Cidadeverde.com

Caminhão carregado de areia capota em Floriano

Um caminhão,  cor branca, placa CBS 5623 – SP, que transportava areia capotou em Floriano na noite desta segunda-feira (25). O acidente não envolveu vítimas, apenas danos materiais.
 
                      Foto: Floriano news

Segundo informações policiais, o acidente ocorreu por problemas técnicos quando o condutor estava descarregando o material. 


Fonte: Florianonews

Convenção homologa candidatura de Enéias Maia à prefeitura de Floriano

Aconteceu na tarde do último sábado (23), a primeira Convenção Municipal do PSDB da cidade de Floriano. O evento realizado no Clube Barraca do Bode, foi um encontro de coligados e da população em geral, onde o bioquímico Enéas Maia (PSDB) e vereadora Ana Cleide confirmaram as candidaturas de prefeito e vice-prefeita nas eleições municipais de 2012. 

Fotos: Divulgação

Na Convenção estiveram presentes lideranças ligadas ao grupo político procedentes de Teresina e de outros municípios.


Em entrevista, o candidato Enéas Maia disse: “Agora candidato é enfrentar e lutar por cada canto dessa cidade e trazer essa mensagem de esperança para Floriano, juntos podemos e o futuro pertence a nós florianenses”.


O candidato ainda ressaltou que 31 nomes de pré-candidatos estão na disputa na Câmara Municipal de Floriano e está esperando e aguardando mais partidos para aderir a causa. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Floriano recebe Fórum Regional da Rede Cegonha

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Comissão Intergestora Regional do Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras vão realizar, no próximo dia 29 de junho, o I Fórum Regional da Rede Cegonha. O evento acontecerá de 8h às 13h, no Hotel  Rio Parnaíba, em Floriano.


O fórum terá uma vasta programação e entre os assuntos a serem discutidos estão os pressupostos e diretrizes da Rede Cegonha, além de seu processo de implantação no Território e apresentação do plano de ação regional.


A Rede Cegonha  foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre seus objetivos estão a implantação de um novo modelo de atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos 24 meses e o da redução da mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.

Confira a programação

8h30 - Acolhimento dos participantes

9h - Abertura
- Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Ernani Maia
- Coordenador Regional da CIR, Paulo Henrique de Sousa Rocha

9h20 - Pressupostos e diretrizes da Rede Cegonha
- Soraya Maria de Albuquerque Pessoa

9h40 - Processo de implantação da Rede Cegonha no Território e Apresentação do Plano de Ação Regional.
- Maria Gorete Pereira

10h10 - Contextualização da Atenção Perinatal da Região
- Alzenir Moura Fé

10h40 - Proposta para implantação do Comitê Regional de Investigação de Morte Materna e Infantil
- Telma Evangelista de Araújo

11h10 - Proposta para implantação da Comissão Perinatal Regional
- Cristiane Moura Fé

11h30 - Formalização do Grupo Condutor Regional da Rede Cegonha

11h40 - Discussão - plenária

12h40 - Encaminhamentos

13h - Encerramento


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ronda Cidadão deverá funcionar em Floriano ainda este ano

O Ronda Cidadão, Programa de Polícia Comunitária do Governo do Estado, chegará à cidade de Parnaíba, no próximo mês de agosto. Ainda este ano, o serviço deverá atender as cidades de Floriano e Piripiri.

Major Diego (centro), coordenador do Ronda Cidadão (Foto:Kalberto Rodrigues)

Segundo o coordenador de implantação do Ronda Cidadão, major Diego Neto, a primeira cidade do interior a ser atendida pelo programa foi Picos. Parnaíba, a 330 quilômetros ao Norte da capital, será a segunda cidade do interior, a contar com os serviços de polícia comunitária. 


Em Teresina, onde funciona desde 2010, o Ronda Cidadão conta com 33 módulos espalhados pelas zonas Norte, Sul, Sudeste, Leste e Centro.

No momento, o Ronda Cidadão gasta em média cinco minutos para chegar ao local de uma chamada. A estimativa é que o tempo seja reduzido para três minutos. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Justiça Federal em Floriano recebeu mais de 1.300 processos em três meses

A Subseção Judiciária de Floriano divulgou hoje (20) o balanço trimestral de suas atividades. A Vara Federal foi instalada no município dia 09 de março, iniciou atendimento externo no dia 30 do mesmo mês e apresenta número crescente de processos em tramitação: em abril, foram recebidos 515 processos; em maio, 810; totalizando 1.325 processos recebidos no período.

 
"A descentralização da Justiça Federal possibilita que os processos sejam julgados com mais rapidez e garante à população do interior a busca pelos seus direitos sem a necessidade de deslocamento. O número crescente de processos em tramitação na Vara Única de Floriano é um exemplo muito claro: em abril, foram 515 processos, número que inclui tanto as demandas novas que foram protocoladas, como as que já tramitavam em Juízos diversos e foram remetidas à Subseção Judiciária de Floriano. Em maio, a Justiça Federal no município recebeu 810 processos, o que revela que a população percebe a facilidade de acesso à Justiça e procura garantir seus direitos", declara o juiz federal Brunno Christiano Carvalho Cardoso, diretor da Subseção Judiciária de Floriano.

O magistrado explica que, dos 1.325 processos recebidos, 643 representam ações previdenciárias, que tramitam sob o rito do Juizado Especial Federal.
 
“A Subseção Judiciária de Floriano possui jurisdição que compreende 76 municípios da região, o que faz crer que o percentual de ações previdenciárias deve se elevar sobremodo, com resultados claros na vida econômica das respectivas populações, pois viabilizam muitas vezes a obtenção de benefícios que foram negados pelo INSS e representarão o sustento das famílias envolvidas. A simplicidade do rito dos Juizados, aliada ao fato de que o cidadão pode ingressar ele próprio com seu pedido, contribuem para facilitar o aumento do número de demandas previdenciárias, realidade esta que a Justiça Federa espera corresponder a contento”, completa o Juiz Federal Brunno Christiano Carvalho Cardoso.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Convenção do PSDB definirá nomes para a disputa eleitoral

As alianças politicas parecem mais fortes nesse período e o cenário político começa a se delinear. Em Floriano, no próximo sábado (23),  uma convenção do PSDB definirá os nomes que vão disputar as eleições municipais e coligações que marcharão juntos em campanha ao pré-candidato, Enéas Maia.


Recentemente, Maia, que também é líder do diretório PSDB de Floriano, firmou parceria com o Partido Social Liberal ( PSL).

Além de apoiar o pré-candidato a prefeito, o  PSL lançará 15 pré-candidatos a vereador entre estes Claudia Vieira, Themístocles Filho e  Francisco Moura Júnior.

O suplente a deputado federal Mainha (DEM) apoia a candidatura de Enéas Maia e esteve presente no evento que fechou a parceria entre PSDB e PSL.

Encontros, reuniões e conversas com alguns partidos políticos estão acontecendo no município para a definição do candidato a vice-prefeito.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sessão ordinária aprova 18 projetos na Câmara Municipal de Floriano

A Câmara Municipal de Floriano aprovou 18 projetos presentes na pauta de votação da sessão ordinária da última segunda-feira (18), com a participação de 70% dos vereadores. 


Sob a presidência do Vereador Salomão Holanda, os demais parlamentares municipais, apreciaram, discutiram e aprovaram por unanimidade 16 projetos voltados com 2 emendas. 


De acordo com o presidente da casa, esses projetos inclusive a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) tem que ser devolvida ao Poder Executivo até o dia 30 de junho, encerrando o primeiro trabalho de semestre do ano de 2012.

Fonte: Florianonews

Líder do PSDB de Floriano nega apoio a chapa encabeçada pelo PSB e PRB

O deputado Gustavo Neiva, líder do PSB na Assembléia Legislativa do Piauí, disse que está havendo negociações entre as lideranças do PSDB e PSB de Floriano para uma futura coligação. De acordo com a assessoria do pré-candidato Enéas Maia (PSDB), ainda não houve nenhum contato, nem mesmo conversas entre as lideranças. 

Pré-candidato Enéas Maia (PSDB), 

“Continuo sendo o pré-candidato a prefeitura de Floriano pelo PSDB. E nós, ainda não fechamos nenhum acordo definitivo, e nem fomos procurados pelo PSB, como anunciou o deputado Gustavo Neiva. Não temos a intenção de apoiar nenhuma chapa, e sim disputar as eleições pelo PSDB,” disse Enéas Maia, líder do PSDB Floriano e pré-candidato.

A chapa que o deputado Gustavo Neiva busca apoio em Floriano é formada pelos partidos de oposição PSB e PRB que trazem Gilberto Júnior (PSB) e Salomão Holanda (PRB) como pré-candidatos a prefeito e vice prefeito, respectivamente. 

Os grupos politicos estão finalizando as negociações, e em breve os eleitores vão conhecer os candidatos a Prefeitura da Princesa do Sul. A grande expectativa é pelas convenções que devem começar ainda este mês. 


Da Editoria de  Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ex-presidiário devolve criança sequestrada há 13 dias e foge novamente de bicicleta

O ex-presidiário identificado como Paulo Gomes da Silva, devolveu o garoto Caio Ítalo Gomes de Souza, de apenas nove anos a sua família, durante a madrugada deste domingo (17). Paulo sequestrou a criança na segunda-feira 4 de junho, e somente 13 dias depois, deixou Caio na porta de sua casa no bairro Curador, na cidade de Floriano (244 km de Teresina).

Foto de Paulo Gomes da Silva, divulgada pela Polícia de Floriano

O ex-presidiário havia sido liberto há apenas 15 dias, quando cometeu o sequestro. Paulo havia passado 26 anos na prisão.

De acordo com o delegado Maycon Braga da delegacia regional de Floriano, o acusado estaria de bicicleta e logo após deixar a criança, fugiu novamente.

"Eles ficaram circulando por aí de bicicleta todos esse período, a criança tomou café aqui na delegacia, estava bem e não se queixava de nada", contou o delegado.


Foi solicitado um exame de corpo de delito para detectar possíveis agressões, ainda não há previsão para a divulgação dos resultados.

Para a polícia, o acusado estaria na cidade de Barão do Grajaú no Maranhão com a criança, mas já haviam sido localizadas outras pistas mais concretas do paradeiro dos dois durante o período o sequestro. "Ele percebeu que o cerco estava se fechando e decidiu devolver o garoto", acrescentou o delegado.

As diligências agora continuam na tentativa de capturar Paulo, que continua foragido. Qualquer informação sobre o paradeiro de Paulo, entre em contato com a Delegacia Regional de Floriano pelo telefone (89) 3522-1320.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Floriano tem dobradinha na oposição com PSB e PRB para eleições 2012

A disputa política em Floriano está acirrada, e o deputado Gustavo Neiva líder do PSB na Assembléia Legislativa do Piauí, promete uma disputa limpa. "Queremos mostrar ao povo de Floriano as propostas do PSB para trazer à cidade o desenvolvimento planejado para tirar o município do atraso", afirma Neiva.

 
Gustavo Neiva (PSB) confirmou a dobradinha que fará oposição ao atual grupo político que governa a cidade. A chapa é formada por Gilberto Júnior (PSB)/ Salomão Holanda (PRB).
 
Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, as últimas pesquisas realizadas na região, apontaram larga vantagem em relação aos concorrentes e forte aceitação popular para o candidato apoiado por Gustavo Neiva na disputa da prefeitura de Floriano.
 
De acordo com o Deputado, esse mês é decisivo. "As negociações estão avançadas e vamos apresentar a melhor saída para Floriano". O próximo passo, segundo o deputado, será o apoio do PSDB.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores