Cidadeverde.com

Festas de fim de ano aquecem as vendas na Ceapi

Imprimir

Garantir uma mesa farta e bem decorada com produtos típicos de Natal é o desejo de um grande número de famílias nesta época do ano. Por isso, a semana que antecede a data natalina é a mais movimentada do ano no Mercado de Hortifrutigranjeiros da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi).

Segundo o diretor presidente do órgão, João Félix de Andrade, em dezembro há um aumento no volume de produtos ofertados no Mercado em comparação com a média mensal. O número de frequentadores do espaço também sobe, é 15% maior que em períodos normais, chegando a 12 mil pessoas.

“O Mercado movimenta em torno de 34 mil toneladas de frutas, verduras e legumes por mês. Mas em dezembro de 2013, por exemplo, comercializamos 32.318 toneladas, quantidade 6,14 % maior que em 2010. Por serem produtos perecíveis, a maior movimentação é, sem dúvida, nos dias mais próximos do Natal”, conta.

As campeãs são as frutas que em dezembro do ano passado chegaram a atingir 19.613 toneladas comercializadas, volume 15% maior que a média mensal. Para o Natal as frutas de época mais procuradas são abacaxi, ameixa, figo, lichia, manga, melancia, melão, morango, uva, kiwi, nectarina e pêssego.

Além delas, aumenta a procura por algumas hortaliças para as receitas tradicionais de final de ano e também para decorar e complementar os pratos principais de carnes. Para os menus salgados, conta ele, aumentam as vendas de hortaliças fruto – os legumes - e de raízes como pimentão, tomate, vagem, batata, cebola e cenoura, além das hortaliças folhosas – chamadas de verduras, como cebolinha e salsa.

“Também há boa demanda por cereja, frutas cristalizadas, tâmaras, uva passa, castanha, figo turco, pistache, avelã, amêndoa, damasco, nozes e por romã, esta última para a ceia de Ano Novo”, relata João Félix.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais