Cidadeverde.com

Fifa faturou R$ 16 bilhões com Copa no Brasil, diz jornal

Imprimir

A Copa do Mundo do Brasil engordou os cofres da Fifa em cerca de 16 bilhões de reais (5 bilhões de dólares). O faturamento é recorde para a entidade e está, inclusive, milhões acima do previsto por ela.

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, que teve acesso antecipado a um balanço comercial que só deve ser divulgado na sexta-feira. De acordo com o diário, só em 2014, contratos comerciais, vendas de ingressos e direitos de televisão renderam à federação 2 bilhões de dólares.

O Mundial do Brasil gerou o maior ganho com ingressos da história da Fifa, sem impostos. O recorde anterior, de 2006, era de 249 milhões de dólares arrecadados com os bilhetes. Ainda segundo o documento, a renda da Copa de 2010, na África do Sul, chegou a 4,1 bilhões.

De acordo com jornal, a entidade alega que deixou parte da renda arrecada no Brasil, em um pacote de 100 milhões de dólares para o desenvolvimento do futebol no país. O valor, porém, seria equivalente ao que ela paga anualmente em salários a seus cartolas.

A reportagem ressalta também que, ao mesmo tempo em que a Copa gerou bilhões para o caixa da instituição, ela não deixou um saldo tão positivo para o Brasil.

Pelo menos seis dos 12 estádios que sediaram a competição estão fechados ou vazios por conta do alto preço dos ingressos, operando em déficit e até mesmo afetados pela operação Lava Jato (caso da Arena Fonte Nova, em Salvador).


Fonte: Exame

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais