Cidadeverde.com

Disputa entre PCC e Comando Vermelho deixa detento morto em viatura da Sejus


Corpo foi encaminhado à Central de Flagrantes do município.

Atualizada às 12h40
Uma disputa entre detentos das faccões criminosas Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital deixou um preso morto hoje (12), dentro de uma viatura da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), segundo o delegado Assis Carvalho. O crime ocorreu quando a vítima estava sendo transferida de Teresina para a Penitenciária Vereda Grande, em Floriano (244 km de Teresina). A Sejus informou que vai apurar o crime.

O principal suspeito, Francisco Alisson Pereira da Silva, afirmou em depoimento ser integrante do Comando Vermelho e que a vítima, Humberto Wilton Fernandes Moraes, faria parte do PCC. O assassinato aconteceu por volta das 10h30.

"Ele nos relatou que matou o outro porque já teriam tentado matá-lo anteriormente, então ele fez isso como vingança à facção rival. Ele confessou que matou o rapaz e, depois, avisou aos agentes penitenciários que estavam na parte da frente do veículo. Eles trouxeram o caso à delegacia", informou o delegado. 

No veículo estavam três presos: Humberto, Francisco e ainda Rafael de Oliveira Carvalho, também suspeito de participar do crime. O homicídio ocorreu quando a viatura chegou à cidade de Floriano. Os outros dois presos seriam levados à penitenciária de São Raimundo Nonato (517 km de Teresina).

"A Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça do Piauí (DUAP) ressalta que a escolta dos presos estava sendo feito de acordo com os procedimentos padrões de segurança, em condições adequadas de transporte, tendo sido feita uma vistoria junto aos detentos, antes da transferência. Uma sindicância está sendo aberta pela Secretaria de Justiça, para apurar o caso", afirmou a Sejus, por meio de nota. 

A morte aconteceu, segundo análise inicial da perícia, por conta de uma asfixia traumática, mas o corpo será encaminhado ao IML de Teresina para necropsia. A Secretaria de Justiça divulgou nota e informou que a transferência seguia os padrões de segurança.

A Secretaria informou ainda que os dois suspeitos estava presos por roubo e, a vítima, por roubo qualificado.Os três estavam, anteriormente, detidos na Casa de Custódia. O delegado destacou que Francisco e Rafael já serão transferidos ao presídio autuados por homicídio. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Floriano se consolida como polo cultural no Sul do estado

A reforma e modernização dos espaços culturais mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) tornaram possível a descentralização de alguns projetos culturais, como Boca da Noite e Seis e Meia. Entre as cidades contempladas está Floriano, a pouco mais de 200 quilômetros da capital. Com a reabertura do Espaço Cultural Maria Bonita, a cidade ampliou eventos e passou a receber grandes festivais de música, teatro e cinema.

A reabertura da casa possibilitou a realização do Festival de Teatro Lusófono – Festluso, que no ano passado saiu de Teresina e também desembarcou no interior do Estado, incluindo Floriano no roteiro. O espaço sedia ainda grandes eventos de caráter nacional, como o Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos Independentes, que chega à quinta edição. Em novembro, o Maria Bonita também abrigou parte da programação do 11º Encontro Nacional de Cinema e Vídeos dos Sertões, realizado com apoio da Secult.

O Espaço Cultural Maria Bonita também recebe uma série de cursos e oficinas, colaborando com a capacitação, bem como formação de novos artistas. Em novembro, por exemplo, foi realizada a oficina de teatro “Ações físicas e vocais para atores”. Por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec), são realizados eventos na cidade, além da melhoria de espaços.

“A ideia é que, à medida que nós recuperamos os equipamentos culturais, essas cidades possam receber a circulação de editais. Em Floriano, nós já conseguimos um grande salto qualitativo nesse aspecto”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

O casarão centenário que abriga o Espaço Cultural Christino Castro, em Floriano, também ganhou reforma e em breve será devolvido à população. O espaço, inaugurado em 2002, pertence à família do empresário Christino Castro e reúne museu, biblioteca, anfiteatro e loja de artesanato. Pouco mais de R$ 300 mil foram investidos na reforma da casa com o apoio do Governo do Estado.

“Todas essas ações ampliaram o número de pessoas atendidas das diversas formas, seja no acesso a espetáculos, exibição de filmes e acervo museográfico, como em oficinas e palestras que democratizam o acesso à cultura no município, finaliza Fábio Novo.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Joel quer ajuda do Estado para o carnaval de Floriano

O prefeito de Floriano Joel Rodrigues esteve nesta segunda-feira (09.01) em Teresina,onde participou de uma reunião na secretaria de Cultura do Piauí, com o secretário  Fábio Novo.

O encontro teve a participação também do deputado federal Assis Carvalho. Joel solicitou apôio financeiro para a realização do carnaval de Floriano, já que o município enfrenta um período de dificuldades.

Segundo o prefeito, o olhar direcionado ao carnaval de Floriano é focado não só na diversão, mas principalmente na geração de emprego e renda: dinheiro que entra nos cofres públicos e que, além de cobrir as despesas com o evento, se torna renda importante para o município, além de divulgar o nome de Floriano para gerar divisas.

O secretário Fábio Novo, que tem feito grandes obras em Floriano, como as reformas dos espaços culturais Maria Bonita e Cristino Castro, afirmou que se reunirá ainda nesta terça-feira com o governador Wellington Dias  e que até quarta-feira nos dará  um retorno sobre o pedido.

“Saímos muito confiantes do encontro, e não temos dúvidas de que, baseados na sensibilidade do secretário Fábio e na sensibilidade do governador Wellington Dias, conseguiremos iniciar o processo de reativação do carnaval de Floriano, que voltará a ser o maior do Piauí" disse Joel após o encontro.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Parceria pode garantir curso de Medicina para Floriano

O município de Floriano acertou na tarde desta sexta-feira os primeiros passos rumo a uma grande conquista que beneficiará diretamente as áreas da educação e saúde, como também cerca de quinhentos mil habitantes que fazem parte do pólo da Princesa do Sul. Trata-se da implantação de um curso de medicina pela Faculdade de Floriano – FAESF.

A reunião com o prefeito Joel Rodrigues aconteceu no prédio da instituição, após convite da diretora-geral da Faesf, professora Elza Bucar e sua equipe de consultores, além davice-diretora da Faesf, Elda Bucar, secretária acadêmica, Juliana Bucar, coordenadora do curso de enfermagem, Ceanny Formiga e o médico Walter Bucar.Também estiveram presentes o Secretário de Educação JoabCurvina e Secretário de Comunicação Carlos Eduardo Kalume.

“Convidamos a prefeitura para saber do interesse em se manifestar a favor de umcurso de medicina no município, porque só assim poderemos pleitear junto ao MEC a realização deste grande sonho”, explicou o médico Roberto Veras, consultor geral da instituição.

Durante a reunião o consultor Roberto Veras lembrou que ainda em 2014, o município de Floriano deixou escapar a proposta do MEC, ao selecionar municípios piauienses que se manifestassem voluntariamente a favor de receber o curso.

“Lamentamos muito, há dois anos perdemos a oportunidade do município se posicionar oficialmente ao MEC, como também o Ministério da Saúde no sentido de implantar o curso de medicina, mas agora, através do diálogo com a Faesf iremos trabalhar nessa vertente importante, que é consolidar um polo de educação em Floriano”, disse o prefeito eleito Joel Rodrigues.

Joel Rodrigues confirmou a disponibilidade em lutar por esta causa, se comprometendo a trabalhar junto ao Governo do Estado afim de reunir toda estrutura necessária através da expansãodo Hospital Regional Tibério Nunes, reestruturação de postos de saúde e dos CAPS, bem como dar andamento para inauguração da Policlínica e conclusão da UPA. O objetivo é atender inicialmente a proposta do Ministério da Educação de ampliar as escolas médicas no processo de interiorização do curso de medicina.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Educação, através do secretário Joab Curvina, será a ponte entre o governo municipal e a instituição de ensino particular de Floriano, colocando a prefeitura à disposição para articular com deputados, senadores e o próprio Ministério da Educação no sentido de agilizar a autorização em tempo mais célere possível.

A expectativa é de que esse processo - inicialmente burocrático - seja finalizado dentro de um ano e, que, em junho de 2018 as inscrições já possam estar abertas aos interessados. “A faculdade, hoje, está numa situação extremamente privilegiada, e atende a todos os pré-requisitos exigidos pelo MEC. Temos toda possibilidade de fazer esse sonho se tornar realidade”, finalizou o consultor geral da Faesf, Roberto Veras.

Ao final da reunião, o prefeito Joel Rodrigues externou os benefícios gerados a toda região de Floriano.

“Nós vamos desafogar a capital e aquecer a economia, vamos gerar mais oportunidade de emprego, porque assim teremos muito mais pessoas usando nossos serviços de educação e saúde. E mais do que isso vamos aquecer também o comércio”.

 

Fonte: Secom
cidades@cidadeverde.com

Prefeito pela terceira vez, Joel Rodrigues promete mandato 'para todos'

  • floriano-06.jpg Reprodução / Facebook
  • floriano-05.jpg Reprodução / Facebook
  • floriano-04.jpg Reprodução / Facebook
  • floriano-03.jpg Reprodução / Facebook
  • floriano-02.jpg Reprodução / Facebook
  • floriano-01.jpg Reprodução / Facebook

O ex-deputado estadual Joel Rodrigues (PP) tomou posse, neste domingo (1º), para seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Floriano (PI).

Eleito em 2004 e reeleito em 2008, Joel Rodrigues ganhou mais uma vez em outubro deste ano, quando superou Almir Reis (PMDB) em votação apertada: 16.040 votos (46,96%) contra 15.328 (44.87%) do pmdebista. 

A posse aconteceu na Câmara Municipal de Floriano, logo após a missa celebrada na catedral de São Pedro de Alcântara. Joel Rodrigues foi empossado ao lado do vice, Antônio Reis, após os 14 vereadores eleitos assumirem seus cargos. Depois, o novo prefeito foi recebido pelo antecessor, Gilberto Guerra Júnior, de quem recebeu a faixa e a chave da cidade. 

As solenidades foram prestigiadas pelos secretários estaduais de Saúde, Francisco Costa, e de Justiça, Daniel Oliveira, além do deputado federal Assis Carvalho (PT). 

Joel Rodrigues declarou nas redes sociais que "a festa dará lugar aos intensos dias de trabalho que teremos a partir desta segunda-feira". O gestor também convocou a população a trabalhar pela cidade. "Este governo será para todos e feito com todos. "

O gestor já deu  posse ao secretariado. Entre os nomes está Fábio Cruz, que assumiu a Secretaria de Governo. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

IFPI de Floriano substitui quase metade da energia por placas solares

Instalado em junho deste ano, o sistema de geração fotovoltaica do Campus Floriano já apresenta resultados econômicos e ambientais.  De acordo com a direção do Campus, o sistema já produziu quase 160.000 kWh de energia elétrica, o que representou cerca de 38% do consumo de energia elétrica da instituição no mesmo período.

“Nesses sete meses, o uso do sistema já gerou uma economia, de aproximadamente 54 mil reais, por causa da redução do consumo de energia elétrica da Eletrobrás”, afirma o diretor geral do campus, Odimógenes Soares. Ele também ressalta que, além do impacto financeiro, há o impacto ambiental, pois a instalação dos geradores também proporcionou uma redução do lançamento de gás carbônico na atmosfera. “Já reduzimos em quase 110 toneladas a emissão de gás carbônico na atmosfera”, complementa.

Aprovado pela Eletrobrás Piauí, o sistema utiliza placas solares para a demanda de geração de energia elétrica: são 660 placas instaladas no telhado, que transformam a energia do sol em elétrica e são conectadas à rede de distribuição de energia.

HISTÓRICO 

O sistema de geração fotovoltaica foi adquirido pelo campus, no final de 2015, com o apoio da Reitoria do Instituto Federal do Piauí. Foi feito um investimento total de 1.150.000,00 reais, para contratação do projeto, autorização, treinamento, fornecimento e instalação do sistema.

“Quando apoiamos esse projeto, estamos colocando em prática o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Piauí, que inclui a responsabilidade ambiental como uma de nossas metas”, destaca o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.  Ele também ressalta que o investimento gerou uma excelente oportunidade para ações de ensino, pesquisa e extensão no Campus Floriano.

No primeiro semestre deste ano, no período de 22 a 24 de junho, o Campus organizou a III Semana do Meio Ambiente, com o tema energia renovável e seu papel no desenvolvimento sustentável. Na programação, foram realizadas palestras sobre energia solar térmica, eficiência energética e agenda ambiental na administração pública.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Suspeito de homicídio é preso ao tentar fugir a nado pelo rio Parnaíba

Policiais militares de Floriano prenderam Welysson Danilo Aires de Sousa, conhecido como Ferrugem, na tarde de ontem(23), suspeito de matar Pablo José do Nascimento de Sousa, na avenida Beira Rio, no centro da cidade, com uma tesoura. Ferrugem pulou no rio e tentou fugir a nado. 

A fuga só não deu certo, porque o capitão Ubiracy, que estava de plantão, avistou o homem no rio e de barco conseguiu capturar o suspeito já na margem de Barão de Grajaú-MA. O fato aconteceu por volta das 16 horas. 

Welysson foi conduzido à Central de Flagrantes e a arma do crime foi apreendida. Segundo a polícia, tanto a vítima como suspeito tinham passagens e já haviam sido presos por roubo de celular, dias antes. 

 


Da editoria de Cidades 
cidades@cidadeverde.com

Ônibus da TransPiauí tomba e deixa oito pessoas feridas

Um ônibus da Transpiauí tombou após sair da pista na BR-343, na noite de ontem(22), por volta das 23h50. O ônibus saia de Teresina com destino a Brasília e passaria por Floriano. Dos 40 passageiros, pelo menos oito ficaram feridos, apenas um teve que ser transferido para Teresina. 

De acordo com o policial Rodoviário Federal (PRF), Miguel Meneses, o acidente aconteceu no entroncamento das BRs 343 e 230, no trevo que existe no local, próximo à entrada para Floriano. 

Fotos: FlorianoNews

“O motorista do ônibus alegou que se deparou com o trevo (balão) e de imediato não conseguiu frear. Mas, tem placa informando e ele sabia que tinha e mesmo assim se surpreendeu. Por isso, supõe-se que que foi falta de atenção. Mas, ainda vamos investigar”, declarou o PRF. 

Ele disse ainda que idosos e crianças foram que mais se machucaram com o acidente, mas que havia sido lesões leves e que já tiveram alta do hospital de Floriano na manhã de hoje(23). “Só teve uma pessoa que foi levada para Teresina, mas não foi em emergência”, revelou. 

Um outro tombamento, desta vez de caminhão, também foi registrado na BR-343 no Sul do Estado, próximo a Alvorada do Gurgueia. O policial alerta para os perigos neste fim de ano com o aumento do fluxo de veículos nas estradas. 

“Os condutores precisam prestar mais atenção, porque é um período de grande movimentação nas estradas e infelizmente as pessoas insistem em dirigir sem descansar, querem chegar mais rápido ao destino e dirigem mais apressadamente e não podemos esquecer que há muitos animais na pista. Por isso, o ideal é sempre tentar viajar durante o dia, quando os riscos podem ser previstos e respeitar a velocidade máxima permitida”, sugere o PRF Miguel Menezes. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Chuva causa estragos em Floriano e deixa 4 pessoas presas em carro

Um temporal de aproximadamente uma hora, no final da tarde deste sábado (10), causou estragos na cidade de Floriano, a 243 km ao Sul de Teresina. A ventania derrubou árvores, postes e estruturas metálicas, além de placas de propaganda. No Centro, quatro pessoas ficaram presas em um carro por causa de fios de alta tensão que caíram sob o veículo. (foto acima).

“Essas quatro pessoas ficaram pressas em um carro por causa da queda de um fio de alta tensão. Isolamos a área e acionamos a Eletrobras e, após 30 minutos, constatamos que não havia risco para nós e para as pessoas”, disse o cabo Jorge, da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros em Floriano.

A chuva teve início por volta das 17h. Segundo o cabo, foram várias ocorrências, mas por conta do número pequeno de profissionais, só duas foram atendidas. “Registramos queda de árvores e desabamentos. Só na rua que atendemos foram quatro postes derrubados”, afirmou.

O local ainda está interditado neste domingo. O Corpo de Bombeiros não registrou mortes e feridos durante o temporal que só terminou às 18h.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

vídeo: casal é abordado e tem moto roubada na porta de casa

Câmeras de segurança flagraram a ação de bandidos durante roubo de uma motocicleta em Floriano, a 188 km de Teresina. O caso ocorreu às 14h30 desta quinta-feira (08). O casal foi abordado na porta de casa. A ação foi rápida e durou aproximadamente um minuto. 

O vídeo mostra que as vítimas se preparavam para sair de casa. O vigilante- que não teve a identidade confirmada- espera uma mulher que, ao se dirigir para subir na motocicleta, é surpreendida por dois bandidos que também estão de moto. Em seguida, o garupa desce com uma arma apontando para as vítimas. 

O vigilante entrega todos os pertences. Desesperada, a mulher toca a campainha, o portão se abre e ela pede socorro dentro de casa. Neste momento, o bandido sobe na motocicleta e vai embora. Sem ter o que fazer, o casal retorna para dentro de residência.

Até o momento, ninguém foi preso. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores