Cidadeverde.com

Estrutura da Ponte Metálica está comprometida por falta de manutenção

Imprimir

Há seis anos a Ponde Metálica João Luís Ferreira é tombada como patrimônio Cultural da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Um dos grandes cartões postais de Teresina, a ponte é um importante meio de ligação entre os Estados do Piauí e Maranhão, através das cidades de Timon e Teresina.

A obra da ponte foi concluída em 1926, mas ela só começou a ser utilizada 12 anos depois, com o início do funcionamento da linha ferroviária que passa por São Luís e Teresina.  

No Jornal Notícia da Manhã de hoje (26), uma reportagem mostrou o estado da estrutura da ponte, em relação aos desgastes naturais do tempo e da falta de manutenção. Hoje a sua estrutura metálica tem uma aparência envelhecida e apresenta vários problemas, como buracos, ociasionados por falta de cuidados adequados, o que gera muitas reclamaçoes. As laterais da ponte também estão tomadas pelo mato.

José Sepúlveda, funcionário público, reclamou que ela está cheia de problemas por dentro e que os buracos comprometem a passagem dos carros

O IPHAN assegura, ou pelo menos, deveria assegurar a proteção do bem material da ponte, devendo zelar por sua preservação através de trabalhos de fiscalização. A ponte pode e deve receber restauração constante.

A superintedente do IPHAN no Piauí, Claudina Cruz dos Anjos, garantiu que está realizando o trabalho de fiscalização delegado a ela no caso, mas que mesmo tombada, a ponte fica sob responsabilidade dos municípios de Timon e Teresina, já que é de propriedade das duas cidades.

Veja o vídeo com a reportagem:

 

Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais