Cidadeverde.com

Suspeito de homicídio é flagrado dormindo com arma

Um jovem identificado apenas como "Maurício Macumbeiro" foi pela Polícia Civil de Esperantina, no município de Campo Largo do Piauí, a 197 km de Teresina, nesta sexta-feira (19). De acordo com o Delegado Regional Igor Gadelha, o jovem é suspeito de participação em um homicídio no mês de março. 

"Ele e mais dois são suspeitos de participarem da morte de um adolescente no bairro Mão Santa. A motivação seria uma rixa antiga de um deles com a vítima, referente a drogas, mas a versão deles é conflitante. Os outros dois foram capturados dias após o crime e faltava apenas um", disse Gadelha. 

Ainda de acordo com o delegado, "Maurício Macumbeiro" estava empregado na casa de um senhor. "Essa pessoa tinha dado emprego a ele e, provalvemente, não sabia que se tratava de uma pessoa foragida da Justiça", reitera. 

O suspeito foi encontrado dormindo ao lado de uma arma de fogo, que seria do menor que participou do homicídio. "O Maurício seria o responsável por atirar na vítima e deverá responder por homicídio e associação criminosa", completa Igor Gadelha. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Ciganos são detidos suspeitos de estelionato em Esperantina

Dois ciganos conhecidos como "Nego Velho" e "Paixão", irmãos e moradores do município de Esperantina (174 Km de Teresina), foram detidos por policiais da 4ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar neste sábado (13). De acordo com policiais que participaram da abordagem, os homens se passavam por videntes e pediam pagamentos por seus serviços por meio de animais vivos. 

A dupla já atuava há algumas semanas na região e pedia pagamento pelos serviços oferecidos. De acordo com a polícia, os homens diziam ler as mãos das pessoas, fazendo previsões do futuro, além de se oferecer para desfazer "feitiços". Eles pediam sacos de arroz e feijão como pagamento, além de animais vivos e objetos pessoais das vítimas. Contudo, moradores passaram a desconfiar nos últimos dias. 

De acordo com relatos de moradores aos policiais, os homens pediram animais vivos como galinhas e leitões. Ao serem abordados pela polícia após a denúncia, um carro conduzido por um dos homens foi averiguado e foram localizados pertences de uma das vítimas, como objetos de valor, uma quantidade de feijão, duas galinhas e dois leitões. 

Os homens foram conduzidos ao 13º Distrito Policial de Esperantina e liberados em seguida, devido à greve dos policiais civis. Dados de identificação foram coletados e a dupla deve ser chamada a depor nos próximos dias pelo delegado da cidade. A dupla pode responder por crime de estelionato. 

Maria Romero
[email protected]

Igreja matriz de Esperantina é invadida e tem imagens de santos quebradas

A igreja matriz da paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança foi invadida e teve três imagens quebradas na manha desta quinta-feira (11) em Esperantina, município a 174 km de Teresina. O padre Evandro Alves da Silva, conta que as imagens foram encontradas quebradas por volta das 8h10 após um período de menos de meia hora em que o local ficou aberto sem ninguém.

Fotos: Jornal Esp

"Hoje abri a igreja por volta das 7h30 para as visitas normais e todos os dias uma pessoa me ajuda a resolver as coisas na sacristia. Hoje essa pessoa teve que sair para uma prova e 8h10 quando chegou a simagens estavam quebradas", explicou  pároco.

O coronel Luiz Gonzaga Albuquerque, comandante da 4ª companhia de Polícia Militar de Esperantina, afirma que o suspeito pelo ato de vandalismo já foi identificado e que a Polícia já está a sua procura. " Trata-se de um drogado que entrou na igreja e quebrou as imagens. Ele já tem várias passagens aqui no distrito e estamos procurando neste momento por ele, que mora aqui mesmo na cidade", afirmou o comandante.

O padre lamenta a invasão e acrescenta que uma das imagens é emprestada para a igreja para exposição pelas festividades do Sagrado Coração de Jesus, comemoradas em todas as igrejas católicas pelo mundo. "Uma imagem é de Nossa Senhora de Aparecida, a outra de São Judas Tadeu e  a outra do Sagrado Coração de Jesus, que não pertence a igreja e é de uma senhora que emprestou para que ela ficasse aqui exposta no mês de junho", completou o pároco.

Evandro Alves, explica ainda que o valor material das imagens quebradas é pequeno, mas há imagens na igreja de valor histórico e artístico elevado. Para ele, o ato representa um grande impacto sentimental para a comunidade católica. "Eu vejo muito pela situação que estamos vivendo no mundo. A cada dia que passa se diminui essa espiritualidade e as instituições tradicionais como a igreja católica. O secularismo mesmo que aos poucos vai sugando o respeito as coisas sagradas e até a própria fé em Deus. Tudo hoje é relativo e o fenômeno que diminui a fé, a moral, os bons costumes e a família tradicional", afirmou o padre.

Rayldo Pereira
[email protected]

Prefeitura de Esperantina inaugura praça nesta quinta-feira

A nova Praça localizada em frente ao principal Cemitério da cidade, o São João Batista, será inaugurada nesta quinta-feira, 11 de junho, e terá o nome da Professora Rejane Castelo Branco.

A Praça levou 120 dias para ser concluída e foi orçada em R$ 115.980,01 (cento e quinze mil novecentos e oitenta reais e um centavo).
Durante visita ao local na manhã desta terça-feira, 09 de junho, a Prefeita da cidade de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim, falou que todo o material de tapumes de zinco envolto da praça será retirado, mas, o trafego de veículos só será permitido a partir desta quarta-feira, 10 de junho.

Uma equipe técnica da Caixa Econômica Federal já realizou todas as medidas e apenas alguns detalhes no calçamento serão refeitos pela empresa executora da obra, a URBITECH Serviços Técnicos LTDA, que tem como encarregado geral, o engenheiro, José Ribeiro de Araújo.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Jovem escala torre de telefonia e ameaça se jogar de uma altura de 50 metros por 7 horas

  • Esperantina_Torre_6_750.jpg jornalesp.com
  • Esperantina_Torre_5_750.jpg jornalesp.com
  • Esperantina_Torre_4_750.jpg jornalesp.com
  • Esperantina_Torre_3_750.jpg jornalesp.com
  • Esperantina_Torre_2_750.jpg jornalesp.com

Um jovem de 24 anos passou cerca de sete horas pendurado em uma torre de telefonia na cidade de Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina. Identificado como Juscelino Barbosa de Oliveira, ele ameaçava se jogar de uma altura de aproximadamente 50 metros, mas foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O fato ocorreu na quarta-feira (3) e chamou a atenção da população do município.

Aluno da rede pública de Esperantina, Juscelino escalou a torre por volta das 13h. De acordo com informações de sites da região, ele toma remédio controlado e é acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial da cidade. "Ele teve algum distúrbio e subiu no alto da torre. Ele disse que vozes diziam para ele se jogar", contou o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate.

Juscelino passou cerca de sete horas pendurado na torre. No chão, policiais militares e moradores tentaram acalmar o jovem e evitar que ele se jogasse. A situação só foi resolvida, porém, com a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros. "O policiamento da região foi convocado, mas não tinha equipamento. Por isso, solicitaram a presença do Corpo de Bombeiros", explicou o major Rivelino. Centenas de esperantinenses acompanharam o desenrolar da ação.

O bombeiro revelou que o resgate foi facilitado porque o jovem já estava muito debilitado por causa das seguidas horas pendurado no local. "Encontramos o jovem já muito debilitado. O desafio era descer com segurança, mas usamos técnicas de rapel e deu tudo certo", relatou Rivelino.

Após horas sem comer e beber, Juscelino foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional Julio Hartman.

Flávio Meireles
[email protected]

Adolescente suspeito de ordenar morte de estudante é apreendido em Esperantina

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (26) acusado de ser o mandante do assassinato do estudante Emerson Rodrigues Chaves em Esperantina. O crime aconteceu no dia 16 de março e chocou a cidade localizada 175 quilômetros ao Norte de Teresina.


População se reúne para ver estudante assassinado (Foto: JornalEsp.com)

O adolescente foi detido pela Polícia Militar após denúncia anônima. A Força Tática apreendeu o garoto quando ele tentava se esconder debaixo da cama de uma vizinha no Conjunto Fazendinha. Contra ele havia um mandado de apreensão expedido pelo juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto.

Depois de apreendido pela Polícia Militar, o adolescente foi encaminhado para a Delegacia Regional de Esperantina. De acordo com o delegado Igor Gadelha, em breve o acusado deve ser deslocado para um centro de detenção para menores de idade.

Apreendido na manhã desta terça-feira, o adolescente é acusado de ordenar o assassinato do estudante Emerson Rodrigues Chaves, de 16 anos, no dia 16 de março no Conjunto Habitacional Mão Santa. "As provas foram reunidas e concluímos que houve a participação desse menor, que foi o mandante, e de mais dois maiores, que executaram o assassinato", comentou o titular da Delegacia Regional de Esperantina.

Além do adolescente apreendido nesta terça-feira, um dos maiores que participaram do crime, Rener de Castro Silva, também já foi detido - a prisão ocorreu no dia 18 de março na cidade de Joaquim Pires. O outro, porém, segue foragido. A Polícia Civil ainda investiga a justificativa do crime. "A causa do assassinato ainda está pendente de esclarecimentos. As versões dos acusados são conflituosas. Vamos continuar investigando", assegurou.

Flávio Meireles
[email protected]

FIEPI Inaugura Unidade Integrada Themístocles Sampaio em Esperantina

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Antonio José de Moraes Souza Filho, inaugura uma nova Unidade integrada do SESI/SENAI IEL na cidade de Esperantina nesta quinta-feira (21).

A unidade do Sistema FIEPI receberá o nome do deputado Themístocles de Sampaio Pereira e vai ampliar a oferta de educação profissional, serviços na área de qualidade de vida, saúde do trabalhador e qualificação empresarial na cidade de Esperantina e municípios da região.

Entre os cursos a serem ofertados estão os de operador de computador, costureiro industrial do vestuário, informática básica, relações interpessoais no contexto do trabalho e mecânico de motocicleta.

A inauguração desta unidade faz parte do processo de interiorização das ações do Sistema FIEPI com objetivo de contribuir com o desenvolvimento da indústria piauiense.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

População discute orgasmo em Esperantina através de urnas

A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina vai promover um debate sobre orgasmo neste sábado (9). O evento será em praça pública. O objetivo é colher dados para construção de políticas públicas para a sexualidade da população. 

O tema vem sendo discutido desde 2002 quando o então vereador Arimateia Dantas apresentou o projeto de lei criando o dia municipal de debate sobre o orgasmo. Apesar de ter sido rejeitado, o assunto continua a mobilizar setores da sociedade que, em 2005, conseguiu aprovar a lei n° 1037/2005 oficializando o dia 09 de maio como dia municipal de debate sobre o orgasmo.

A população pode participar com sugestões e informações, através de urnas espalhadas pela cidade. "O objetivo é, usando o anonimato das urnas, facilitar a publicização do tema, legitimando uma ação governamental no sentido de detectar e enfrentar as questões confidenciadas. As urnas foram postas em escolas, bancos, praças", diz o ex-vereador, ressaltando que Esperantina é exemplo para o resto do país.

“O que vem acontecendo em Esperantina nestes últimos 12 anos é uma revolução silenciosa no campo da sexualidade humana. Enfrentar o tema chave do orgasmo mexe muito com qualquer pessoa, questiona, inquieta a mente e remete a reflexões que chegam a origem de problemas graves de cunho emocional e inconfessáveis", afirma.

Segundo ele, o tema é delicado, mas que Esperantina provoca e estimula a humanidade a falar sobre a origem da vida: o orgasmo. "O município enquanto parte do Estado materializa a humanidade, a sensibilidade humana daqueles que o fazem, indo provocar um debate escondido na alma levando luz e brisa que podem modificar, pra melhor, o ser humano, pois poderá leva-lo a romper couraças e correntes que o impedem de ser felizes na sua individualidade com reflexos perversos no meio coletivo. Creio que em breve outras instituições do Estado estarão se abrindo para a importância da felicidade sexual do nosso povo buscando meios saudáveis para que a sexualidade não seja apenas um tema comercial”, afirma.

O debate de 2015 tera como tema a ejaculação precoce, que será abordado pelo médico Juan Carlos Roja. ´"Outro tema será a importância do diálogo do casal sobre a sua sexualidade.   

Da Redação
[email protected]

Homem é preso com fardas do exército e armamento exclusivo em Esperantina

  • 20150508060110.jpg Divulgação
  • 20150508055024.jpg Divulgação
  • 20150508055022.jpg Divulgação
  • 20150508055021.jpg Divulgação
  • 20150508054949_(1).jpg Divulgação

A Polícia Civil prendeu Marcelo Amorim, de 30 anos, com fardas do exército e armamento de uso exclusivo das Forças Armadas brasileiras na manhã desta quinta-feira (07) em Esperantina, 174 km de Teresina. De acordo com o delegado Igor Gadelha, houve uma denúncia de que o homem guardava armas em casa.

"Recebemos a denúncia de que o rapaz tinha armas em casa e quando foi por volta do meio-dia fomos até lá dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão e encontramos além de armas, munição, estojos deflagrados de uso restrito da Polícia, armamento exclusivo das Forças Armadas e várias fardas do exercito e da Polícia Militar do Maranhão, sendo que no lugar não havia nenhum militar", explicou o delegado. 

Foram apreendidos com ele uma escopeta de calibre 12 com munição, estojos deflagrados de fuzil calibre 762, estojos de pistola calibre .40 da Polícia, estojos de pistola nove milímetros de uso da Polícia e do exército além do fardamento.

Marcelo foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e a Polícia irá investigar como ele obteve o fardamento. O suspeito está na delegacia de Esperantina a disposição da Justiça. Marcelo é casado e seu irmão, que mora na casa ao lado acompanhou a ação policial.

Rayldo Pereira
[email protected]

Presídio do Piauí usa gansos para alertar fuga de detentos

  • IMG_20150428_122907.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122852.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122848.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122840.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122723.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122721.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122720.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122551.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122545.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122543.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122457.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122456.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122029.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122017.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • IMG_20150428_122015.jpg Divulgação / Sinpoljuspi

Fotos divulgadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) mostram gansos sendo utilizados como reforço à segurança da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo em Esperantina, no Norte do Estado. De acordo com o diretor administrativo do órgão, Kleiton Holanda, os animais são criados no local pois fazem barulho alertando qualquer tentativa de fuga.

"Lá existem guaritas, mas não há cobertura. Não há estrutura de cercas elétricas, câmeras ou qualquer outra segurança. Quando há presos fugindo eles fazem barulho e isso alerta os agentes de plantão", explicou o diretor.

Nas imagens é possível observar a guarita sem telhado e a falta de segurança para conter os 300 detentos presos neste momento na penitenciária. Segundo o diretor, cinco agentes por plantão fazem a guarda aos detentos.

"Eles foram levados pelo antigo diretor da unidade e é uma vergonha criar esses animais já que eles não resolvem problema nenhum. Isso virou motivo de piada e até emissoras de Berlim já pediram vídeos para divulgar esse assunto", desabafou o diretor.

Ainda segundo Kleiton, apenas um policial militar faz a cobertura do presídio pela parte superior, onde tem uma maior visibilidade. "Contamos com os gansos porque eles realmente ajudaram a impedir fugas, mas com certeza essa medida não é a ideal", pontuou o diretor.

Somente em 2015 já foram registradas 10 mortes dentro de presídios do Piauí. "E esse número pode subir, caso medidas urgentes não sejam tomadas", completou Kleiton.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores