Cidadeverde.com

Espetaculo da Paixão de Cristo acontece nesta sexta-feira (03)

Seguindo a tradição religiosa que marca vários municípios piauienses durante a semana santa, a encenação da Paixão de Cristo, em Esperantina, acontecerá sexta-feira santa (06), a partir das 17h30min nas imediações da Avenida do Cais.

De acordo com os organizadores do evento a apresentação acontece após a celebração da missa na Igreja Matriz.

O evento tem o apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, Prefeitura Municipal de Esperantina, Pastoral da Juventude, FUNDAC, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Pro-Jovem Adolescente e Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer do município.

Fonte: Jornalesp

Esperantina ganha novas vagas em seu sistema prisional

O sistema prisional piauiense deverá ganhar, pelo menos, 440 novas vagas nos próximos meses. 80 delas irão para Esperantina. A afirmação é do secretário estadual da Justiça, Henrique Rebelo. As novas vagas deverão ser disponibilizadas em Teresina, Esperantina, Floriano e Parnaíba.

Em Teresina, serão criadas 80 novas vagas, através da recuperação de dois pavilhões da Casa de Custódia. "Na Casa de Custódia, as obras já estão em andamento. Também há Esperantina, onde serão abertas 80 novas vagas", explica Henrique Rebelo.

A Secretaria de Estado da Justiça também tem prevista a construção de duas novas unidades prisionais, uma em Floriano e outra em Parnaíba. "Os recursos já estão depositados. Em cada um desses novos presídios, serão abertas 140 novas vagas", detalha o secretário.

"Além dessas novas vagas que deverão ser abertas em Teresina, Esperantina, Floriano e Parnaíba, também inauguramos recentemente o Presídio de São Raimundo Nonato, que tem capacidade para receber 150 detentos. Temos enfrentado dificuldades, sabemos da necessidade de melhorias, mas o Governo do Estado tem feito investimentos", argumenta Henrique Rebelo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Chico Antônio é cassado pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na noite de ontem (29), por maioria de um voto, a cassação do prefeito de Esperantina, Francisco Antônio (PT). Desde o ano passado, Chico Antônio governava com o amparo legal de uma liminar. Com o resultado, a expectativa é que o segundo colocado nas eleições de 2008, o ex-prefeito Felipe Santolia, assuma o cargo. 

                           Francisco Magalhães/Cidadeverde.com

Chico Antônio estava a frente da prefeitura com uma liminar concedida pelo próprio TSE em julho de 2011. Agora, o Tribunal confirma a cassação. Chico Antônio foi acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2008 e também por questões ligadas à irregularidades nas verbas da Emgerpi para a cidade.

Como Chico Antônio não obteve 50% dos votos, Felipe Santolia, segundo colocado nas eleições, deve assumir o mandato. Felipe Santolia também já foi cassado e se assumir a prefeitura não poderá ser candidato, porque já vinha de um mandato anterior. Chico Antônio está inelegível. 

Sana Moraes
redacao@cidadeverde.com

Audiência discute recuperação de trecho que liga Esperantina a Joaquim Pires

O deputado e secretário Estadual das Cidades, Merlong Solano, esteve com o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Severo Eulálio e o prefeito de Joaquim Pires, Genival Bezerra na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A audiência foi para tratar da recuperação do trecho Esperantina – Joaquim Pires.   
 
“Estou solicitando ao deputado e secretário Merlong Solano, bem como ao presidente do DER, que o trecho que liga Esperantina a Joaquim Pires seja recuperado. O leito da estrada é muito baixo e acumula muita água no período chuvoso”, argumentou Genival Bezerra.
 
Segundo Severo Eulálio ainda em abril as obras de recuperação deverão ser iniciadas, o que também vai depender do cessamento das chuvas que pode atrapalhar o andamento do trabalho.
 
Merlong Solano interviu ainda pela construção de quebra-molas na cidade de Joaquim Pires. Ficou acordado a construção das mesmas em tempo hábil.

Da Editoria de cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Esperantina empossa nova Secretária de Educação

Célia Maria Gama Ibiapina, é a nova Secretária Municipal de Educação de Esperantina. O anúncio foi feito na manhã da última terça-feira (27), pelo Prefeito Municipal Francisco Antônio de Sousa Filho, o popular Chico Antônio (PT).


Célia Ibiapina que é esposa do bancário Arnoldo Ibiapina e já ocupava o cargo de Chefe do Departamento de Recursos Humano na Secretaria de Educação desde o inicio da atual gestão municipal. Célia Ibiapina está concluindo seu curso em Administração de Empresas e foi aprovada em concurso publico no Município de Esperantina recentemente.

A nova secretária assumirá a Secretaria de Educação do município na próxima segunda-feira quando a atual secretária Vilma Amorim deixará a pasta para assumir a sua cadeira de Vereadora na Câmara Municipal, Vereador José Sales Dias.


Vale ressaltar que o auditório da Secretaria de Educação ficou lotado de Professores e Diretores para acompanhar o anúncio do nome da nova Secretária. 

Durante o seu discurso o gestor municipal Chico Antônio fez um diagnóstico positivo da gestão que teve a frente a Secretária Vilma Amorim enaltecendo suas decisões e o seu trabalho enquanto Secretária.

Sobre a nova Secretária, o Prefeito disse que confia no seu trabalho, pois a mesma já demonstrou competência e tem muito conhecimento de como funcionam as coisas na referida Secretaria, mas o Prefeito foi enfático em sua decisão na escolha do nome de Celia.


Em suas palavras Célia Ibiapina, disse que vai honrar com muita competência o cargo a ela confiado pelo Prefeito Chico Antônio e que fará de tudo para dar continuidade o trabalho de Vilma Amorim e que o Prefeito não vai se decepcionar com o seu trabalho.

Já atual Secretária Vilma Amorim emocionou-se em suas palavras de agradecimento ao Prefeito Chico Antônio e agradeceu ao gestor por confiar-lhe durante todos esses anos o cargo de Secretária de Educação do município.

Fonte: Jornalesp

Equipe do CEIR móvel realiza atendimentos até quinta-feira(29) em Esperantina

A equipe do CEIR móvel já está na cidade de Esperantina para realizar durante os dias 27, 28 e29 atendimento em pacientes que necessitam de prótese, órtese, cadeira de roda, bota ortopédica e outros equipamentos.


A equipe foi recepcionada pela primeira dama Cleonice Carvalho e equipe da secretaria de saúde. De acordo com o coordenador da psf o enfermeiro Cristiano Lages já está tudo agendado com os pacientes durante os três dias serão atendidos 04 psf por dia, além dos municípios vizinhos que virão.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Educação de jovens e adultos é destaque em Esperantina

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).


É importante lembrar que a educação de jovens e adultos está tendo uma preocupação maior atualmente. 

No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial. No Brasil, o campo consolidou-se com influência das ideias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.

O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394. de 20 de Dezembro de 1996). É um dos segmentos da educação básica que recebem repasse de verbas do FUNDEB.

Em Esperantina a Rede Municipal de Ensino contempla cinco escolas que trabalham com esta modalidade: 

Zona Urbana: E. M. São Benedito (Bairro Rural), Gervásio Lages (Avenida São José), Maria Pinheiro de Castro (B. Nova Esperança) e Maria das Graças (Conjunto Palestina). Na zona rural: E. M. Estevam Ferreira da Costa (Sitio do Alegre).

Ao todo são atendidos 336 alunos, contando com 31 professores em 15 salas de aulas, todas funcionando na parte noturna.

Todos os anos os alunos que concluem o EJA participam das atividades de formaturas juntamente com os alunos do Ensino Fundamental.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Esperantina realiza campanha de prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Esperantina, lotada no Posto de Saúde do Bairro Fazendinha, realizaram na última sexta-feira (22), a 3ª campanha de combate a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, daquele Bairro.


De acordo com o Enfermeiro Paulo Ricardo Quaresma Nazion, além dos exames de prevenção do câncer de mama e do colo do útero, as mulheres do referido Bairro realizam também tratamentos odontológicos, e participam também de palestras e no final concorrem ao sorteio de vários brindes.


Paulo Ricardo informou ainda que a campanha é realizada uma vez por vez e na oportunidade são atendidas cerca de 40 mulheres.


Fonte: Jornalesp

Prefeito é convidado a participar de cerimônia em alusão ao dia da Síndrome de Down

Representando o município de Esperantina, o prefeito Chico Antônio foi convidado a participar da cerimônia em homenagem ao Dia internacional da Síndrome de Down, na manhã desta quarta-feira( 21), no Congresso Nacional, em Brasília- DF. Esperantina é a única cidade do Brasil a instituir uma secretaria dedicada a pessoas com deficiência. 


Entre as autoridades que participam do evento se encontram o senador Wellington Dias (PT-PI), o deputado federal Romário (PSB-RJ) e o senador Lindberg Farias (PT-RJ).

Criada em 2009, a secretária surgiu baseada em dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que contatou que cerca de 15% da população, ou seja 7000 pessoas, sofrem com algum tipo de deficiência.

“Atendemos mais de 500 pessoas com as mais diversas dificuldades. Distribuímos próteses, realizamos cursos de capacitação com o intuito de convencer comerciantes a aderirem as rampas de acessibilidade, fazemos seminários em escolas, enfim, estamos oferecendo oportunidade das pessoas com deficiência tenham uma vida menos difícil”, contou o prefeito de Esperantina, Chico Antônio.

Graciane Sousa ( Especial para o cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Professores de Esperantina recebem gratificação do Fundeb

A secretária municipal de Educação de Esperantina, Vilma Amorim, anunciou nesta terça-feira (20), que os professores da rede municipal de ensino receberão uma gratificação com recursos advindos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que não não foram investidos na área. 

De acordo com a secretária, cerca de R$ 152 mil de repasses do Fundeb não foram utilizados e a administração resolveu dividir entre os professores em forma de abono.“Não se trata de 14º salário, nem aumento salarial, trata-se de um rateio de sobras de recursos que não precisaram ser investidos em outras áreas", disse a gestora. 

O prefeito de Esperantina, Chico Antônio, disse que os recursos do Fundeb são utilizados para pagamento de professores  e investimentos em obras de infra-estrutura. "Após o balanço de 2011, percebemos que mesmo com os investimentos realizados tínhamos dinheiro em caixa e resolvemos fazer esta complementação", explicou. 
 
Cerca de 460 professores serão contemplados com valores que variam entre R$ 150 reais a R$ 600, dependendo da classificação, nível e carga horária de cada professor.

Vilma Amorim contou ainda que está seguindo todo o planejamento feito para a educação municipal e que os investimentos no primeiro semestre deste ano chegam a quase  R$ 1,5 milhão. “Nesse instante estamos com reformas e ampliação em 23 escolas e no prédio da biblioteca, já está garantido todo o material, merenda e transporte escolar para o ano todo. Tudo o que foi planejado está sendo cumprido” afirmou.

Ainda  durante mês de março, 06 das 23 escolas que estão em obras deverão ser entregues nas comunidades Mundo Novo, Jacaré da Vermelha, Mocós, Lagoa da Caiçara, a escola Meire Fernandes,na Vila da Paz e a escola Maria Pinheiro, no bairro Nova Esperança.

Graciane Sousa( Especial para o cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com


Posts anteriores