Cidadeverde.com

Ministério Público e Secretaria de Saúde de Floriano visitam Tibério Nunes

Foto: Prefeitura de Floriano

Os representantes do ministério público, promotor Arimateia Dourado e o Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, foram recebidos pelos diretores do Hospital Regional Tibério Nunes, Davyd Basílio e o médico Justino Moreira na manhã desta quarta-feira, 20. 

A visita teve início pelas novas alas do Hospital Regional Tibério Nunes. São mais 20 novos leitos que serão entregues nos próximos dias à população. Além disso, foram visitados os setores de Equipamentos de Proteção Individual, Unidade de Terapia Intensiva e as novas alas para tratamento de pacientes confirmados com Covid-19 que totalizam, apenas para esse tipo de tratamento, 10 leitos. 

O Hospital Tibério Nunes instalou hoje um túnel de Descontaminação para os profissionais de saúde e pacientes que precisam utilizar as dependências do centro de saúde. Este mesmo dispositivo será instalado na Unidade Básica de Saúde Funasa, referência para síndromes gripais na Atenção Básica de Floriano. 

“O Hospital Tibério Nunes é nosso parceiro. Nada do que estamos fazendo aqui em Floriano e que se tornou referência nacional, não poderia ter sido feito se não tivéssemos essa integração com a direção do maior hospital do interior do Piauí”, disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano. 

Por fim, à visita seguiu para as obras da rede de esgoto do HTN e a central onde será feita a lavagem e sanitização das ambulâncias.


Da Redação
[email protected]

Município de Floriano trata pacientes em fase inicial da COVID-19

A cidade de Floriano foi uma das primeiras no Brasil a ofertar na rede de Atenção Básica do município a cloroquina e azitromicina, medicação utilizada no tratamento da Covid-19. O protocolo tem chamado atenção da comunidade médica em todo o país, pois o que se tem observado é que o tratamento no estágio inicial da doença tem mais eficácia do que em casos mais graves. 

A decisão pela utilização desse método se deu através da troca de experiências entre a médica Marina Bucar, florianense radicada na Espanha que já tratou mais de 600 pacientes na Europa e o corpo médico de profissionais da Secretaria de Saúde e Hospital Regional Tibério Nunes. A médica Isadora Lira, da Atenção Básica de Floriano, acredita que o paciente precisa ser tratamento assim que é diagnosticado o vírus. “Nós podemos adaptar esse protocolo com outras medicações, mas por enquanto, é este que vem dado certo”, relatou. 

Segundo o Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, a preocupação das autoridades de segurança é garantir o tratamento já nos primeiros sintomas e assim barrar o agravamento da doença. “Com a medida, podemos diminuir muito o número de pessoas internadas nas UTIs do Tibério Nunes”, disse. 

A Secretaria de Saúde de Floriano adquiriu trezentos kits da medicação utilizada em fase inicial do tratamento da Covid-19 (cloroquina e azitromicina). Esse método foi dividido em duas fases, o primeiro é utilizado no tratamento de pacientes acometidos em fase inicial pela Covid-19. A medicação está disponível na Rede Municipal de Saúde, especificamente, na Unidade Básica de Saúde Funasa, referência para atendimento em casos de síndromes gripais.

Além da medicação, a Secretaria de Saúde de Floriano monitora os pacientes através de exames específicos, como eletrocardiograma, o que garante maior eficácia ao tratamento desenvolvido. No tratamento disponibilizado, ainda na Atenção Básica em Floriano, o paciente com dois dias de sintomas é submetido a medicação prescrita pelo médico responsável com duração de cinco dias. 

O parecer 01/2020 das Câmaras Técnicas de Infectologia e de Medicina Intensiva do Conselho Regional de Medicina do Piauí, diz que o profissional médico possui autonomia para prescrever a cloroquina ou hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19, devendo o paciente ser informado dos riscos, efeitos adversos e precauções por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. “Os pacientes para os quais forem prescritas cloroquina ou hidroxicloroquina precisam ser monitorados”, diz a nota.

Segundo o médico Justino Moreira, Diretor Técnico do Hospital Regional Tibério Nunes, o tratamento na fase inicial da doença tem sido de fundamental importância para a melhora clinica dos pacientes submetidos à medicação. “Nos primeiros dias, o vírus circula no organismo e depende da resposta imunológica da pessoa. Na maioria dos casos, os anticorpos conseguem combater a doença. Mas em outras acontece um hiperinflamação, comprometendo os pulmões”, disse.  

Estudos realizados na Espanha – um dos países mais atingidos pela doença – apontaram que o pulmão é o órgão mais afetado pelo Covid-19, engrossando as paredes dos tecidos pulmonares, danificado e formando cicatrizes, o que endurece e prejudica a elasticidade do aparelho respiratório. A fibrose pulmonar também foi identificada em pacientes de todos os países onde a doença foi notificada. 

Se o paciente não evolui bem na primeira fase do tratamento, o que não aconteceu até agora, e apresenta sintomas moderados com alteração radiológica ele seguem para internação hospitalar. Neste estágio, os médicos costumam adotar a pulsoterapia com metilprednisolona na fase inflamatória. “Ainda é um número pequeno, mas animador. Considero um divisor de águas que se não puder ser incorporado aos protocolos oficiais nesse momento deveriam estar disponíveis na rede hospital do estado para que os médicos exerçam sua autonomia com o consentimento dos pacientes”, disse Justino Moreira.

Fonte: Ascom 

Floriano comemora primeiros casos recuperados de Covid-19

Foto: Ascom

A Secretaria de Saúde de Floriano registrou nesta quinta feira (07) os primeiros casos de pessoas recuperadas após contraírem o novo coronavírus e serem acompanhados por equipes de saúde da cidade. Um dos pacientes é  gerente da UBS Camilo Filho (UFPI). A paciente e o marido receberam alta como também  os filhos do casal que  foram considerados recuperados.

Os filhos e os pais permaneceram em isolamento  desde o dia 17 de abril e foram acompanhados por médicos  além de passarem por exames  que monitoraram a família. Nenhum deles teve internação hospitalar. 

Um outro caso de paciente do sexo masculino de Floriano também recebeu alta médica após negativar para o coronovírus. Os especialistas destacam que essas pessoas devem continuar a seguir os cuidados gerais de  higienização de mãos e  a utilização de máscaras. 

Em Floriano a Prefeitura  ampliou em mais 50 leitos clínicos a  parceria com o Hospital Tibério Nunes e clinicas particulares, além de realizar a desinfecção de  pontos de circulação de moradores, incentivar o uso obrigatório de máscaras, a suspensão de atividades comerciais não essnciais, além de promover  campanhas de isolamento social. 

João Bandeira
[email protected]

Sanitização do centro de Floriano pela prefeitura completa um mês

Foto: Ascom

A prefeitura de Floriano completou no último dia 2 de maio um mês do trabalho de sanitização dos espaços públicos da cidade.

A ação é realizada rotineiramente pela secretaria municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, auxiliado pelo Corpo de Bombeiros.

A solução aplicada não prejudica o ser humano, é aprovada pela ANVISA e é usada para eliminar qualquer tipo de carga viral do Covid-19.

O trabalho é realizado diariamente nas regiões centrais da cidade, principalmente nas proximidades de supermercados, bancos, lotéricas e outros pontos. Nesta terça-feira (5) as equipes fizeram mais uma etapa de sanitização na região do Mercado Público Central e também no Posto Pontões, por onde passa uma das maiores movimentações de caminhões do Piauí.

A ação também é realizada nas Unidades Básicas de Saúde, em especial a FUNASA, cujo atendimento segue de 7h às 19h.

Segundo o secretário James Rodrigues, esta é apenas uma das medidas que vem sendo tomadas há mais de um mês em Floriano, no combate ao coronavírus.

Da Redação
[email protected]

Motorista desvia de buraco e mata ciclista na BR-230 em Floriano

Um ciclista morreu após ser atropelado na BR-230 por um carro de passeio, em Floriano. O acidente aconteceu por volta das 6h30 desta terça-feira (5), no km 304.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro era conduzido por um homem de 47 anos, que não saiu ileso do acidente. Na bicicleta estava um idoso de 64 anos que teve morte imediata.

A PRF informou que o veículo atropelou o ciclista no acostamento após desviar de um buraco na rodovia. 

O motorista foi encaminhado à Polícia Civil da cidade de Floriano e poderá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Hérlon Moraes
[email protected]

Secretaria de Saúde de Floriano e HTN firmam parceria e ampliam leitos clínicos

Foto: ascom

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, assinou na manhã desta quinta-feira, 30, o termo de termo DE COOPERAÇÃO TÉCNICA entre o Hospital Regional Tibério Nunes e os centros de saúde privada Clinicor e Hospital João Paulo II. 

“O acordo de cooperação é o instrumento formal utilizado por entes públicos para se estabelecer um vínculo cooperativo ou de parceria entre si ou, ainda, com entidades privadas, que tenham interesse e condições recíprocas ou equivalentes, de modo a realizar um propósito comum, voltado ao interesse público”, diz o documento.

O termo que teve como testemunhas, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues e o promotor público Arimatea Dourado, tem por finalidade assegurar as condições financeiras, técnicas e estruturais para ampliação de leitos clínicos para atender os pacientes que necessitarem de internação hospitalar em decorrência do contágio de Sars-Cov 2 (coronavírus) no Município de Floriano-PI.

O Termo tem prazo de validade de 3 (três) meses, podendo ser prorrogado e compete à Secretaria Municipal de Saúde assegurar o aporte financeiro mensal no valor de R$ 175.000,00 (cento e setenta e cinco mil reais) pelo período de 03 (três) meses, sendo o valor diário do leito/dia estimado em R$ 233,33 (duzentos e trinta e três reais e trinta e três centavos), durante a vigência deste Termo de Cooperação Técnica para cada parceiro privado. O valor total é de 1.050.000,00 reais. 

Ao Hospital Regional Tibério Nunes compete fornecer todo o apoio técnico operacional, exceto hotelaria e limpeza, bem como receber e transportar os pacientes que serão internados junto ao estabelecimento hospitalar do parceiro privado. Além de dispor de equipe técnica para atendimento aos pacientes que serão transferidos para internação do Hospital Regional Tibério Nunes-HRTN para a hospital parceiro.  

Aos entendes privados, neste caso o Hospital João Paulo II e a Clinicor, ficam comprometidos a fornecer estrutura de 25 leitos clínicos cada (totalizando 50), através de estrutura com acomodação tipo enfermaria climatizada, bem como os insumos para tratamento dos pacientes durante a internação. Além de realizar os procedimentos segundo orientação médica e prestar sob a supervisão, coordenação e responsabilidade técnica do Hospital regional Tibério Nunes, assistência técnico-profissional e hospitalar, compreendendo todos os recursos para tratamento disponíveis necessários ao atendimento dos pacientes.

Da Redação
[email protected]

Prefeito de Floriano recua e mantém fechamento do comércio até 21 de maio

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, desistiu  de autorizar a reabertura gradual do comércio da cidade na próxima terça-feira (5). Em vídeo divulgado para a imprensa, neste domingo (3), o gestor admitiu que ainda não é momento de afrouxar as medidas de isolamento social.

Joel Rodrigues declarou que agradece a recomendação do Comitê Gestor de Crise de Floriano, que foi favorável à flexibilização, mas vai prorrogar o decreto de quarentena na cidade até o dia 21 de maio. 

"Há o momento do sim ou do não do gestor, cuja decisão incidirá sobre a vida das pessoas. Na vida você comete erros. Toma decisões e, às vezes, vai arrepender dessas escolhas. De repente não há uma escolha certa, apenas a melhor de muitas opções ruins. Assim, humildemente, dando um passo atrás, informo a todos que o isolamentosocial em Floriano permanecerá até 21 de maio, sem esgotar a nossa capacidade de diálogo e de avaliação de cada instante a viver, dentro desse tempo de pandemia", disse o prefeito.

Com o recuo do prefeito, está suspensa a abertura de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais no município. As medidas foram adotadas no dia 23 de março. 

A suspensão não se aplica aos seguintes estabelecimentos:

I – supermercados, hipermercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras e centros de abastecimento de alimentos, as distribuidoras e centros de distribuição de alimentos;

II – relacionados ao comércio, serviços e indústria na área da saúde;

III – farmácias e drogarias;

IV – indústrias alimentícias, de produtos perecíveis, de alimentação animal, de higiene, limpeza, assepsia, e as que atendam os serviços de saúde;

V – postos revendedores de combustíveis que deverão realizar a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência localizadas nesses postos;

VI – distribuidoras de gás;

VII – lavanderias;

VIII – lojas de venda exclusiva de água mineral;

IX – padarias, ficando proibido o consumo de alimentos no local;

X – distribuidoras de energia elétrica, água, saneamento básico, serviço de limpeza urbana e coleta de lixo;

XI – hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;

XII – serviços de telecomunicações e de processamentos de dados;

XIII – transportadoras;

XIV – produção de embalagens de papel, papelão, vidro e plástico;

XV – indústria de produtos farmoquímicos e farmacêuticos e de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos;

XVI – fabricação de bebidas não alcoólicas;

XVII – fabricação de sabão, detergente, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; e

XVIII – fabricação de equipamentos e acessórios para segurança e proteção pessoal e profissional;

XIX – que desenvolvam serviços na área da construção civil ou de obras, relacionados com a área da saúde pública e com o saneamento básico; 

XX – serviços de segurança, higienização e vigilância;

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Leitos clínicos para casos de coronavírus podem chegar a 50 em Floriano

Convênio entre a prefeitura da Floriano, hospitais e clíncicas particulares deve aumentar para 50 leitos clínicos no Hospital Regional Tibério Nunes. Segundo o diretor clínico Justino Moreira, a unidade de saúde é referência para a macrorregião dos cerrados que compreende cerca de 500 mil habitantes. Nessa região foram confirmados 14 casos e 3 óbitos pelo novo coronavírus. 

"Temos uma equipe de 15 profissionais dedicados apenas a atendimento de síndromes gripais, essa parte da covid. Estamos com nosso pronto socorro 'dividido' ao meio com 15 leitos clínicos e dez leitos de terapia intensiva. Estamos com uma programação juntamente com convênio com hospitais e clínicas na cidade para a gente chegar a 50 leitos clínicos", disse Moreira. 

Em videochamada para a TV Cidade Verde, o diretor clínico reforçou ainda a necessidade de isolamento social. 

"Estamos nos preparamos, mas entendemos que o isolamento social é a alternativa para que possamos diminuir o impacto no sistema de saúde do nosso município", reforça Justino Moreira.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Secretaria de Saúde de Floriano organiza retomada de atividades

Uma comissão foi formada para implantar este processo e a primeira etapa consiste em integrar, informar e capacitar as equipes das UBS. A primeira reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 28, na Unidade Básica de Saúde Alfredo de Carvalho, na área externa do posto, levando em conta o protocolo de distanciamento. 

A Secretaria de Saúde de Floriano já se programa para retornar às atividades de maneira gradual em meio à pandemia de Covid-19. A pasta já se organiza para iniciar o atendimento de médico de especialistas de maneira agendada nas dezesseis Unidades Básicas de Saúde espalhadas na zona urbana da cidade. 

O sistema escolhido é conhecido como "bloco de horas". Esse formato já é utilizado em sete das dezesseis UBSs da zona urbana de Floriano através do PlanificaSUS, um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e que tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS.

Neste formato de “bloco de horas”, as pessoas usuárias são agendadas para um ponto específico de tempo determinado pela oferta dos profissionais, em geral, por atendimentos a cada 15 minutos (consultas médicas às 7,00 hs, às 7,15 horas, às 7,30 horas e assim sucessivamente).

Ou seja, em ritmo médio de atendimento, pelo menos 4 pessoas serão atendidas a cada 60 minutos. Isso não significa afirmar que cada pessoa será atendida em 15 minutos, mas que o somatório dos 4 atendimentos é igual a 60 minutos.

A ideia é descentralizar a demanda e fazer uma rotatividade das especialidades médicas oferecidas pelo município para que cheguem a todas as zonas da cidade. "Essa é a primeira etapa do retorno gradual e organizado que a Secretaria de Saúde está fazendo. Assim que este serviço for implementado e dadas as devidas proporções, vamos dar continuidade até retornamos ao fluxo normal", disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano.

 

Da Redação

redaçã[email protected]

 

Vídeo: jovem morre em acidente ao 'empinar' moto no Piauí

Câmeras de segurança flagraram um grave acidente que resultou na morte de um jovem de 23 anos. O vídeo mostra o momento em que o motociclista faz uma manobra arriscada, cai e acaba se chocando contra um caminhão. 

O acidente ocorreu na cidade de Floriano, no interior do Piauí, na tarde dessa segunda-feira (27). A vítima não teve o nome revelado. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista não tinha habilitação e fazia manobra proibida. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Posts anteriores