Cidadeverde.com

Unidade móvel realiza de exames de mamografia em Esperantina

A carreta da Central de Diagnóstico Móvel do exame de mamografia do Piauí realiza atendimentos em Esperantina nesta quinta e sexta-feira (30 e 31 de outubro). Serão realizados cerca de 200 exames em uma parceria entre prefeitura e Secretaria de Saúde. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa no município e a central está instalada na Praça Leônidas Melo.


O exame preventivo do câncer de mama visa também diagnosticar de forma precoce a doença. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino e, muitas vezes, a principal razão é o diagnóstico tardio.

Três médicos estão no Centro de Saúde de Esperantina (maternidade), onde estão fazendo consultas para triagem a partir da consulta as pacientes que necessitam do exame da mama são encaminhadas para a central de atendimento localizada na Praça Leônidas Melo.

“O atendimento hoje tem como foco as funcionárias públicas, mas estendemos a todas as mulheres acima de 40 anos até 59 anos. É importante antecipar o exame, quanto mais cedo tivermos o exame, maior a possibilidade de cura do câncer”, disse o secretário de saúde Albano Amorim.

“Essa ação é muito importante para todas as mulheres, assim como a família. Pensando nisso, programamos essa atividade com a Central da Mama para atender a todas as mulheres servidoras do município. O câncer de mama tem cura, depende de cada mulher procurar cedo a prevenção”. Disse a Prefeita de Esperantina Vilma Amorim.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais