Cidadeverde.com

Território apresenta propostas para o Plano Estadual de Segurança

A plenária Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável, chegou ao Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O encontro, promovido pela Secretaria de Segurança, em parceria com as Secretarias de Planejamento e de Governo, além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD, aconteceu na última sexta-feira (31) em Floriano reunindo representantes dos municípios da região.

Na formação da mesa a Secretaria de Segurança foi representada pela subsecretária, delegada Eugênia Villa, pela Secretaria de Planejamento, Rejane Tavares, Secretaria de Governo, Núbia Lopes, Antônio José Medeiros, Fundação Cepro, a sociedade civil por Conceição Castro, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Ayres e os gestores municipais através do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

Em seguida, o Núcleo de Estatísticas da SSP-PI fez a apresentação do diagnostico criminal da região. O Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira possui 19 municípios e uma população com mais de 157 mil habitantes. Houve um crescimento de 21,74% no número de homicídios de 2015 para 2016. Das sete cidades que registraram este tipo de crime Floriano concentrou 67,86% dos homicídios. Apesar disso, os maiores registros são de roubo (52%), violência contra mulher (20%) e de trânsito (16%).

José Claudenor, representante do PNUD, cobrou as presenças do Judiciário e Ministério Público nas plenárias. Ele elogiou ainda a transparência da Secretaria de Segurança em mostrar os dados estatísticos defendendo ainda a forma participativa na construção do Plano Estadual de Segurança Pública.

“Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU existem aqueles que dialogam direto com o território e com segurança: paz, justiça e instituições eficazes. Por isso este é um importante momento. É este diálogo com vários setores que podemos colaborar a promoção de uma sociedade pacífica e inclusiva para o desenvolvimento sustentável”, destacou.

Mesas temáticas

As mesas temáticas são orientadas pelo texto base normativo das plenárias para os seguintes eixos: valorização do profissional de segurança pública; governança da segurança; segurança e participação social; prevenção social do crime e violência; segurança e desenvolvimento econômico.

Coordenado pela Delegada Anamelka Cadena, o Grupo de Trabalho que debateu a prevenção social do crime e violência mostrou a problemática da região e apontou sugestões não apenas para segurança pública como também para setores como educação.

“Tivemos propostas pertinentes de caráter preventivo com a reafirmação dos Conselhos de Segurança. Além disso, também discutir o cenário local, não apenas neste momento para elaboração do plano, mas para outras políticas públicas, como na área educacional, que mesmo não sendo do âmbito da segurança também são aqui consignadas”, avaliou Anamelka Cadena.

“Quem ganha é a sociedade. Foram discutidos vários temas e isso tem que ser feito mesmo pela população, porque a segurança não é só polícia é também participação social”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Floriano, Ivan Nunes.
“Deixei como sugestão a criação da polícia de fronteira para combater entrada de drogas em nosso Estado e que corrompe nossa sociedade. Reduzindo a oferta de drogas acredito que a própria violência reduziria naturalmente”, destacou Antônio Alves Feitosa, vice-presidente da Câmara Municipal de Pajeú. 

“Entendemos de segurança pública, mas é a partir das informações da sociedade que podemos ter um plano de segurança dentro da realidade dos territórios do desenvolvimento. Pela primeira vez o Piauí terá um plano estadual de segurança e, também pela primeira vez, a Secretaria de Segurança ouve a opinião das comunidades, algo pioneiro no país”, concluiu a subsecretária, delegada Eugênia Villa.

As próximas plenárias Diálogos Territoriais seguem de acordo com o calendário: 
Dia 04/04/2017 – Território Serra da Capivara – Sede: São Raimundo Nonato
Dia 05/04/2017 – Território Vale do Rio Canindé – Sede: Oeiras


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais