Cidadeverde.com

Idosa sofre infarto e morre durante arrastão em casa no interior do Piauí

Uma idosa sofreu um infarto após bandidos invadirem sua residência no povoado Chapada da Limpeza, distante cerca de 7 km da cidade de Esperantina, no Norte do Estado. Revoltados, moradores tentaram linchar a dupla que só não foi morta devido a chegada de policiais. 

O caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (28). A idosa teria sofrido infarto com o susto. 

"Os dois tomaram uma moto de assalto e ao empreender fuga a motocicleta não pegou. Logo em seguida, a dupla começou a invadir as residências para praticar crimes quando invadiram a casa da idosa e a mesma abalada acabou tendo um infarto", disseram moradores a uma site local. 

Os suspeitos são menores de idade e foram conduzidos a 13ª Delegacia de Policia Civil, em Esperantina. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Colônia de pescadores de Esperantina promoveu mutirão de limpeza no Rio Longá

Dezenas de pessoas participaram, na manhã deste domingo (04), do mutirão de limpeza promovido pela colonia de pescadores Z37, nas margens do Rio Longá em Esperantina, norte do Piauí. A ação fez parte da campanha “Meu Lindo Longá”, que consiste em várias ações de revitalização, proteção e preservação do rio.

Para a presidente da Colônia Z37, Evellyn Sara, a campanha visa realizar diversas atividades ao longo do ano, dentre elas: mapeamento das nascentes de riachos afluentes, reflorestamento da mata ciliar com plantas nativas (o banco de sementes será construído e coletado pelos próprios pescadores), peixamento do rio com espécies nativas, campanhas e conversas com a comunidade sobre agentes poluidores. “Esta é uma oportunidade de devolvermos o Rio Longá limpo e preservado para a população“, contou.

Munidos de luvas, sacos de lixo e camisetas da campanha, os voluntários recolheram principalmente o lixo pequeno, como garrafas petes, sacos plásticos, vasilhames de plástico e de vidro, sapatos, bolsas, partes de eletroeletrônicos, que representa hoje o maior desafio de coleta em Esperantina. Alguns pescadores usaram canoas para recolher o lixo boiando em meio ao rio.

Cerca de 80 pessoas, entre pescadores associados na colônia e populares participaram do mutirão que recolheu aproximadamente quatro toneladas de lixo. No fim do mutirão, o lixo foi removido por uma equipe de limpeza da prefeitura.

Fonte: revista az

Jovem leva três tiros de amigo na zona rural de Esperantina

Um rapaz identificado apenas como Lucas foi baleado pelo próprio amigo, identificado como Rogério, na tarde deste sábado (03/02) zona rural de Esperantina. O crime aconteceu na localidade Tinguins, à cerca de 35km da sede do município.

Segundo a Polícia Militar que colheu informações preliminares no local, o crime aconteceu por volta das 16h45, quando Lucas (vítima) teria se desentendido com Rogério que, por sua vez, sacou um revólver e desferiu três tiros contra o amigo. Dois disparos atingiram o abdômen e um no braço de Lucas. Ainda segundo a polícia, eles andavam juntos e estavam de saída de motocicleta para a cidade.

A vítima foi encaminhada às pressas para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e devido a gravidade dos ferimentos e o fato da vítima estar inconsciente, foi transferido para o Hospital Dirceu Arcoverde no município de Parnaíba, litoral do estado.

A Polícia informou que ainda não sabe o que motivou o desentendimento, mas continua em diligências para capturar o autor dos disparos que está foragido.

Fonte: revista az

Mercado Municipal de Esperantina será inaugurado nesta sexta (22)

Nesta sexta (22), às 9h, o governador Wellington Dias; a secretária de Estado de Infraestrutura, Janaina Marques e a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, inauguram o Mercado Municipal Bernardo Rêgo de Aguiar em Esperantina. Iniciada em 2013, a obra é tida como um impulso ao comércio local. 

O novo mercado público de Esperantina terá área de estacionamento, curral para comércio de pequenos animais e banheiros adaptados para cadeirantes. O projeto preservou a identidade, mantendo detalhes da estrutura antiga, construída em 1951, agregando uma nova estrutura moderna, funcional e adaptada às necessidades atuais dos feirantes e clientes. “É a preservação da parte antiga, unida com a parte moderna. Uma obra bonita que dará outra vida ao Centro de Esperantina”, avaliou Janaína Marques.

"O mercado que faz parte da tradição e história do nosso município. É um local de compras de coisas do dia a dia, mas também um local agradável de encontro. Infelizmente ele estava fechado desde 2013. Saiu do papel mais uma obra do nosso município e vamos recolocar nossos feirantes no mercado e nossa economia será favorecida, bem como nossa população. É sem dúvidas um momento muito importante para o município", destacou a prefeita Vilma Amorim.

O recurso investido na obra foi na ordem de R$ 3.476.351,60 provindo do Tesouro Estadual. Foram 3.142,20 m² de área reformada e construída com a seguinte estrutura: administração; curral para pequenos animais; lojas secos e molhados; artesanato; boxes de carne e peixes; boxes de frutas e verduras; praça de alimentação com quatro restaurantes e 12 lanchonetes.

Ainda em Esperantina, o governo estadual está custeando investindo em nova iluminação à ponte sobre o rio Longá, que liga a cidade ao município de Batalha.

Fonte: Ccom

Prefeitura de Esperantina realiza festas de colação de grau do ensino fundamental

As festas de formaturas de conclusão do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Esperantina tiveram inicio no últmo dia 13/12, no Canto da Palmeira e irão se estender até o dia 22 na próxima sexta feira.

As solenidades estão acontecendo na zona urbana e rural com a participação dos alunos e da comunidade em geral.

A equipe da secretaria de educação tem se desdobrado para estar presente em todas as solenidades.

No último dia 14/12 houve uma missa na igreja da Misericórdia para todos os alunos da zona urbana e rural, celebrada pelo padre Jeremias. Dia 16 de dezembro na igreja Assembléia de Deus e as duas celebrações contaram com a presença da prefeita Vilma Amorim e da secretaria de educação Bete Aguiar. Cerca de 230 alunos concluíram o ensino fundamental e vão ingressar a partir de 2018 na estadual de ensino.

A prefeita Vilma Amorim agradeceu ao padre Jeremias e o pastor Pastana por celebrar junto com a prefeitura vários momentos importantes.

“Para nós do município é uma alegria muito grande ter a confiança de cada pai e cada mãe para que nossos professores cuidassem dos filhos de vocês, quero também agradecer a cada diretor, os professores e todo corpo das escolas que se empenharam para este momento com pessoas vitoriosas e sei que muitos tiveram que tirar pedras do caminho e venceram mais um obstáculo, desejar a todos um feliz natal e um ano novo cheio de muitas vitórias”. Falou a prefeita.

Fonte: Ascom

Lavrador confessa que matou esposa durante “discussão familiar”

A Delegacia de Esperantina efetuou, nessa terça-feira (05), a prisão do lavrador Francisco Luís de Sousa. O delegado Leonardo Alexandre informou que, em depoimento, o suspeito confessou que matou a esposa, Maria Creuza Ferreira Gomes, 41 anos, durante uma “discussão familiar”. 

O crime foi praticado no último dia 27 de novembro. Maria Creuza foi morta a facadas dentro da residência onde morava com o marido, com quem era casada há 20 anos. 
 
“Durante seu interrogatório o investigado alegou que matou sua companheira por conta de uma discussão por motivos familiares, vindo a perder a cabeça e efetuar facadas na vítima”, conta o delegado Leonardo Alexandre. 

Uma das filhas do casal estava brincando no quintal casa quando o crime foi praticado. “Ela viu a mãe pedindo socorro e o pai segurando a faca usada no assassinato”, acrescenta o delegado.

Desde a data do crime, o lavrador estava foragido. A defesa do investigado entrou em contato com o delegado Leonardo Alexandre e o suspeito se apresentou à delegacia ainda ontem.   

 Francisco Luís será indiciado por feminicídio. O delegado lamenta o crime e ressalta que este é mais um caso de violência doméstica registrado contra mulheres. 

“Ele [preso] poderia ter resolvido o problema familiar de outra forma, mas se valeu da superioridade de força física que tinha para matar a esposa”, conclui o delegado Leonardo. 

O lavrador será encaminhado ao sistema prisional do Estado. 

 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Preso casal suspeito de comandar tráfico de drogas em presídio no Piauí

Penitenciária Regional de Esperantina

Um casal foi preso supeito de comandar o tráfico de drogas dentro da Penitenciária Regional de Esperantina, ao Norte do Piauí. Eles foram identificados como Francisco Silva Castro e Naiara Keli Silva Rodrigues, presos neste sábado (02). 

As investigações apontaram que Naiara Keli seria responsável por aliciar visitantes a entrarem no presídio com drogas. 

"Os presos que tinham dívidas de drogas com Francisco teriam que convencer suas companheiras a entrarem com o entorpecente na penitenciária. A Naiara seria entregava a droga as visitantes que escondiam nas partes íntimas. Quando conseguiam entrar, elas [ visitantes] repassavam a droga a seus companheiros até chegar no Francisco que fazia a venda dentro do presídio mesmo", explica o titular da 13ª Delegacia de Policia Civil de Esperantina, Leonardo Alexandre. 

Após a denúncia, Francisco Silva foi transferido e atualmente cumpre pena na Colônia Agrícola Major César, na cidade de Altos. A investigação durou cerca de seis meses. 

Além do casal foram presos os irmãos Raimundo Nonato da Silva (investigado pela acusação de tráfico de drogas) e Yure Alisson Martiliano da Silva, preso em flagrante por roubo. De acordo com a Polícia Civil, na casa deles foram apreendidos aproximadamente R$ 400, 14 celulares e vários objetos sem comprovação de origem.

Material apreendido na casa dos irmãos


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

“Crianças ouviram pedido de socorro da mãe esfaqueada”, diz delegado sobre feminicídio

O delegado de Esperantina, Leonardo Alexandre, e a equipe da delegacia estão em diligências para capturar o autor do assassinato da dona de casa Maria Creuza Pereira, 41 anos.  A mulher foi morta a facadas na tarde dessa segunda-feira (27) na zona Rural do município. O principal suspeito do crime é o marido dela, identificado como Luiz Filho. 

O crime aconteceu dentro da residência do casal. Houve uma discussão e o suspeito desferiu cinco perfurações de faca na vítima. O delegado Leonardo Alexandre Martins disse ao Cidadeverde.com que, no momento da agressão, as filhas do casal estavam na casa e ouviram os gritos de socorro da mãe. 

“Não podemos dizer se as crianças presenciaram o crime porque ainda estamos colhendo depoimentos. Segundo relatos, as meninas, uma delas de seis anos de idade, ouviram os pedidos de socorro da mãe e quando foram ver o que aconteceu, encontraram a mãe esfaqueada. As próprias crianças que foram pedir ajuda aos vizinhos. O suspeito já havia fugido”, detalha o delegado. 

A Polícia Civil tenta descobrir a motivação do assassinato, no entanto, pelas características do crime o delegado Leonardo Alexandre já caracteriza o caso como feminicídio. Pelo que foi investigado até agora, Maria Creusa e seu companheiro tinham uma histórico de agressão. 

Mulher chegou a ser atendida no hospital, mas não resistiu os ferimentos

“Levantamos que o casal tinha problema de convivência, tinha se separado e retornaram o relacionamento recentemente. Estamos investigando se a vítima já havia registrado Boletim de Ocorrência contra o suspeito”, informou o delegado Leonardo. 

A Polícia Civil continua em diligências para capturar os suspeitos. 

 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com

Dona de Casa é esfaqueada pelas costas em Esperantina; suspeito está foragido

O companheiro da dona de casa, Maria Creuza Pereira Gomes, é suspeito de esfaqueá-la com cinco perfurações na tarde desta segunda-feira (27). O crime ocorreu na residência do casal, na localidade Tapuio, na zona Rural de Esperantina, por volta das 13h, no horário do almoço.  Os vizinhos da vítima que chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Segundo cabo Cesar, da Polícia Militar de Esperantina, as informações são de que a dona de casa foi atingida com quatro facadas pelas costas, na altura dos rins, e uma no braço. O suspeito foi identificado como Luiz Filho.

O irmão da vítima, que não teve o nome divulgado, disse que Maria Creuza chegou a ser socorrida e levada ao hospital da região. 

O suspeito está foragido e a política continua em diligências. 

De acordo com a PM, a informação que chegou a guarnição é de que a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Câmeras flagram assalto em posto de combustível de Esperantina

Câmeras de segurança de um posto de gasolina flagraram um assalto no começo da tarde desta terça-feira (21) na avenida Petrônio Portela, em frente a Rodoviária da cidade.

No vídeo é possível ver que os bandidos se aproximaram em uma motocicleta modelo Honda Titan, ano 84 de cor vermelha. 

Após apontar a arma para o frentista um dos homens aguarda na moto e o outro usando um capuz recolhe o dinheiro. O motorista que abastecia o veículo no momento do assalto também foi roubado.

A dupla conseguiu fugir e a Polícia permanece em diligência neste momento.

Rayldo Pereira
Com informações de Revista AZ
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores