Cidadeverde.com

Professores discutem proposta de programa de Mestrado em Floriano

Na manhã desta quinta-feira,19, o corpo docente da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus de Picos, junto ao Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz, discutiram  a proposta de implantação de um programa de pós-graduação em nível de Mestrado na referida instituição de ensino.

O programa de Mestrado que deverá ser implantado na instituição em 2016 se volta para o desenvolvimento do Semiárido Piauiense, propondo novas tecnologias para os problemas vivenciados nesta região, bem como a interação com as comunidades no que diz respeito ao acesso à informação, dentre outros aspectos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo Luz, durante a discussão e desenvolvimento da proposta ressaltou como será organizado este programa Stricto Sensu destacando que o mesmo envolverá 20 professores doutores da Uespi oriundos dos mais diversos campus e cursos, assim como professores de outras IES que trabalham a temática do Semiárido, numa ideia de estudo interdisciplinar.

“A nossa ideia é desenvolver as potencialidades da região, uma região prioritária para o desenvolvimentoeconômico do Nordeste e do país, onde este desenvolvimento econômico está atrelado ao desenvolvimento social. Esse programa de pós-graduação possibilita o desenvolvimento dessas potencialidades para que as mesmas se tornem benefícios para toda esta região”, disse Geraldo Eduardo Luz.

Os estudantes que ingressarem no programa de Mestrado desenvolveram projetos que se voltem para a realidade do Semiárido sob a orientação dos seus respectivos professores. Ao desenvolverem os projetos que possibilitam alternativas para os problemas da região, formando uma mão de obra qualificada para a disseminação de conhecimento. Estes alunos poderão inicialmente ser contemplados com bolsas que darão estrutura para dar prosseguimento a suas pesquisas.

Para o diretor do Campus da Uespi de Picos, Evandro Alberto, a universidade tem cada vez mais avançado em Pesquisa e Extensão, e a possível implantação da proposta de Mestrado é um reflexo positivo deste avanço.

Após formulação da proposta feita pelos professores, esta será encaminhada  à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, para análise, e em caso de aprovação o Programa de Mestrado é então implementado na Uespi.

Com informações de Riachãonet
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais