Cidadeverde.com

Hospital de Floriano terá pronto atendimento em neurologia

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, apresentou as ações para fortalecimento na assistência hospitalar de urgência e emergência, além da retaguarda, nos hospitais de Teresina e interior. As ações são focadas para ortopedia, neurologia e nefrologia, nos hospitais de referências de Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano.

Para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, um novo serviço deve ser implantado ainda em 2016: neurologia clínica e para o primeiro semestre de 2017, a cirúrgica. “Já contamos com um Centro de Diagnóstico por Imagem equipado com tomógrafo e com oferta de exames tanto ambulatorial, como de urgência. Aliado a essa estrutura, contamos com dez leitos de UTI adulta”, informa o secretário, relatando ainda que profissionais que vão dar suporte no atendimento já foram capacitados. “Nossa expectativa é que em dezembro seja aberto esse novo serviço em média e alta complexidade no pronto atendimento”, destaca Francisco Costa.

O fortalecimento nos atendimentos dos hospitais de Floriano, Parnaíba, Picos e Piripiri já vem avançando ao longo dos últimos dois anos, principalmente na assistência em ortopedia. “Temos ampliado o acesso aos serviços de saúde em toda a rede estadual, principalmente com a realização de cirurgias ortopédicas nos hospitais de referências. Em Piripiri, por exemplo, conseguimos atender toda a demanda de ortopedia”, disse Costa. Essas unidades se consolidam como referência ortopédica naquelas regiões.

No serviço de nefrologia, haverá ampliação na assistência, com hemodiálise sendo realizada para pacientes internados na UTI do Hospital Tibério Nunes. Inicialmente, os atendimentos serão feitos somente aos pacientes internados, seja na UTI ou em leitos comuns, e que tenham alteração no quadro clínico e necessitem do procedimento.

A ampliação da oferta na assistência foi apresentada ao secretário municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade; à presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Fátima Garcez; e à equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), além dos diretores das unidades hospitalares, em duas reuniões realizadas nessa quinta-feira (3), no Centro Administrativo.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais