Cidadeverde.com

Prefeitura realiza seminário pegagógico para alfabetizadores

A Prefeitura Municipal de Esperantina através da Secretaria Municipal de Educação e equipe pedagógica promove durante esta segunda-feira (15) no Hotel Bela Vista, o I Seminário de Alfabetização em Matemática. O evento tem o objetivo de concretizar as formações através de palestras e de relatos de experiências dos professores alfabetizadores.


O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) tem como objetivo assegurar que todas as crianças alfabetizadas até os oito anos e ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental.

* Fomentar reflexões e compartilhar experiências do ensino da leitura na perspectiva do letramento e alfabetização matemática aprimorando as práticas educativas;

* Melhorar a execução das ações do PNAIC no município, sobretudo os processos de formação de professores alfabetizadores;

* Discutir os principais problemas e avanços nas práticas pedagógicas através dos relatos de experiências dos professores alfabetizadores, desenvolvendo atividades que contribua com a ampliação dos saberes.

Estes foram também os temas discutidos no seminário que teve a palestra com o tema "Ciclo de Alfabetização e Inclusão da Professora Maria Eliane dos Santos da UFPI (Universidade Federal do Piauí).

O Seminário contou ainda com relatos e trocas de experiências do professores alfabetizadores de Esperantina e Morro do Chapéu.

Participaram da abertura do seminário a Prefeita de Esperantina Vilma Amorim, a Secretária de Educação da cidade Maninha Amorim, Secretária de administração Célia Ibiapina, Secretário de Fazenda Roberto Bonifácio, Secretário de Saúde Albano Amorim, Secretário de Infraestrutura Chagas Henrique, Secretária de Assistência Social Elizangela Amorim, Vice Prefeito de Esperantina Jânio Filho, a Secretária de Educação do Morro do Chapéu Maria Teresa, representando a Prefeita Marilda Rebêlo, o Secretário de Educação de Joca Marques, Max Espindola.

Da Editoria de Cidades

Motorista sofre infarto e morre enquanto aguardava passageiros em Esperantina

O motorista Bernardo Alves de Oliveira sofreu um infarto e morreu na manhã desta quarta-feira enquanto aguardava para fazer o transporte de passageiros de Esperantina, a 174 km de Teresina para Lagoa Seca, zona Rural do município. O motorista estava dormindo em seu carro aguardando o horário de deixar a cidade quando faleceu, por volta das 10h. 

Fotos: JornalEsp
Passageiros encontraram motorista morto dentro do carro

"O senhor Epifânio estava bem, conversando e brincando com os passageiros e de repente entrou na cabine do seu carro e fechou os vidros para dormi", explicou a passageira Maria do Socorro.

O aposentado Luís Bernardo conta ainda que só perceberam que o motorista estava morto quando precisaram acorda-lo para ir embora. "Como todo mundo queria ir embora para a Lagoa Seca, nós resolvemos chamar ele, como o Bernardo não acordava, percebemos logo  que ele havia morrido”, relatou o aposentado.


O corpo do lavrador e motorista, foi encaminhado para o necrotério do Hospital Regional Julio Hartman para a realização de exame cadavérico e em seguida será liberado para os seus familiares.

Bernardo Epifanio é pai da Agente Comunitária de Saúde da Lagoa Seca, Macina Sampaio.



Rayldo Pereira
Com informações de Jornalesp

Mecânico é morto a tiros na porta de casa em Esperantina

O mecânico identificado pela Polícia como Marcos Maxwel dos Santos de 20 anos foi morto a tiros quando chegava em sua residência na rua Professor João Paulo, bairro Pedreira em Esperantina. O crime ocorreu por volta das 19h desta sexta-feira (28). Marcas de bala foram encontradas no peito, na cabeça e em várias partes do corpo de Marcos.


Familiares da vítima contaram que ele morava com uma mulher chamada Cleia e que ela é ex-esposa do jovem João Paulo Bezerra, também assassinado há alguns meses atrás no bairro Bernardo Rego, periferia de Esperantina.

Seu pai, que preferiu não se identificar, afirmou em entrevista a um portal local que não sabia de envolvimento nenhum de seu filho com o crime e acrescentou que Marcos não tinha inimigos. “Ele não tinha nenhum inimigo e não sei porque fizeram isso com ele”, questionou.

Testemunhas da execução relataram que Marcos havia saído da casa, onde morava há 10 dias para ir a uma pastelaria na avenida Petrônio Portela.

Policiais Civis e Militares estiveram no local realizando diligências em busca dos acusados mas até o momento ninguém foi preso.

Rayldo Pereira
com informações de Jornalesp

Esperantina adia licitação para prestação de serviços em eventos

A prefeitura de Esperantina anunciou o adiamento do pregão presencial para a prestação de serviços de locação do auditório, serviços de hospedagens, refeições, self service, quentinhas, coffe break, buffet, aluguel de mesas e cadeiras, para atender as necessidades do município de Esperantina e de suas secretaria.

O pregão presencial acontecerá no auditório da Secretaria de Educação, sutuada na Praça Diógenes Rebelo com abertura prevista para o dia 01 de dezembro de 2014 às 9h.

O edital e seus anexos poderão ser adquiridos no prédio da Prefeitura Municipal de Esperantina, rua Vereador Ramos, 746, Centro, de segunda a sexta-feira de 8h às 12h.

Da Editoria de Cidades

Incêndio atinge fábrica de cera e assusta moradores da região

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de cera de carnaúba na avenida Bernardo Bezerra em Esperantina. Por volta das 18h, uma faísca que caiu sobre uma pilha de madeiras, teria iniciado as chamas que assustaram os moradores da região.


Um carro-pipa da Defesa Civil teve que ser usado para conter as chamas e evitar com que elas chegassem aos galpões onde ficam armazenados os produtos da fábrica.


Além do carro-pipa uma máquina ajudou a afastar as madeiras de perto do galpão. Moradores também ajudaram no trabalho de remoção. Por conta da grande proporção do fogo, com chamas que ultrapassavam 10m de altura, parte do muro da fábrica desabou.

Ninguém ficou ferido com o acidente.


Rayldo Pereira
com informações de Duscocais

Três são presos acusados de comercializar drogas em casa de aluguel

Três homens foram presos acusados de comercializar drogas em uma casa de aluguel, no bairro Pedreira, município de Esperantina, a 174 km de Teresina. Equipes da Polícia Civil e da Força Tática participaram da prisão terça-feira (04). 

De acordo com o Delegado Regional Igor Gadelha, com os acusados foram encontrados 47 pedras de crack, sete trouxas de maconha, duas gaiolas com pássaros silvestres, além de uma arma branca e uma quantia de R$ 110 em cédulas de R$ 2.



Os presos foram identificados como Luis Carlos Dutra de Araújo e João Batista Ferreira Filho, ambos naturais do município de Matias Olímpio;  Francisco Girleno de Amorim Carvalho, ex-presidiário que cumpria pena em liberdade condicional pelo crime de homicídio. 

"O Girleno Amorim estava em liberdade há cerca de um mês e é considerado de alta periculosidade. Em 2011, ele cometeu um homicídio com requintes de crueldade, escondeu o corpo que só foi encontrado mais de um ano após o assassinato", explica Gadelha. 

Os acusados deverão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o trafico.

Graciane Sousa

Lourival Bezerra é cassado pela segunda vez e Vilma Amorim deve assumir cargo

O prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra Freitas e seu vice Joe Alves de Alcântara, foram cassados pela segunda vez em sessão nesta terça-feira (4) no Tribunal Regional Eleitoral, em Teresina. Os dois já haviam sido cassados em uma Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME) e desta vez foram julgados em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Nos dois processos, o juiz da zona já havia cassado o prefeito e o Tribunal manteve sua decisão.


Na sessão desta terça, Lourival foi cassado com quatro votos a dois e manteve a decisão do juiz de primeiro grau que cassou o prefeito. 

Em ambos os processos o prefeito teve a denúncia feita pela impugnante, Vilma Carvalho de Amorim (PT), segunda colocada nas últimas eleições. Segundo os impugnantes, o prefeito e o vice são acusados de abuso de poder político e econômico e compra de votos, e o vice, Joe Alves de Alcântara, que é médico, é acusado de promover consultas médicas a eleitores nos meses de julho e agosto de 2012, em sua residência e no hospital municipal Júlio Hartman, em troca de votos.

Os dois foram acusados também de distribuição de brindes a eleitores, no caso de camisetas, bonés, CDs em um showmício realizado em Esperantina, de um apresentador de TV, que durante várias vezes teria feito elogios ao candidato Lourival Bezerra e ao mesmo tempo denegrir a imagem do Chico Antônio chamando-o de "Negrinho da cabeça seca".

Lourival se mantinha no cargo se mantinha no cargo com duas liminares do TRE e segundo a decisão de hoje, foi determinada também a posse da segunda colocada, Vilma Carvalho de Amorim.

Rayldo Pereira

Unidade móvel realiza de exames de mamografia em Esperantina

A carreta da Central de Diagnóstico Móvel do exame de mamografia do Piauí realiza atendimentos em Esperantina nesta quinta e sexta-feira (30 e 31 de outubro). Serão realizados cerca de 200 exames em uma parceria entre prefeitura e Secretaria de Saúde. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa no município e a central está instalada na Praça Leônidas Melo.


O exame preventivo do câncer de mama visa também diagnosticar de forma precoce a doença. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino e, muitas vezes, a principal razão é o diagnóstico tardio.

Três médicos estão no Centro de Saúde de Esperantina (maternidade), onde estão fazendo consultas para triagem a partir da consulta as pacientes que necessitam do exame da mama são encaminhadas para a central de atendimento localizada na Praça Leônidas Melo.

“O atendimento hoje tem como foco as funcionárias públicas, mas estendemos a todas as mulheres acima de 40 anos até 59 anos. É importante antecipar o exame, quanto mais cedo tivermos o exame, maior a possibilidade de cura do câncer”, disse o secretário de saúde Albano Amorim.

“Essa ação é muito importante para todas as mulheres, assim como a família. Pensando nisso, programamos essa atividade com a Central da Mama para atender a todas as mulheres servidoras do município. O câncer de mama tem cura, depende de cada mulher procurar cedo a prevenção”. Disse a Prefeita de Esperantina Vilma Amorim.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura abre inscrições para processo seletivo com salários de até R$ 10.160

A prefeitura de Esperantina, a 174 km de Teresina, estará com inscrições abertas, nos dias 07 e 08, para a contratação temporária de servidores na administração público municipal. As vagas são para cadastro de reserva e os salários variam entre R$ 724 e R$ 10.160. 

Estão sendo ofertados vagas para cargos de nível médio, fundamental e superior. A carga horária varia de 20h a 30h semanais. Para cada cargo será reservado 5% do número de vagas para pessoas com deficiência.

As inscrições serão realizadas na sede da secretaria de Educação, localizada na praça Diógenes Rebelo, s/n, Centro, no período de 8h às 12h e 14h às 17h30.

O processo seletivo simplificado - que contará com análise de títulos e entrevista- terá validade de um ano, a partir da data de publicação da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período. 


Da Editoria de Cidades

Testemunhas reconhecem acusados de assassinar delegado do Piauí

Mais nove testemunhas de acusação foram ouvidas na segunda audiência de instrução do processo que investiga a morte do Delegado de Polícia Civil do Piauí, Lucas Craveiro, assassinado em março deste ano. Os seis acusados de latrocínio (roubo seguido de morte) continuam presos preventivamente e a sentença deverá ser proferida na terceira audiência, prevista para o dia 13 de outubro. 



A audiência ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, Ceará, na última sexta-feira (19). Já foram ouvidos os policiais civis que efetuaram a prisão, vítimas de outros assaltos apontados também como de autoria do bando, funcionários do restaurante onde ocorreu a tragédia e outras testemunhas arroladas pelo Ministério Público. 

"As outras pessoas que também foram vítimas os reconheceram e disseram que foram abordadas com muita violência, armas na cabeça, xingamentos e ameaças de morte. O assistente de acusação Leandro Vasques e a própria promotora Deolinda Noronha da Costa reforçam que as provas contra os acusados são bem concretas e estamos confiantes", disse André Corsini, irmão do delegado Lucas Craveiro. 

Os réus estão respondendo pelos crimes de latrocínio, porte ilegal de armas e formação de quadrilha e roubo. Lucas Craveiro- que era delegado em Esperantina, no Piauí, mas era natural de Fortaleza, no Ceará- foi assassinado com seis tiros após sair de uma lanchonete na esquina das Avenidas Washington Soares e Coronel Miguel Dias, no bairro Guararapes,em Fortaleza. Os acusados foram presos ainda no dia 17 de março de 2014, logo após o crime. 


Matéria relacionada



Graciane Sousa

Posts anteriores