Cidadeverde.com

FGV registra aumento de preços em serviços e restaurantes para o Dia das Mães

Imprimir

Levantamento divulgado hoje (6) pela Fundação Getúlio Vargas indica o quanto será difícil economizar no Dia das Mães, principalmente com restaurantes ou atividades que envolvam serviços. Segundo os dados, nos últimos 12 meses o valor do ingresso de shows musicais subiu 21,88%. Os serviços de salão de beleza e restaurantes estão 10,88 e 8,73% mais caros.

A maioria dos presentes mais comuns para a data está com preços abaixo da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que registrou alta de 8,41% entre maio de 2014 e abril deste ano.

Coordenador do levantamento, André Braz destacou a redução nos preços dos eletroeletrônicos. “Os aparelhos de TV tiveram queda de 5,08%. Celulares e cintos e bolsas estão, respectivamente, 4,61% e 0,84% mais baratos”, explicou Braz. “O segmento é competitivo. O crediário está mais caro por causa da elevação dos juros e há sempre modelos mais antigos em promoção”, acrescentou.

Para o economista, a alta de preços no setor de serviços está relacionada ao aumento dos custos de tarifa de energia, salários e aluguéis. Segundo ele, os preços dos produtos e serviços para as mães subirem 6,93% na comparação com 2014, mas ainda estão abaixo da variação acumulada pelo IPC.

Fonte: Agência Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais