Cidadeverde.com

Falta de pagamento deixa obras paradas em abrigo de crianças

Imprimir

Um atraso no pagamento paralisou as obras de reforma do Lar da Criança Maria João de Deus, na vila Operária, zona norte da Capital. Segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) a falta de repasse do Governo do Estado a empresa responsável pela obra é o motivo do atraso.

A reforma de duas salas de aula e de uma biblioteca se arrasta há três meses. Os primeiros problemas da estrutura física do lar começaram em agosto, quando o telhado de um dos cômodos desabou. 
 
"Desde então houveram algumas mudanças. Hoje, com a reforma, as crianças tiveram que sair dos seus quartos e isso mudou a rotina também das salas de aula, que hoje são usadas como depósito dos materiais de construção", afirmou a diretora do abrigo, Tâmia Téscia.
 
A diretora afirmou ainda que isso pode prejudicar a aprendizagem das crianças. "Tínhamos salas para receber cada grupo de crianças mediante o seu reforço necessário. Hoje dois professores tem que ficar no mesmo espaço físico", lamentou.
 

Atualmente, a instituição cuida de 49 crianças e tem como finalidade abrigar menores que tiveram seus direitos violados, vítimas de maus tratos, de abandono ou de abuso sexual. No local, as crianças recebem atendimento psicossocial, nutricional, assistência médica e participam de atividades culturais, esportivas, lúdicas, de lazer e pedagógicas.
 


Ao todo, R$ 217 mil é o valor estimado pelo governo para reforma do abrigo. A previsão é que a obra seja entregue até o final deste ano. "Acredito que a dificuldade financeira do estado é notória, mas por se tratar de uma casa de acolhimento para crianças é de absoluta prioridade. Acreditamos que logo esse pagamento será normalizado e o andamento da obra voltará ao normal", informou Luciana Evangelista, gerente social da Sasc.

Matérias relacionadas: 

Telhado desaba no Lar Maria João de Deus e atinge cômodo 

 
Com informações de Egídio Brito (Tv Cidade Verde)
Redação de Lucas Marreiros
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais