Cidadeverde.com

Presidente da Agespisa visita lagoas do esgotamento sanitário de Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, acompanhado de sua equipe e do vereador Marcony Alisson, estiveram presente na visita às lagoas de tratamento do esgotamento sanitário de Floriano, junto com o presidente da Agespisa, Genival Sales.

O presidente conheceu de perto a estrutura do sistema de lagoas, conheceu mais detalhes sobre o sistema de rede já implantado na primeira etapa do esgotamento, que inclui as ligações às residências já concluídas. 

Durante a visita técnica o presidente da Agespisa e o prefeito Joel Rodrigues discutiram sobre o início do funcionamento da primeira etapa, enquanto a segunda etapa já está em andamento.

Segundo Joel Rodrigues, será feito um plano de trabalho entre a prefeitura de Floriano e a Agespisa para, no menor espaço de tempo possível, colocar em funcionamento o tratamento do esgoto de Floriano.

"O presidente gostou muito do sistema implantado em nossa cidade. Sua vinda a Floriano também marca este novo momento, no qual a Agespisa analisa a viabilidade do sistema entrar em funcionamento o mais rápido possível " disse Joel Rodrigues.

Com informações - Ascom

Floriano decide vacinar todas as gestantes e puérperas do município

A partir desta quinta-feira (17), a Secretaria de Saúde de Floriano dá mais um passo adiante na vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades (mulher nessa situação com comorbidades já foram imunizadas). Segundo o Secretário de Saúde, James Rodrigues, essa decisão foi confirmada na tarde desta quarta-feira (18) e levou em consideração os grupos essenciais já que as gestantes carregam duas vidas em um corpo só e há condições de vacinação deste grupo. 

A imunização ocorrerá de maneira agendada através dos agentes comunitários de saúde que já monitoram essas mulheres no acompanhamento do pré-natal. A imunização deste grupo foi autorizada pelo Ministério da Saúde apenas com imunizantes da Pfizer e Coronavac.

A nota técnica Nº 627, expedida pelo Ministério da Saúde, avalia que a vacinação das gestantes e puérperas deverá ser condicionada a prescrição médica após avaliação individualizada de risco benefício e que aquelas que ainda não tenham sido vacinadas deverão ser vacinadas com vacinas COVID-19 que não contenham vetor viral (Sinovac/Butantan ou Pfizer).

As gestantes e puérperas (incluindo as sem fatores de risco adicionais) que já tenham recebido a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford poderão complementar o esquema, em caráter de excepcionalidade, com outra vacina que não utilize a plataforma de vetor viral (Sinovac/Butantan ou Pfizer).

Em maio, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), sancionou a lei Nº 7.501, que estabelece a prioridade na vacinação contra a Covid-19 de gestantes, puérperas e lactantes no estado do Piauí.

Com informações Ascom

Floriano promove dia D de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Na manhã desta terça-feira (15), foi realizada pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS), o dia D de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa.

A ação foi realizada em torno da praça Coronel Borges, com o objetivo de despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período de pandemia.

Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. Para denunciar crimes desta natureza e de outras, ligue para o número  100.

Com informões- Ascom

Município de Floriano registra 12 casos de dengue em cinco meses

O prefeito Joel Rodrigues lançou na manhã desta segunda-feira (14), a Campanha “Covid mata e Dengue também”, ação desenvolvida pelas Secretarias de Saúde e Infraestrutura dentro do Projeto Floriano Limpa com as equipes de limpeza pública que já estão atuando com várias frentes de trabalho distribuídas por vários bairros da cidade e os agentes de endemias.

Segundo Brunna Carvalho, Coordenadora de Vigilância em Saúde, o objetivo campanha é conscientizar a população de que ações simples fazem toda a diferença no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Outra ação que vamos desenvolver é o retorno carro fumacê. Mesmo com a recomendação do ministério da saúde que para a utilização desse tipo de combate precisaria de um número mais elevado de caso, nós resolvemos prevenir nossa população antes”, disse.

Transmissão 
O mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela, por isso, é importante combatê-lo, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas. Saiba mais sobre a transmissão da dengue.

Como combater o Aedes aegypti
Para combater o mosquito da dengue é importante evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento do mosquito. Por isso é aconselhado:

- Manter a caixa de água fechada com a tampa;
- Limpar as calhas, removendo as folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a passagem da água;
- Não deixar acumular água da chuva sobre a laje;
- Lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão;
- Manter os tonéis e barris de água bem tampados;
- Encher os pratinhos dos vasos com areia;
- Lavar 1 vez por semana os vasos com plantas aquáticas, usando escova e sabão;
- Guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Entregar os pneus velhos no serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e abrigados da chuva;
- Colocar o lixo em sacos fechados e fechar bem a lixeira.

Número de casos

Segundo dados da Direção de Epidemiologia, de janeiro a junho deste ano já foram notificados mais de 14 casos suspeitos de dengue no município e 12 casos confirmados. O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, solicitou que fosse formada uma força tarefa para o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya. “Toda a equipe de agentes de endemias está imunizada contra a Covid-19 e agora temos um novo momento da pandemia. Não podemos baixar a guarda para o mosquito enquanto temos uma pandemia em curso”, disse.

Da Redação
[email protected]

Prefeito de Floriano e vice visitam obra de ampliação do setor de Psicultura da CTF/UFPI

Na tarde desta sexta-feira (11), o prefeito Joel Rodrigues, vice-prefeito Antônio Reis, reitor da UFPI Gildásio Fernandes, diretora  do Campos Amílcar Ferreira Sobral, o diretor do CTF, Ricardo Castro e demais colaboradores estiveram presente no lançamento da obra de ampliação do setor de Psicultura da CTF/ UFPI.

Essa obra de ampliação  contará com a construção de um laboratório de psicultura, dois viveiros escavados novos e recuperação dos viveiros já existentes. Os investimentos fazem parte de um projeto chamado "Piauí  Vive", fruto de uma parceria entre o UFPI, CODEVASF e UFdPar, tendo como coordenador no âmbito UFPI, o João Mendes, na UFdPar o professor Josenildo e pela CODEVASF a Gestora e  Engenheira de Pesca Keusilene Barbosa Botelho. 

Através deste projeto serão investidos cerca de 1,3 milhão em obras e equipamentos, deste estão sendo destinado 480 mil a UFPI/CTF. Através deste projeto serão implementados a reprodução de peixes nativos da bacia do Parnaíba, podendo assim ser um apoio ao Ensino de Pesquisa e Extensão.       

Trata-se de um projeto que poderá envolver futuramente pequenos psicultores da região e peixamento de lagos públicos. "Sem dúvidas, um passo muito importante para o desenvolvimento das práticas educativas da instituição. Muito grato por participar deste momento", finalizou Joel Rodrigues, prefeito de Floriano.

Com informações- Ascom

Joel visita obras de recuperação de estradas na comunidade Saco

Foto: ascom 

A Prefeitura Municipal de Floriano tem realizado ações que envolvem a recuperação de estradas vicinais. No início desta semana, os trabalhos tiveram início na comunidade Vila do Bé, no trecho da PI 05.

Hoje, a recuperação de estradas chegou a comunidade Saco. O prefeito Joel Rodrigues visitou o local na companhia do vereador Ancelmo Jorge e do Ouvidor, Joilson Rodrigues.

De acordo com o prefeito Joel Rodrigues, os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir o desenvolvimento econômico da cidade. “Estamos trabalhando no sentido de oferecer condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas do interior tenham mais segurança e conforto para trafegarem por aqui", finalizou.

Da Redação
[email protected]

Floriano vacina contra covid-19 nos três turnos: manhã, tarde e noite

Desde segunda-feira (07) a Secretaria de Saúde de Floriano ampliou a estratégia de vacinação contra a covid-19 e coloca em prática uma nova tática para dar celeridade a imunização dos públicos alvos da campanha com a abertura do terceiro turno para aplicação de doses. A estratégia acontece na sala de vacinação do SAMU e é voltada para o público dos trabalhadores da educação na faixa etária vigente, de 40 a 49 anos. 

A ação acontece no sistema de agendamento que é feito através dos estabelecimentos de ensino junto à Diretoria de Imunização do município que determina o dia e horário. “Esse sistema tem dado muito certo, pois delimita a faixa etária e podemos montar mais pontos de vacina. Aqui no SAMU trabalhamos com três locais”, explica Pollyane Pires, Diretora de Imunização. 

O grupo dos trabalhadores da educação abrange professores e também funcionários de escolas públicas e privadas do ensino básico: creches, pré-escolas, ensino fundamental, profissionalizante e EJA.

No momento da imunização, os profissionais devem apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e um contracheque que comprove ser trabalhador da educação ou declaração equivalente.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Floriano promove ação no Assentamento Casulo na próxima terça (08)

A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde promove na próxima terça-feira, ações de serviços e benefícios para a comunidade da região do Assentamento Casulo. Os serviços ofertados foram discutidos em reunião nesta quinta-feira (03) entre a Secretaria de Assistência Social, Rafaela Barros, a Coordenadora de Atenção Básica, Adenilde Coelho e o Assessor de Comunicação, Denilson Avelino.

O assentamento casulo fica a 8 km da zona urbana de Floriano, onde residem 40 famílias que vivem da agricultura de subsistência. A ação prevista para acontecer na próxima terça faz parte da programação de retorno das atividades, seguindo todas as medidas sanitárias e protocolos contra a Covid-19, de Programas como o Social Itinerante e Saúde em Movimento que levam uma gama de serviços para a população. 

Pela Assistência Social, serão encaminhados serviços de Cadastro Único (atualização e primeira via), Bolsa Família, Carteira do Idoso, Passe-livre, atendimento psicológico e socioassistencial, acompanhamento pedagógico, Programa Criança Feliz, além da participação de órgão da defesa da Criança e do Adolescente como Conselho Tutelar e CREAS. 

Pela Saúde, serão ofertados os serviços de: Consulta médica, atendimento odontológico, atendimento com nutricionista e fisioterapeuta, realização de testes de HIV, sífilis e Hepatites. Além disso, dispensação de medicamentos da farmácia básica e unida móvel de saúde.

Com informações- Ascom

Feriado será com funcionamento normal em Floriano, com poucas exceções

O secretário municipal de Governo de Floriano, Bento Viana, confirmou na tarde desta quarta-feira, 2, que os órgãos municipais funcionarão normalmente nesta quinta-feira, dia de Corpus Christi. 

A condição de feriado foi antecipada para 30 de março, junto com o 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, antecipado para 26 de março, através da Lei Estadual Nº 7.491, de 25 de março de 2021, como medida sanitária excepcional voltada para o enfrentamento da pandemia com finalidade de reforçar o isolamento social.

A decisão do prefeito Joel de discutir e decidir pelo funcionamento dos órgãos municipais nesta quinta veio depois da publicação do Decreto Estadual Nº 19.702, de 1º de junho de 2021, que declarou ponto facultativo, neste dia 3 de junho, nas repartições públicas vinculadas ao Poder Executivo Estadual, portanto, os serviços e o atendimento público municipal funcionarão normalmente.

Em Floriano o comércio, escolas e outras instituições também terão funcionamento normal e sem a necessidade de pagamento de remuneração extra para os comerciários.
Já os bancos, que seguem decisão nacional, estarão fechados neste 3 de junho.

Da Redação
[email protected]

Floriano segue vacinação de diabéticos contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Floriano iniciou, na segunda-feira (31), a vacinação de pessoas com Diabetes de 30 a 49 anos de idade na sala de imunização instalada no SAMU. A organização das pessoas que vão receber o imunizante se dá por agendamento que é realizado pelas unidades de saúde que enviam a listagem para a Diretoria de Imunização que faz a organização do dia e horário. A vacina ministrada a este grupo é da Pfizer. 

A previsão, segundo a Diretoria de Imunização de Floriano é que mais de 400 pessoas sejam vacinadas no período de segunda (31) a quarta (02) apenas com Diabetes. Segundo o Secretário de Saúde, James Rodrigues, por se tratar de uma vacina com algumas peculiaridades, foi preciso criar uma estratégia de acondicionamento, transporte e aplicação. 

No dia 23 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo da vacina no Brasil, que permite que o imunizante seja comercializado, distribuído e utilizado pela população, tendo sido avaliado a partir de dados robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança.

Com informações Ascom

Posts anteriores