Cidadeverde.com

Famílias sem teto invadem 400 apartamentos vazios na zona Sul

Imprimir
  • vlcsnap-2015-05-04-13h29m32s26.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • vlcsnap-2015-05-04-13h29m23s196.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • vlcsnap-2015-05-04-13h31m35s240.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • vlcsnap-2015-05-04-13h30m41s204.jpg Reprodução/TV Cidade Verde

Apartamentos vazios do residencial Torquato Neto, zona Sul de Teresina (PI), começaram a ser invadidos por famílias sem-teto na semana passada. Até esta segunda-feira (4), estima-se que cerca de 400 imóveis já haviam sido ocupados. 

De acordo com as famílias, os imóveis ocupados já foram entregues aos contemplados no programa "Minha Casa, Minha Vida", mas os proprietários nunca teriam feito a mudança. 

A desempregada Juilene Alves afirma que já tentou conseguir uma casa através do programa do Governo Federal, mas não conseguiu. "Tenho quatro meninos e estou gestante de outro. Sou solteira e não tenho benefício de nada", reclama. 

A dona de casa Eveily Silva tem três filhos e também não conseguiu um imóvel. "Eu preciso de uma casa porque meu esposo só tem um salário de R$ 900. Às vezes a gente passa por necessidade". 

Os ocupantes são de bairros próximos da zona sul, famílias de áreas de risco ou que moravam de aluguel ou com parentes. 

A reportagem da TV Cidade Verde constatou que vários apartamentos do residencial estão vazios, mas não foi possível confirmar se os imóveis estão entre os que já foram entregues. O Jornal do Piauí desta segunda-feira (4) mostrou ao vivo famílias fazendo a mudança por volta de 13h. 

O funcionário público Francisco Soares afirma que os imóveis vazios são de pessoas contempladas que não vieram ocupar. "Aqui é cheio de apartamento fechado. E aqui é senhora, idosa, criança, mãe solteira. Não tem nenhum vandalismo, aqui é tudo organizado", garantiu. 
 
O autônomo Tiago Bezerra quer a presença do Ministério Público no local, para que pressione os órgãos compeentes e garanta moradia para as famílias invasoras. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) informou que cabe ao contemplado por um apartamento invadido acionar a polícia para que o mesmo seja desocupado. Sobre os imóveis não entregues, a Prefeitura de Teresina informou que apenas faz o cadastro das famílias e os mesmos são se responsabilidade da Caixa Econômica Federal.  

reportagem de Tiago Melo (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais