Cidadeverde.com

Floriano oferta serviço em telemedicina para pacientes em UTI

A Secretaria de Estado da Saúde fortalece a alta complexidade no sul do Estado ao implantar a telemedicina na assistência aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Com a implantação do serviço, profissionais de lá podem interagir, on line, com a equipe do Hospital Albert Einstein, num estudo de casos de capa paciente.

Por meio de um equipamento de videoconferência, os médicos plantonistas passam o caso para os profissionais do Albert Einstein, apresentando o prontuário, resultados e discutindo sobre quais procedimentos estão sendo e devem adotados no tratamento do paciente.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, esteve neste final de semana no Hospital e acompanhou a videoconferência entre as duas equipes, a do plantão do Tibério Nunes e a equipe do Einstein, com o médico Leonardo Ferraz, gerente médico do Departamento de Pacientes Graves do Hospital Albert Einstein. “É uma a satisfação muito boa de ter profissionais de uma equipe com experiência maior, com grande know how que o Hospital Albert tem. Com isso temos a certeza que a mesma conduta terapêutica que um paciente no Albert tem, é a mesma que está sendo aqui discutida com os profissionais da saúde que já trabalham na Terapia Intensiva, oferecendo assim uma atenção diferenciada aos usuários dessa região”, diz Costa. O serviço foi implantado há aproximadamente 15 dias.

O médico plantonista da UTI do Tibério Nunes, Marcos Kalume, explica a dinâmica na assistência. “A consultoria à Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Tibério Nunes é feita diariamente através da corrida de leito, aonde o paciente é visualizado e nós, que estamos de plantão, discutimos a conduta diagnóstica mais adequada para cada paciente”, diz. 

O procedimento pioneiro na rede pública piauiense utiliza-se no uso de tecnologias de informação, agregando qualidade, conectividade e velocidade nas informações.  Assim os médicos têm acesso imediato e podem tomar condutas com maior agilidade. A telemedicina é fundamental para que os pacientes do Hospital Regional Tibério Nunes tenham a oportunidade de receber os cuidados oferecidos por profissionais de saúde especialistas de referência nacional. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais