Cidadeverde.com

Fetag: 15 cidades do Piauí não têm chuvas há um mês e agricultores perdem safra

Imprimir

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag) está fazendo um alerta sobre o fenômeno chamado “seca verde” que está ocorrendo na zona Sul. O secretário de assalariados rurais da entidade, Manoel Simão, diz que pelo menos 15 cidades da região de Curimatá perderam a plantação realizada nos meses de novembro e outubro por conta da falta de chuvas.
 
Ele relata que as chuvas no sul do estado deveriam ter começado em novembro, mas iniciaram há poucos dias e de forma fraca. “Estive na região desde o dia 22 de dezembro até ontem (6) e já foi possível verificar que os produtores estão enfrentando dificuldades por conta da seca. O plantio é realizado em novembro e dezembro, mas aqueles que plantaram já perderam a semente que tinham, porque não vingou bem. Essa semana choveu, mas não foi suficiente. Há lugares com 25 a 30 dias sem chuvas”, descreve o sindicalista.
 
Simão declara ainda que os agricultores estão preocupados pois não sabem como vão enfrentar uma nova seca, se ainda estão vivendo os efeitos da anterior e agora deveria estar chovendo. “Estamos no meio do inverno e a safra já está comprometida. Mesmo se chover bem agora, em fevereiro e março, a safra dos agricultores familiares já está comprometida. Na região de Eliseu Martins há 15 cidades sem chuvas. Nas regiões de São Raimundo Nonato, Santa Filomena e Gilbués já chove um pouco, mas está em está em situação crítica”, acrescenta.
 
A Fetag quer que o poder público auxilie os agricultores familiares. “Queremos que o governo providencie semente de milho e feijão para os agricultores, pois as que eles plantaram em novembro e dezembro não está tendo resultado está tudo muito atrasado e morrendo. Mesmo se chover agora, não se recupera”, acrescenta.

Carlos Lustosa Filho
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais