Cidadeverde.com

Feira Nova Noiva reúne trabalhos de artesãos piauienses

Imprimir

Buscando conquistar notoriedade também no segmento matrimonial, pequenos artesãos e produtores, apoiados pela Prefeitura de Teresina, estão tendo a oportunidade de expor seus trabalhos na 1ª edição da Feira Nova Noiva. A exposição, iniciada ontem (20), segue hoje das 17h às 23h, no Splendore Festas. 

Com o contato direto com o público, esses microempreendedores estão tendo possibilidades reais de comercializar suas produções, que vão desde arranjos de flores produzidos no Shopping Natureza até vestido de noiva com aplicações em frivolité. A entrada para o evento é apenas 1 kg de alimento não perecível.

Peças bordadas pela Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina (ACCBT), sandálias de casamento, bolsas e necessaires confeccionadas em Centros de Produção, biojóias desenvolvidas no Polo Cerâmico do Poti, peças produzidas pela Tecelagem do Dirceu I, arte santeira e buquês em feltro estão entre os produtos que podem ser encontrados no stand da Prefeitura de Teresina, arquitetado em parceria com a Vivenda da Festa.

Segundo o secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, é papel da Prefeitura de Teresina buscar a inserção dos pequenos produtores e artesãos no mercado de moda, já que eles têm plena capacidade para isso. 

"Esse é um ramo que vem se abrindo cada vez para esses empreendedores de pouco capital. Por isso, trouxemos o melhor, que vai desde a arte santeira, passando pro peças em frivolité, bolsas e calçados feitos nos Centros de Produção até flores comercializadas no Shopping Natureza”, pontua, acrescentando ainda que esses grupos vêm recebendo assistência não apenas no aspecto da comercialização, mas, antes disso, na produção, a exemplo o projeto de consultoria para melhoramento de peças.

A blogueira Constante Zahn, que ministrou uma palestra na abertura do evento, deu uma conferida no trabalho feito pelos grupos de artesãos e pequenos produtores. 

"Fiquei encantada com a iniciativa da Prefeitura de Teresina em dar oportunidade aos artesãos da cidade em participar de uma feira desse nível", pontuou ela, que é considerada referência quando o assunto é casamento.

"Está sendo muito importante para nosso grupo participar dessa uma feira, porque sem esse apoio que a gente recebe seria muito difícil estar aqui hoje. Eu faço esse trabalho porque gosto mesmo, e está sendo uma grande satisfação ver que as pessoas que passam por aqui também estão gostando, nos elogiando", disse a artesã Rosana Matias, do Grupo de Bordadeiras Ponto Firme, especializado em produções em frivolité.

A florista Leandra Santos, microempreendedora do Shopping Natureza há 13 anos, conta que "cada vez que surge uma possibilidade de participar de um evento desse tipo, de divulgar o trabalho, os produtores do Shopping Natureza têm a capacidade de mostrar que podem oferecer produtos de grande qualidade, no mesmo nível de grandes floricultoras de Teresina", frisa.

A participação de grupos e associações em feiras como essa é uma das estratégias de divulgação utilizadas para valorizar o trabalho de quem faz a economia solidária e criativa teresinense.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais