Cidadeverde.com

Espetáculo “Geleia Geral” faz homenagem a Torquato Neto

Imprimir

Se estivesse vivo, Torquato Neto faria 70 anos no dia 9 de novembro de 2014. No próximo sábado (20), o Teatro do Boi receberá o espetáculo “Geléia Geral”, a partir das 19h, em uma homenagem ao artista.

O foco do espetáculo está sobre Torquato Neto e o movimento Tropicalista. Na história, quatro jovens decidem realizar um trabalho acadêmico sobre o poeta e sua participação e influência dentro do movimento. Segundo Vitorino Rodrigues, diretor e produtor, a apresentação promove ainda um diálogo entre a época Tropicália e os artistas de hoje, fazendo pensar sobre que artista existe hoje e como ele é visto pela sociedade.

Na peça, entram em cena sete pessoas, entre atores e atrizes que fazem parte da Companhia de Dança Conexão Street e mais um operador de som e vídeo. O espetáculo é multimídia, pois une teatro, dança, cinema e música em uma dramaturgia só. Os textos são de Gonçalves Dias, Torquato Neto e Vitorino Rodrigues. O espetáculo possui 50 minutos de duração e recebeu este nome em referência à composição de Torquato Neto. O diretor e produtor de teatro Vitorino Rodrigues também lembra que o poeta tinha uma coluna com este nome no Jornal Última Hora, do Rio de Janeiro.

Torquato era filho de promotor público e professora primária e estudou no mesmo colégio que Gilberto Gil, em Salvador, tornando-se amigo do compositor e conhecendo também os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Dono de um discurso poético extremamente elaborado e complexo, este artista multimídia figura ainda como um grande enigma. Neste percurso estético, o projeto “Geléia Geral” traz à cena um jovem Torquato - idealista, revolucionário - que se impõe numa sociedade que dita normas, padroniza comportamentos, determina objetos de consumo, impõe o pensar, o ser, o estar e o agir das pessoas.

Os ingressos para o Geléia Geral já estão à venda na bilheteria do Teatro do Boi, zona Norte de Teresina, sendo a meia-entrada, R$10, e a inteira R$20. A classificação do espetáculo é livre. O Teatro do Boi é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais