Cidadeverde.com

Prefeito entrega cartões Bolsa Família e destaca políticas de combate à pobreza

O prefeito de Esperantina Lourival Bezerra entregou 61 cartões do Bolsa Família e 35 cartões Cidadão aos beneficiários esperantinenses dos programas. Desde 2013, mais de 150 famílias foram beneficiadas e a previsão é que este  número chegue a 300 ao fim do ano.

 
O gestor destaca que programas de inclusão social colaboram com o desenvolvimento das políticas assistenciais da gestão pública municipal, ao incrementar ações que possibilitem o combate à situação de carência dos mais necessitados. Atualmente, cerca de 5.600 famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família, em Esperantina. 

 
“Nossa meta é promover ações que viabilizem a ascensão social de todas essas famílias, combatendo a pobreza por diversos meios. Não basta ter programas assistenciais, se não existe uma política efetiva de geração de emprego, por exemplo. Portanto, temos trabalhado nesse sentido”, enfatiza Lourival.
 
A solenidade de entrega dos cartões foi realizada no Espaço Cultural Senhor Vitorzinho, no Centro de Referência de Assistência Social de Esperantina, o CRAS. Estiveram presentes o coordenador do Programa Bolsa Família no município, Júnior Rodrigues; o chefe de gabinete da prefeitura, Júnior Melo; assessores, vereadores e população.


Da Editoria de Cidades

Aposentada é morta pelo marido após soltá-lo da cadeia

A aposentada Maria das Mercês dos Reis, 56 anos, foi assassinada a golpes de canivete dentro da própria residência na localidade Angelim, zona rural de Esperantina. O crime teria sido cometido pelo marido Agripino Gomes que fugiu em uma motocicleta, logo após o homicídio, na noite de ontem (10). 

O acusado trabalha como motorista e, anteriormente, foi preso e levado à Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo, autuado pela Lei Maria da Penha, suspeito de agredir a mulher. Agripino Gomes foi solto após pagamento de fiança pela própria companheira, que fez um empréstimo bancário para conseguir o dinheiro. 


Segundo o Delegado Regional Igor Gadelha, o casal vivia junto há cinco anos e o assassinato teria sido cometido por ciúmes. 

"Ela estava sentada na porta de casa quando o acusado chegou e começou a agredi-la com um canivete. Foram vários golpes, mas um no pescoço levou a vítima a óbito que veio a perder muito sangue", disse Gadelha. 

Equipes do Samu ainda foram à residência, mas a vítima não resistiu. Policiais civis e militares realizaram várias diligências pelas zonas urbana e rural, mas não conseguiram capturar o acusado. 


Graciane Sousa

Governador Zé Filho inaugura rodoanel e entrega ambulância em Esperantina

O governador Antônio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho, inaugurou, nesta quinta-feira (3), o anel viário do município de Esperantina, trecho de quase 5 km no entroncamento das rodovias PI-214 e PI-117.

 
Zé Filho entregou, ainda, 5 km de ruas e avenidas asfaltadas da cidade e uma ambulância nova, atendendo a solicitações do prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, ao Governo do Estado.
 
Para Lourival Bezerra, tais obras incrementam o Plano Municipal de Desenvolvimento que vem sendo implementado pela prefeitura em Esperantina e colaboram para a melhoria de vida da população.
 
“Temos lutado pelo pleno crescimento de Esperantina. Garantir melhorias na mobilidade urbana e na saúde é uma ação necessária e, portanto, prioritária em nossa gestão”, pontua o prefeito.
 
O governador Zé Filho destaca que o Governo do Estado está preocupado em direcionar investimentos a todos os setores do desenvolvimento social.
 
“Estas são obras importantíssimas que vão mudar a vida das pessoas dessa região. Estamos lutando por mais investimentos em Esperantina e para todo o Piauí”, frisa Zé Filho.
 
O governador fez, também, a entrega de tablets à Secretaria Municipal de Educação de Esperantina, destinados aos alunos da rede pública de ensino de Esperantina.

 
Além dessas obras e ações, Zé Filho assinou ordem de serviço para a implantação de sistema de abastecimento d’água nas localidades Boa Vista dos Cariocas e Km 7, zona rural de Esperantina.
 
Outra ordem de serviço foi assinada pelo governador autorizando a construção de uma barragem na localidade Passagem do Leite, zona rural de São João do Arraial.
 
Nas solenidades, o prefeito Lourival Bezerra, que está em viagem oficial a Teresina, foi representado pelo secretário de Governo de Esperantina, José Menezes Ribeiro.

Da Editoria de Cidades

Esperantina bate recorde na produção de alimento para rebanho

O município de Esperantina bateu recorde na produção de suplemento alimentar para rebanhos por meio de silagem, método de conservação de forragem para alimentação animal. Até junho deste ano, foram produzidas mais de 2 mil toneladas do suplemento alimentar. A meta é triplicar a produção em 2014.

Fotos: Divulgação
 

“A silagem é uma das técnicas mais eficazes e baratas para os produtores garantirem alimento para os rebanhos durante o período de escassez, um suplemento fundamental na alimentação do gado, principalmente em períodos críticos, e que tem melhorado a qualidade dos rebanhos de nossa região”, destaca o prefeito Lourival Bezerra.
 
De acordo com Lourival, a prefeitura de Esperantina está garantido auxílio técnico aos produtores, disponibilizando equipamentos e serviços para o desenvolvimento da silagem, como trator, ensiladeira, carretinha e operadores das máquinas. A prefeitura também garante o armazenamento da produção.
 
O produtor João Norato, da localidade Torrões, destaca que “o apoio da prefeitura de Esperantina é muito importante para nós produtores. Sempre que necessitamos da prefeitura, somos atendidos com agilidade, prontidão e eficiência”.
 
Para solicitar o serviço de apoio da prefeitura para a silagem, os agropecuaristas devem fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura, que fica localizada no prédio da antiga Cibrazem, em Esperantina.

Da Editoria de Cidades

Juizado Especial Federal Itinerante marca audiências para agosto em Esperantina

Terminada a fase de atermação e perícias do VII Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Piauí, em Esperantina (JEFIT-Esperantina) no último dia 27 de junho, a Justiça Federal no Piauí prepara, para o mês de agosto, a fase de audiências.

As audiências ocorrerão no Centro Social de Esperantina (CRAS), nos turnos manhã e tarde, e estão previstas para a última semana de agosto.

“A realização de mais esse itinerante consolida a atuação da Justiça Federal no interior do Piauí. Ainda que contemos hoje com cinco Subseções Judiciárias no Piauí (Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Corrente), ainda subsistem jurisdicionados que não dispõem de recursos para exercer plenamente sua cidadania, e é principalmente para essas pessoas que o itinerante existe. A participação da Defensoria Pública da União já na fase de atermação, pela primeira vez no Estado, vem ao encontro desse anseio de distribuição de justiça, e fortalece o relevante papel da Justiça Federal no alcance dos direitos sociais”, ressaltou o juiz federal Sandro Helano Soares Santiago, coordenador do JEFIT-Esperantina.

A Defensoria Pública da União participou – pela primeira vez - da fase de atermação e perícias do JEFIT-Esperantina atendendo, principalmente, casos relacionados a pensão por morte.

“O projeto de Justiça Itinerante conta com o apoio da Defensoria Pública da União porque se insere em um contexto de evolução dos serviços judiciários, sendo através de iniciativas dessa natureza que o sistema de justiça consegue superar a simples previsão de direitos sociais na Constituição e sua positivação na esfera infraconstitucional. A Justiça Itinerante faz com que direitos sociais tenham plena efetividade, alcançando positivamente até mesmo os cidadãos extremamente pobres que residem nas localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos. É uma Justiça que se enobrece quando se apercebe que também precisa garantir que os direitos sociais sejam efetivados de maneira célere e barata, sobretudo, para o cidadão mais carente e não volta sua atenção para o pobre exclusivamente quando precisa executar um mandado de prisão ou uma ordem de despejo. Sou um entusiasta do programa!”, declarou Rômulo Plácido Sales, defensor público federal.

O JEFIT-Esperantina recebeu ações envolvendo pedidos de segurados rurais, alusivos aos benefícios previstos na lei 8.213/91 (exceto art. 18, inciso I, alíneas C, D e H, e inciso III), além da lei 8.742/93.

O VII Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Piauí, em Esperantina (JEFIT-Esperantina) abrangeu os jurisdicionados residentes nos municípios de Barras, Batalha, Boa Hora, Brasileira, Cabeceiras do Piauí, Campo Largo do Piauí, Esperantina, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.

Da Editoria de Cidades

Hospital regional de Esperantina inicia cirurgias Oftalmológicas

O Hospital Regional Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, começou a realizar na semana passada cirurgias oftalmológicas. Os primeiros casos foram de remoção de pterígio.


O pterígio é uma massa ou carne vermelha fibrovascular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Não é infeccioso, mas pode afetar a visão.

“É um serviço novo que veio para beneficiar ainda mais a população. Além de consultas agora fazemos cirurgias”, disse o diretor do hospital, Fabiano Ribeiro.

O setor de oftalmologia da unidade de saúde foi implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em setembro do ano passado, mas não realizava cirurgias. São cerca de 20 pacientes operados por semana. 

Ainda segundo o diretor, em julho o hospital começará a realizar cirurgias de catarata. “Serão cerca de 30 cirurgias por mês”, declara. A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Se não for tratada leva a cegueira.

Com 48 leitos, o Hospital Regional Dr. Júlio Hartman realiza cirurgias gerais e ortopédicas. Pelos serviços oferecidos, a Sesapi já estuda ampliar o número de leitos da unidade de saúde.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Esperantina promove Campeonato de Futebol Ruralzão

A prefeitura de Esperantina está preparando a realização do Campeonato de Futebol Ruralzão 2014, competição de envolve equipes de futebol na zona rural do município.
 
Seis sedes vão receber o Ruralzão: Limpeza, Canto da Palmeira, Cajazeiras, Bom Fim, Nova Esperança e Santa Luzia. Neste domingo (29), uma reunião será feita na Câmara Municipal para tratar do evento.
 
“O município de Esperantina tem uma grande afinidade com o esporte e, portanto, temos buscado investimentos para o desenvolvimento do setor”, destaca o prefeito Lourival Bezerra.
 
O secretário de Esporte, Cultura e Lazer de Esperantina, Thiago Henrique, ressalta que a prefeitura tem “se empenhado para definir a participação das comunidades no Ruralzão”.
 
Para a realização do Ruralzão 2014, a prefeitura já garantiu o investimento de R$ 20 mil. As equipes que participarão do torneio serão premiadas.

Da Editoria de Cidades

Trabalhadores rurais requerem benefícios em Juizado Especial Federal Itinerante

A Justiça Federal no Piauí realiza, de hoje (24) até sexta-feira (27), a fase de atermações e perícias do VII Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Piauí, em Esperantina (JEFIT-Esperantina). Nessa fase, trabalhadores rurais podem requerer benefícios, sem a necessidade de constituir advogado.


Durante o JEFIT-Esperantina, a Justiça Federal montou toda uma estrutura no Centro Social de Esperantina (CRAS), para atendimento à população nos turnos manhã e tarde.

Maria José de Sá Lemos foi a primeira a ser atendida na atermação. Tem 19 anos e é trabalhadora rural: “Vim aqui pedir o salário maternidade, porque o INSS negou. Eu trabalho na roça, com os meus pais e esse salário vai me ajudar a cuidar da minha filha, Maria Heloísa, que tem três meses. Foi muito bom a Justiça vir aqui pra Esperantina, porque é mais perto da gente e fica tudo mais fácil”, contou.

Além da atermação, o VII Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Piauí, em Esperantina (JEFIT-Esperantina) está também realizando perícias dos processos ajuizados nesse evento.

O trabalhador rural Paulo Carvalho levou a filha, Rosângela Carvalho, para a perícia. “Minha filha tem 34 anos e é doente mental, tem a mente atrasada. Nós não temos condição, os remédios são caros. Ela é agressiva, muitas vezes quebra os objetos da casa. Precisamos controlar com medicamentos. A aposentadoria foi negada e agora estamos tentando na Justiça, porque é o meio de conseguirmos cuidar melhor da nossa filha. É um sonho poder comprar todos os remédios e alimentos”, declarou Paulo Carvalho.

Para Maria Luzia Sousa, a perícia representou uma esperança: “Tem mais de um ano que eu tive uma dor nas costas e fiquei com as pernas dormentes. Desde esse dia eu não consegui mais caminhar. E como eu não caminho, não posso mais trabalhar na roça, não consigo mais plantar e não tenho mais renda. É tudo muito caro e tem dia que não tenho dinheiro pra comprar alimento, isso sem falar nos remédios. Agora, com a Justiça Federal aqui, eu fiquei com esperança, porque eu não podia pagar passagem pra ir pra outra cidade. E aqui é de graça, não preciso pagar. Já fiz a perícia e vou esperar a audiência, em agosto, com fé que vai dar certo”, comentou.

O JEFIT-Esperantina receberá ações envolvendo pedidos de segurados rurais, alusivos aos benefícios previstos na lei 8.213/91 (exceto art. 18, inciso I, alíneas C, D e H, e inciso III), além da lei 8.742/93.
 
Além do município-sede, o VII Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Piauí, em Esperantina (JEFIT-Esperantina) abrangerá os jurisdicionados residentes nos municípios de Barras, Batalha, Boa Hora, Brasileira, Cabeceiras do Piauí, Campo Largo do Piauí, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.
 
Em agosto, ocorrerá a fase de audiências do VII Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Piauí, em Esperantina (JEFIT-Esperantina).

Da Editoria de Cidades

Prefeitura recupera estradas vicinais e vias urbanas

Por meio de um plano de desenvolvimento da zona rural, a prefeitura de Esperantina tem recuperado estradas vicinais em várias comunidades da região. Atualmente, máquinas da prefeitura estão trabalhando na recuperação de estradas na localidade Limoeiro e que dão acesso ao povoado Fortaleza.

 
Outras comunidades rurais, como a da região das localidades Várzea dos Quedas e Mangueira, também já receberam as melhorias que vêm sendo implementadas com recursos próprios da prefeitura.

 
“A zona rural de Esperantina é muito profícua, produtiva. Garantir qualidade às estradas é possibilitar o efetivo desenvolvimento do município como um todo”, pontua o prefeito Lourival Bezerra.
 
Asfaltamento
 
Dentro do plano de mobilidade urbana municipal, a prefeitura tem garantido, também, o asfaltamento de ruas e avenidas de Esperantina. Cerca de 60 mil metros quadrados de vias estão recebendo asfalto.
 
Fruto de parceria entre município e Governo do Estado, o asfaltamento, na visão do prefeito Lourival Bezerra, garante acessibilidade e imprime ritmo de desenvolvimento econômico à cidade.
 
“É um compromisso nosso reestruturar Esperantina, viabilizando o processo de urbanização e, consequentemente, de crescimento do município”, destaca o prefeito.


Da Editoria de Cidades

Esperantina está sem delegado há três meses e prefeito cobra providências

Atualizada às 15h48

Atendendo a reivindicação do prefeito Lourival Bezerra, o Delegado Geral James Guerra nomeou Igor Gadelha, como titular da Delegacia Regional de Esperantina. O ex-delegado de Castelo do Piauí deverá assumir as funções na próxima semana. 


Postada às 10h06

O prefeito Lourival Bezerra enviou ofício ao secretário de Segurança Pública do Piauí, Luiz Carlos Martins, para cobrar a lotação de um delegado de polícia para o município de Esperantina, que está há três meses sem titular no cargo.

O gestor destaca que a falta de um coordenador de segurança local tem causado sérios prejuízos para o município.


“Todos os inquéritos estão parados e, infelizmente, alguns elementos vêm tirando o sono dos cidadãos de Esperantina, algo pouco comum por aqui. Essa necessidade é urgente e contamos com a sensibilidade do nosso secretário de Segurança no sentido de resolver esse problema”, afirma.

O município de Esperantina, a 174 km de Teresina, está sem delegado titular desde o dia 17 de março, após a morte do delegado Lucas Craveiro, assassinado em Fortaleza, no Ceará.  

Ao Cidadeverde.com, o secretário de Segurança Pública, Luis Carlos Martins, disse que um novo delegado titular já foi nomeado e será empossado em breve. A lotação do novo delegado ficará a cargo do Delegado Geral James Guerra, que não atendeu às ligações.


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores