Cidadeverde.com

Família e amigos planejam memorial com busto de Bernardo e chafariz

Imprimir

Fotos, flores e brinquedos são colocados no jazigo da família em Santa Maria (Foto: Caetanno Freitas/G1)

 

Amigos próximos e a Prefeitura de Três Passos, no Rio Grande do Sul, estão preparando uma homenagem permanente ao menino Bernardo Boldrini, assassinado em abril deste ano. A ideia é construir um memorial em um terreno que será cedido pela prefeitura e aberto ao público. Por enquanto, já foi definido que o espaço terá um busto do menino de 11 anos e um chafariz.

A paisagista contratada já concluiu o projeto, que foi aprovado pelo prefeito José Carlos Amaral (PTB). Para a avó materna de Bernardo, a homenagem ajudará a manter viva a imagem do neto.

"Acho que esse memorial, esse projeto que querem fazer é uma forma de seguir pensando nele. De manter viva a imagem do meu neto e não deixar que esse crime tão cruel caia no esquecimento", disse Jussara Uglione ao G1.

O menino de 11 anos foi encontrado morto, enterrado em uma cova rasa na cidade de Frederico Westphalen, em abril deste ano. Quatro pessoas estão presas suspeitas do crime, entre elas o pai, o médico Leandro Boldrini, e a madrasta, Graciele Ugulini.

"O Bernardo era um menino muito amável. Só com eles [Graciele e Leandro] que aconteciam essas coisas", lamentou a avó, se referindo aos vídeos que mostram uma briga entre o casal e o menino e outra gravação em que o garoto discute com o pai, pedindo que pare de gravar imagens suas, e o ameaça com uma faca.

.Com as outras pessoas ele era muito educado, muito querido. Você vê que todo mundo amava ele na cidade, a única coisa que faltava era amor em casa", lamentou.

O projeto do memorial, no entanto, ainda está em fase inicial, segundo a prefeitura. A definição do terreno escolhido deverá sair dentro de alguns meses.

Após vídeo, advogado quer nova investigação

O advogado da avó de Bernardo Boldrini, Marlon Taborda, vai pedir a reabertura das investigações sobre o suicídio da mãe da criança, Odilaine, em 2010. O defensor foi motivado a fazer o pedido após a divulgação de um vídeo que mostra uma briga entre a criança, o pai, Leandro Boldrini, e a madrasta, Graciele Ugulini. As imagens foram recuperadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) do celular de Leandro.

"Me chamou a atenção que há uma confissão da morte da mãe do Bernardo. Em dado momento é dito para o menino 'Tu vai ter mesmo fim que a tua mãe'. Ora, Bernardo foi vítima de homicídio, logo a mãe dele também foi vítima de homicídio. E esta frase, ela se torna reveladora ao passo que é uma confissão que a Odilaine foi morta por alguém. Nos faz crer que realmente não ocorreu suicídio e que Odilaine foi vítima de homicídio", apontou Taborda.
Odilaine morreu em 2010 após se suicidar, conforme conclusão da polícia. Nas imagens, a madrasta fala para o menino que a mãe dele é uma "vagabunda". Leandro também critica a ex-mulher.

"Ah, Bernardo, eu fico com pena de ti… Com pena de ti, cara. Tua mãe te botou no mato. Deus o livre. Te abandonou", afirma Leandro. O menino responde aos dois revoltado. "Tomara que tu morra. Tomara que tu morra! E essa coisa [Graciele] que morra junto!", grita Bernardo.


Entenda 


Conforme alegou a família, Bernardo teria sido visto pela última vez às 18h do dia 4 de abril, quando ia dormir na casa de um amigo, que ficava a duas quadras de distância da residência da família. No dia 6 de abril, o pai do menino disse que foi até a casa do amigo, mas foi comunicado que o filho não estava lá e nem havia chegado nos dias anteriores.

No início da tarde do dia 4, a madrasta foi multada por excesso de velocidade. A infração foi registrada na ERS-472, em um trecho entre os municípios de Tenente Portela e Palmitinho. Graciele trafegava a 117 km/h e seguia em direção a Frederico Westphalen. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) disse que ela estava acompanhada do menino.

O pai registrou o desaparecimento do menino no dia 6, e a polícia começou a investigar o caso. No dia 14 de abril, o corpo do garoto foi localizado. Segundo as investigações da Polícia Civil, Bernardo foi morto com uma superdosagem de um sedativo e depois enterrado em uma cova rasa, na área rural de Frederico Westphalen.

O inquérito apontou que Leandro Boldrini atuou no crime de homicídio e ocultação de cadáver como mentor, juntamente com Graciele. Ainda conforme a polícia, ele também auxiliou na compra do remédio em comprimidos, fornecendo a receita Leandro e Graciele arquitetaram o plano, assim como a história para que tal crime ficasse impune, e contaram com a colaboração de Edelvania e Evandro.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais