Cidadeverde.com

Hospital de Esperantina fez mais de 400 cirurgias de catarata em 2016

O Hospital Estadual Julio Hartman, em Esperantina, realizou este final de semana o quarto mutirão de cirurgias de catarata e fecha o ano com 402 procedimentos realizados e aproximadamente 800 consultas feitas, somente na área de oftalmologia. A descentralização desse tipo de assistência foi intensificada ao final de 2015, quando a Secretaria de Estado da Saúde implantou o programa Olhar Bem, e em seguida, ampliou para a rede hospitalar no interior.

O secretário de Saúde, Francisco Costa, comemora o quantitativo de cirurgias de catarata, já que anos anteriores, foi em média, duas mil cirurgias realizadas. “Com o Olhar Bem, foi cerca de dez mil cirurgias, em todos os territórios. Imagina o significado para essas pessoas, a maioria acima de 60 anos, que há muito tempo estava sem enxergar e de repente, têm acesso ao serviço, de forma rápida e descentralizada, bem perto de sua casa e voltam a enxergar filhos, netos, voltar a ler? É garantir o direito à saúde e uma velhice com qualidade de vida”, afirma.

A descentralização das cirurgias de catarata no interior evita o deslocamento de pacientes para Teresina, garantindo ainda um atendimento rápido e o mais próximo de casa. Como no Hospital de Esperantina, que desde abril, vem realizando o procedimento. Durante um final de semana, o Hospital é totalmente adequado para os mutirões, recebendo equipe médica de Teresina e todos os equipamentos para consultas, exames e cirurgias.

“É gratificante poder levar qualidade de vida a esses idosos, a gente percebe o quanto a vida dessas pessoas melhorou. Toda a ação só é possível com o apoio que recebemos da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado”, explica o diretor do Júlio Hartman, Davyd Basílio, informando que para 2017 já há preparativos para novos mutirões.

Além de Esperantina, os hospitais de Luzilândia, Barras e Valença também realizaram mutirões de catarata. Nesses hospitais, mais de 300 pessoas foram beneficiadas. 

 


Da editoria de Cidades
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais