional de Esperantina Leonardo Martins conta que equipes estão em diligência para capturar os suspeitos. O assalto ocorreu na noite de sábado (02).


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Mutirão da Catarata realiza 105 cirurgias no Hospital de Esperantina

Durante a segunda etapa do Mutirão da Catarata realizado no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, no último fim de semana, nos dias 24 a 26 de junho, foram consultados 183 pacientes. Desses, 105 foram submetidos à cirurgia.

Na primeira etapa, em abril deste ano, o mutirão atendeu mais de 300 moradores de Esperantina e municípios vizinhos. A iniciativa, segundo o diretor-geral do hospital, Davyd Basílio, atende à alta demanda de usuários que procuram os atendimentos oftalmológicos e que têm o encaminhamento feito pela secretaria da Saúde dos municípios beneficiados.

Segundo o diretor, o projeto tem o objetivo de suprir a demanda de Esperantina e região “facilitando o acesso da população a todo e qualquer serviço, o que tem sido possível pela atenção dada ao hospital pela Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado”.

A terceira etapa do mutirão da catarata está prevista para o início no segundo semestre deste ano e deve atender cerca de 200 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma totalmente gratuita.

A ação integra-se ao formato fixo do Programa Olhar Bem que realizou cerca de nove mil cirurgias em sete meses de atividades em municípios do interior do estado, concretizando a meta de descentralização  e resolutividade dos serviços de saúde do Governo do Estado.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tribunal do Júri inocenta mãe que cortou recém-nascido ao meio em Esperantina

O Tribunal do Júri em Esperantina ( a 170 km de Teresina) inocentou uma mãe que é suspeita de cortar ao meio o filho recém-nascido. O crime ocorreu em novembro de 2012. A mulher alegou que sofria de depressão pós-parto e o conselho de sentença composto por sete pessoas rejeitaram a condenação.

A jovem Ana Paula Bastos, na época tinha 18 anos, confessou ter matado o próprio filho recém-nascido. Em depoimento a Polícia Civil Ana Paula revelou que cortou o bebê ao meio com uma faca de cozinha e arremessou o corpo pelo muro no bairro Morro da Onça, ao lado da capela de São Benedito. 

Partes do corpo do recém-nascido foram localizados em meio a um matagal por populares. 

O promotor de justiça, Raimundo Júnior, informou nesta sexta-feira (24) ao Cidadeverde.com que irá recorrer ao Tribunal de Justiça da decisão.

“O Ministério Público não se conforma com essa decisão, pois é contra as provas nos autos, e por isso vamos recorrer”, disse Raimundo Júnior.

A tese da defesa é que a jovem sofria de depressão pós-parto e não se lembra de detalhes do crime.

A mulher chegou a ser presa e encaminhada ao presídio Feminino, no entanto conseguiu habeas corpus e respondia em liberdade pelo crime. 

O julgamento iniciou por volta das 9h de anteontem e encerrou às 17h30. A sentença foi proferida pelo juiz Ullysses Gonçalves da Silva Neto.

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Câmeras de segurança flagram assalto a farmácia em Esperantina

Câmeras de segurança flagraram a rápida ação de dois criminosos qe roubaram uma farmácia na manhã desta terça-feira (21) em Esperantina. A ação ocorreu por volta das 9h37 min e durou pouco mais de um minuto.

As imagens mostram um homem chegando de moto e entrando na farmácia. Ele rende a funcionária e leva todo o dinheiro do caixa. Assista:

A Polícia de Esperantina, até o momento não prendeu o suspeito que aparece nas imagens, mas segue em diligência.

Com informações de RevistaAZ
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Jovem tem braço decepado e morre em colisão entre carro e moto

Um grave acidente foi registrado na PI-211 na madrugada deste sábado (04). O jovem Wellinsson Xavier Pires morreu após colidir em um veículo na rodovia entre as cidades de Joaquim Pires e Esperantina, no Norte do Piauí. Ele pilotava uma motocicleta. O amigo que estava na garupa ficou gravimente ferido. Com o impacto da colisão, a vítima fatal teve o braço decepado.

O delegado Anchieta Nery explica que a colisão foi do tipo frontal e ocorreu após uma curva. 

"Possivelmente, o condutor do carro estava embriagado. Ele sobrou em um curva e foi para a psita contrária colidindo de frente com a moto. O piloto morreu na hora e o garupa está em estado crítico", disse Nery. 

O condutor do carro também teve ferimentos graves. Após a colisão, o veículo capotou por várias vezes. Os feridos foram trazidos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

As causas do acidente- que ocorreu por volta da meia-noite- ainda serão apuradas.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Sai relação dos locais de provas do concurso da prefeitura de Esperantina

 

Neste domingo (05), candidatos que disputam cargos dos níveis Fundamental e Médio do concurso da prefeitura de Esperantina farão provas objetivas. O Instituto Machado de Assis, responsável pelo certame, divulgou a relação dos locais de aplicação dos testes.

As remunerações variam entre R$ 880 a R$ 2.493,11, com carga horária que varia entre 30h até 40h semanais.  

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

 

Confira locais

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Mais de 20 tentam fugir por teto de presídio no Piauí


 

Agentes penitenciários e policiais militares conseguiram abortar uma tentativa de fuga na Penitenciária Regional Luís Gonzaga Rebelo, em Esperantina, na madrugada desta quinta-feira (02). De acordo com a gerência da unidade, pelo menos 26 detentos das celas 07, 10 e 11, do pavilhão C estariam envolvidos.
 
Durante a ação, quatro internos foram flagrados fora do pavilhão tentando pular o muro da unidade. O diretor de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça do Piauí, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, ressalta a agilidade no trabalho conjunto entre policiais militares e agentes para coibir a fuga.
 
“Essa atuação conjunta entre agentes e policiais militares é fundamental. Temos trabalhado para garantir que o interno permaneça na penitenciária e que, assim, possa cumprir a pena pela qual está preso. Continuamos reforçando as vistorias para minimizar ações como esta e garantir a ordem nos presídios”, explica.
 
Na última terça-feira (31), o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Publica, em ação conjunta com o serviço de Inteligência da Secretaria de Justiça, conseguiram localizar Wesley Jackson Lima dos Santos, foragido no último dia 28 de maio, da Casa de Custódia de Teresina. Durante a ação, a Polícia Militar, por meio da RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), comandada pelo capitão Mota, operacionalizou a prisão e captura de Wesley.
 
Luís Pitombeira ressalta, também, a parceria da Sejus com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal nas ações que envolvem a busca por foragidos.
 
“Temos estreitado parcerias e realizado ações conjuntas com demais órgãos de segurança do Estado e da União, garantindo, deste modo, busca e captura dos foragidos do sistema”, destaca Pitombeira.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Karatecas de Esperantina conquistam medalhas em Natal

Três jovens talentos do Karatê da cidade de Esperantina  foram disputar o campeonato norte e  nordeste em Natal no  Rio Grande do Norte na última semana de abril e conquistaram duas medalhas.

Os desportista contaram com o apoio da prefeitura de Esperantina através da secretaria de esportes e cultura.
O karaté de Esperantina conquistou uma medalha de bronze e uma de prata na disputa por equipes.
Os participantes de da competição foram o professor Macilfran Caldas, Pedro Sales e a jovem Lauane Sousa.
Na manhã de hoje os mesmos foram recepcionados na prefeitura de Esperantina pela prefeita Vilma Amorim e o secretário Epaminondas.

A prefeita Vilma Amorim parabenizou os atletas pela conquista brilhante no campeonato em Natal  e disse que estará sempre a disposição para apoiar todas as modalidades esportivas.

“Vocês estão de parabéns e tão bem representaram nossa cidade e tiveram o destaque no meio de muitos atletas de vários estados”. Disse.

O karateca Macilfran agradeceu o apoio da prefeita para que os mesmos pudessem participar do evento esportivo e presenteou-a com uma camisa oficial do evento e certificado.

"Nós queremos lhe agradecer prefeita pelo seu apoio, sem eles a gente não teria chegado lá para participar do campeonato e trazer para nossa cidade mais duas medalhas, fica aqui o nosso reconhecimento do seu esforço com este presente, a camisa oficial do evento e um certificado”. Falou.

Mutirão da catarata atende mais de cem pacientes no norte do Piauí

Mais de 100 serão atendidas durante o mutirão de combate a catarata em Esperantina. Os atendimentos no Hospital Dr. Júlio Hartman começaram hoje e seguem até este domingo (24). Pacientes dos municípios de São João do Arraial, Batalha, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Campo Largo e Madeiro também estão sendo atendidos no mutirão. 

“Fico muito feliz em realizar esta parceria que contempla várias pessoas carentes de nossa cidade. Com isso, elas deixam de enfrentar longas filas em Teresina, pois estão sendo atendidas aqui, com um grande profissional, o médico Thiago Castro. Este é apenas o início", disse a prefeita  Vilma Amorim, que acompanhou o andamento do mutirão, neste sábado (23). 

Os pacientes atendidos nestes dois dias estão sendo acompanhados desde o início do mês, quando se consultaram com especialistasna área de oftalmologia. 

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mulher é presa com drogas em mochila de criança em presídio

  • 20160423105206.jpg Cidadeverde.com
  • 20160423105205.jpg Cidadeverde.com
  • 20160423105205_(1).jpg Cidadeverde.com
  • 20160423105203.jpg Cidadeverde.com
  • 20160423105203_(1).jpg Cidadeverde.com

A mulher identificada como Diana de Sousa Nascimento foi presa em flagrante enquanto tentava entrar na Penitenciária Regional de Esperantina com um aparelho celular, 25 baterias de celular, três tabletes de maconha e uma quantidade não calculada de cocaína. Tudo escondido dentro da bolsa do filho de apenas dois anos que ela levava para visitar o pai, Luís Augusto da Silva, preso na penitenciária.

Na unidade não há equipamento eletrônico para a detecção de produtor ilícitos e a revista é feita pelos agentes penitenciários de plantão.

"Ela levava uma bolsa pequena e ao passar pelas agentes teve abolsa revistada e acabou presa. Na verdade nós contamos com a sorte dela ter sido pega pois não conseguimos fazer um trabalho de prevenção. Precisamos de um body scanner para detectar esse tipo de artefatos", explicou o presidente do Sinpoluspi, José Roberto.

A mulher foi entregue a Polícia Civil de Esperantina e o bebê de apenas dois anos foi entregue ao Conselho Tutelar. Segundo José Roberto, a Polícia irá investigar ainda se a mulher estava sendo obrigada através de ameaças do marido a levar o material.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores