Cidadeverde.com

Fábio Xavier quer integrar barcos dos rios com ônibus e metrô de Teresina

Imprimir

Fotos: Jairo Moura / Cidade Verde

O deputado Fábio Xavier (PR), que assumirá a Secretaria Estadual de Cidades, declarou que uma das prioridades de seu mandato será viabilizar a navegabilidade dos rios Poty e Parnaíba, como via de transporte público. A ideia é integrar os barcos aos ônibus e metrôs do Centro de Teresina.

"O projeto é brilhante, foi apresentado pelo estudante piauiense Danilo Sérvio Araújo e já tem a anuência do Ministro das Cidades. Vamos trabalhar para construir esse projeto. São 19 quilômetros de faixa no rio, com barcos novos que iriam de Nazária a Santa Maria da Codipi, diminuindo o fluxo de veículos do Centro", complementou o parlamentar, em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (3).

O futuro secretário disse que a pasta de Cidades tem 42 intervenções aprovadas, que juntas somam R$ 329 milhões, provenientes do PAC. "Vamos trabalhar agora para que sejam aplicados esses recursos que já estão disponíveis", declarou.

Emancipação penal

Outro projeto que será prioridade para o partido, segundo Xavier, será a emancipação penal do menor infrator. "É diferente de reduzir a maioridade penal. O que propomos é que os menores reincidentes devem cumprir toda a pena. Eles ingressam no sistema existente e quando completarem a maioridade, são transferidos para o sistema prisional", explicou.

Votação na Alepi

No Jornal do Piauí de ontem (2) foi apresentada uma lista com os possíveis votos de cada um dos deputados da Assembleia Legislativa. A fonte foi um dos parlamentares, que garantiu ter conversado com cada um dos políticos que votaram. A lista foi levantada após o deputado Fábio Novo (PT), um dos candidatos à presidência da Casa, ter declarado que tinha 19 votos a seu favor, mas só recebeu 14. Fábio Xavier constava na lista como um dos que votou na reeleição de Themístocles Filho (PMDB).

"Demorei bastante para revelar meu voto, porque até o último momento eu buscava um entendimento, mas na sexta-feira (30) eu disse que apoiaria Fábio Novo. Hoje eu me sinto na obrigação de revelar meu voto, mesmo sendo sigiloso. Eu votei em Fábio Novo, com a ciência dele e do governador Wellington Dias (PT). Eu me senti desconfortável com o essa lista ontem. A fonte tem que ser revista", finalizou.

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais