Cidadeverde.com

Justiça Itinerante celebra mais de R$ 1 milhão em acordos em Esperantina

A Seção Judiciária do Piauí divulgou hoje (03) o balanço do VII Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Piauí (JEFIT-Esperantina). Em apenas uma semana, o JEFIT-Esperantina gerou o total de R$ 1.029.947,67 em valores negociados entre as partes e o INSS.


“Nesse montante não estão inclusos os valores decorrentes de sentenças proferidas pelos magistrados, vez que ainda cabe recurso e o processo pode ser submetido à Turma Recursal, ou seja, o volume de recursos gerados pode aumentar ainda mais, sem contar os benefícios concedidos, cujas parcelas mensais irrigarão a economia da microrregião, e darão dignidade aos segurados que tiveram seu direito reconhecido”, destacou o juiz federal Sandro Helano Soares Santiago, coordenador do JEFIT-Esperantina.
De acordo com os dados, o JEFIT-Esperantina registrou pequeno índice de abstenções, em torno de 10%, o que revela o interesse dos jurisdicionados pela resolução de conflitos sociais. 

“A realização de mais esse itinerante consolida a atuação da Justiça Federal no interior do Piauí. Ainda que contemos hoje com cinco Subseções Judiciárias no Piauí (Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Corrente), ainda subsistem jurisdicionados que não dispõem de recursos para exercer plenamente sua cidadania, e é principalmente para essas pessoas que o itinerante existe. A parceria entre a Justiça Federal e instituições como a Procuradoria Federal, o INSS e a Defensoria Pública da União vem ao encontro desse anseio de distribuição de justiça e fortalece o relevante papel da Justiça Federal no alcance dos direitos sociais”, ressaltou o coordenador do JEFIT-Esperantina.

A fase de audiências do JEFIT-Esperantina aconteceu no período de 25 a 29 de agosto, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Esperantina-PI.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais