Cidadeverde.com

Moradores queimam veículo de acusado de atropelar criança

Um veiculo foi queimado por moradores de Esperantina na madrugada desta segunda-feira (30). O carro teria sido o responsável pelo atropelamento de uma criança de dois anos de idade, identificada como J.A.G. no inicio da noite deste domingo (29).


O corpo da criança está sendo velado na residência da sua avó, no Bairro Santo Luzia. O lavrador Vicente Alves Rego, pai da vítima,  confirmou que o enterro acontecerá ainda na tarde desta segunda.

De acordo com o policial civil Fernando Castro Cunha o acusado pelo atropelamento foi identificado como José Nilton. Ele continua foragido.


Fernando acrescentou que a polícia já foi informada que o carro envolvido no acidente não pertence ao mecânico e sim a uma outra pessoa que deixou o mesmo na oficina de José Nilton para que este  fizesse um conserto e que lamentavelmente, ao sair no veiculo, acabou atropelando duas crianças.

O policial informou ainda que tanto a Polícia Civil, como homens da Policia Militar, continuam realizando buscas no sentido de prender o mecânico que logo após ter supostamente se envolvido no acidente se evadiu do local.

Fonte: Jornalesp

Criança de dois anos morre após ser atropelada por deficiente físico

Um  acidente automobilístico envolvendo um veículo e uma bicicleta culminou com a morte de uma criança de apenas dois anos. A adolescente, Denise de Lima Alves, 12 anos, no momento da tragédia, conduzia o seu primo Jardel Gonçalves Alves, que se encontrava sentado em uma cadeirinha  no guidom da bicicleta e teve morte imediata.

                    Fotos: Jornalesp

A colisão aconteceu neste domingo (29),  na avenida Bernado Bezerra, por volta das 19h. O veículo modelo Palio, placa JGA 6965, de Goiânia, era conduzido pelo mecânico José Nilton, portador de necessidade especial na região dos membros inferiores. "Ele só é bom de uma perna. Anda com a ajuda de muletas", disse ao cidadeverde.com, o PM, F.Chagas. 

De acordo com informações preliminares, Denise Alves e sua irmã estavam indo para casa de bicicleta. "Eu estava em uma bicicleta e minha irmã na outra. Com ela e o meu outro primo não aconteceu quase nada pois eles estavam em outra bicicleta". relatou a adolescente. 


Após o acidente, a jovem estudante Denise Alves, bastante nervosa e com vários hematomas em seu corpo, foi encaminhada para  Hospital Regional Julio Hartman.

O pai do pequeno Jardel, o lavrador Vicente Alves Rego, quando soube da noticia da morte do seu filho entrou no hospital aos prantos. Já a mãe da vitima, Cleidiane Carvalho Gonçalves, aparentava estar mais calma.


O casal que além de Jardel tem ainda mais dois filhos, residem atualmente no Bairro Roça Velha, situado nas imediações do campo de aviação da cidade, e aguardavam a liberação do corpo do filho, que se encontrava nas dependências do necrotério.

De acordo com o policial militar, F. Chagas, o condutor abandonou o veículo após o acidente. "Há informações de que ele tivesse embriagado mas só os exames poderão revelar precisamente. Temos informações também de que populares incendiaram o veículo após o acidente. A placa que se encontra em posse da delegacia tem indícios de fogo. Estamos intensificando as buscas", disse o PM. 


Fonte: Com informações Jornalesp

Esperantina intensifica trabalhos de prevenção a hipertensão

Visando alertar a população sobre os riscos, sinais de alerta e formas de controlar a hipertensão arterial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das equipes de psf’s vem desenvolvendo um trabalho preventivo para alertar os pacientes sobre os riscos da doença. A secretaria de saúde vem promovendo palestras e atividades físicas semanalmente.


Além das palestras também são oferecidas atividades de ginástica laboral, com técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento. O público participante é auxiliado pelo educador físico Flavio Denes. De acordo com o enfermeiro coordenador do PSF Cristiano Lages cada psf tem um dia na semana denominado de HiperDia (Hipertensão e Diabetes), que são acompanhados pelos profissionais.


"Estresse, má alimentação e falta de atividade física são fatores que levam ao desencadeamento da doença. Muitos convivem com esta realidade, mas não estão sensibilizados para dar a devida importância. A hipertensão pode provocar sérios riscos ao portador. Infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência renal constituem as três principais complicações causadas pela doença. Dentre os sinais de alerta estão o aumento da pressão em si, associado ao mal estar, aumento de peso e alto estresse", acrescentou Cristiano Lages.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Esperantina será sede do Acampamento de Desbravadores da região norte do estado

A cidade de Esperantina sediará entre os dias: 27 a 29 desse mês, as comemorações alusivas ao dia mundial dos Desbravadores com a realização de  um grande Acampamento que contará com a participação de cinco clubes de Desbravadores da região.

De acordo com os organizadores do mega evento, a base do referido Acampamento será atrás das dependências do Clube Recreativo Princesa do Longá, onde durante os três dias haverá uma vasta programação, envolvendo as comemorações alusivas pelo dia mundial do Desbravador, além da cerimônia de investidura, desfile pelas principais Ruas da cidade, plantio de árvores e a realização do 2° Desáfio de Ciclismo.

“Queremos levar a população para dentro do nosso Acampamento, onde na oportunidade poderão conhecer melhor o trabalho que esta organização mundial desenvolve com crianças na faixa etária dos 10 aos 15 anos de idade”, declarou José Carlos, Coordenador Distrital.

Fonte: Jornalesp

Esperantina sanciona lei de ampliação da carga horária de professores

Em solenidade na sede da Prefeitura Municipal de Esperantina, ganhou sanção a lei que prevê que professores de 20 horas no município passam a ser efetivados como professores de 40 horas.

O Prefeito Francisco Antônio de Sousa Filho, Chico Antônio (PT), sancionou a lei que altera o artigo 65 da Lei 1.100 de 23 de dezembro de 2009 (Plano de Cargos e Salários) que incorpora de forma definitiva o segundo turno para os Professores de vinte horas do município que tenham atuado em função de magistério pelo menos dois anos consecutivos.

A lei serve de solução legal pois dessa forma não é necessária a realização de um novo concurso para professor 40 horas.  Aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores de Esperantina no último sábado (14),  foi um projeto de iniciativa do próprio Prefeito Francisco Antônio (PT).

"Estamos garantindo um futuro melhor para mais de 70 Professores que muito contribuem para o desenvolvimento da educação de nossa cidade. Como Professor que sou fico muito orgulhoso em contribuir com a educação de minha cidade", declarou o prefeito.

Na ocasião o prefeito anunciou também a realização de um convênio para a construção de casas para os servidores municipais. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Esperantina é destaque no enfrentamento a violência contra a mulher

Municípios como Esperantina, Parnaíba Campo Maior, Teresina, Valença, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Corrente são destaques no enfrentamento a violência contra a mulher no Piauí. Porém, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) aponta que 10% dos municípios brasileiros ainda precisam de assistência na área. 

 

Para Maria Josimar Pires de Sousa, coordenadora da Câmara Técnica Estadual do Pacto de Enfrentamento à Violência, “Cada secretaria tem sua responsabilidade com relação ao tratamento dado a mulher no Estado e a partir dele vamos fazer uma tabulação para averiguar como está a situação do Estado com relação a esse tipo de violência”,

A Câmara Técnica informou na última terça-feira (17) , durante reunião na APPM, que vai iniciar um mapeamento sobre a violência contra a mulher no Estado. A medida atenderá um pedido da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) que pretende complementar dados da Central de Atendimento à Violência contra a Mulher e do Mapa da Violência no Brasil.


A coordenadora, adianta que o Governador Wilson Martins vai entrar em contato com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. Após essa reunião, o Governo passará as diretrizes para Secretaria Estadual de Assistência Social, Secretaria de Segurança e da Justiça para dialogar sobre a violência contra a mulher no Estado.

Pacto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

A proposta do Pacto para o período de 2012 a 2014 é aumentar os serviços especializados no país. No Piauí, a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Justiça, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, APPM e outros órgãos já desenvolvem um trabalho direcionado à violência contra a mulher.

Fonte: APPM

Câmara de Vereadores de Esperantina fica inadimplente junto ao TCE e tem contas bloqueadas

De acordo com informações do Tribunal de Contas do Estado – TCE, divulgadas nesta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Esperantina, está a vários meses sem prestar contas dos seus balancetes junto ao órgão, conforme processo de Nº 06.842.827/0001-29.

Foto: Jornalesp

O atual Presidente do poder legislativo municipal, de Esperantina, é o Vereador e ex-Prefeito Jânio Ferreira de Aguiar – PSB. Os meses, em atraso são os seguintes, abaixo:

Jan/2011, Mar/2011, Mai/2011, Dez/2011 a Jan/2012

Outra,Câmara Municipal de Vereadores que se encontra inadimplente junto ao TCE, é a do vizinho município de Morro do Chapéu do Piauí, que tem como atual Presidente o Vereador Jaques Ferreira de Aguiar – PSB, conforme processo de Nº 03.226.988/0001-08 Os meses em atraso são:

 Dez/2011 a Jan/2012, Jul/2011 a Jan/2012

Vale ressaltar que em função do atraso automaticamente as contas são bloqueadas pelo TCE e só serão liberadas mediantes a quitação das referidas contas, junto aquela corte.

Fonte: Jornalesp

Prefeitura de Esperantina inaugura reforma e ampliação de colégio da localidade Mocós

A Prefeitura Municipal de Esperantina através da Secretaria Municipal de Educação convida a sociedade em geral para participarem da cerimônia de inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Manoel Ferreira Franco, situada na Localidade Mocós.


A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (18), as 08:00 horas da manhã e na oportunidade foi servido um café da manhã  especial aos presentes.

Fonte: Jornalesp


Raio queima transformador e deixa bairro sem luz e sem tv em Esperantina

Durante uma forte chuva que caiu na noite desta terça-feira (10), na cidade de Esperantina, um raio atingiu um transformador que deixou de funcionar.  A queima do transformador ocasionou a falta de energia elétrica em alguns no Bairro Morro da Chapadinha Norte , o que acabou deixando a população sem sinal de TV.

       Fotos: Jornal Esp

De acordo com o assessor de comunicação da Prefeitura Municipal, Clenilton Gomes, a queima do transformador afetou não somente todo o sistema de retransmissão do município, mas também a Unidade Básica de Saúde – UBS, localizada no bairro.


A Eletrobras informou ao Cidadeverde.com que o transformador não pertence a empresa. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia energética um transformador está sendo emprestado enquanto o transformador quebrado não é consertado.

Ainda de acordo com a assessoria a situação deve ser resolvida até o fim do dia.


Com informações do Jornalesp
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Mesmo cassado, Chico Antônio permanece à frente da prefeitura de Esperantina

Após a cassação do prefeito de Esperantina, Chico Antônio, anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 29, o político continua como gestor do município. Mesmo diante de especulações sobre quem assumiria o cargo, o prefeito segue o mandato e aguarda vistas do presidente do TSE, Ricardo Lewandoski, que deverá apresentar sua posição a qualquer momento. 


Chico Antônio foi cassado com uma votação de 4 a 2. Em entrevista ao Cidadeverde.com, ele disse que continua o seu trabalho e revelou seu sentimento diante da situação. “Com o voto posso sair a qualquer momento, mas a cidade não pode parar. Já fui afastado da administração por 78 dias e agora, novamente,  tenho a sensação que não completei meu trabalho. É como se tivesse que construir uma casa e deixar paredes sem serem erguidas”, desabafou. 

Entre as ações em execução, o gestor ressaltou a assinatura de ordens de serviço para a construção de calçamentos, a inauguração de um mini hospital do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e a entrega de escolas e uma ponte. 

“Tudo continua em pleno funcionamento em todos os setores. Há quatro meses conseguimos restabelecer os convênios. O município contava apenas com três médicos, hoje temos 14 e todos os Postos de Saúde Família (PSF) estão funcionando”, disse o prefeito.

Chico Antônio acrescentou que anunciará, nesta terça-feira (10), o nome dos novos secretários em substituição aos gestores que entregaram os cargos para disputar o pleito municipal. Até o momento, apenas o nome da nova secretária de Educação, Célia Ibiapina, foi anunciado.

O secretário de Assistência Social, Domingos Luiz, a secretária de Educação, Zilma Amorim, o secretário de Governo, Francisco Sampaio, o secretário de Administração e Planejamento, Edmilson Araujo, e a secretária de Cultura e esporte, Evellyn Sara deixaram os cargos. 

Sobre eleições municipais, Chico Antônio finaliza afirmando que se a decisão do TSE for a seu favor, disputará as eleições municipais deste ano.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores