Cidadeverde.com

Fifa reconhece o Palmeiras como campeão mundial

Imprimir

Nesta semana, Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, recebeu um documento da Fifa que confirma o Palmeiras como o primeiro campeão mundial interclubes. A informação está em cópia da ata da reunião do Comitê Executivo da entidade, que atendeu o pedido do clube para o reconhecimento do título, encaminhado em 2001.

Durante reunião para a Copa do Mundo, o ministro - que é palmeirense - reforçou o desejo aos dirigentes presentes no encontro. "A decisão da FIFA homenageia o clube mais vitorioso do Brasil no século 20 e um dos três maiores do país, ao lado de Santos e Botafogo”, disse ele ao receber o ofício. 

Denominado “Reconhecimento da Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial de Clubes”, o documento diz que “depois do grande sucesso da Copa do Mundo FIFA no Brasil em 1950, a CBD decidiu promover outro campeonato em parceria com a FIFA visando elevar a qualidade técnica do esporte. Isso foi alcançado na Copa Rio 1951".

Um ano depois ao Maracanazzo diante do Uruguai, o país recebeu o primeiro campeonato mundial.  No dia 18 de julho de 1951, o Palmeiras chegou à final e venceu por 1 a 0 o Juventus (ITA), no Maracanã, com gol de Rodrigues. Com a vantagem do empate para o segundo duelo, o Palmeiras sagrou-se campeão depois de empatar por 2 a 2. A delegação palmeirense saiu em carreata pelo Rio de Janeiro e foi recebido com festa por milhares de torcedores na Estação Roosevelt, no retorno a São Paulo.

Participaram da Copa Rio 1951, além de Palmeiras e Juventus de Turim, o Vasco da Gama, o Nacional de Montevidéu, o Áustria Viena, o Sporting de Portugal e o Estrela Vermelha da Iugoslávia.


Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais