Cidadeverde.com

Instalação de Industria de Confecções deve gerar cerca de 100 empregos diretos em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues recebeu, em seu gabinete, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira, o empresário Edmilson Pereira Oliveira e o arquiteto e urbanista Bruce Hilton.

A reunião, que também teve a presença dos secretários de Governo James Rodrigues, e de Comunicação Nilson Ferreira, foi para discutir o apoio do município, na implantação de uma fábrica de confecções, em Floriano, prevista para ser inaugurada até o fim deste ano.

A fábrica, que se chamará Indústria de Confecções Colten, vai gerar de 70 a 100 empregos diretos e mais de 220 indiretos. A expectativa é de que mais de 1500 empresas da região, sejam beneficiadas diretamente com a produção da indústria, segundo dados do estudo de viabilidade. A indústria Colten terá 1785 metros quadrados, só de área construída, e quase 10 mil metros quadrados de área total.

“Nos disponibilizamos a, com o seu projeto em mãos, dar todo o apoio necessário local, buscar apoio do governo do Estado, ajudar na liberação de recursos, fazer acordos de cooperação para cursos que capacitem a mão de obra local. Será, sem dúvida, uma indústria que vai gerar muitos empregos e movimentar a economia de Floriano”, disse Joel, após o encontro.

Fonte: Ascom

Mutirão de Combate ao mosquito Aedes Aegypti entra na sétima semana de trabalho com resultados impressionantes

O mutirão Floriano Limpa começou em 29 de maio. A ação é encabeçada pela Secretaria de Saúde, mas tem a parceria de outras pastas, principalmente da Infraestrutura. Em 1 mês e meio, as equipes já percorreram mais de 200 ruas e 100 travessas com o trabalho de capina. Os bairros de maior contingente populacional já tiveram o serviço concluído e estão todos limpos. Entre os contemplados estão: Bosque Santa Teresinha, Jacob Demes, Sambaíba Nova, Matadouro, Sambaíba, Juá, Alto da Cruz, Riacho Fundo, Planalto Sambaíba, Canoas, Catumbi, Curador, Vila Leão e Pau Ferrado, que está em processo de finalização. Até a próxima sexta-feira (14) a meta é iniciar o trabalho nos bairros Cancela, Tiberão e Bom Lugar.

O trabalho de tapa-buracos realizou a recuperação poliédrica em mais de 87 pontos de Floriano que estavam com seu terreno acidentado, alcançando locais de difícil acesso como a rua Olivério Araújo, no bairro Caixa D’água, e, da mesma forma, os dois acessos que interligam a Avenida Frei Antônio Cúrcio ao Conjunto Jacob Demes. Além do reparo de 38 passagens d’água (canaletas), que nivelam as ruas e evitam a obstrução do acesso, como nas Avenidas Dirceu Arcoverde, Eurípedes de Aguiar, João Luís Ferreira e rua Gabriel Ferreira.

O “Mutirão Floriano Limpa” também está desenvolvendo o reparo da iluminação pública de diversas ruas. O trabalho inicial está sendo realizado nas principais avenidas, como: Dirceu Arcoverde, Bucar Neto e vias de acesso ao centro da cidade. O propósito é avançar com esse serviço nos bairros por onde o mutirão já passou.

O resultado da limpeza das vias, até agora, tem números impressionantes: foram retiradas 612 carradas de entulhos, resíduos da capina e de materiais originados das residências dos bairros, como móveis velhos e detritos, resultado das limpezas de quintais. “O mutirão avançou e a população de Floriano atendeu a proposta. Está surpreendendo a quantidade de entulho que estamos retirando dos bairros. Estamos fazendo o trabalho nas ruas e a população está contribuindo limpando seus quintais”, disse o secretário de Infraestrutura, Marcony Allison.

A programação se mantém na sua quarta etapa, que teve início na primeira segunda-feira do mês de julho, contemplando os bairros: Taboca, Gabriel Kalume, Maria Rita, Rede Nova, Irapuá I e II. A quinta etapa tem início na próxima segunda-feira (17), alcançando mais 11 pontos da cidade. Até o final de julho todos os bairros devem ser beneficiados.

Fonte: Ascom

Passageiro recebe R$ 1.500 para transportar crack e é preso em ônibus

Fotos: PRF-PI

O passageiro de um ônibus interestadual foi preso com uma barra de aproximadamente 1 kg de substância análoga ao crack, droga derivada da cocaína. O flagrante ocorreu na noite de ontem (11) no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Floriano. 

A droga estava dentro de uma mochila e foi descoberta durante fiscalização da PRF. O suspeito informou que recebeu o material ilícito em Brasília-DF e ganharia R$ 1.500 para transportar a encomenda até a cidade de Oeiras- PI.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil de Floriano. O passageiro- identificado apenas pelas iniciais M.V.S.M, 20 anos, deverá responder pelo crime de tráfico de drogas. 

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeito Joel entrega as novas instalações da Escola Municipal Antônio Waquim

Prosseguindo com o cronograma alusivo aos 120 anos de Floriano, aconteceu nessa manhã de quinta-feira (06) a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Antônio Waquim, no bairro Campo Velho. Na solenidade estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis, o secretário estadual de Justiça Daniel Oliveira, representando o governador do Estado Wellington Dias, o secretário de Educação Joab Curvina, o presidente da Câmara Municipal Maurício Bezerra, a diretora da escola contemplada Evelise Jorge, além do Deputado Estadual Hélio Oliveira, do tenente coronel Rubens Lopes, dos demais secretários e servidores municipais e da comunidade em geral. 

A escola, que tem 182 alunos matriculados e destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) à nível municipal e nacional em série do quinto ano, havia recebido a última reforma há dez anos, tendo perdido, no mês de dezembro de 2016, parte do seu teto em um incidente. Visto a necessidade, em janeiro o prefeito Joel assinou o decreto de reforma e em fevereiro de 2016 as obras foram iniciadas. A escola recebeu reparo de toda sua estrutura, sendo contemplada com duas novas salas de aula e dois banheiros adaptados para crianças com deficiências físicas. 

O secretário de Educação, destacou a entrega de um prédio com a estrutura necessária e adequada para desenvolver as práticas pedagógicas. "Tivemos a preocupação em entregar uma escola confortável para nossos alunos e professores no prazo determinado, com paciência e confiança estamos avançando", disse o secretário Joab Curvina.

O prefeito Joel Rodrigues expressou a felicidade em entregar as novas instalações da Escola Municipal Antônio Waquim. "Reconstruímos essa escola após 10 anos sem reformas, diante disse temos a missão de reconstruir toda essa cidade e estamos trabalhando para isso", finalizou.

Fonte: Ascom

II Fórum de Educação Inclusiva acontece em comemoração aos 120 anos de Floriano

Na manhã dessa quarta-feira (05), no auditório da UFPI, seguindo o cronograma de festividades alusivas aos 120 anos de Floriano, aconteceu a abertura do II Fórum de Educação Inclusiva de Floriano, que tem como objetivo refletir as práticas inclusivas por meio de palestras e do compartilhamento de vivências. Na ocasião, representando o prefeito Joel Rodrigues e o Presidente da Câmara Municipal, estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Reis e o vereador Akássio, respectivamente, o secretário de Educação, Joab Curvina, o tenente coronel Rubens Lopes, a coordenadora de Educação Inclusiva, Raimunda Paiva, a presidente do Sinte, professora Léa Almeida, além da representante da UFPI, Anne Karoline e dos demais educadores municipais que formaram uma numerosa plateia para prestigiar o evento. 

O Fórum que tem como tema "Repensando as Práticas Pedagógicas Incluídas", é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria de Educação Inclusiva, que trabalham em parceria com as escolas regulares, oportunizando o acesso e o desenvolvimento de todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. A solenidade de abertura foi conduzida pelo hino de Floriano, interpretado simultaneamente na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e agraciado com a apresentação artística do aluno da Escola Municipal Raimundinha Carvalho, Diogo Máximo. 

A coordenadora de Educação Inclusiva da SEMED, ressaltou a importância de um trabalho que começou a ser desenvolvido há 11 anos, quando Floriano passou a integrar o Pólo Regional de Educação Inclusiva Brasileiro. "Essa é uma oportunidade de discutir um tema que está presente no dia-a-dia e que faz parte da formação do educador da Rede Municipal de Ensino", finalizou.

De acordo com o secretário de Educação, Joab Curvina, a escolas municipais atendem mais de 300 alunos com necessidades especiais, que são inseridas no contexto da sala de aula regular. "Esse espaço de formação é uma ferramenta que minimiza as dificuldades de incluir os educadores e as crianças com necessidades especias no processo de ensino-aprendizagem, é uma conquista de toda a comunidade", explicou o secretário. 

Na ocasião o vice-prefeito, também professor, Antônio Reis, reconheceu a relevância da educação inclusiva e parabenizou as ações desenvolvidas pela SEMED. "São medidas assim que tornam nossas escolas municipais reconhecidas, para o nosso governo a educação é um prioridade", disse o vice-prefeito. 

O evento que, além de discutir a inclusão de crianças com necessidades especiais, trabalha com debates sobre inclusão étnico-racial, faz parte do calendário da SEMED e acontece anualmente no mês de julho.
 
Fonte: Ascom

Floriano sedia o I Encontro Regional de Gestores Municipais de Meio Ambiente

Na manhã dessa segunda-feira (03) aconteceu a abertura do I Encontro Regional de Gestores Municipais de Meio Ambiente, no Auditório da OAB, subseção Floriano. Na solenidade estavam presentes o auditor fiscal ambiental, Daniel Guimarães, representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), a secretaria Municipal de Meio Ambiente, Manuela Simplício, o vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Simplício, representando a diretoria da OAB – subseção Floriano, Dr. Solano Mousinho e figurando o Ministério Público, o promotor de Justiça Manoel de Barros, além dos gestores e representantes das 12 prefeituras municipais participantes do evento. 

Realizado através da SEMAR, com o apoio da Prefeitura Municipal de Floriano, OAB, IBAMA e IFPI, o principal intuito da capacitação é orientar os municípios piauienses a exercerem a gestão ambiental local e fortalecerem o sistema de proteção ao meio ambiente. Com uma programação que se estende até sexta-feira (07), os secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente da região irão receber um treinamento especializado em licenciamento e fiscalização ambiental, além de gestão municipal do meio ambiente e procedimentos administrativos.

De acordo com o auditor fiscal ambiental da SEMAR, Daniel Guimarães, práticas de coordenação ambiental são essenciais para que as cidades possam começar um trabalho mais efetivo. “Muitos municípios ainda não possuem seus órgãos locais de gestão ambiental, quando esses passarem a exercer suas atribuições receberão do Governo do Estado incentivo e fomento para assumir suas atividades legais”, disse o auditor fiscal. Além desse fomento, as cidades que desenvolvem ações ambientais propiciam uma melhor qualidade de vida a sua população e são contemplados com benefícios vinculados ao ICMS Ecológico. 

Na solenidade a secretária de Meio Ambiente, Manuela Simplício, frisou a importância da capacitação para dar suporte aos gestores e funcionários que trabalham diretamente com as Secretarias e para os municípios que ainda estão buscando o licenciamento ambiental. “É um momento de troca de experiências essencial para discutir soluções que avançam o trabalho ambiental na nossa região”, finalizou a secretária.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Floriano realiza passeio ciclístico pelo aniversário da cidade

A concentração do passeio realizado na manhã deste domingo(02/07) foi na Avenida Frei Antônio Cúrcio em frente ao posto de saúde do Bairro Bosque Santa Teresinha. De lá os ciclistas percorreram várias ruas e avenidas, dando um giro pela cidade, até chegar ao cais da beira Rio.

No percurso foram realizados os sorteios de cinco bicicletas e ao chegar ao cais foram sorteadas mais três bicicletas e um salário mínimo. O evento que faz parte da programação de aniversário dos 120 anos de Floriano contou com a participação de ciclistas de todas as idades.

O passeio durou uma hora e quarenta minutos e animou o domingo de todos.

Além do prefeito Joel Rodrigues, o passeio ciclístico também contou com a presença de várias outras autoridades municipais, secretários, vereadores e o diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí,  Francisco Costa.


Fonte: Ascom

Carro pega fogo após cair em ribanceira e dois morrem carbonizados

Foto: Floriano News

Um acidente em Floriano, 244 quilômetros ao Sul de Teresina (PI), deixou dois mortos carbonizados na BR-230. O carro caiu em uma ribanceira depois de capotar e pegou fogo. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente ocorreu por volta de 14h da última sexta-feira. Testemunhas relataram para a PRF que o carro tentou ultrapassar outro veículo e teria perdido o controle, batido em uma árvore e capotado antes de cair em uma ribanceira há 20 metros da pista. Só depois disso, o carro pegou fogo. 

O Sandero com placa de Barueri (SP) tinha dois ocupantes, que já foram encontrados carbonizados e levados para o hospital regional Tibério Nunes. Em razão do estado dos corpos, os mesmos foram levados para o Instituto Médico Legal de Teresina. 

As vítimas são Marçonil Lourenço e Wilson José do Nascimento Sousa. De acordo com o site Floriano News, eles são primos, estavam de férias no Piauí e voltariam para São Paulo neste sábado (1º). Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a tragédia. 

Em uma foto no perfil de Marçonil no Facebook, é possível ver ele com o carro prata que veio a ser incendiado na tragédia. A imagem foi postada no início de junho. 

O IML de Teresina confirmou ao Cidadeverde.com que os corpos foram identificados para serem liberados ainda neste sábado. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

TCE-PI reúne gestores e controladores sociais em seminário em Floriano

Prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e vereadores de Floriano, Guadalupe, Jerumenha, Baixa Grande do Ribeiro e outros municípios participaram da abertura do XXXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, na noite desta quarta-feira (28), em Floriano (240 quilômetros ao sul de Teresina). Representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, de entidades sindicais e da sociedade civil, conselheiros municipais e cidadãos em geral também estiveram presentes.

No total, 396 pessoas lotaram o auditório do Campus Amilcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Floriano. O evento é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), com a finalidade de qualificar os gestores e capacitar os representantes da sociedade civil para o exercício do controle social da gestão pública. A abertura foi feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, pelo diretor da EGC, conselheiro-substituto Delano Câmara e pelo prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

A palestra de abertura foi feita pelo delegado da Polícia Federal Reinaldo Camelo de Carvalho, chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e a Crimes Financeiros (Delecor) no Piauí, sobre “Corrupção e Lavagem de Dinheiro”. O procurador José Araújo Pinheiro Júnior, do Ministério Público de Contas, falou sobre “Julgamento das Contas do Prefeito: Câmaras Municipais ou Tribunais de Contas?”; e o auditor de Controle Externo Alex Sertão, diretor da Dfap (Diretoria de Fiscalização de Atos da Administração Pública) do TCE-PI, discorreu sobre “Regime Próprio de Previdência Social”, seguido de debate entre os participantes.

O Seminário prossegue nesta quinta e sexta-feira, com minicursos sobre Responsabilidade Civil na Administração Pública Municipal, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), licitações e contratos, Regime Próprio de Previdência Social, mudanças na lei da terceirização, prestações de contas, dentre outros assuntos diretamente relacionados à gestão municipal. Os minicursos estão sendo realizados na Faculdade de Ensino Superior de Floriano (Faesf).

O Seminário e os minicursos são realizados com apoio da Prefeitura de Floriano e outras entidades parceiras, e faz parte das iniciativas do TCE-PI para melhorar a eficiência dos serviços municipais a partir da qualificação técnica dos gestores e do estímulo do cidadão à fiscalização e controle da gestão pública. Este ano, o evento já foi realizado em Parnaíba, Picos, Corrente e Piripiri.

 

cidades@cidadeverde.com

 

Wellington participa da posse do novo bispo de Floriano

O governador Wellington Dias participou, nesse sábado (24), da missa de posse do novo bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade. A solenidade foi realizada na praça da Catedral de São Pedro de Alcântara e contou com a presença de centenas de cristãos católicos de Floriano e região, que deram boas-vindas ao novo missionário da diocese.

Wellington cumprimentou o novo bispo em nome do povo do Piauí. "Sei da importância da presença de Deus no coração do nosso povo. É isso que move a esperança da nossa gente. Saiba que pode contar com a parceria do Governo do Estado, afinal, sabemos da importância da Igreja Católica no trabalho social com crianças, idosos, dependentes químicos e tantos outros. Acreditamos e temos excelentes expectativas com a sua vinda", declarou Dias.

A abertura do evento foi feita com o hasteamento das bandeiras do município de Floriano, do Piauí e do Brasil. As boas-vindas foram dadas sob o tema bíblico "Na ternura de Cristo".

"Sinto que é muito árdua a função de bispo, mas muito me alegra e encoraja essa função que me foi dada por Cristo", contou Dom Edivalter.

O sacerdote disse não trazer nenhum programa pastoral pronto, mas revelou a importância da igreja estar atenta aos "sinais do tempo", apontando para uma "saudável continuidade" da condução da diocese para a adaptação às "novas e legítimas exigências dos novos tempos", afirmou o bispo.

Também participaram da solenidade de posse os secretários de Estado Merlong Solano e Francisco Costa, os deputados federais Assis Carvalho e Silas Freire e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

"Dom Edivalter é o terceiro bispo desde que foi criada a Diocese de Floriano, que se desmembrou da Diocese de Oeiras em 2008. Recebemos sua vinda com muito carinho. Nossa cidade é marcada por muitos religiosos e festejos tradicionais, além da presença dos franciscanos", lembrou o prefeito.

História

Dom Edivalter de Andrade nasceu no dia 17 de abril de 1962, em Barra do São Francisco, estado do Espirito Santo. É formado em Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória e graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

No dia 29 de março de 2017, o papa Francisco nomeou Edivalter de Andrade como terceiro bispo da cidade de Floriano.
A carreira sacerdotal do religioso passou pela paróquia de Jaguaré e Vila Valério, ambas no estado do Espírito Santo, depois seguindo período como pároco em sua cidade natal.

Dom Edivalter também já foi diretor da rádio capixaba Kairós e membro do Conselho Presbiterial e do Colégio de Consultores, instâncias da Igreja Católica.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores