Cidadeverde.com

Exposição de maquetes no museu mostra identidade cultural do PI

Imprimir

Como parte das comemorações do aniversário do Estado, o Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes recebe a exposição "Identidade Cultural: A casa nordestina", realizada por alunos da Faculdade Camilo Filho. A exposição tem por objetivo mostrar, através das maquetes, as representações dos costumes, dos códigos e dos valores dos piauienses. A exposição terá início nesta sexta-feira (17) e segue até o dia 30.

De acordo com a professora responsável pela exposição, Aliana Barbosa, a ideia da exposição surgiu no decorrer da disciplina de Antropologia e Cultura Brasileira.

“As maquetes desta exposição são resultado de um projeto final da disciplina de Antropologia e Cultura Brasileira, do curso de Design de Interiores. Por razão da alta qualidade técnica na execução das peças e do valor simbólico relevante nas representações da cultura nordestina, foi pensado em fazer uma exibição das obras, principalmente pela temática, que homenageia nosso Estado”, disse.

A professora ressaltou ainda que o museu foi escolhido por ser um lugar que alia educação e cultura piauiense.

“O museu constituiu-se no lugar mais adequado para abrigar nossa exposição, visto que este é um patrimônio histórico piauiense e um espaço privilegiado para difusão da educação e da cultura piauiense. Também escolhemos essa data para homenagear nosso estado. A ideia é que esta exposição não apenas celebre o Piauí, mas que represente a união da educação e da cultura, através da parceria entre a instituição de ensino e o Museu do Piauí”, explicou.

Um dos diferenciais da exposição é a narrativa visual, que é contada também através de trechos de personagens da literatura e música brasileira, que versaram sobre o Piauí e suas características, alguns deles são: Torquato Neto, Lázaro do Piauí e Caetano Veloso.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais