Cidadeverde.com

Filha denuncia: pai com câncer deixa de fazer cirurgia por erro de hospital

Imprimir

O paciente Raimundo Rodrigues Coelho, 79 anos, diagnosticado com câncer de próstata, teve cirurgia cancelada por suposto erro de um hospital de Teresina. Ele deu entrada na manhã desta quinta (21) no hospital com guia do Sistema único de Saúde (SUS) para que a cirurgia ocorresse. 

Fotos: Wilson Filho

No entanto, familiares foram informados que o procedimento não iria ocorrer e que seria dada alta médica. Mas segundo a filha de Raimundo Rodrigues, Ana Cláudia, essa seria a terceira vez que ele comparecia ao hospital para a cirurgia e não conseguia ser submetido ao procedimento que é tido como emergencial para o paciente.

“A primeira vez foi no início do mês e foi remarcada para o dia 13, mas também não aconteceu. Somente foi possível voltar hoje. Mas em todas as tentativas sempre disseram que a cirurgia não poderia ser feita porque não tinha leito para ele”, informa Ana Cláudia. 

A família temia a perda da validade da guia dada pelo SUS autorizando a cirurgia e o reinício do processo. O prazo encerra hoje (20). Já são cerca de quatro meses na tentativa da realização da cirurgia desde que os médicos que acompanham Raimundo decidiram pela necessidade da operação. 

“Ele já estava internado e a família foi informada de que a cirurgia não ia ocorrer. Já era perto de 12h e ele foi alimentado porque ainda estava em jejum. Logo após, fomos informados de que teria a cirurgia. Mas isso não foi possível porque ele não estava mais em jejum. O que houve foi um erro de comunicação entre o centro cirúrgico e o setor da nutrição”, conta a filha.

O Cidadeverde.com procurou a direção do hospital e foi informado de que o fato trata-se de um engano e que apesar da cirurgia não acontecer nesta quinta, Raimundo Rodrigues Coelho irá permanecer internado. A cirurgia poderá ser remarcada para a próxima sexta (22) ou sábado (23) e que ele será tratado como paciente prioritário.

Flash de Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais