Cidadeverde.com

Fábio diz que governo descumpre transição e será candidato a presidente

Imprimir
  • _MG_1059.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_1054.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_1047.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_1043.jpg Raoni Barbosa

O deputado estadual reeleito Fábio Novo (PT) criticou hoje (27) a retenção de dados por parte do governo do Estado para a equipe de transição do governo Wellington Dias (PT). Segundo o deputado, há confusão nas informações repassadas, como é o caso do valor gasto com o pagamento de pessoal terceirizado.

"Os números que se colocam às vezes falam em R$ 15 milhões, R$ 30 milhões. Não tem uma coisa precisa. Como autor da lei de transição, vamos ter que melhorar. Quais os dados que dão confiabilidade para que você possa se planejar? Acho que o governo está descumprindo a lei porque o espírito da lei coloca que você abra efetivamente o governo. Eu sou autor da lei e não tenho conhecimento desses dados", pondera.

Wellington Dias, segundo o deputado, iniciará seu governo em extrema dificuldade financeira e por isso "terá que cortar na carne" em relação a despesas com pessoal terceirizado. Para Novo, a solução é aumentar a receita e diminuir a lista de contratações.

"Tem que fazer as duas coisas para dar oxigênio nas finanças do Estado. Qual é o tamanho dos terceirizados? Outro dia tomei conhecido que parte de uma gratificação paga ao pessoal da saúde não estava entrando na conta [cálculo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal]. Quem me disse isso foi uma técnica do TCE. Você tem que estar sempre colocando pessoal como prioridade de governo, precisa ter plano de cargos, mas tem que ter cuidado com o inchaço. Isso precisa ser revisto", afirma.

Eleição na Assembleia

Fábio Novo confirmou que será candidato a presidente da Assembleia, concorrendo com Themístocles Filho (PMDB). A intensão do petista é buscar o consenso até o final de janeiro. "Estamos colocando o nome a disposição do nosso partido. Não quero enfrentar ninguém. A eleição é só em fevereiro. Qualquer um dos 30 deputados estão habilitados. Nosso nome tem sido lembrado e vamos colocar a disposição. Já tem bastante tempo que na reta final a tendência é que se caminhe para um consenso. Acredito que terão outras opções. Se tiver que disputar a gente disputa", declara.

Cargo no governo

A intensão do deputado Fábio Novo é a presidência da Assembleia. Porém, com a formação do novo governo, há a possibilidade de ser convocado para assumir alguma secretaria. "Eu sou soldado de partido. Agora, você pode me perguntar a minha preferêcia. Meu perfil é mais de legislador. Apresentei mais de 130 projetos de lei nesses 4 anos. Minha preferencia é permanecer no parlamento", comenta.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais