Cidadeverde.com

Cidade de Esperantina recebe reposição de iluminação pública

A Prefeitura Municipal de Esperantina vem trabalhando para manter as ruas totalmente iluminadas e nesta semana a equipe está realizando o trabalho de reposição e manutenção na rede de iluminação pública  no município. O serviço está sendo prestado em bairros, comunidades rurais e no centro da cidade.
 
“O reforço na iluminação pública garante maior segurança ao cidadão proporcionando uma melhor facilidade de deslocamento de todos, cuidar da iluminação tem sido uma meta e estamos constantemente investindo em equipamentos modernos e mais eficazes para garantir que os Esperantinenses tenham uma cidade mais iluminada”, destacou a prefeita Vilma Amorim.
 
Segundo o responsável pelo trabalho, Senhor Zé Garcia, durante o serviço está realizando a reposição de lâmpadas e a troca de reatores na iluminação pública da cidade, tendo em vista a necessidade de manutenção do sistema atendendo a um cronograma e as solicitações da população.

Ainda segundo Zé Garcia neste período de inverno é comum muitas quedas na energia e ocasiona a queima de muitos equipamentos.

 

Da Redação
[email protected]

 

Seduc inaugura Escola técnica de Esperantina no segundo semestre; Piauí terá mais 40

 

Durante visita a cidade de Esperantina, nesta terça-feira (23), a secretária estadual da Educação, Rejane Dias, visitou as obras de conclusão do Centro de Ensino Profissionalizante do município. Trata-se de uma unidade de grande porte, construída no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Seduc prevê a construção de mais 40 unidades em todo o Estado.

O centro de Esperantina irá ampliar a oferta do ensino médio profissionalizante em tempo integral, atendendo mais de 1.200 alunos nos três turnos. "Viemos verificar o andamento da construção da escola e a expectativa é entregar o mais rápido possível. Com a importante parceria com a Controladoria do Estado realizamos um trabalho de regularização dos repasses e distribuição correta dos recursos. Estamos trabalhando para no segundo semestre nossos alunos possam ser transferidos para a nova sede", esclarece a secretária Rejane Dias.

Segundo a secretária, a meta da Seduc é expandir o modelo de ensino de tempo integral com mais 40 escolas no Estado. A escola técnica de Esperantina está orçada em R$ 9.022.256,30 com recursos de convênio do Governo Federal, via FNDE, com Governo do Estado e Secretaria Estadual de Educação. Os recursos para as demais escolas virão de convênios com o Banco do Brasil e o Banco Mundial. Ambos com processo em fase final.

De acordo com o Edmilson Araújo, Supervisor de Ensino, a obra representará um avanço educacional considerável ao município. “É importante esta vinda da secretária conferir como já avançamos na conclusão da escola. Aqui serão oferecido novos cursos técnicos e uma qualificação a mais para os estudantes que já concluíram o ensino médio com uma profissão”, destaca.

Investimento na Educação Profissional.

Segundo a secretária Rejane Dias, a Seduc continuará investindo na ampliação do ensino técnico e profissional do Estado, além do ensino em tempo integral.  "Investir na educação profissional é uma das ações para elevar o nível de escolaridade e de capacitação tecnológica da população. Hoje temos cerca de 44 unidades em tempo integral e devemos alcançar o número de 48 até o fim do ano. Seguindo o cronograma do Plano Nacional de Educação (PNE), em 10 anos, o Piauí deve contar com o mínimo de 50% das escolas em tempo integral", conclui a secretária.

 

PMDB confirma pré-candidatura de Marllos Sampaio a prefeito de Esperantina

O ex-deputado federal Marllos Sampaio confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de Esperantina. A declaração foi feita durante o Encontro de Presidentes de Diretórios Municipais da microrregião de Esperantina, promovido neste sábado (20) pelo Diretório Estadual do PMDB, no auditório do Hotel Bela Vista. O evento visa à preparação do partido para as eleições de 2016, com debate de temas como marketing político, conjuntura política local e mudanças na legislação eleitoral.

Um dos anfitriões do evento, o deputado estadual Themístocles Filho traçou um panorama da situação do PMDB na micrroregião de Esperantina, que envolve ainda os municípios de Barras, Batalha, Campo Largo, Joaquim Lopes, Joca Marques, Lagoa Alegre, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.

“É imprenscindível que o Diretório Estadual venha até os filiados para discutir ideias, aproximar-se dos interesses coletivos, debater propostas para que sejam preparados Planos de Governo consistentes”, declarou Marllos Sampaio, que confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de Esperantina.

Para o prefeito de Campo Largo do Piauí, Rômulo Aécio, pré-candidato do PMDB à reeleição, os encontros regionais com presidentes de Diretórios Municipais são essenciais para oxigenar os projetos locais e conhecer a realidade vivida pelos peemedebistas nos municípios. Já o deputado estadual João Madison destaca que o evento é importante para mobilizar a militância e esclarecer dúvidas sobre temas relevantes, como a nova legislação eleitoral.

O presidente do Diretório Estadual do PMDB, João Henrique Sousa, declarou que o partido promoverá, até as convenções municipais, que devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, encontros nos 11 Territórios de Desenvolvimento do Piauí, traçando metas para as candidaturas da sigla. “Nessas reuniões de trabalho, o representante de cada diretório expõe sua realidade. Isso é fundamental para a preparação do partido para as eleições. Nosso objetivo é fazer o maior número possível de prefeitos e vereadores”, declarou.

Além de lideranças municipais e pré-candidatos a prefeito e vereador da microrregião de Esperantina, o Encontrou  contou com a presença ainda dos deputados estaduais Juliana Moraes Souza, presidente do PMDB Mulher, e Pablo Santos, do ex-governador Guilherme Melo, e do presidente do PMDB Jovem, Ivon Lendl, vereador de Água Branca.

Operação apreende drogas e celulares no presídio de Esperantina

Em uma operação de rotina, policiais militares e agentes penitenciários apreenderam celulares, baterias, armas artesanais e drogas na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, a 180 km da capital. O fato aconteceu na quinta-feira [19].

As buscas surpresas aconteceram em várias celas, onde os produtos foram encontrados. No total, foram apreendidos 27 baterias, 4 chips, 5 celulares, uma faca de mesa e diversas armas artesanais feitas com a estrutura do presídio, bem como sete cachimbos e 20g de crack.

Esta é segunda apreensão em 2016 no presídio, que abriga cerca de 350 detentos, enquanto sua capacidade é de 174 presos. N início de janeiro, uma vistoria surpresa no local foram apreendidos quatro aparelhos celulares e 25 baterias com um dos presos após uma denúncia. Os produtos seriam comercializados dentro do Presídio.

Da Redação
[email protected]

Esperantina sedia encontros do PMDB Mulher e de presidentes de diretórios

O diretório estadual do PMDB promove nos dias 19 e 20 de fevereiro os Encontros do PMDB Mulher e dos Presidentes de Diretórios, respectivamente, envolvendo os municípios da microrregião de Esperantina. Os eventos são preparatórios para as eleições de 2016 e acontecem no Bela Vista Hotel. 

Participarão dos encontros lideranças peemedebistas de Esperantina, Barras, Batalha, Campo Largo, Joaquim Lopes, Joca Marques, Lagoa Alegre, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.

Os anfitriões do evento são o deputado estadual Themístocles Filho e o ex-deputado federal Marllos Sampaio. Os encontros terão presença de lideranças estaduais, como o presidente estadual da sigla, João Henrique Sousa; a presidente do PMDB Mulher, deputada estadual Juliana Moraes Souza; e demais parlamentares peemedebistas.

O Encontro do PMDB mulher acontece na sexta-feira, às 19h30, e debaterá temas como combate à violência contra a mulher, atenção integrada em saúde à mulher e participação feminina na política. Será discutida ainda a instalação de Núcleos do PMDB Mulher nos municípios da microrregião. 

Já o Encontro dos Presidentes dos Diretórios do PMDB será realizado na manhã de sábado, a partir das 9h, e tratará do planejamento para as eleições municipais deste ano, tratando sobre temas como legislação eleitoral, marketing político e anseios da população local. 

Os eventos serão realizados com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães.

Curso capacita detentos da penitenciária de Esperantina em Horticultura Orgânica

  • f0bfed6d-f30f-4b2d-b42d-3da77419a282.jpg Divulgação
  • e391d606-4baa-4bfe-860b-55aa60e0476b.jpg Divulgação
  • d7ba9419-5bb8-4259-bfeb-e9bc4bb3cddf.jpg Divulgação
  • ba83a4c3-299d-43cd-9c45-2105dbf71518.jpg Divulgação
  • 67ce32d2-6a8c-4a70-86ff-85974c1a3978.jpg Divulgação

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) deu início, nessa quarta (3), ao curso de Horticultor Orgânico, que vai beneficiar 20 detentos da Penitenciária de Esperantina. A capacitação faz parte da política de expansão do trabalho como forma de humanizar o sistema prisional e ressocializar as pessoas privadas de liberdade nas penitenciárias.
 
O curso é ministrado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Através do Programa, hoje, mais de 500 detentos fazem cursos nos presídios do Estado. A última turma de profissionalização formada pela Sejus foi ainda na quarta – curso de Preparador de Doces e Conservas, na Penitenciária de Parnaíba.
 
Para o reeducando Francisco das Chagas Gomes, um dos alunos do curso de Horticultor Orgânico em Esperantina, “o curso é importante, porque, com ele, voltamos a mente para aprender e não pensar em coisas ruins ou ficar ocioso. Estamos muito felizes com a oportunidade e o apoio que a gerência e essas pessoas estão nos dando”.
 
O diretor de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, Francisco Antônio Sousa Filho, acredita que “a humanização deve ser, sempre, o tema principal adotado em todas as unidades prisionais do mundo. Nosso papel, com o Estado, é oferecer oportunidades para a pessoa presa volte melhor para a sociedade”.
 
De acordo com o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira Valente, a meta da Sejus é ampliar e diversificar os cursos de capacitação profissional nas unidades prisionais e reforçar o diálogo com empresas privadas para que elas possam tanto instalar programas de emprego nos presídios como absorver mão de obra egressa.
 
“Hoje, desenvolvemos aproximadamente 50 cursos profissionalizantes nos presídios, em parcerias com as secretarias de Educação e de Trabalho e Empreendedorismo, por exemplo. Temos obtido resultados positivos e vamos continuar investindo em trabalho e educação como forma de garantir cidadania e combater a criminalidade”, pontua.
 
Além da aula inaugural, a Sejus assinou termo de cooperação com o Município de Esperantina para realizar o projeto Registrar, que emite documentação gratuita aos detentos. Também teve início na unidade prisional o projeto Acolher com Cidadania, que presta atendimento às famílias de pessoas privadas de liberdade nos presídios.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Sejus abre curso profissionalizante na penitenciária de Esperantina

A equipe da Secretaria de Justiça do Piauí  realizará, nesta quarta-feira (3), uma visita às penitenciárias de Parnaíba e Esperantina, na região Norte do Estado.
 
Em Parnaíba, a Sejus entrega certificados de conclusão do curso de Preparadora de Doces e Conservas a 20 detentas, realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.
 
Em Esperantina, a Secretaria de Justiça realiza a aula inaugural do curso de Horticultor Orgânico, também pelo Pronatec, que vai beneficiar 20 reeducandos. Também será assinado termo para execução do projeto Registrar, que emite documentação gratuita aos detentos.
 
A Secretaria de Justiça tem realizado cursos profissionalizantes nas unidades prisionais do Estado, por meio de parcerias com a Secretaria de Educação, Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo e outras instituições.
 
Cerca de 1.300 pessoas trabalham em atividades internas nas penitenciárias. Construção Civil, Corte e Costura e Embelezamento são alguns dos cursos realizados nos presídios por meio de parceria com a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo.
 
Nas penitenciárias, são executados o Pronatec Prisional e o Pronatec Justiça, com mais de 50 cursos de capacitação que contemplam detentos, ex-detentos e seus familiares, beneficiados com medidas alternativas à prisão e servidores e seus familiares.
 
Programação

 
Quarta (3)
 
PENITENCIÁRIA MISTA DE PARNAÍBA
Endereço: Av. Álvaro Mendes, s/n, Nova Parnaíba, Parnaíba-PI.
 
7h30 – Café da manhã com os servidores na Penitenciária Mista de Parnaíba.
 
8h30 – Solenidade de certificação do curso Preparadora de Doces e Conservas na Penitenciária Mista de Parnaíba.
 
PENITENCIÁRIA DE ESPERANTINA
Endereço: Rua Tony Ramos, 642, Esperantina-PI.
 
15h – Aula inaugural do curso Horticultor Orgânico e assinatura do termo de adesão ao projeto Registrar.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia prende quadrilha que planejava assaltos a banco no Piauí

  • 20160202044252.jpg Divulgação
  • 20160202043523.jpg Divulgação
  • 20160202043523_(2).jpg Divulgação
  • 20160202043523_(1).jpg Divulgação

A Polícia prendeu cinco pessoas suspeitas de assaltos a banco no Ceará e que estavam se preparando para realizar assaltos no Piauí. De acordo com o delegado Daniel Ferreira, a operação foi desencadeada a partir da delegacia de Parnaíba, que já vem monitorando pessoas ligadas à prática de assalto a banco na modalidade de explosão.

"Essas pessoas estavam sendo monitoradas e aí há dois dias atrás elas mudaram o modo de agir e fizeram um assalto a uma grande empresária da cidade de Porto e por não ter êxito fizeram um novo assalto à Esperantina, oportunidade em que a gente conseguiu fazer a prisão", explicou o delegado.

Quatro presos são do Ceará e apenas um é piauiense e a quadrilha já é suspeita de vários outros assaltos no Ceará. Com eles foram apreendidos R$ 1300, uma pistola de calibre 9 milímetros de marca israelense, uma pistola calibre .40, um revólver calibre 38, uma espingarda e uma grande quantidade de explosivos.

A Polícia Civil divulgou a identificação dos presos e afirmou que uma apresentação à imprensa deverá ser organizada. Os nomes dos presos são: Eudismar Abreu Santos, de Teresina, de 33 anos, Bruno Pereira da Costa, de 20 anos,  João da Costa Júnior, de 33 anos, Jesse Lima da Silva Marinho e uma mulher que não teve a identificação divulgada.

Rayldo Pereira
[email protected]

SDR entrega sementes em Esperantina, Picos, Piripiri e Campo Maior

As regionais de Piripiri, Picos, Esperantina e Campo Maior vão receber até a próxima segunda-feira (1º) sementes e mudas doadas pelo Governo do Estado com os objetivos de otimizar a produção dos agricultores familiares, bem como garantir sementes de boa procedência e a formação estratégica de suporte forrageiro para alimentação de animais nos períodos de seca. Esta ação faz parte do programa Piauí Produtivo, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estas entregas vão contar com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, além de uma equipe da SDR, representantes dos sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), das secretarias municipais de agricultura e agricultores familiares das regionais.

Nesta sexta-feira (29), a entrega das sementes e mudas vai acontecer em Piripiri, às 9h, no Centro Comunitário Antônia Flor. Nesta ocasião serão distribuídos 7.000 quilos de sementes de milho, 11.380 quilos de sementes de feijão, além de 1.500 quilos de sorgo forrageiro; esta última, mais voltada para alimentação animal.

Os agricultores familiares de Picos vão receber no sábado (30), às 9h, na Câmara Municipal, 19.620 quilos de sementes de feijão, 1.200 quilos de sorgo forrageiro, 100 m³ de maniva, 80 mil mudas de caju e ainda 150 mil raquetes de palma forrageira, também mais destinada ao consumo dos animais.

Já na segunda-feira (1º), a SDR vai realizar a entrega de mudas e sementes em Esperantina, às 9h, no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Piauí (STTRs). Nesta etapa serão distribuídas 8.000 quilos de sementes de milho, 13.560 quilos de sementes de feijão, 100m³ de maniva, além de 1.500 quilos de sorgo forrageiro.

Na parte da tarde, será a vez de Campo Maior receber 2.000 quilos de sorgo forrageiro, 19.940 quilos de feijão, 10.000 quilos de milho, 71 mil raquetes de palma forrageira e 100 m³ de maniva (mudas de mandioca).

Para o secretário Francisco Limma, esta ação vem reforçar o entusiasmo que há no meio rural do Piauí, onde os agricultores e agricultoras familiares estão otimistas por conta da regularidade das chuvas no mês de janeiro. “O Governo do Estado vem somar incentivos com a distribuição massiva de sementes e mudas. Isso faz parte do programa Piauí Produtivo que assegura as condições para os agricultores familiares fazerem e garantirem o plantio de suas áreas, estimulando o plantio familiar nesta safra 2015-2016”, enfatizou.

No decorrer desta ação, a SDR vai entregar 200 toneladas de feijão caupi, 60 toneladas de sementes de milho, 178.571 mudas de caju anão precoce, 500 m³ de maniva, dez toneladas de sorgo e mais de um milhão de mudas de raquetes de palma forrageira para as 17 regionais do estado, contemplando cerca de 60 mil famílias de agricultores familiares. Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 2,5 milhões para execução desta ação.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Esperantina conta com sistema de videomonitoramento em ruas e avenidas

A Prefeitura de Esperantina, em parceria com a empresa Fiberlink- Internet Rápida, iniciou a implantação de um sistema de videomonitoramento para acompanhar em tempo real diversas ruas e avenidas da cidade.

Estão sendo utilizadas câmeras Speed Dome 360 graus e 09 câmeras Full HD.

Diversas cidades no Brasil têm instalado sistema de monitoramento online tendo em vista que o índice de criminalidade e vandalismo diminuiu com a nova tecnologia. A prefeita Vilma Amorim disse que o sistema, além de inibir os vândalos, vai auxiliar a polícia a identificar alguns suspeitos de cometerem algum delito.

“É um passo grande que estamos dando na nossa cidade em nome da segurança. Este sistema é um dos mais modernos e tem trazido muitos beneficícios onde já está em pleno funcionamento. As nossas entradas da cidade e as principais ruas vão ser monitoradas nesta parceria“, disse a prefeita.

Posts anteriores