Cidadeverde.com

Município de Floriano inicia mais 5 obras de infraestrutura na cidade

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou mais 5 (cinco) obras na cidade: de pavimentação (1), reparos (2), canalização de água da chuva (1) e desobstrução de galeria (1), em diversos bairros do município.

A obra de pavimentação poliédrica está sendo realizada na Rua Deusdete Pereira, na lateral do Teatro Cidade Cenográfica, bairro Santa Rita, que é uma via única de acesso às residências daquele setor. A previsão é que seja concluída em cerca de 20 dias, a depender do período chuvoso. 

Já os reparos com o tapa-buracos estão ocorrendo nas ruas Manoel Lapa, bairro Pau Ferrado e Anísio Santiago, bairro Riacho Fundo, incluindo a recuperação de sarjetas e de meio-fio para mitigar os danos decorrentes das chuvas.

Também está sendo realizada a canalização em um trecho da rua Projetada 25, no bairro Tiberão, com finalização prevista para o próximo dia 11, para drenagem da água da chuva. Outro serviço em curso é a desobstrução da galeria localizada na avenida Fauzer Bucar, Centro da cidade, para melhor drenagem da água da chuva. Como a intervenção na galeria está sendo feita com o apoio técnico da AGESPISA, não há previsão para conclusão do serviço.

Além das obras em andamento foi realizada, recentemente, a desobstrução da galeria localizada na rua Defala Atem, na lateral da Igreja Matriz São Pedro de Alcântara. De acordo com o sr. Antônio Pereira, "as intervenções em execução buscam sanar os prejuízos causados, principalmente, pelo período chuvoso, com visitas a melhorar a mobilidade urbana da população", ressaltou o diretor do Departamento de Obras.

Ascom

Carro com fundo falso transportava 20 tabletes de maconha

 

Por Marina Sérvio com informações da PRF

Mais de 11kg de maconha eram transportados escondidos no painel traseiro de um carro nesta quinta-feira (07) na BR-343, no município de Floriano (a 247 de Teresina). A apreensão do entorpecente foi feita pela Polícia Rodoviária Federal após uma fiscalização de rotina.

De acordo com a PRF, o motorista foi parado durante a abordagem e apresentou respostas contraditórias, nervosismo, além da equipe perceber o cheiro forte vindo do veículo, que também apresentava estado de conservação precário. No momento, o carro foi apreendido e o motorista recebeu um alto de infração, mas não foi possível fazer a vistoria por causa das condições climáticas. 

No dia seguinte, ao analisarem o carro perceberam um fundo falso por trás do pára-choque. Ao desacoplarem a peça, os inspetores encontraram uma pequena estrutura tampando o buraco, onde foram colocados 20 tabletes, cerca de 11,475 kg, de substância análoga a maconha, que passará por perícia.

Diante dos fatos, tanto o veículo quanto a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Floriano-PI para os procedimentos legais necessários.

Floriano participa de encontro sobre leis de incentivo ao setor cultural

A prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, participou nessa quarta-feira (26), em Teresina, do Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Fundação Entrecultura, com apoio Governo do Estado. Participaram do evento, a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, o diretor administrativo da pasta, Leonardo Batista e o secretário de Finanças, Lauro Cronemberger, representando o prefeito de Floriano, Antônio Reis.

Durante o encontro, na sede da APPM, foram ministrados dois seminários para a explanação de duas importantes legislações de incentivo à cultura nos estados e municípios: a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08/07/22) e a Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017, de 19/08/20), ambas criadas durante a pandemia da Covid-19 como forma de reduzir os impactos sofridos pelos fazedores de cultura do país durante o período de imposição de medidas restritivas, de distanciamento social, em que não puderam trabalhar.

No seminário sobre a Lei Paulo Gustavo, foram repassadas informações sobre o funcionamento da lei, a importância da descentralização e democratização da Cultura no Brasil, além de orientações para auxiliar os municípios na elaboração de editais, acompanhamento e execução de projetos para a captação de recursos para desenvolver a cultura dos municípios e também sobre prestação de contas.

Já no seminário sobre a Lei Aldir Blanc, foram repassadas orientações para a prestação de contas, conforme edital, referente a repasses feitos no ano de 2020, pela União, a Estados, Distrito Federal e Municípios. O prazo para a prestação de contas pelos entes federados junto ao Ministério da Cultura encerraria em 31 de dezembro de 2022, mas foi prorrogado para 31 de julho de 2023, após sanção da Lei 14.529/23, pelo presidente Lula, ampliando o referido prazo.

Para a comitiva de Floriano, o seminário foi de extrema importância aos municípios piauienses, para o esclarecimento de dúvidas sobre a política específica de prestação de contas das leis em questão, mas também de captação de recursos para incentivo ao setor cultural. “Momentos assim são enriquecedores para desenvolvermos as políticas culturais e respectivas prestações de contas de forma adequada”, concluiu Elineuza.

Ascom

 

Prefeitura de Floriano e Grupo Escalet assinam convênio para a Paixão de Cristo

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, assinou, na manhã desta quarta-feira, 6 de março, um convênio com o grupo Escândalo Legalizado de Teatro, o Grupo Escalet – para a realização do espetáculo ‘Paixão de Cristo 2024’, encenado no maior teatro a céu aberto do Piauí e segundo maior do Brasil.

O espetáculo, que faz parte do calendário turístico-cultural e religioso de Floriano e do Piauí, contará com o apoio logístico da Prefeitura Municipal, além de incentivo financeiro no valor de R$ 40 mil. Participaram do momento de celebração do convênio, o prefeito Antônio Reis Neto, secretária de Cultura, Elineuza Ramos e o diretor do Grupo Escalet, César Crispim.

A apresentação teatral, que dura cerca 1h30, reunirá 350 atores em cena, incluindo figurantes, artistas locais e de renome nacional; sendo este último, os atores: Sérgio Marone, que fará o papel de Pilatos; Totia Meireles, de Herodias; Zezeh Barbosa, de Madalena; Ana Lúcia Torres, de Maria, mãe de Jesus e Thiago Rodrigues, que dará vida a Jesus.

Esta será a 29ª edição da Paixão de Cristo e a encenação acontecerá nos dias 29 e 30 de março, sempre às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica com entrada franca. Segundo Elineuza Ramos, “ o espetáculo, se configura em patrimônio do município e já faz parte do calendário turístico e religioso do município, contando a história de amor, fé e esperança do maior homem que já pisou na Terra. Todos estão convidados a assistir”, ressaltou a secretária.

Ascom

Floriano realiza projeto 'Biblioteca Viva' em escolas do município

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e em parceria com escolas da rede municipal de ensino, realizou nesta segunda-feira, 4 de março, mais uma edição do projeto intitulado 'Biblioteca Viva - contando estórias e histórias', desta vez na Escola Municipal Área Leão.

O projeto, que tem o objetivo de levar a experiência da biblioteca, em especial a de contação de histórias para escolas, iniciou em 2024, na Escola Municipal Raimundo Neiva, que foi a primeira contemplada com a ação. Nas próximas semanas, outras escolas do município serão contempladas. Além da contação de estórias e histórias, também terão diversas outras atividades, como: dança, pintura e recreação.

Hoje, o 'Biblioteca Viva' foi realizado na Escola Municipal Área Leão, reunindo cerca de 60 participantes da comunidade escolar para assistir a apresentação da história 'Menina Bonita do Laço de Fita', voltada para as crianças das fases pré-escolar e anos iniciais. Prestigiaram o momento, o prefeito, Antônio Reis Neto; a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, estudantes, professores e servidores.

Para Elineuza Ramos, "o projeto 'Biblioteca Viva' traz aos alunos dessa geração tecnológica, a possibilidade de entrar em contato direto com o livro físico, de senti-lo, cheirá-lo e trabalhar os diversos sentidos e a imaginação. A leitura traz mundos em um só espaço; com a leitura, abstração e instrução com objetivo de que as crianças desenvolvam a leitura por meio do acesso aos livros contidos na Secretaria de Cultura", ressaltou a secretária.

Ascom

Floriano discute criação de Comitê de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Em parceria com a Universidade Federal do Piauí, campus Amilcar Ferreira Sobral, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano iniciou a discussão para a implementação de um Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A professora doutora Jardeliny Corrêa, pesquisadora das áreas de Enfermagem em Saúde Materno-Infantil, Saúde da Mulher, Saúde Sexual e Reprodutiva e Violência e o diretor do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, enfermeiro, pesquisador e professor mestre da UFPI, Filipe Melo, levaram a proposta até a Secretária de Saúde, Caroline Reis. 

Segundo a Dra. Jardeliny Corrêa, responsável pelo projeto, o objetivo principal do comitê é fortalecer as ações de proteção e assistência às mulheres vítimas de violência, articulando os serviços de saúde e promovendo a sensibilização da comunidade florianense. 

Filipe Melo explica que o comitê buscará estratégias para identificar precocemente casos de violência, além de oferecer a rede de apoio e garantir acesso aos serviços especializados ou fazer o encaminhamento correto da demanda. A secretária de Saúde, Caroline Reis, afirmou que essa iniciativa representa um passo importante no cuidado integral à saúde das mulheres e colocou as coordenações e diretorias à disposição do projeto.

Ascom

Saúde convida população para combater a Dengue, Chikungunya e Zika

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica e Centro de Zoonozes), iniciou a campanha de propaganda para prevenção e conscientização contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika com o tema “Um mosquito, várias doenças”.

Com a temporada de chuvas, a perspectiva não é nada animadora, como avalia a Secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis. "Estamos intensificando a campanha no rádio e na TV para convidar a população a se unir contra um inimigo em comum: o mosquito Aedes aegypti. Se cada um fizer sua parte, podemos barrar a cadeia de transmissão do vetor", explica.

Além da campanha no rádio e na TV, a Secretaria de Saúde vai intensificar a borrifação em locais com focos da doença, atuação do agente de saúde como facilitador no compartilhamento de informações sobre a prevenção e combate ao mosquisto, reforço das visitas domiciliares dos agentes de endemias, monitoramento dos pontos estratégicos (borracharias, sucatas, construções abandonadas, cemitérios). "A colaboração de todos é fundamental para evitar essa propagação e proteger a saúde comunidade", afirma Caroline Reis.

Combate ao mosquito

Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Ascom

Escola de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família”

A Prefeitura de Floriano, através da Escola Municipal Barjona Lobão, bairro Tiberão, da Secretaria Municipal de Educação, promoverá o “1º Pedal Escola-Família de 2024”. O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande adesão de pais, alunos e amigos da escola. 

O passeio ciclístico, que é organizado pelo diretor da E.M. Barjona Lobão, professor Marcos Frank de Carvalho, com a colaboração dos demais professores, além da combater o sedentarismo, fomenta o fortalecimento dos laços familiares e das famílias com a escola, promovendo, ainda, um estilo de vida ativo que desfruta do ar livre. 

A exemplo da primeira experiência em 2023, o “1º Pedal Escola-Família de 2024” contará com um percurso saindo do pátio da Escola, no bairro Tiberão, até a localidade Tabuleiro do Mato, que fica a cerca de 10 quilômetros de Floriano, com uma parada no bairro Nossa Senhoria da Guia para hidratação. “Pode parecer longo, mas esse é um percurso bem tranquilo”, explicou o diretor.

Quem quiser pode participar, mas é preciso fazer a inscrição presencialmente na E.M Barjona Lobão, a partir do dia 26/02 até 01/03, nos horários que vão das 8h às 11h e das 14h às 17h. Todos os estudantes, juntamente com seus familiares e a comunidade, são bem-vindos para participar deste evento inclusivo. 

Confira o cronograma do evento:
Data do evento: 03/03/2024
Saída: E.M Barjona Lobão
Horário: 06h

Ascom

Homem é preso com 24 tabletes de maconha dentro de mala em Floriano

Foto: Ascom/PM

Por Breno Moreno (com informações da PM-PI)

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi preso nesta sexta-feira (24) em Floriano com 24 tabletes de substância análoga à maconha em uma mala. A prisão aconteceu após uma equipe da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) abordar o suspeito no momento em que ele deixava o Terminal Rodoviário em um táxi. 

Segundo a PM, que fazia rondas pela região, o veículo onde se encontrava o suspeito foi visto saindo em arrancada brusca do terminal. Momento depois, a viatura realizou o acompanhamento tático por alguns bairros da cidade e, em seguida, fez a abordagem ao táxi, onde foi encontrada uma mala com os entorpecentes. 

O taxista foi liberado, enquanto o suspeito foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes de Floriano para os procedimentos legais. Em relato aos policiais, o homem informou que estava trazendo a carga de droga, de aproximadamente 21,8kg, do estado de São Paulo. 

Mulher é agredida em briga durante show no carnaval de Floriano; vocalista da banda Oh Polêmico explica briga

Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano

Por Adriana Magalhães

Um vídeo com cenas de briga e agressão a uma mulher, no carnaval de Floriano, circularam nas redes sociais nesta terça-feira (13). A confusão aconteceu durante o show da banda Oh Polêmico, que acontecia no Cais da Beira-Rio. A banda subiu ao palco por volta de 5h de terça.

Nas imagens, um grupo de seguranças da banda aparece trocando socos e empurrões com dois homens, quando uma mulher tenta agredir um dos seguranças e leva um soco no rosto, a vítima cai e é socorrida por populares.

Davison Nascimento, vocalista da banda, disse em vídeos publicados nas redes sociais que não viu o momento em que a mulher foi agredida.

"Eu não vi porque estava lá atrás, cantando. A briga foi na frente do trio. Estou indo fazer outros três shows e quando saí do quarto do hotel, agora, foi que vi o vídeo nos sites de fofoca. Eu não tinha visto essa cena ai", disse o vocalista.

"Deixa eu passar a visão para vocês. O show de Floriano, Piauí, foi um dos melhores shows do carnaval. Máximo respeito a todo mundo, ao público e todos os moradores de Floriano, a galera curtiu, me esperou. Cheguei era cinco e pouco para seis horas da manhã, e tava lotado, mas infelizmente rolou uma briga. Eu não tenho nada a ver. Os caras jogaram garrafa no palco, pegou faca e meu segurança conseguiu tomar", explicou.

Em outro story, o cantor mostra a faca e informa que a banda registrou um boletim de ocorrência.

Foto: Reprodução / Redes sociais

"Já ia acontecer uma tragédia no show", disse.

Em outro vídeo, o Davison disse que não havia policiais no local do show.

"O show foi top, mas zero policiamento no local. Não tinha polícia nenhuma para fazer a segurança no local da festa. Zero polícia na festa, zero, zero. Os caras jogaram garrafa, jogaram pedaços de isopor no palco e, quando descemos para tocar, pegaram a faca para jogar na gente, nos meus seguranças e nos meus hostess", afirmou.

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, de Floriano, coronel Gilson, afirmou que cerca de 120 policiais atuaram, em cada dia, durante o carnaval na cidade.

“O carnaval de Floriano foi um dos mais tranquilos do Piauí. Nós recebemos apoio do Comando Geral que enviou tropa de reforço e tínhamos, diariamente, no carnaval em torno de 120 policiais militares trabalhando. Foram 13 dias de carnaval e nem um homicídio", afirmou o oficial.

Na terça-feira a banda se apresentou em mais três cidades do Piauí.

Posts anteriores