Cidadeverde.com

Estudantes cobram de Firmino Filho passe livre nos ônibus

Imprimir

O prefeito Firmino Filho recebeu em audiência na quinta-feira (20), no Palácio da Cidade, uma comissão de estudantes representantes da Associação Municipal de Estudantes Secundaristas (AMES) e de grêmios e diretórios centrais da Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal de Educação do Piauí. Entre as principais reivindicações dos estudantes estão a implantação do passe livre nos transportes coletivos e a adoção de nova sistemática para a expedição de identidades estudantis.

“A implantação do passe livre para os estudantes é uma iniciativa louvável, mas nós ainda não encontramos alternativas para o oferecimento dessa gratuidade. O custo anual do transporte de estudantes de forma gratuita representa uma despesa de R$ 30 milhões. A grande questão é saber quem vai pagar essa conta. Não há recursos disponíveis no município, pelo menos a curto prazo”, explicou o prefeito.

Sobre a adoção de um novo sistema menos oneroso para a expedição de identidades estudantis, o prefeito sugeriu que os estudantes busquem uma alternativa de consenso, uma vez que as universidades e faculdades já adotam formas diferentes de expedição.

O representante da AMES, Eduardo Almeida, explicou que o passe livre é uma antiga reivindicação dos estudantes, mas reconheceu que a solução para a questão deve envolver os entes federativos. “A nossa idéia prevê a gratuidade apenas para os estudantes filhos de famílias com renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo”, disse. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais