Cidadeverde.com

Wellington e PMDB se reúnem para superar crise sobre Fundação Hospitalar

Governador Wellington Dias: reunião para conter crise com PMDB

 

O governador Wellington Dias recebe, ainda na manhã desta terça-feira, deputados do PMDB com a intenção de encerrar a crise em torno da criação da Fundação Hospitalar, que deverá ser ocupada pelo deputado Pablo Santos. Mas, antes mesmo da reunião, algumas arestas já foram aparadas, o que deve acelerar a aprovação da mini reforma administrativa.

Ontem à tarde, representantes do PMDB – entre eles o próprio Pablo, o deputado João Madison e o presidente da Assembleia, Themístocles Filho – estiveram com o líder do governo, deputado João de Deus (PT), e o com o secretário de Saúde, Francisco Costa. Nesse encontro, ficou acertado que o deputado petista vai retirar a emenda que havia apresentado modificando a proposta de criação da Fundação.

A emenda de João de Deus estabelecia limites para a composição do corpo funcional da Fundação, o que desagradou aos peemedebistas. A reunião com o governador, hoje pela manhã, vai afiançar esse entendimento e eliminar diferenças. Com isso, Wellington espera encerrar a crise.

Superadas as divergências com o PT, a etapa seguinte é chegar a um acordo dentro da própria Assembleia quanto à garantia de posse do deputado Pablo Santos, sem o risco de perda de mandato. O caminho é a apresentação de uma PEC – proposta de emenda constitucional, como adiantado ontem pelo blog.

A emenda constitucional vai eliminar qualquer dúvida sobre a posse de Pablo em um cargo que não é de secretário. Sem a mudança do texto constitucional, Pablo poderia incorrer em uma transgressão que permitiria o pedido de cassação do mandato de deputado.

A expectativa dentro do PMDB é que, com um amplo entendimento dentro da Assembleia, a votação da PEC possa ser acelerada. Ela poderia já ser apreciada pelas comissões técnicas ainda esta semana, para que o deputado tome posse na próxima semana;

A reunião de hoje pela manhã com o governador Wellington Dias também vai servir para apresentação dessa solução encontrada dentro do Legislativo.