Cidadeverde.com

Homem é preso pela PRF com 30 kg de maconha em Floriano

  • prf1.jpg Divulgação/PRF
  • prf2.jpg Divulgação/PRF
  • prf3.jpg Divulgação/PRF
  • prf4.jpg Divulgação/PRF
  • prf5.jpg Divulgação/PRF

No início da noite desta segunda-feira (13),na BR230,km 305 ,em Floriano -PI, policiais rodoviários federais prenderam um homem de iniciais R.F.S.N. (37 anos) transportando aproximadamente 30kg de substância análoga à maconha. 

Os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha Goiânia - Fortaleza quando, ao verificar as bagagens no compartimento de carga, foi encontrada uma mala pertencente a um dos passageiros  contendo 35 tabletes de substância análoga à maconha. 

Aos policiais, o homem declarou que trabalhava como operador de programação de TV e que estava desempregado há um ano e meio. Ele acrescentou que ía de Brasília para Fortaleza e receberia R$1600,00 pelo transporte. 

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Floriano para a tomada das providências cabíveis. 

O homem foi enquadrado por tráfico (Lei 11.343/06) - Art. 33.  Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. 

 

redacao@cidadeverde.com

Primeira neurocirurgia no interior do Piauí é realizada em Floriano

O sul do Estado agora também é referência na assistência em neurocirurgia, com atendimento de urgência e emergência, ambulatorial e em procedimento cirúrgico. No fim de semana de Carnaval foi realizada a primeira neurocirurgia no interior do Estado, pelo Sistema Único de Saúde(SUS). O procedimento cirurgico aconteceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, a 244 km de Teresina. 

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, ressalta que a implantação do serviço de neurocirurgia integra uma estratégia do Governo para descentralizar os serviços, levando esse tipo de assistência para mais perto do usuário.

O paciente, um adolescente de 13 anos, do município de Nazaré do Piauí, passou pelo procedimento de drenagem de hematoma extradural e passa bem. 

“Foi compromisso do governador Wellington Dias de iniciar, antes do carnaval, esse importante serviço. Vários atendimentos já estão sendo feitos, inclusive com a realização do primeiro caso cirúrgico. O paciente está tendo uma boa evolução, com previsão de alta e não precisou de UTI. Um paciente que habitualmente iria para Teresina, lá para o HUT, agora pôde ser submetido esse procedimento aqui, em Floriano, na primeira cirurgia que acontece fora da Capital”, disse Costa em visita as novas instalações do hospital. 

Com o novo serviço, o Hospital Regional Tibério Nunes passa a contar com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas e está sendo adequada uma área específica para neurocirurgia, com atendimento adequado e total condições de receber qualquer paciente com politrauma.

“O volume que nós temos do trauma, de acidente automobilístico, de motocicleta da nossa região, é muito grande. Vamos ter uma estrutura maior, para evitar filas em corredores, essa grande problemática de todo hospital de urgência e emergência”, reitera o secretário de Saúde. 

Os equipamentos para implantação do serviço foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho(PT).O prefeito Joel Rodrigues também acompanhou a visita do secretário de Saúde.

“São grandes investimentos que acontecem na região e no hospital regional, como esse importante serviço de neurocirurgia que evitará que esses pacientes se dirijam para Teresina, facilitando a vida das pessoas que estão em Floriano e nos municípios vizinhos”, disse o prefeito de Floriano.
 
Visita às obras 

Ainda no Hospital Regional Tibério Nunes, o secretário Francisco Costa visitou as obras em andamento, como a da ambiência obstétrica, a construção do Centro de Parto Normal(CPN) e Casa da Gestante, colocando como meta a entrega para o primeiro semestre de 2017. 

“Vamos entregar a ambiência no mês de abril e em maio, inauguraremos o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante, novas estruturaras da saúde, fortalecendo a assistência à mulher e o bebê. E até o final de 2017, com os entendimentos com a prefeitura, implantaremos o Centro de Especialidades Médicas”, anunciou Francisco Costa.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Idosos de Floriano se divertem no Carnaval da Terceira Idade

Iniciando as atividades do carnaval 2017, a Prefeitura de Floriano promoveu no final da tarde desta quarta-feira (22), o animado Baile Magia da Terceira Idade. O evento é realizado através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, para os idosos que fazem parte dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS I e II).

A festa, realizada no Espaço Mais Criança, foi animada pelas tradicionais marchinhas de carnaval da banda Musical de Floriano. No clima de carnaval, os jovens da terceira idade caíram na folia e mostraram muita disposição. Durante a festa, foram escolhidos o Rei e Rainha da Melhor Idade 2017.

O prefeito Joel Rodrigues (PP) participou da folia e acompanhou tudo de perto. A Comissão organizadora do Carnaval (COC), formada pelos secretários Carlos Eduardo (Comunicação), Elineuza Ramos (Esporte, Cultura e Lazer) e Antônio de Pádua (Turismo e Desenvolvimento Econômico) também prestigiaram a festa, além do vice-prefeito Antônio Reis e esposa e os secretários Enéas Maia (Saúde), Rafaela Barros (Desenvolvimento e Assistência Social) e Ancelmo Jorge (Administração). Também estiveram presentes os vereadores Flávio e Acássio, o Controlador-Geral do Município, Arnanaldo Messias, diretor da Atenção Básica, Daniel Gutembergue e o superintendente da Sutran, Magno Weverson.

Em seu discurso, o prefeito Joel Rodrigues agradeceu a presença de todos e parabenizou a organização do evento. Destacou também o trabalho realizado pelos CRAS, através da Secretaria de Assistência Social, na missão de cuidar da saúde dos idosos.

“O carnaval da terceira idade busca fazer essa integração entre os idosos e seus familiares, resgatando a autoestima e a saúde, através desse momento de descontração. É onde podemos retribuir e transmitir todo o nosso respeito àqueles que muito contribuíram na construção da história de Floriano”, finalizou.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Eleitos Rei e Rainha do Carnaval 2017 de Floriano

Foi dada a largada para o carnaval 2017 de Floriano na noite deste sábado (18). O concurso para escolha das majestades do carnaval da Princesa do Sul aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, durante o tradicional Zé Pereira com a animação da Banda Malandra. A festa realizada há 26 anos pelo empresário Ozires Freitas é considerada o grito do carnaval de Floriano.

O concurso foi realizado pela Prefeitura, através da Comissão Organizadora do Carnaval (COC), formada pela secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Elineuza Ramos; secretário de Comunicação, Carlos Eduardo e secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e presidente da comissão, Antônio de Pádua.

Três candidatos e duas candidatas disputaram o título de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2017. O corpo de jurados analisou simpatia, ritmo, desenvoltura e beleza. Um a um os candidatos mostraram alegria e muito samba no pé. Os escolhidos pelo comissão julgadora foram Poliana da Conceição Silva e Sebastião Leal, que recebem o título pela segunda vez.

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, passou a faixa para a nova Rainha do Carnaval, além da chave da cidade, cedro e um cheque no valor de um salário mínimo. A transição da coroa foi feita pela Rainha do Carnaval 2016, Marana Sousa. Já o Rei Momo 2017, recebeu a faixa e premiação pelas mãos da secretária de Esporte, Cultura e Lazer e considerada musa do carnaval de Floriano, Elineuza Ramos.

“Participar do Zé Pereira com a banda Malandra é um momento de alegria para nós florianenses e visitantes de toda região. Agradecemos ao Ozires, coordenador do evento, pelo espaço nos dado para que realizássemos o nosso concurso, que é quando o clima de alegria começa a contagiar os foliões. Não temos dúvida de um grande carnaval em Floriano”, disse o prefeito Joel Rodrigues.

Com o tema “É carnaval, é Floriano! Na rua e no coração!”, a folia de momo em Floriano caminha para uma festa com sucesso absoluto de público, diversão, alegria e segurança.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Justiça proíbe exploração de gás na região de Floriano


A Justiça de Floriano proibiu em decisão desta quinta-feira o oferecimento da exploração de gás de xisto pela Agência Nacional de Petróleo. A Decisão confirma a liminar que anula a 12ª rodada de Licitação promovida pela ANP, especificamente quanto ao bloco PN-T-597.

Ainda por essa decisão, a ANP e a União devem se abster de realizar outros procedimentos licitatórios com finalidade de exploração do mesmo gás na Bacia do Rio Parnaíba, com a utilização da técnica de fraturamento hidráulico, enquanto não for realizada a Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) - Portaria Interministerial nº 198/2012.

A decisão atendeu ao pedido do Ministério Público Federal, por meio de ação civil pública ajuizada em 2013, pelo então procurador da República no município de Floriano Antônio Marcos Martins Manvailer (e acompanhada também pelos procuradores da República no Município, Saulo Linhares da Rocha e Patrick Áureo Emmanuel da Silva Nilo). Na ação, foi solicitada, por meio de liminar, a proibição da exploração de gás de xisto no leilão realizado em novembro do mesmo ano pela ANP e, ainda, que não fossem realizadas outras licitações para a exploração desse gás enquanto os estudos sobre os riscos ao meio ambiente e à saúde humana não fossem aprofundados.

Para o atual procurador da República no Município de Floriano, Patrick Áureo Emmanuel da Silva Nilo, a decisão judicial é de extrema relevância para a proteção do meio ambiente e saúde humana, já que a única técnica economicamente viável para a exploração do gás não convencional (gás de folhelho) - prospecção por fraturamento hidráulico (“fracking”) - é questionada em todo o mundo por apresentar riscos de danos ambientais de imensa extensão e de caráter irreversível, em especial quanto aos cursos de água e aquíferos que se localizam na região explorada.

Gás de xisto- De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, somente há poucos anos os Estados Unidos desenvolveram a técnica de fraturamento hidráulico, utilizada na exploração do gás de xisto, a qual, por apresentar riscos graves e até mesmo desconhecidos ao meio ambiente, já foi proibida na França, na Bulgária, em vários locais da Espanha, na Alemanha e em Nova Iorque.

No Piauí, a maior preocupação é com a poluição dos cursos de água ao utilizar a referida técnica, o que ocasionaria danos ambientais sérios das mais diversas ordens na região. 

A ação tem como base uma representação da Rede Ambiental do Piauí (Reapi). A área oferecida pela ANP, mediante autorização da União, na referida rodada de leilões, inclui a área do aqüífero Guarani. No Piauí, a região de Floriano está inserida dentre os referidos blocos oferecidos para futura exploração.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Floriano retoma circuito tradicional do arrastão no carnaval

A Prefeitura de Floriano vai retomar em 2017 o tradicional circuito do arrastão no carnaval. Segundo o prefeito Joel Rodrigues, há 4 anos o percurso mudou, tirando a folia do centro da Princesa do Sul, como é conhecida.

“O carnaval é negócio, aquece a economia e aí estamos voltando o tradicional. Nestes últimos 4 anos mudaram o percurso do tradicional arrastão, então nós estamos voltando o arrastão para o corredor da folia. Eram só 2 arrastões, agora vamos ter 4 arrastões”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

O percurso volta a ser da antiga rodoviária até o cais do porto. “Teremos trio e bandas no sábado, segunda e terça. 

“No carnaval de Floriano o folião pode esperar muita alegria. Nós estamos revigorando o carnaval de Floriano. Agora mais repaginado, melhor”, disse Elineuza Ramos, Secretária Municipal de Cultura.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Em assembleia geral, professores e prefeitura entram em acordo sobre salarios em atraso

Depois de mais de duas horas de discussões, os professores da rede municipal de ensino de Floriano decidiram em assembleia geral nesta quarta-feira (07), aceitar a proposta de parcelamento da folha salarial de dezembro, deixada em aberto pela antiga gestão. A assembleia foi realizada no plenário da Câmara Municipal .

A proposta do Poder Executivo foi apresentada aos professores pelo Secretário Municipal de Educação, Joab Curvina, que de início anunciou o pagamento do mês de janeiro ainda nesta segunda-feira, como já garantido pelo prefeito Joel Rodrigues, em reunião com os docentes municipais na última sexta-feira (03).

A proposta apresentada previa o pagamento de 1/3 do salário de dezembro na próxima segunda-feira (13) e o restante dividido em cinco parcelas, e foi recusada pelos professores.

Durante a assembleia, Joab Curvina falou sobre os recursos existentes para o pagamento da folha salarial. Segundo ele, parte da dívida seria quitada através de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), no valor de R$ 622.000,00 (seiscentos e vinte dois mil reais), depositados na conta do município no dia 1º de fevereiro de 2017.

O saldo teria que cobrir uma folha herdada pela gestão anterior no valor R$ 1.429.000 (um milhão, quatrocentos e vinte nove mil reais), ou seja, mais que o dobro do valor depositado em conta.

Até chegar a um acordo foram necessárias três rodadas de negociações. A segunda proposta foi colocada em votação e aceita pela categoria, definindo o pagamento de 50% da primeira parcela subdivididos da seguinte forma: 33% da folha de dezembro já para o dia 15 de fevereiro; e 17% a ser depositado junto ao salário de fevereiro.

Para fechar o valor do pagamento da primeira parcela, a Prefeitura de Floriano acresceu recursos próprios no valor de R$ 92.000,00 (noventa e dois mil reais). A outra metade, calculada em R$ 714.000,00 (setecentos e quatorze mil reais) será paga em quatro vezes.

“Até o mês de junho estaremos com o pagamento dos professores em dia. Este foi um compromisso da nossa nova gestão. Sempre colocamos o pagamento dos servidores como prioridade”, disse Joab Curvina.

Sobre o abono de férias e o 13º salário em atraso de alguns servidores, Joab se comprometeu a fazer um levantamento da folha de pagamento para saber quem recebeu e quem deixou de ser pago, informações que ainda não estão em poder da pasta.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Empresa de Petróleo realiza audiência pública em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues recebeu, no final da tarde de segunda-feira (06), diretores da empresa Ouro Preto Óleo e Gás S.A, que promove pesquisas com foco nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural. 

A atividade de Perfuração de Poços de Petróleo e Gás, busca encontrar possíveis poços de desenvolvimento da produção, localizados na Bacia do Parnaíba. No Piauí, as pesquisas mais avançadas se concentram entre as microrregiões do Alto e Médio Parnaíba, abrangendo as microrregiões Bertolínia e Floriano. As sondagens revelaram possíveis reservas de gás a mil metros de profundidade no subsolo piauiense, um diferencial importante para redução dos custos de exploração.

Visto a importância do município de Floriano nesse processo de exploração, a empresa Ouro Preto em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMAR) estará realizando uma audiência pública referente ao licenciamento ambiental da atividade de perfuração na região. 

Os diretores formalizaram o convite ao prefeito Joel Rodrigues, solicitando sua presença no evento que acontece no dia 16 de fevereiro. Estão sendo esperados para a audiência pública representantes de 13 municípios da região.

“Será um momento muito importante para Floriano e toda a região. Estamos na expectativa de resultados positivos para que possamos desenvolver ainda mais a nossa cidade”, disse Joel Rodrigues.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Joel Rodrigues abre o ano legislativo em Floriano

Em sessão solene, realizada na noite desta quarta-feira (1), o prefeito Joel Rodrigues (PP) abriu oficialmente os trabalhos legislativos do ano de 2017, da Câmara Municipal de Floriano. Tradicionalmente, cumprindo à Lei Orgânica do município, Joel Rodrigues fez uso da palavra para a leitura da mensagem anual e destacou as dificuldades encontradas nos primeiros dias de gestão e citou as ações da administração pública para o primeiro ano de governo.

Durante o discurso, o prefeito Joel Rodrigues citou que vem cultivando há anos uma relação harmoniosa com a Câmara Municipal, possibilitando o equilíbrio entre o executivo e o legislativo. Joel reconheceu o trabalho da Câmara na construção de uma gestão democrática e eficiente e ressaltou o importante papel do Poder Legislativo na aprovação de mudanças e projetos que garantam a realização dos objetivos do Poder Executivo.

O prefeito anunciou ainda o planejamento para 2017 e as áreas onde os recursos serão investidos, que totalizam o valor de 13,2 milhões de reais, através de iniciativas próprias do município em parceria com Governo Federal/Estadual. O investimento será destinado para: conclusão da POLICLÍNICA, aquisição de equipamentos (POLICLÍNICA), Complementação do Matadouro Público, conclusão das obras da UPA, realização de calçamento e asfalto, revitalização do Mercado Central, conclusão de casas do Riacho Fundo, construção de casas do Cajueiro II, recuperação da estrada do Amolar, Carnaval e esgotamento sanitário.

Diante do grande público presente e equipe de governo na sessão de abertura, o prefeito Joel Rodrigues encerrou o discurso agradecendo o apoio de todos e reafirmando o compromisso de um 2017 de recuperação e de cumprimento daquilo que é fundamental para o município, com foco na educação, saúde, no social, habitação, saneamento básico e pavimentação como objetivos para o primeiro ano de governo. “Não criaremos expectativas que estarão acima de nossas possibilidades. Mas iremos nos empenhar no sentido de aquecer a economia, gerando emprego e renda e procurando importantes projetos que serão um novo marco nesta gestão" finalizou Joel.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com 

Governador entrega obras na cidade de Floriano

O governador Wellington Dias cumpriu agenda em Floriano nesta segunda (30), onde visitou e inaugurou obras executadas pelas secretarias estaduais de Saúde, Transportes e Cultura. Ao todo, mais de R$ 20 milhões estão sendo investidos na reforma do hospital do município, em patrimônios históricos e em espaços de lazer. 

Na área de saúde, dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), no Hospital Regional Tibério Nunes foram inaugurados. “Estamos cumprindo uma meta do nosso governo que é descentralizar ainda mais os serviços para as diversas regiões do estado. Floriano é uma cidade pólo da região sul do Piauí. Aqui, já conseguimos um Centro de Diagnóstico por Imagem e agora foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões para tornar mais acessível a assistência às gestantes e bebês, ou seja, para salvar vidas”, destacou o governador.

Entrega de sementes e mudas em Floriano( Foto: Francisco Gilásio)O Hospital de Floriano também ganhará a Casa das Gestantes, o Centro de Parto Normal e será reestruturado. Para tanto, o Governo do Estado em convênio com o Ministério da Saúde, irá liberar, através da Caixa Econômica Federal, recursos no valor de R$ 10 milhões. “Temos um projeto de ampliação que será de forma verticalizada. Iremos avançar para cumprir o objetivo do governo, que é colocar nos hospitais regionais uma capacidade resolutiva a ponto de diminuir o enorme fluxo em Teresina”, ressaltou o secretário de saúde, Francisco Costa.

Nas obras de urbanização e paisagismo da Avenida Esmaragdo de Freitas, mais conhecida como Beira-Rio, recursos no valor de R$ 8 milhões foram investidos nas obras. “Os serviços realizados foram de pavimentação, construção do canteiro central, passeio para ciclistas e pedestres e sinalização da via. Uma obra que vem acrescentar muito a Floriano, não só na fluidez e na segurança, mas como um cartão postal para a cidade, que terá mais uma forma de fomento da economia”, disse o secretário de Transportes, Guilhermano Pires.

Já na área de cultura, Wellington Dias inaugurou a reforma do Espaço Christino Castro, que preserva parte da história de Floriano. Cerca de R$300 mil foram destinados ao local, que reúne museu, biblioteca, anfiteatro e loja de artesanato. Todo o teto da casa foi refeito, algumas salas ganharam novos forros, o piso, portas e janelas foram recuperados, além da parte hidráulica e elétrica. O Centro também ganhou uma nova pintura, na parte externa e interna. Para dar suporte ao anfiteatro, foi construído um camarim. A sala ganhou ainda um novo sistema de iluminação.

O Governo do Estado também tem investido na reforma da Cidade Cenográfica, palco de um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo no Piauí. A reforma contempla a estrutura, cobertura, forro, pavimentação, revestimento, pintura, instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, sistema de combate e proteção contra incêndios, arborização, além da aquisição de novos equipamentos. Os recursos são de R$ 500 mil.

“São espaços importantes que precisam ser preservados. A cidade cenográfica é o segundo cenário da maior Paixão de Cristo do Brasil e todos os anos recebe atores e milhares de pessoas prestigiam. Já o Espaço Cultural Cristino Castro é uma casa centenária, que conta a história desse desbravador de Floriano. Continuaremos com as ações para a conservação de patrimônios, que são essenciais para o fomento da cultura de um povo”, disse o secretário de Cultura, Fábio Novo.

Novos investimentos

Em Floriano, o governador Wellington Dias ainda fez a entrega de uma ambulância, autorizou a aquisição de equipamentos para o Hospital de Floriano e a retomada das obras de construção do matadouro público. Também se comprometeu a fazer uma Clínica de Desintoxicação de Dependentes Químicos, levar o curso de medicina e inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) até o final do primeiro semestre do ano. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores