Cidadeverde.com

Extinção do Iapep vai tornar eficiente gestão dos planos de saúde

Imprimir

A extinção do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep), que passará a se chamar Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do Estado do Piauí (IASPI), será um dos pontos da reforma administrativa discutido nesta terça-feira (28) em audiência na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). De acordo com Diretor-geral do Iapep, Marcos Steiner, a mudança não trará prejuízos para os aposentados ou servidores e visa especializar a administração dos planos de saúde.

“Essa reunião será importante para esclarecermos aos deputados a razão desta mudança. Cabe ressaltar, que não há uma tentativa de privatizar o setor de saúde. Isto não está sendo pautado e não está no projeto. Os servidores continuarão a receber a aposentadoria onde estão recebendo, na conta bancária. Os servidores do Iapep continuarão à serviço de uma autarquia, que não terá mais a configuração do Iapep e trbalhará apenas com o Plamtta e o Iapep-Saúde. Será uma mudança apenas de gestão para dar força e efeciência ao setor de saúde”, explica Steiner.

Com a alteração, o Iaspi ficará responsável pela administração dos planos de saúde do Estado - Iapep-Saúde e Plamta. A gestão da previdência, relacionada a inativos (aposentados e pensionistas do Estado) passa a ser responsabilidade da Secretaria de Administração e Previdência.

“Quando se especializa, busca-se o princípio da eficiência administrativa. O diretor do Iapep pensará somente nos planos de saúde, bem diferente do que ocorre agora quando ele tem que se dividir entre previdência e saúde. Atualmente, o Iapep tem se comportado somente como um gestor de saúde e a previdência sempre é colocada em segundo plano. A mudança é para tornar os dois setores eficientes”, disse o diretor do Iapep. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais