Cidadeverde.com

Estímulo à agricultura familiar é aposta para melhorar índices do sul do Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias declarou, na manhã desta terça-feira (26), em reunião com o bispo de Bom Jesus, dom Marcos Antônio Tavoni e o deputado estadual Fábio Novo, que o estímulo a agricultura familiar será um dos focos para promover o desenvolvimento econômico do sul do estado. O objetivo da visita foi discutir, junto com o Governo, a solução para problemas em comum enfrentados pelos municípios da região.

Segundo Dom Marcos Antônio, o clero se reúne com o governador no intuito de chamar atenção para os municípios do Sul do Piauí. “Apresentamos aqui alguns pedidos ao governador, especialmente na área da saúde, segurança, educação e infraestrutura de estradas. Como sabemos que o governador dialoga com todas as classes, viemos aqui pedir melhorias para nossas comunidades”, explica dom Marcos.

O governador afirma que está trabalhando para melhorar os indicadores econômicos e sociais do Piauí. “Queremos um Índice de Desenvolvimento Humano elevado, com menos desigualdades sociais. O Piauí cresce mais do que o Brasil e mais do que o Nordeste. Queremos aumentar a expectativa de vida da população. Para isso, vamos descentralizar os centros de alta complexidade em saúde, colocando UTIs e centros cirúrgicos nos hospitais de municípios polos, como Bom Jesus e atendimento de atenção básica adequada em todos os municípios”, garante Wellington.

Com o intuito dar solução às solicitações, o governador destaca que está trabalhando junto à Secretaria da Educação (Seduc) para aumentar a frequência escolar em todos os municípios, inclusive aos finais de semana. 

“O Estado precisa de transporte escolar eficiente e de mais 8 mil professores em sala de aula. Para isso, precisamos reformular a gestão e valorizar o professor. Temos que evitar a evasão escolar, aumentar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e descentralizar ensino superior e técnico, para que atinja a população do interior”, ressalta Dias.  

Wellington explica que está viabilizando as condições de segurança pública em todos os municípios piauienses e garante que levará policiamento e melhoria na infraestrutura das delegacias.

Dentre as ações planejadas pelo Governo para a região Sul do estado está o estímulo à agricultura familiar no modelo adotado pelo Matopiba; o alargamento da BR 135, que passa por Bom Jesus; a instalação de matadouros públicos nos municípios; a ampliação do Programa Luz para Todos e a atenção especial aos dependentes químicos. 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais