Cidadeverde.com

Esperantina é destaque no enfrentamento a violência contra a mulher

Municípios como Esperantina, Parnaíba Campo Maior, Teresina, Valença, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Corrente são destaques no enfrentamento a violência contra a mulher no Piauí. Porém, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) aponta que 10% dos municípios brasileiros ainda precisam de assistência na área. 

 

Para Maria Josimar Pires de Sousa, coordenadora da Câmara Técnica Estadual do Pacto de Enfrentamento à Violência, “Cada secretaria tem sua responsabilidade com relação ao tratamento dado a mulher no Estado e a partir dele vamos fazer uma tabulação para averiguar como está a situação do Estado com relação a esse tipo de violência”,

A Câmara Técnica informou na última terça-feira (17) , durante reunião na APPM, que vai iniciar um mapeamento sobre a violência contra a mulher no Estado. A medida atenderá um pedido da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) que pretende complementar dados da Central de Atendimento à Violência contra a Mulher e do Mapa da Violência no Brasil.


A coordenadora, adianta que o Governador Wilson Martins vai entrar em contato com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. Após essa reunião, o Governo passará as diretrizes para Secretaria Estadual de Assistência Social, Secretaria de Segurança e da Justiça para dialogar sobre a violência contra a mulher no Estado.

Pacto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

A proposta do Pacto para o período de 2012 a 2014 é aumentar os serviços especializados no país. No Piauí, a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Justiça, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, APPM e outros órgãos já desenvolvem um trabalho direcionado à violência contra a mulher.

Fonte: APPM

Câmara de Vereadores de Esperantina fica inadimplente junto ao TCE e tem contas bloqueadas

De acordo com informações do Tribunal de Contas do Estado – TCE, divulgadas nesta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Esperantina, está a vários meses sem prestar contas dos seus balancetes junto ao órgão, conforme processo de Nº 06.842.827/0001-29.

Foto: Jornalesp

O atual Presidente do poder legislativo municipal, de Esperantina, é o Vereador e ex-Prefeito Jânio Ferreira de Aguiar – PSB. Os meses, em atraso são os seguintes, abaixo:

Jan/2011, Mar/2011, Mai/2011, Dez/2011 a Jan/2012

Outra,Câmara Municipal de Vereadores que se encontra inadimplente junto ao TCE, é a do vizinho município de Morro do Chapéu do Piauí, que tem como atual Presidente o Vereador Jaques Ferreira de Aguiar – PSB, conforme processo de Nº 03.226.988/0001-08 Os meses em atraso são:

 Dez/2011 a Jan/2012, Jul/2011 a Jan/2012

Vale ressaltar que em função do atraso automaticamente as contas são bloqueadas pelo TCE e só serão liberadas mediantes a quitação das referidas contas, junto aquela corte.

Fonte: Jornalesp

Prefeitura de Esperantina inaugura reforma e ampliação de colégio da localidade Mocós

A Prefeitura Municipal de Esperantina através da Secretaria Municipal de Educação convida a sociedade em geral para participarem da cerimônia de inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Manoel Ferreira Franco, situada na Localidade Mocós.


A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (18), as 08:00 horas da manhã e na oportunidade foi servido um café da manhã  especial aos presentes.

Fonte: Jornalesp


Raio queima transformador e deixa bairro sem luz e sem tv em Esperantina

Durante uma forte chuva que caiu na noite desta terça-feira (10), na cidade de Esperantina, um raio atingiu um transformador que deixou de funcionar.  A queima do transformador ocasionou a falta de energia elétrica em alguns no Bairro Morro da Chapadinha Norte , o que acabou deixando a população sem sinal de TV.

       Fotos: Jornal Esp

De acordo com o assessor de comunicação da Prefeitura Municipal, Clenilton Gomes, a queima do transformador afetou não somente todo o sistema de retransmissão do município, mas também a Unidade Básica de Saúde – UBS, localizada no bairro.


A Eletrobras informou ao Cidadeverde.com que o transformador não pertence a empresa. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia energética um transformador está sendo emprestado enquanto o transformador quebrado não é consertado.

Ainda de acordo com a assessoria a situação deve ser resolvida até o fim do dia.


Com informações do Jornalesp
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Mesmo cassado, Chico Antônio permanece à frente da prefeitura de Esperantina

Após a cassação do prefeito de Esperantina, Chico Antônio, anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 29, o político continua como gestor do município. Mesmo diante de especulações sobre quem assumiria o cargo, o prefeito segue o mandato e aguarda vistas do presidente do TSE, Ricardo Lewandoski, que deverá apresentar sua posição a qualquer momento. 


Chico Antônio foi cassado com uma votação de 4 a 2. Em entrevista ao Cidadeverde.com, ele disse que continua o seu trabalho e revelou seu sentimento diante da situação. “Com o voto posso sair a qualquer momento, mas a cidade não pode parar. Já fui afastado da administração por 78 dias e agora, novamente,  tenho a sensação que não completei meu trabalho. É como se tivesse que construir uma casa e deixar paredes sem serem erguidas”, desabafou. 

Entre as ações em execução, o gestor ressaltou a assinatura de ordens de serviço para a construção de calçamentos, a inauguração de um mini hospital do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e a entrega de escolas e uma ponte. 

“Tudo continua em pleno funcionamento em todos os setores. Há quatro meses conseguimos restabelecer os convênios. O município contava apenas com três médicos, hoje temos 14 e todos os Postos de Saúde Família (PSF) estão funcionando”, disse o prefeito.

Chico Antônio acrescentou que anunciará, nesta terça-feira (10), o nome dos novos secretários em substituição aos gestores que entregaram os cargos para disputar o pleito municipal. Até o momento, apenas o nome da nova secretária de Educação, Célia Ibiapina, foi anunciado.

O secretário de Assistência Social, Domingos Luiz, a secretária de Educação, Zilma Amorim, o secretário de Governo, Francisco Sampaio, o secretário de Administração e Planejamento, Edmilson Araujo, e a secretária de Cultura e esporte, Evellyn Sara deixaram os cargos. 

Sobre eleições municipais, Chico Antônio finaliza afirmando que se a decisão do TSE for a seu favor, disputará as eleições municipais deste ano.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Jovem morre de forma violenta na PI-114 após acidente entre carro e moto

Antônio Julielson da Silva Araújo, 19 anos, morreu nesta quinta-feira(05) na PI-114, que liga Esperantina ao Parque Ecológico Cachoeira do Urubu. Julielson que é deficiente físico pilotava uma moto Biz de placa OEA 8230, que se envolveu em um acidente com um Gol de placa GWI 0095. 


O grave acidente que vitimou Julielson, aconteceu precisamente por volta das 11h20, nas imediações da localidade Massapê, próximo do entroncamento que dá acesso ao município de Joaquim Pires, batizada de “rodovia da morte” em função dos inúmeros acidentes ocorridos com vitima fatal naquele trecho.

De acordo com o Policial Civil Fernando Castro Cunha, no momento do acidente o motoqueiro teria tentado uma ultrapassagem rápida colidiu de forma violenta contra o veiculo Gol.

O policial informou que o motorista do carro teria tentado desviar de um buraco, no mesmo momento que o condutor da moto resolveu fazer a ultrapassagem rápida. Eles colidiram lateralmente de forma violenta e em seguida o piloto foi arremessado para longe.


De acordo com as investigações preliminares, feitas no local da tragédia, policiais militares e civis constaram que o motoqueiro não tinha o braço direito e conduzia a moto apenas com o braço esquerdo. O braço direito foi amputado há quatro anos, depois de um choque.

A moto era adaptada para uso no dia-a-dia da vítima. O motorista prestou socorro até a chegada da perícia e depois foi à delegacia. 


Da Redação 
com informações do Jornalesp
cidades@cidadeverde.com

Espetaculo da Paixão de Cristo acontece nesta sexta-feira (03)

Seguindo a tradição religiosa que marca vários municípios piauienses durante a semana santa, a encenação da Paixão de Cristo, em Esperantina, acontecerá sexta-feira santa (06), a partir das 17h30min nas imediações da Avenida do Cais.

De acordo com os organizadores do evento a apresentação acontece após a celebração da missa na Igreja Matriz.

O evento tem o apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, Prefeitura Municipal de Esperantina, Pastoral da Juventude, FUNDAC, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Pro-Jovem Adolescente e Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer do município.

Fonte: Jornalesp

Esperantina ganha novas vagas em seu sistema prisional

O sistema prisional piauiense deverá ganhar, pelo menos, 440 novas vagas nos próximos meses. 80 delas irão para Esperantina. A afirmação é do secretário estadual da Justiça, Henrique Rebelo. As novas vagas deverão ser disponibilizadas em Teresina, Esperantina, Floriano e Parnaíba.

Em Teresina, serão criadas 80 novas vagas, através da recuperação de dois pavilhões da Casa de Custódia. "Na Casa de Custódia, as obras já estão em andamento. Também há Esperantina, onde serão abertas 80 novas vagas", explica Henrique Rebelo.

A Secretaria de Estado da Justiça também tem prevista a construção de duas novas unidades prisionais, uma em Floriano e outra em Parnaíba. "Os recursos já estão depositados. Em cada um desses novos presídios, serão abertas 140 novas vagas", detalha o secretário.

"Além dessas novas vagas que deverão ser abertas em Teresina, Esperantina, Floriano e Parnaíba, também inauguramos recentemente o Presídio de São Raimundo Nonato, que tem capacidade para receber 150 detentos. Temos enfrentado dificuldades, sabemos da necessidade de melhorias, mas o Governo do Estado tem feito investimentos", argumenta Henrique Rebelo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Chico Antônio é cassado pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na noite de ontem (29), por maioria de um voto, a cassação do prefeito de Esperantina, Francisco Antônio (PT). Desde o ano passado, Chico Antônio governava com o amparo legal de uma liminar. Com o resultado, a expectativa é que o segundo colocado nas eleições de 2008, o ex-prefeito Felipe Santolia, assuma o cargo. 

                           Francisco Magalhães/Cidadeverde.com

Chico Antônio estava a frente da prefeitura com uma liminar concedida pelo próprio TSE em julho de 2011. Agora, o Tribunal confirma a cassação. Chico Antônio foi acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2008 e também por questões ligadas à irregularidades nas verbas da Emgerpi para a cidade.

Como Chico Antônio não obteve 50% dos votos, Felipe Santolia, segundo colocado nas eleições, deve assumir o mandato. Felipe Santolia também já foi cassado e se assumir a prefeitura não poderá ser candidato, porque já vinha de um mandato anterior. Chico Antônio está inelegível. 

Sana Moraes
redacao@cidadeverde.com

Audiência discute recuperação de trecho que liga Esperantina a Joaquim Pires

O deputado e secretário Estadual das Cidades, Merlong Solano, esteve com o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Severo Eulálio e o prefeito de Joaquim Pires, Genival Bezerra na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A audiência foi para tratar da recuperação do trecho Esperantina – Joaquim Pires.   
 
“Estou solicitando ao deputado e secretário Merlong Solano, bem como ao presidente do DER, que o trecho que liga Esperantina a Joaquim Pires seja recuperado. O leito da estrada é muito baixo e acumula muita água no período chuvoso”, argumentou Genival Bezerra.
 
Segundo Severo Eulálio ainda em abril as obras de recuperação deverão ser iniciadas, o que também vai depender do cessamento das chuvas que pode atrapalhar o andamento do trabalho.
 
Merlong Solano interviu ainda pela construção de quebra-molas na cidade de Joaquim Pires. Ficou acordado a construção das mesmas em tempo hábil.

Da Editoria de cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores