Cidadeverde.com
Eugenio Fortes

Uma boa onda

A moda , no mundo das academias, não acontece apenas no universo das roupas.
O que comer e  qual exercício fazer  também fazem parte das ondas deste mar.

Uma boa onda veio com os exercícios funcionais.  Fazia tempo que não via um exercício realmente  tão  importante ser inserido meio a outros da vez.
Eu falo do “perdigueiro”, não o cachorro, mas o exercício que imita a posição deste animal ao avistar a caça. Equilibrados em um dos  joelho e uma das mãos (contrarias) seguramos  em uma altura que forme um segmento de reta entre os pontos da mão e dos pé suspensos.

Podemos treinar isometricamente – estáticos- ou com pequenos movimentos.
Essa onda  promete e consegue fortalecer  os músculos  eretores do tronco que, durante muito tempo, foram esquecidos e sufocados  pelos exercícios dos seus opositores, os abdominais.

Viva o equilíbrio, viva a compensação, viva uma coluna estável , resistente e forte.
Viva o perdigueiro, exercício da moda, uma boa onda.

Não esqueça que, treino bom é aquele que respeita os seus limites e desafia o seu conforto.
Extensores e flexores juntos, combinados nessa onda do equilíbrio.

É simples mas não é fácil

De repente você se vê bem acima do peso ideal. Deixou uma vida mais ativa fisicamente e se acomodou numa cadeira , buscando produzir mais .
Mudou a composição corporal...mais gordura, menos músculos. Aumentou a ansiedade, está dormindo menos. É realmente hora de uma mudança. Essa mudança não deve ser radical, não mesmo!

Assim, você terá 99% de chance de fracassar. Não aposte em dietas milagrosas , pois o corpo irá se defender e após algumas semanas tudo irá “goela” abaixo.

Você terá perdido massa muscular, ânimo e  vai estar odiando ainda mais a academia.

Tome pequenas medidas e não tenha pressa. Tenha foco. Mude hábitos, não se castigue, pois seu sacrifício durante três ou quatro semanas radicais não será levado em conta pelo seu inteligente organismo.

Então vá pelo caminho certo.

A teoria é conhecida. A pratica é simples e exige muita disciplina.

Cuide de sua alimentação . Evite excessos. Procure um nutricionista.

A atividade física deve ser bem escolhida. O estimulo deve ser suficiente para gerar adaptações, para mudanças. Porém, não se deve buscar compensar em pouco tempo um sedentarismo de vários anos.

Um bom professor somado a sua decisão de mudança, resultará em uma vida mais saudável e mais produtiva.

A decisão é sua. A disponibilidade é nossa.

É simples mas não é fácil!  

Treino desequilibrado


Trago na lembrança uma infância feliz, lembro de uma criança que não via nos muros barreiras, mas caminhos para chegar mais rápido a casa dos amigos.
                E  treinava o equilíbrio, a força, a flexibilidade.  E também a amizade olho no olho.
                Lembro de uma criança que via nos terrenos baldios campinhos de futebol. Nas calçadas, pistas de skate. No caminho de volta do colégio, uma caminhada repleta de piadas e boas conversas.
                Agora acordo em um momento  em que as crianças não se exercitam com tanta naturalidade.
                A disputa em busca de um futuro profissional ocupa quase todo o tempo. A mente é exercitada de uma forma um grande profissional.  A felicidade vai chegar um dia!
                Os amigos não andam mais em cima de muros , não treinam mais o equilíbrio. Não existe mais equilíbrio entre a mente e o corpo.
                É preciso que aconteça uma revolução a favor de uma criança que use mais  seu corpo nas brincadeiras e jogos. Chega de lançar para o futuro os sorrisos. É preciso a liberdade de movimento.
                 Uma infância com natação, futebol, skate, pedaladas, vôlei, artes marciais etc, projeta um adulto com hábitos saudáveis .
                Não devemos lançar sorrisos para o futuro, devemos mesmo dizer que a hora é agora... CORRA, PULE , NADE... BRINQUE com suas crianças e abrace, no presente, a a felicidade.  

Musculação X Corrida


Um corredor de longa distancia deve fazer musculação?

Musculação , hoje, é uma atividade muito abrangente, mas se o objetivo for aumentar o volume muscular a resposta é não, não deve.

Nas fibras musculares tem mitocôndrias que fazem a respiração celular, se for trabalhado o aumento da fibra muscular, que está diretamente ligado a quantidade e o tamanho das mitocôndrias, vai resultar em uma queda da performance aeróbia.

Claro que essa resposta deve ser contextualizada sempre, se você corre buscando bem estar , a musculação vai proteger os músculos e as articulações do seu corpo, a médio e longo prazo é muito importante essa pratica.

Lembro que a resposta para corredores anaeróbios, curta distância, é outra, deve sim fazer musculação, e terá sua performance melhorada.

É importante sempre alertar que programas de treinamento devem ser individualizados e um atleta profissional tem respostas dirigidas para os seus objetivos, para resultados competitivos.

A corrida para saúde e bem estar tem como regra básica diversificar estímulos e provocar mais qualidade e quantidade de vida.  

Zona de conforto

Com o passar dos meses , convivendo com a atividade física, vamos aprendendo sobre treinamento  e  sem perceber , naturalmente, escolhemos um treino recheado de “bons exercícios” . Aqueles que a gente gosta, que realizamos sem nenhuma dificuldade.
Passamos meses com a mesma ficha que pouco a pouco foi sendo alterada para nossas conveniências. E o professor?

Traçamos  estratégias para driblar um novo programa. E os resultados?
Faz tempo que você não ver nenhuma mudança?  Talvez,  até destreinou ?
Converse com seu professor .

É  claro que não é para aceitar qualquer “ficha” pois um bom treinador tem opções variadas de treinamento e com certeza você terá boas novidades.
O corpo e a mente precisam ser constantemente desfiados  pois  através desses desafios é que chegamos a bons resultados.

O stress proveniente da adaptação  (bom stress) gera alegria e disposição para a vida, para a execução das tarefas diárias. 

Todo treinamento deve ser avaliado e reprogramado periodicamente.

TRIATLON


Um bom estimulo é aquele que nos tira da zona de conforto. O nosso corpo se adapta rápido a um bom programa de treinamento.

Se você já sente que o seu programa esta usando  uma atividade física ao ponto de aumentar o risco de lesões pelo excesso de repetições dos mesmosmovimentos, é hora de diversificar.
O TRIATLON é a combinação de atividades diferentes (natação, ciclismo e corrida)que gera alta queima calórica, aumento de massa muscular, condicionamento cardio-respiratorio e é perfeito para quem busca um programa sem monotonia e que diminui o risco de lesão pela troca das atividades diárias.

O conselho que agora segue é que seja feito natação, ciclismo e corrida em dias diferentes, usando a musculação  e o flexionamento para completar o programa e semanalmente ou quinzenalmente “brincar” de juntar essas atividades.
Vale  lembrar  que o ciclismo e a corrida podem ser feitos na sala de musculação da academia ou na rua, em vias e horários adequados.

As três atividades do TRIATLON devem ser trabalhadas com volume e intensidade bem programadas.

Transforme seu treino em um TRIATLON e viva mais feliz!

A Arte da Luta



Uma verdadeira arte marcial usa métodos bem definidos que ajudam a desenvolver disciplina e auto-confiança, promovendo saúde do corpo  e da mente.

Essa mistura (ou mix) de artes marciais (MMA) transformou-se em um esporte que atrai milhões de pessoas em todo o mundo. É bom assistir atletas treinados muito bem preparados disputando por categorias de peso com regras muito bem definidas, títulos de um esporte que eu admiro.

Mas, ver em clubes e academias aulas de “MMA” sem nenhuma metodologia, onde professores despreparados fingem ensinar técnicas de artes  marciais que pouco praticaram é preocupante.

Sem nenhum ensinamento técnico ou preocupação com biomecânica colocam o aluno pra chutar em sacos de pancada e continuam imitando técnicas de judô, jiu-ji tsu , boxe, karate ou taekwondo , transformando a aula em uma grande bagunça suada. O aluno,  na ignorância das verdadeiras, se tornam vitimas fáceis de uma mistura boba de lutas.

Aconselho, a você que deseja ser um atleta de MMA, a  procurar o currículo verdadeiro do seu professor, a usar  um caminho seguro para desenvolver uma arte marcial como base (judô, karate, taekwondo, boxe, jiu jitsu ...) e a partir desse alicerce partir para mistura com outras artes.

Eugenio Fortes
 

Posts anteriores