Cidadeverde.com

Chico Antônio anuncia mudanças estruturais para comunidade quilombola

Em Esperantina, atividades alusivas marcaram o Dia Nacional da Abolição da Escravatura, prestigiado por lideranças políticas e comunitárias. Durante o evento que aconteceu neste domingo (13), na comunidade Olho D’água dos Negros, o prefeito Chico Antônio anunciou a inauguração de obras para a comunidade quilombola. 

A comunidade Olho Dágua dos Negros é uma das maiores concentrações de população de afrodescendentes, remanescentes de escravos na cidade de Esperantina. Considerado patrimônio histórico municipal, a antiga casa grande da fazenda Olho Dágua dos Pires, será reformada com recursos assegurados pelo IPHAN – Instituto Histórico Nacional.

Durante a solenidade, o prefeito Chico Antonio, lembrou a história das famílias afrodescendentes que vieram para Esperantina na condição de escravos, enfatizando a importância dos negros para o surgimento e desenvolvimento cidade. "Me sinto feliz por que estamos aqui não na condição de escravos, mas de administradores dos destinos de toda nossa cidade", declarou. 

Entre as reformas anunciadas para a comunidade, o prefeito Chico Antônio ressaltou a reforma de uma escola e do posto de saúde e garantiu apoio aos eventos esportivos e culturais. 

O evento contou com as presenças do prefeito de São João do Arraial – Zilton Melo, do presidente da câmara municipal de Esperantina, Jânio Aguiar, do superintendente do Incra no Piauí, Francisco Limma e ainda dos deputados federais Jesus Rodrigues e Assis Carvalho e do secretário estadual das cidades, Merlong Solano.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretária de Educação vista escola após denúncia de carne estragada

Após denúncia de que a carne utilizada na merenda escolar da Escola Municipal Francisco José do Rego Castro, na localidade Amargosa, em Esperantina, estava imprópria para o consumo, a secretária de Educação, Célia Ibiapina, em visita à unidade, informou nesta sexta-feira (11) que as condições encontradas no local contradizem as imagens.


Acompanhada de técnicos da Vigilância Sanitária e de uma nutricionista do Município, a secretária foi até o local e informou que a carne encontrada na escola, apesar de ter sido inspecionada, não foi autorizada para consumo humano, antes do resultado do laudo. "Fomos ao local e os técnicos afirmaram que não recolheram o produto porque apresentava características normais", disse Célia Ibiapina. 

A secretária, que aponta supostos indícios de manipulação das imagens, também acredita em motivações políticas para a denúncia. "Para se ter uma ideia nem a diretora da escola foi comunicada da irregularidade, que deveria a ser a primeira pessoa a ser comunicada. Não há fotos do ambiente. A merendeira informou que apenas tirou aquela parte azulada na carne comumente encontrada", revelou.

Célia Ibiapina acredita que na próxima semana sairá o laudo com a inspeção realizada pela Vigilância Sanitária. "Minha intenção é que o resultado saia o mais rápido possível para ser aberta uma sindicância", finaliza a secretária de Educação. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Escola recebe suposta carne estragada para merenda escolar‏

Supostas imagens denunciam a péssima qualidade da merenda escolar no município de Esperantina. Segundo informações divulgadas em um portal local, a carne destinada a alimentação dos alunos da Escola Municipal Francisco José do Rego Castro, na localidade Amargosa, contém características que a inviabilizava o alimento para o consumo humano.  

                   Fotos: Francisco Menezes

A carne possuiria vários pontos esverdeados com um forte odor, em estado de putrefação. Caso a informação seja confirmada, o município descumpre regras legais.


O prefeito de Esperantina, Chico Antônio, declarou que uma sindicância comprovará a veracidade da denúncia. "A secretária de Educação, Célia Ibiapina, foi para o município nesta quinta-feira (10), para apurar as informações. A denúncia foi divulgada por um candidato da oposição e acredito que possa  ter motivações políticas", disse Chico Antônio. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Arimateia Dantas cria a "urna do orgasmo" em Esperantina

A falta de uma ação mais enérgica na educação sexual da população tem gerado graves problemas pra saúde física e mental. O Debate sobre o Orgasmo em Esperantina vem possibilitando uma discussão séria sobre a sexualidade. Neste ano um levantamento do município traz o tema da gravidez infanto-juvenil para o debate.


Nestes primeiros meses de 2012 já são 114 gestantes nesta faixa etária. Autoridades e população no dia 09 de maio vão poder enfrentar o problema de frente em busca de uma solução para evitar o crescimento destes índices. A sexualidade responsável será o ponto norteador do debate deste ano.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que em 2011 foram acompanhadas pela “Estratégia de Saúde da Família - ESF”  659 gestantes menores de 20 anos. 


Lançada Urna do Orgasmo
 
Para facilitar o debate em Esperantina sobre o orgasmo foi lançada a urna do orgasmo. A ideia do ex-vereador Arimateia Dantas, idealizador da proposta, é facilitar o debate por meio da internet. Para isto foi criado o e-mail urnadoorgasmo@gmail.com.

A urna poderá receber sugestões e dúvidas da população que vão subsidiar as políticas públicas de sexualidade para o município. Como o poder da intenet é mundial o município abre o debate em escala universal o que poderá trazer grandes ideias e inovações para construção de uma sexualidade sustentável.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Motoristas reivindicam cumprimento do edital

Motoristas aprovados em concurso da prefeitura de Esperantina, participaram de audiência com o prefeito Chico Antônio, neste fim de semana. Os funcionários municipais reivindicam aumento salarial de acordo com o previsto no edital do concurso. 


De acordo com o edital,  a remuneração prevista para os concursados seria de um salário mínimo e meio. 

"Os funcionários receberam o previsto no edital apenas por dois anos. Os gestores foram passando e não honraram o compromisso. Ouvimos as revindicações e vamos viabilizar a situação do ponto de vista legal., disse o prefeito. 

Atualmente os motoristas recebem um salário mínimo. Caso seja atendida a revindicação os funcionários passarão a receber cerca de R$ 900.  


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Cidades da região dos cocais decretam estado de emergência; Esperantina assina terça-feira

Onze cidades que compõem o Território dos cocais do Piauí decretarão estado de emergência, por conta dos agravantes ligados a seca que atinge o estado. Os decretos devem ser assinados até o fim da próxima semana.

A decisão foi acertada em uma reunião dos prefeitos da região, na cidade de São João do Arraial na manhã desta sexta-feira (04). Segundo o prefeito de Esperantina Chico Antônio, as percas já somam mais da metade das safras da região.

Na reunião foi constatado que a safra de arroz chega a 80% de perca,  a safra de milho caiu em 60% e a do feijão reduziu a metade, comparada a anos anteriores.

Ainda de acordo com Chico Antônio em Esperantina a zona Rural tem sido a mais atingida. A quantidade de chuvas registrada na região não chega aos 600 mm³. Esperantina assina o decreto de estado de emergência na próxima terça-feira (08).

Alguns prefeitos não participaram da reunião por conta da visita do Governador Wilson Martins a região Norte, mas segundo Chico Antônio onze, dos 22 municípios que compõem a região, assinarão deus decretos até a próxima sexta-feira (11).

Com os novos decretos, o Piauí passa a ter 105 municípios em situação de emergência provocada pela seca, destes, 67 já foam reconhecidos pela Defesa Civil Nacional.

As cidades que passam a fazer parte da lista dos decretos de emergência são:

Esperantina
Luzilândia,
Joca Marques, 
Morro do Chapéu, 
São João do Arraial
Joaquim pires
Batalha
São José dos divinos, 
Barras, 
Nossa Senhora dos Remédios 
Porto

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Escola Maria Pinheiro de Castro ganha reforma e ampliação com foco na acessibilidade

O prefeito Chico Antonio entregou nesta manhã a escola municipal Maria Pinheiro de Castro do Bairro Nova Esperança totalmente reformada e ampliada para a comunidade.


A reforma e ampliação da escola foi um investimento um pouco mais de 50 mil reais, e o principal foco foi garantir o acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais, os banheiros foram adaptados, além da reforma a escola recebeu novas carteiras escolares.


A diretora da escola professora Elizabete em suas palavras disse a escola é um presente para  a  comunidade. Para ela o investimento em educação tem sido um forte da gestão do atual prefeito.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Presos cavam túnel em penitenciária, mas fuga é abortada

Uma tentativa de fuga na penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, foi abortada na tarde desta quarta-feira (2). Presos tiraram o vaso sanitário e cavaram um túnel em uma das celas do pavilhão B. Somente um detento conseguiu fugir, mas foi recapturado. 

Foto: JornalEsp

Agentes penitenciários perceberam a tentativa de fuga por volta de 15h e conseguiram impedir a saída de mais detentos. O único detento foragido foi recapturado pouco tempo depois por policiais militares e já retornou ao presídio. 

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, a cela estava com cerca de 30 presos no momento da fuga. Sete deles teriam conseguido chegar até a área de segurança para pular o muro quando foram abortados. 

O Cidadeverde.com obteve informações na unidade prisional de que a cela foi isolada e os presos transferidos para outras celas. O fechamento do túnel só deve ocorrer nesta quinta-feira. Segundo o Batalhão da Polícia Militar, oito PMs foram destacados para reforçar a segurança no local. 

Em novembro de 2011, três detentos conseguiram fugir da mesma unidade prisional.

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Chico Antônio afirma pretensão em disputar eleições

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o prefeito de Esperantina, Chico Antônio (PT), afirmou que só não será candidato a reeleição se houver impedimento da justiça eleitoral. Chico Antônio está no cargo de prefeito após liminar do TSE.


"Matematicamente estou cassado no TSE por 4 votos a 2 mas a esperança é que a situação possa mudar com a reavaliação de ministros", disse.  

Sobre a manutenção no cargo, Chico Antônio aguarda um posicionamento da nova presidente da corte eleitoral, Cármen Lúcia Antunes da Rocha, que assumiu o cargo como presidente do TSE,  após renúncia do ministro  Ricardo Lewandoski. .

Caso haja impedimento, o gestor ressaltou que apoiará um candidato da base, formada por seis partidos entre estes PT, PSB e  PV.

O prefeito ainda afirmou que as indefinições jurídicas não interferem sua atual gestão. "O trabalho não para. Agora estamos com cerca de 25 obras em andamento", ressaltou. 


Em Teresina, Chico Antônio, que é  professor e foi presidente do Sindicato dos trabalhadores em Educação (Sinte), se solidarizou com os professores da rede estadual de ensino que estão há 62 dias em greve e acampados ao lado do Palácio de Karnak.  



Prefeito Chico Antonio anuncia inauguração do INSS

Durante caminhada alusiva ao Dia do Trabalho, o prefeito de Esperantina, Chico Antonio, recebeu trabalhadores e anunciou algumas medidas com relação a estiagem. O gestor ainda afirmou que, em junho, será inaugurada a primeira agência do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 


“Estamos aguardando o resultado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os números oficiais da seca para anunciarmos o decreto de emergência. Com este resultado iremos ao Governo do Estado atrás de recursos para solucionarmos os problemas dos trabalhadores que já perderam parte de suas colheitas. Queremos garantir o seguro safra. Estamos recebendo a máquina para avançarmos na produção de silagem e garantir o alimento dos animais de nossa região”.

Sobre a instalação da agência do INSS, Chico Antonio anunciou que ainda este ano os trabalhadores não vão mais precisar se deslocar para outras cidades em busca de atendimento. 

“Este mês de junho anunciaremos o compromisso que fizemos com todos os trabalhadores. Vamos inaugurar a primeira agência do INSS em nossa cidade. Uma conquista junto ao Ministro da Previdência que se transformou em realidade", finalizou o prefeito.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores