Cidadeverde.com

Quase 60 estabelecimentos são fechados em ações de fiscalização em Floriano

Um dia movimentado para os fiscais da Vigilância Sanitária de Floriano e policiais do Terceiro Batalhão da Polícia Militar de Floriano. As ações de fiscalização, para garantir o cumprimento dos decretos Estadual e Municipal, de prevenção contra o coronavírus, chegaram a toda a cidade.

60 estabelecimentos foram inspecionados, grande parte depois de denúncias da população, através do 190 da PM, de que empresas estariam abertas e obras em execução, contrariando as regras. Entre as empresas inspecionadas estavam lojas de material de construção, oficinas mecânicas, lanchonetes, armazéns, lojas de confecções, veterinárias, depósitos de bebidas, empresas de peças para bicicleta e de peças automotivas, vendedores ambulantes de confecções, lojas de conveniência, além de padarias, 5 supermercados e 1 hotel, que receberam orientações para intensificar a higienização. Alguns desses casos foram frutos de denúncias de clientes, que reclamaram da falta de higienização em carrinhos de supermercado, máquinas de cartões e outros objetos. Uma obra, a do novo fórum de Floriano, onde estavam vários operários, foi interditada pela fiscalização. Ao todo 54 estabelecimentos foram fechados.

O trabalho segue nesta terça-feira. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Jussinaldo Duarte, neste primeiro momento houve o fechamento das empresas com as devidas orientações. Se persistirem no descumprimento dos decretos, as empresas serão notificadas e podem perder sofrer as sanções do Decreto Municipal 038, que no seu Art. 6º prevê, em caso ode descumprimento, multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Da Redação

redaçã[email protected]

Medidas do coronavirus incluem a suspensão de aulas e eventos em Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, reuniu, no início da tarde desta segunda-feira (16), boa parte de sua equipe de secretários municipais para discutir e anunciar medidas de prevenção ao coronavírus.

Entre essas medidas está a suspensão das aulas da rede municipal de ensino por 15 dias, a partir desta terça-feira, 17 de março, que deverá ser considerada no calendário escolar como antecipação de férias escolares no mês de julho.

Na área do Social, as atividades com idosos e crianças nos serviços de convivência dos CRAS, também estão suspensos.

Na saúde, programas que envolvem a aglomeração de pessoas, como o Saúde em Movimento, estão interrompidos. Outras ações da Saúde também foram anunciadas, como a visita a empresas, clínicas, escolas particulares e outras instituições que aglomeram pessoas, para orientação e apoio com materiais de higienização.

Outra decisão do Município foi a de não expedir autorizações municipais para a realização de eventos que envolvam o público e de suspender as atividades coletivas, programas municipais e eventos  realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e
indireta, em locais fechados ou em locais públicos que importem em aglomeração de pessoas. Também estão suspensos os eventos em praças e logradouros públicos.

“Estamos tomando decisões discutidas com a nossa equipe técnica, mas também seguindo uma recomendação geral de autoridades públicas e dando passos no mesmo caminho do Estado, que emitiu um decreto com várias decisões e ainda recomendações da APPM, a Associação de Prefeitos do Piauí”, disse o prefeito Joel Rodrigues, enfatizando que não é só o poder público que deve tomar iniciativas, mas também toda a rede privada e a população em geral.

A regulamentação das medidas está  no Decreto Nº 032, publicado nestasegunda-feira (16).

Leia o decreto:

Decreto Coronavirus de Floriano

Da Redação
[email protected]

Policial Militar morre em acidente de moto ao ir trabalhar

Foto: Divulgação/PM 

O cabo da Polícia Militar, Elizeu de Miranda Leite, morreu em um acidente de moto nessa sexta-feira (13) na BR-230, em Floriano, no Sul do Piauí. 

O policial estava indo para a cidade de Francisco Aires, onde era comandante do Grupamento da Polícia Militar da cidade, quando colidiu em um carro. Neste sábado (14) comando do 3º Batalhão da PM divulgou uma nota lamentando a morte.

O cabo Leite, como era conhecido na PM, estava na corporação  desde 1993. 

"O Comandante do 3º Batalhão presta os sentimentos aos familiares e amigos e se solidarizam pela perda do companheiro, rogando a Deus que o tenha em um bom lugar e venha em conforto dos corações", diz a nota .


Izabella Pimentel
[email protected] 

Vídeo: cliente bate em assaltante com capacete em assalto na loteria


Câmeras de segurança flagraram a reação de um cliente em uma loteria na avenida Eurípedes de Aguiar, na cidade de Floriano no interior do Piauí. Um bandido chega de capacete e , aparentemente armado, faz um arrastão nos clientes que esperam atendimento. O assalto dura cerca de 10 segundos quando, de repente, um cliente pega um capacete de um outro cliente e bate na cabeça do bandido. 

O capacete cai no chão juntamente com outros pertences do bandido. Neste momento há um corre-corre na loteria e o criminoso sai atordoado. O cliente que reagiu ainda pega uma cadeira e vai em direção ao assaltante que foge. 

O crime ocorreu nesta quinta-feira (05). O bandido não foi preso. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Jovem de 28 anos morre após cair de moto na BR-230

Foto: PRF

Um jovem de 28 anos morreu após cair da moto que pilotava na BR-230, em Floriano. O acidente aconteceu por volta das 2h, no km 307.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os policiais detectaram que o condutor era inabilitado e estava sem o capacete de segurança. A vítima teve morte imediata.

Eles investigam ainda indícios de que o motociclista tentou levantar a roda dianteira, momento que se desequilibrou vindo a cair no chão e batendo a cabeça contra o asfalto.

A PRF informou ainda que estão em diligências na tentativa de identificar outros veículos supostamente envolvidos no acidente. 

Com informações da PRF
[email protected]

Câmeras de segurança flagram assaltos em postos de combustíveis no Piauí

Câmeras de segurança flagraram a ação de criminosos em dois postos de combustíveis na cidade de Floriano, no interior do Piauí. No primeiro caso, uma dupla chega de moto, um dos assaltantes desce com a arma em punho e rouba todo o dinheiro do frentista.

Na outra ação criminosa, o roubo foi praticado por um casal que também chega de moto. O alvo foi a lanchonete do posto de combustíveis. A abordagem foi feita pela mulher que exige que a funcionária entregue todo o dinheiro. 

Até o momento, nenhum dos suspeitos foi preso. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Hospital de Floriano monitora jovem que fez tour na Europa e tem sintomas de gripe

Foto: Ascom Sesapi

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, está monitorando uma jovem de 22 anos que procurou a unidade de saúde com sintomas de gripe. A preocupação é porque a estudante viajou recentemente para dez países da Europa, entre eles a Itália, que já registrou mais de 300 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 12 mortes. 

A jovem chegou ao hospital na tarde dessa quarta-feira (26)  apresentando tosse, febre, dor no corpo, coriza e dor de cabeça. O diretor clínico Justino Moreira esclarece que o caso não é considerado suspeito para o Covid-19 porque a paciente já está no Piauí há 20 dias. 

"A priori não é caso suspeito. Nosso protocolo considera casos suspeitos quando há menos de 14 dias o paciente com síndrome gripal passou por uma área endêmica como a que ela passou", explica o médico. O diretor clínico do Hospital Regional Tibério Nunes garante que  ainda nesta quinta-feira (27) a jovem fará exame para detectar se ela tem uma influenza comum e descartar qualquer possibilidade do novo coronavírus. A amostra será enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí- Lacen, em Teresina.

O Hospital Regional Tibério Nunes explica, ainda, que a jovem não ficou internada porque não apresentava desconforto respiratório nem outros sintomas que justificassem a internação. 

Um infectologista deve atender a jovem hoje no hospital. "Estamos fazendo o monitoramento. Ela deve vir ao hospital até as 11h de hoje, se não vier, iremos até a casa dela. A autoridades em vigilância já foram informadas e estamos acompanhando", garante o médico. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

SAMU e Vigilância Sanitária divulgam balanço pós carnaval em Floriano

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve presente em todos os dias de folia com uma equipe plantonista próximo a locais de maior aglomeração como o Cais da Beira-Rio. "Fizemos uma escala onde o serviço de atendimento convencional foi mantido, mas não poderíamos deixar de ter uma equipe no corredor da folia. Nosso trabalho foi tranquilo, pois o folião ajudou bastante sabemos brincar sem exageros", disse Juçara César, coordenadora do SAMU de Floriano. 

As ambulâncias do SAMU 192 foram distribuídas estrategicamente com o objetivo de otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

O Coordenador da Vigilância Sanitária de Floriano, Juscinaldo Duarte, informou que foram visitados mais de 50 barracas durante todos os dias de Carnaval. “Foi muito positivo para nós, pois fizemos um trabalho preventivo, além dos cursos de formação profissionalizante voltado para manuseio de alimentos e bebida”, disse. 

Hospital Tibério Nunes

Já o Hospital Regional Tibério Nunes divulgou o balanço de atendimentos no período carnavalesco. O centro de saúde realizou mais de dois mil atendimentos durante as festividades de 21 à 25 de fevereiro. 

Foram acolhidas mais de 330 pessoas que a partir dessa triagem obtiveram uma classificação de risco. Outros setores continuaram funcionando normalmente, como o de cirurgias. Segundo o boletim divulgado, quase cem procedimentos dessa natureza foram realizados. 

Outros setores como ortopedia, neurologia, obstetrícia e pediatria totalizaram quase 300 procedimentos. Davyd Teles, diretor do HTN, explicou que o centro de saúde realizou um plano de contingência para o carnaval que teve como principal objetivo agilizar o atendimento em casos de emergências e urgências.

Da Redação
[email protected]

Carnaval encerra com desfile das Escolas de Samba e festa no Cais

Fotos: Prefeitura de Floriano

O quarto e último dia de carnaval em Floriano foi movido ao brilho e batuque das escolas de samba de Floriano. Quatro agremiações foram para a avenida nesta terça de carnaval e o público atendeu ao chamado, lotando o sambódromo da Getúlio Vargas.

A escola “Os Caipiras” fez uma homenagem a Ayrton Senna, um dos maiores ídolos do esporte brasileiro. A Beija-Flor da Princesa desfilou com o tema: “Amazônia de Todas as Nações”. A Mocidade Independente levou no enredo o convite para conhecer Floriano, suas riquezas e cultura. A escola Arrocha Um, Aperta o Outro, fechou o desfile também resgatando a história de Floriano com o tema: “Cantoria ou Rua São Pedro”.

Ao final o tradicional bloco “Os Ingratos” invadiu a avenida com as marchinhas de carnaval. O prefeito Joel Rodrigues e a primeira dama, Márcia Rodrigues, também caíram na folia.
Para fechar a noite, o Cais do Porto, mais uma vez, ficou lotado de foliões. Ao som do trio elétrico, quatro atrações animaram o público até o dia clarear: Zé Vaqueiro, Gabriel Levy, Hiury Barros e Nanaê.

Para o folião de Floriano, turistas e também para quem faturou um dinheiro extra, o carnaval foi um dos melhores, mais lucrativos e mais tranquilos. As informações dos órgãos de segurança confirmaram a paz característica do carnaval de Floriano, com pouquíssimas ocorrências e sem gravidade.

Para o prefeito Joel, a excelente organização e o envolvimento de todo o povo, fizeram do carnaval da Princesa de 2020, uma festa para nunca mais ser esquecida. O presidente da COEF, Comissão de Eventos de Floriano, Antônio Reis, também avaliou como muito positiva a folia de Momo deste ano, bem organizada e com tranquilidade.

A apuração das escolas de samba é a última atividade do carnaval deste ano para a COEF e foi marcada para às 16h desta quarta-feira, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

[email protected]

Floriano: Avinne Vinny anima foliões na terceira noite de carnaval

Referência no estado do Piauí, Floriano é considerada uma das melhores cidades quando o assunto é oferecer um grande carnaval, que ano após ano atrai milhares de turistas como opção para brincar os dias de folia, aumentando o fluxo de pessoas no município e intensificando a geração de renda. O arrastão, marca do governo Joel Rodrigues, é um evento já consagrado e repleto de alegria e animação.

Na noite desta segunda-feira (24) não foi diferente, os foliões foram envolvidos em uma energia de pura alegria, formando uma multidão de foliões durante o percurso que teve como atração o cantor Avinne Vinny. O trio elétrico partiu das imediações do Espaço da Cidadania seguindo pela Avenida Getúlio Vargas. Mesmo com a aglomeração de foliões, a festa foi marcada pela tranquilidade e segurança, característicos do carnaval da Princesa.

O prefeito Joel Rodrigues acompanhou o percurso do trio na companhia da primeira-dama Márcia Rodrigues, do deputado Estadual, Dr.Francisco Costa, secretários e amigos. A festa prosseguiu no Cais, com as bandas Leva Nóiz e Baratinar, animando os foliões até o amanhecer do dia. Nos intervalos das bandas nada de parada. As djs, Mallu Lira e Layse Peron levantaram o público ao som do paredão da Carreta RR.

Nesta terça (25) será a vez do desfile das escolas de samba, na Avenida Getúlio Vargas, a partir das 19h. No Cais, as atrações  Zé Vaqueiro e Gabriel Levy animarão o público a partir das 22h, encerrando a última noite de carnaval.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores