Cidadeverde.com

Secretaria de Saúde realiza palestras em alerta ao Câncer de Mama

Em Outubro, mês em que se intensificam as ações de alerta contra o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano realiza palestras a fim de orientar e conscientizar as mulheres quanto à importância do autoexame da mama.


De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde Raimundo Filho, localizada no Bairro Catumbi, Rouse Luz, durante todo o mês de outubro às mulheres serão orientadas quanto aos sintomas, possíveis causas e tratamento do câncer de mama.

“Nesse período de Outubro Rosa, em que se fala bastante sobre o assunto, resolvemos abraçar esta causa. Hoje, estamos fazendo um mutirão de câncer de colo do útero e juntamente com este tema estamos abordando o câncer de mama, mostrando a importância de fazer mamografia para as mulheres acima de 40 anos e o autoexame da mama no intuito de detectar precocemente a doença”, explica Rose.

Esta mesma atividade será realizada também nas UBS Camilo Filho, Dirceu Arcoverde, Theodoro Sobral, Protásio de Moraes (Loc. Boqueirão) e na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Outubro Rosa

Em 2014, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco.

Fatores ambientais

• Obesidade, principalmente após a menopausa;

• Sedentarismo (não fazer exercícios);

• Consumo de bebida alcoólica;

• Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

Fatores hormonais

• Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;

• Primeira gravidez após os 30 anos;

• Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

• Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

Fatores genéticos

• História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos;

• A mulher que possui um desses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.

A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.

Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. 

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais