Cidadeverde.com

Falha no motor provocou queda de avião em Teresina; investigação continua

Imprimir

Yala Sena/Cidade Verde/Arquivo 2013

Uma falha no motor provocou a queda do avião Cesna 172, que resultou na morte de quatro pessoas no aeroporto de Teresina (PI). O acidente aconteceu no dia 16 de dezembro do ano passado. 

O coronel José Roberto Mendes, assessor técnico do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Seripa), confirmou que engenheiros do departamento técnico da Aeronáutica constataram falha no motor da aeronave. Um dos seis cilindos entrou em colapso e fez o avião perder pontência. A análise foi feita 140 dias após o acidente. 

"A análise busca saber em que momento não foi possível identificar esse tipo de pane. Essa é a dificuldade da investigação", afirmou o coronel. "O avião foi submetido a revisão pouco tempo antes do acidente, e a documentação da aeronave mostra que a manutenção foi feita adequadamente". 

O assessor técnico do Seripa afirmou que a possibilidade de falha humana ainda é considerada, mas a mesma não ocorreu necessariamente por parte dos quatro tripulantes. 

O Seripa agora mantém contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para saber se todos os requisitos exigidos foram cumpridos. "É um processo lento. Nascem outras dúvidas e nós encaminhamos de novo", explicou o coronel, sem dar prazo para o fim das investigações. 

O Cesna 172 caiu em uma área deserta do aeroporto. Na aeronave estavam um instrutor e três alunos de aviação. 

reportagem de Tiago Melo (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais