Cidadeverde.com

Prefeito e vice são cassados pela segunda vez em 15 dias

Pela segunda vez, o juiz eleitoral da 41ª Zona Eleitoral, Ulysses Gonçalves da Silva Neto cassou o prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra Freitas (PSDB) e o vice, Joe Alves de Alcântara (PRTB).  O julgamento ocorre, novamente em menos de um mês, do resultado da  Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que cassou o diploma dos gestores. 


Segundo o advogado Rodrigo Augusto da Costa, que faz defesa do prefeito e vice, o processo é baseado nas mesmas acusações [abuso de poder político e econômico, compra de votos e desemcompatibilização], movida pela segunda colocada nas eleições de 2012, Wilma Amorim. Segundo a defesa, desta vez, um agravo foi juntado aos autos. 

"O juiz juntou ao processo um áudio em que o vice-prefeito teria dito que continuava a exercer a medicina, mas as acusações são as mesmas", explica o advogado.

A primeira sentença, Ação de Investigação Eleitoral Judicial – AIJE, cassava o mandato dos gestores, mas tanto o prefeito como o vice conseguiram se manter à frente do poder municipal  através de uma liminar, recurso que deverá ser utilizado também desta vez, após publicação da sentença na próxima segunda-feira (03).


Graciane Sousa

Homem achado degolado em saco é identificado pelas tatuagens

A Polícia Civil de Esperantina identificou o corpo que foi encontrado às margens do Rio Longá, no município de Esperantina, na manhã de hoje (30). De acordo com o Delegado Regional Lucas Craveiro, a vítima foi reconhecida por familiares através das inúmeras tatuagens.

                                Foto: Jornalesp

O homem identificado como Raimundo Lima Machado, conhecido como Pixirica, seria um ex-detento e respondia em liberdade condicional pelo crime de roubo.

Lucas Craveiro explica que a morte pode ter ocorrido no último final de semana e a Polícia Civil já tem uma linha de investigação.

"Ele também é suspeito de ter envolvimento com o tráfico de drogas e há indícios de que tenha sido morto, em um ponto de concentração do tráfico e desovado próximo ao rio. A perfuração na garganta surpreendeu a polícia, mas não sabemos ainda como ocorreu o homicídio", explica Craveiro. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal, em Teresina, para ser periciado.


2º caso em uma semana

Também nesta semana, na última terça-feira (28), o corpo do jovem José Augusto Benício Ferreira, 28 anos, foi encontrado no quintal de uma residência no bairro Batista Amorim, em Esperantina. Informações preliminares apontam que "Zé Tanga", como era conhecido a vítima, possa ter sofrido uma descarga elétrica. As causas e circunstâncias da morte ainda são desconhecidas e corpo foi encontrado com características de que tivesse sido amarrado com fios elétricos.


Matéria relacionada

Corpo com pescoço degolado é achado dentro de saco às margens de rio


Graciane Sousa

Corpo com pescoço degolado é achado dentro de saco às margens de rio

Um corpo ainda não identificado foi encontrado com o pescoço degolado e os olhos furados dentro de um saco, às margens do Rio Longá, no município de Esperantina, a 174 km de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima tinha marcas de espancamento e teria sido morta há alguns dias. 


                           Foto: Jornalesp

O corpo foi encontrado, nesta quinta-feira (30), por um banhista que desconfiou do intenso mau cheiro e resolveu acionar a polícia.

                          Foto: Jornalesp

"O corpo seria de um homem e foi encontrado enrolado em uma saco que foi aberto no momento da chegada da polícia. O corpo está em avançado estado de decomposição e estava em uma rede. Os olhos estavam furado, mas não sabemos ainda se foram retirados", explica o Delegado Regional de Esperantina, Lucas Craveiro.


Ainda não há informações sobre a identidade de vítima e as causas da morte. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) já foram deslocados para Esperantina.



Graciane Sousa

Vazam novos vídeos de suposto esquema ilegal com prefeito de Esperantina

Novos vídeos envolvendo um suposto esquema fraudulento com o prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, estão circulando nas redes sociais. Nas imagens recentes, o prefeito não aparece, mas é citado por funcionários da prefeitura que teriam sido flagrados em um possível negócio de recebimento de propina.

O vídeo é dividido em quatro partes e além do ex-assessor Edimilson Portela, conhecido como Didi do Açougue, que desencadeou o primeiro escândalo, novos nomes aparecem como o do ex-secretário de Meio Ambiente, Marcos Queiroz; o atual chefe de licitação Cristovão Nascimento; uma funcionária da secretaria de Cultura e ex-mulher de Felipe Santolia, Lismara Pinheiro e o vice-prefeito Joel Alves de Alcântara.

Funcionária da secretaria de Cultura, Lismara Pinheiro

As imagens teriam sido gravadas no açougue do ex-assessor e relatam supostas fraudes no processo licitatório, com o favorecimento de uma empresa de medicamentos.

 Atual chefe de licitação Cristovão Nascimento

"E essa história desse remédio aí que tá rolando, compra de medicamentos. Isso vai dar confusão não é nem por mim, nem pela população. É as próprias empresas que vão denunciar. Por que essas empresas que participam, não é só uma que entra, são 3, 4 e são de 4 a 8 lotes. Então geralmente quando elas ganham, elas já são todas combinadas, entendeu? Então assim... Eu ganho tantos por cento em cima do que o prefeito vai tirar pra ele, entendeu? Só que o abestado do Lourival orientado pelo Francisco (pessoa que teria negociado da empresa com o prefeito) direcionou as retiradas pra cima de uma única distribuidora que é a tal da Ótima", mostra conversa entre Lismara Pinheiro e o o Didi do Açougue.

De acordo com informações da prefeitura de Esperantina, as gravações são "armações" de um grupo político adversário, que inclusive, já teria chantageado Lourival Bezerra, caso não renunciasse no cargo. O Cidadeverde.com, tentou por inúmeras vezes contato com o prefeito de Esperantina, mas não obteve retorno. A assessoria do gestor informou que lançará ainda nesta quarta-feira (29) nota à imprensa. 

Cassação

Após inúmeras denúncias, Lourival Bezerra chegou a ter o mandato cassado, mas retornou ao poder através de liminar concedida pelo juiz João Gabriel, membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral.


Confira vídeo



Graciane Sousa

Corpo com sinais de descarga elétrica é achado em quintal de residência

O corpo do jovem José Augusto Benício Ferreira, 28 anos, foi encontrado no quintal de uma residência no bairro Batista Amorim, em Esperantina. As causas da morte ainda são desconhecidas e a Polícia Militar ainda aguarda uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) para remoção da vítima.


                           Fotos: Duscocais

Informações preliminares apontam que "Zé Tanga", como era conhecido a vítima, possa ter sofrido uma descarga elétrica. O corpo foi encontrado com características de que tivesse sido amarrado com fios elétricos.


"O que causa estranheza é que a proprietária da residência e vizinhos contam que não ouviram nada. Ele parece ter sido eletrocutado, pois tinha marcas queimaduras. Não haviam sinais de perfuração ou balas. Zé Tanga pode ter sido jogado no quintal no momento da chuva, mas tudo ainda é um mistério", destaca o sargento Francisco Marcos do Vale, do 12º Batalhão da PM.


Ainda de acordo com a Polícia Militar, José Augusto já cumpriu pena pelo crime de furto e foi encontrado vestido e com um par de chinelos preso à roupa. 


Graciane Sousa 

Bandido invade paróquia e rende funcionária com tesoura

Um bandido, ainda não identificado, invadiu a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, em Esperantina, e rendeu a funcionária com uma tesoura. Somente no mês de janeiro, a casa que abriga os dois padres do município já foi alvo dos bandidos duas vezes.

                            Foto: Diariodolonga

De acordo com a funcionária, a ação ocorreu nesta segunda-feira (27) e o elemento fugiu de bicicleta. Ainda não há informações do que foi levado do Secretariado de Animação Pastoral (Seapas).

Na semana passada, os bandidos arrombaram algumas portas e subtraíram produtos da cozinha, que fica em uma área restrita da casa paroquial.


Com informações Diariodolonga

OAB-PI realiza vistoria na Penitenciária de Esperantina

Foi realizada vistoria pelas Comissões de Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, na Penitenciária Regional de Esperantina.


Segundo dados da direção, o presídio tem capacidade para 157 detentos em regime fechado, mas atualmente está ocupado por 203, sendo 145 provisórios, 58 sentenciados e 10 com deficiência mental. Idosos e deficientes ocupam juntos o mesmo espaço, ficando separados dos demais. Na unidade prisional existem 31 agentes penitenciários, dos quais cinco encontravam-se de plantão, além de três soldados e uma guarita.

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública, Lúcio Tadeu, as maiores reclamações dos detentos dizem respeito à defensoria pública, alimentação e assistência médica. “Os presidiários não são assistidos quando necessitam de medicamentos mais específicos e tratamentos médicos, como consultas e exames”, declarou Lúcio Tadeu.

A penitenciária possui três pavilhões e os presos são subdivididos em grupos. O superintendente do Sistema Prisional do Piauí, capitão Wilson Gomes, falou sobre a importância das vistorias e alertou para a ausência das salas de advogados, que devem ser urgentemente solicitadas, uma vez que os presidiários têm encontros com os respectivos advogados na recepção e direção da penitenciária.

Registrou-se a presença do promotor de justiça Sérgio Reis Coelho; o representante da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados Fabiano Nogueira; o presidente da Subseção de Piripiri, Mauro Benício da Silva Junior; o representante da Comissão Direitos Humanos Idelmar Oliveira Chaves de Carvalho; o tesoureiro da Subseção de Piripiri, Nonato Castro; o representante da Comarca de Batalha Daniel da Costa Araújo, e do diretor da penitenciária, capitão Costa Neto.

Da Redação

Envenenamento leva MPE a investigar venda ilegal de "chumbinho"; dois foram detidos‏

Duas pessoas foram detidas em Esperantina, a 174 km de Teresina, acusadas de vender ilegalmente veneno para rato. A prisão ocorreu nesta quarta-feira (22), a pedido do representante do Ministério Público, promotor Sergio Reis Coelho, após um caso registrado nesta semana, em que uma mulher tentou matar o companheiro com "chumbinho" na comida. 


O promotor explica que os funcionários suspeitos de comercializar o produto ilegal foram identificados através do depoimento da vítima que confessou ter envenenado o marido e o local onde teria adquirido a substância, proibida pela Anvisa.

"Ela teria comprado a substância por R$ 7 e a venda ilegal é muito comum na região, principalmente em comércios. Nesta empresa de rações foram encontrados além do chumbinho, o veneno conhecido como mil gatos que também foi apreendido e os culpados serão responsabilizados", explica Reis. 

Ainda segundo o promotor, o caso levou o Ministério Público a investigar a comercialização das substâncias em outros municípios da região, como o município de Morro do Chapéu, a 192 km de Teresina.

O advogado José Danilo Guimarães Rocha, que atua na defesa dos funcionários, alega que a empresa tinha conhecimento da proibição e que não comercializa o produto há muito tempo.

“Eles são inocentes e nunca tinham visto esta mulher antes. Simplesmente, ela disse que queria uma pequena quantidade de veneno para matar alguns ratos em sua residência, foi isso que aconteceu. O material encontrado na empresa é usado apenas para matar os ratos existentes em alguns depósitos de rações”, alega o advogado.


Graciane Sousa

Mulher tenta matar companheiro com chumbinho na comida

Uma dona de casa no município de Esperantina, a 174 km de Teresina, é acusada de tentar matar o companheiro de maneira inusitada. A morte ocorreria por envenenamento com a substância conhecida como "chumbinho", usada para matar ratos.

A mulher, que mantinha união estável com a vítima, confessou o crime

O caso foi registrado no bairro Bernardo Rego, zona urbana do município. A vítima identificada como Paulo César Sousa Silva, 35 anos, foi encaminhado em estado grave para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) e continua internado na UTI, na manhã desta quarta-feira (22)

Em depoimento, Antônia Neves dos Santos, 36 anos, confirmou que colocou chumbinho na comida da vítima, por ciúmes. 

"A acusada confessou que misturou chumbinho no almoço por ciúmes. Ele foi levado para o hospital e os médicos disseram que os sintomas eram de envenenamento e como só moravam os dois na mesma casa, suspeitamos da mulher que confessou. Vizinhos contam que eles tinham frequentes discussões", explica o Delegado Regional Lucas Craveiro, responsável pelo inquérito. 

Delegado Regional Lucas Craveiro

Dentro da bolsa da acusada foi encontrado um revólver calibre 32, que, provavelmente, também seria usada contra o companheiro. Segundo Lucas Craveiro, a acusada foi autuada em flagrante por porte ilegal de armas e tentativa de homicídio, podendo ainda responder por homicídio, dependendo do quadro evolutivo da vítima.


Graciane Sousa

Com liminar, Lourival Bezerra volta ao cargo e é recebido com festa

Após ser cassado em processo de Investigação Judicial Eleitoral, o prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, conseguiu liminar que determina sua volta imediata ao cargo. A liminar foi concedida no início da noite desta quinta-feira (16) pelo juiz João Gabriel, membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral. Após a decisão, o prefeito foi recebido com festa na entrada da cidade.

Fotos: RevistaAz

Agora o processo movido pelo Partido dos Trabalhadores contra o prefeito deverá ser julgado pela corte, mas ainda não há data marcada para o julgamento, já que o recurso ainda não foi movido.


A candidata que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012, Vilma Amorim, chegou a tomar posse no cartório eleitoral, mas com a liminar teve que deixar o cargo.

A ação de investigação judicial eleitoral que cassou o mandato do gestor acusa Lourival Bezerra de abuso de poder econômico com formação de caixa dois e impossibilidade do vice em se candidatar uma vez que ele é médico vinculado ao quadro de servidores da prefeitura e não teria se desincompatibilizado no prazo legal.


A maioria das alegações de abuso de poder econômico foram rejeitadas pelo juiz, exceto a realização de um "showmício" em agosto de 2012 com a presença de um apresentador de TV local. 

Rayldo Pereira

Posts anteriores