Cidadeverde.com

Idoso é encontrado morto com lesão na cabeça em Floriano

Um idoso foi encontrado morto neste sábado (2) por populares do bairro Cancela, no município de Floriano. A vítima foi identificada como João Rodrigues, de 79 anos, e estava caído próximo a um bar, com uma lesão na cabeça.

A polícia está tentando identificar o que teria causado a morte do idoso. “É possível que tenha sido morte violenta, mas também há possibilidade de um acidente, todas as circunstâncias vão ser analisadas. Após a perícia constatamos que houve uma lesão na cabeça da vítima com aproximadamente 4 centímetros de cumprimento e isso indica algumas possibilidades investigativas”, disse o delegado responsável pelo inquérito.

O delegado afirmou ainda que existiam vestígios de sangue no local, mas não dá para afirmar se foi morte violenta ou se ele se desequilibrou e na queda provocou a lesão na cabeça.

Com informações do Notícias de Floriano
cidades@cidadeverde.com

Mãe e filho são presos acusados de roubo de motos na cidade de Floriano

Na noite desta quinta-feira (31), Policiais Rodoviários Federais de Floriano prenderam  J.C.A e W.A.S, 19 anos, respectivamente mãe e filho. A prisão ocorreu no Km 304 da BR 230, Floriano/PI. Na posse dos dois a PRF encontrou um moto roubada.


Tudo teve início quando os policiais receberam uma notificação de que uma motocicleta Honda 150 vermelha havia sido tomada de assalto na cidade de Nazaré do Piauí por dois homens que estavam numa moto POP 100 cor branca, sem placa e sem rabeta. Segundo notificado, eles estavam em deslocamento sentido Floriano.

Ato contínuo, a equipe que realizava policiamento empreendeu busca no trecho avistando a moto pop 100 branca, sem rabeta e sem placas na altura no KM 304 da mesma rodovia. Depois de parados foi possível confirmar as características que haviam recebido

Condutor, passageira e veículo foram levados até a o posto da PRF de Floriano. Ali verificou-se pelo Chassi da moto POP 100 que era produto de roubo, ocorrido na cidade de Floriano em 28.01.2013 (dados da Polícia Civil da cidade). Originalmente era uma moto de cor preta e tinha sido pintada de branco para descaracterizá-la.

Desta forma, moto e ocupantes foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Floriano. O proprietário da motocicleta foi avisado da recuperação de sua motocicleta e foi encaminhado para recebê-la junto a Polícia Civil.

Segundo informações da Polícia Judiciária local a dupla vinha roubando motos a algum tempo em Floriano e que havia fortes indícios de que teriam participação no roubo da moto ocorrido da Cidade de Nazaré do Piauí.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Gyselle Soares viverá Maria Madalena em encenação da Paixão de Cristo

Nos dias 29 e 30 de março uma das mais belas histórias da humanidade ganhará vida na Paixão de Cristo de Floriano, organizada pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro - Escalet. O evento está na 18° montagem e contará com elenco formado por 350 atores em cena e 35 técnicos das diversas áreas das artes cênicas. Neste ano estão confirmadas as participações dos atores Tuca Andrada (Pilatos), Rafael Cardoso (Herodes), Heitor Martinez (Caifaz) e Gyselle Soares (Madalena). 


Reconhecido como um dos maiores espetáculos do gênero, a Paixão de Cristo no município também é destino de muitos turistas de todo o Piauí que escolhem a cidade como destino pela beleza da encenação e também pelos atores de destaque nacional que compõem o espetáculo. 

A ex BBB e piauiense Gyselle Soares dará vida a Maria Madalena, descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo e também como pecadora, segundo São Gregório Magno.

Além das novidades no elenco convidado, o Escalet traz ainda um elenco local renovado e texto revisado que propõe mais dinâmica e emoção na encenação. De acordo com a organização, está sendo realizada uma oficina preparatória que envolve trabalho de corpo e voz, com o intuito de propiciar aproximação do ator com seu personagem. Após a oficina, serão definidos o elenco principal e, posteriormente, terão início os ensaios com data prevista para 05 de fevereiro. 

Em Floriano, além de conferir a encenação teatral o público poderá ainda visitar pontos de referência religiosa como a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.

De acordo com a organização, o evento já foi presenciado por mais de dois milhões de espectadores em mais de 160 apresentações no Teatro Cidade Cenográfica, em festivais e praças públicas do país. É considerado o maior evento cultural do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 20 mil espectadores por ano. 

A Paixão de Cristo em Floriano conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura do Município de Floriano, Caixa Econômica Federal, Ministério da Cultura, Lei Rouanet de Incentivo a Cultura entre outros.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Floriano: Adolescente mata rival por causa de ex-namorada

O adolescente de iniciais H. M. B., 16 anos, é suspeito de matar com uma facada no abdome o jovem Jairon Marques da Silva, 22 anos, na noite deste domingo (27), no Conjunto Habitacional José Pereira, na cidade de Floriano. O crime aconteceu por volta das 22h e segundo a polícia, tem motivação passional. 

Foto: Florianonews

A titular do 2º DP da cidade, delegada Luana Alves, contou ao CidadeVerde.com que a vítima era motorista em Brasília (DF) e estava prestes a retornar para aquela cidade, onde morava. 

“Ele (Jairon) nasceu aqui mas estava de férias. Nesse período ele se envolveu com uma mulher de 23 anos que era ex-namorada do adolescente. Ontem à noite, o casal estava em frente à casa dela quando o H. passou. Segundo apuramos até agora, houve uma provocação e o suspeito pegou uma peixeira de 15 centímetros e golpeou a vítima no abdome que morreu no local”, descreveu. 

Após o incidente, o adolescente fugiu, mas foi preso pela Polícia Militar próximo à sua casa na madrugada desta segunda-feira (28). A delegada está ouvindo nesta manhã as diversas testemunhas do crime. “Havia muitas pessoas na rua que estavam conversando à porta das casas. Estamos ouvindo a garota e vamos interrogar o suspeito ainda hoje”, pontua Luana Alves. 


Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Foragido do DF é preso perturbando sossego da população

Um foragido da cidade de Sobradinho, no Distrito Federal, foi preso por policiais militares no município de Floriano, na noite desta quinta-feira (24). Contra o acusado identificado como Francisco Aurélio Rodrigues da Silva, haviam expedidos dois mandados de prisão referentes aos anos de 2007 e 2009.

De acordo com Eraldo Freitas, escrivão, o acusado foi preso no bairro Bosque Santa Teresinha, visivelmente sob efeito de drogas, e perturbando o sossego da população. "Os vizinhos o denunciaram informando que ele estava incomodando. Depois de preso fizemos uma investigação e descobrimos que ele era acusado de furo e roubo", reitera.


Francisco Aurélio foi encontrado com algumas pedras de crack e será encaminhado à prenitenciária Vereda Grande. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura realiza sorteio de barracas do cais Beira Rio

A prefeitura de Floriano realizou sorteio das barracas do cais da Beira Rio para a  folia de momo deste ano. Os barraqueiros compareceram e acompanharam o sorteio que transcorreu de forma tranquila.

De acordo com Gilmar Barbosa, assessor da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, houve um planejamento juntamente com a Comissão Organizadora do Carnaval para que nenhum barraqueiro fosse favorecido.

                          Fotos: Florianonews

“Nem todos ficam satisfeitos, porque alguns não foram sorteados, mas as pessoas definem os lugares que querem; existem barracas em vários pontos, com preços diferenciados cujo valor máximo é de R$ 150. Haverão barracas em frente ao INSS, em frente ao Espaço Cultural Maria Bonita, Zero grau eventos e outros”, explicou Gilmar Barbosa.

A reunião contou também com a presença de uma equipe da Eletrobras, para explanação das ligações provisórias de energia, no intuito de evitar incidentes. De acordo com a empresa serão disponibilizados sete equipes de fiscalização em campo e mais quatro equipes de eletricistas, para assegurar um carnaval sem transtornos. 


"Nos reuniremos com comunidade local para explicar como será o procedimento de ligação de energia provisória, poste auxiliar, fios e taxas. Cada barraqueiro cadastrado e autorizado para funcionar com a ligação provisória receberá um adesivo da Eletrobras, que deverá ficar em parte visível de sua barraca”, explica Sama Cássia Amorim, líder do processo de serviços comerciais da Eletrobras centro-sul.

Os barraqueiros sorteados deverão se encaminhar à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo para realizar o cadastramento. Após este procedimento, será será entregue autorização para instalação das barracas. 


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Pagamento de servidores da Educação será realizado em nove parcelas

Após quase um mês de mandato, o prefeito de Floriano ressalta que a situação financeira do município ainda é crítica e que a Prefeitura faz uma economia 'forçada' nos dois primeiros meses do ano. O esforço, segundo Gilberto Júnior é para buscar equilibrar as finanças e honrar com dívidas remanescentes da gestão anterior.


"Na verdade estamos fazendo uma economia nos meses de janeiro e fevereiro para pagar dezembro.Conseguimos regularizar o salário de todos os funcionários efetivos, mas ainda falta pagar os servidores da educação", explica o prefeito. 

Gilberto Júnior conta ainda que, nesta semana, foi firmado um acordo entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação e o Ministério Público Estadual para renegociar a dívida em nove meses. 

"A dívida que temos com a Educação é de mais de R$ 1 milhão e o pagamento será realizado de forma parcelada com recursos próprios da Prefeitura, uma vez que não podemos utilizar o dinheiro do Fundeb para sanar débitos anteriores", finaliza o prefeito de Floriano.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Floriano: prefeito admite crise e reúne servidores da educação

O prefeito de Floriano-PI, Gilberto Junior (PSB), esteve reunido na noite desta terça-feira, 22, com trabalhadores da educação para fazer uma ampla explanação sobre as reais condições que se encontram as finanças do município.


Na ocasião, o prefeito e o secretário municipal de Finanças, Márcio Neiva, apresentaram a situação salarial com encargos encontrados na Prefeitura em 1º de janeiro de 2013; pagamentos realizados pela administração municipal do quadriênio 2013/2016; proposta de pagamentos dos salários em aberto deixados pela administração anterior; termo de acordo firmado pela atual administração com as entidades representativas da classe laboral, Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores da Educação e o Ministério Público Estadual.

Durante o encontro com os servidores da educação, o prefeito Gilberto Junior falou das dificuldades que está enfrentando, principalmente, no que se refere à questão financeira. 

“A administração anterior nos deixou uma dívida de R$ 16 milhões incluindo folha de pessoal que não foi paga em dezembro de 2012 e os fornecedores. Além de toda essa problemática, temos ainda o não pagamento dos servidores da educação que ficaram prejudicados. Mas graças a um consenso geral entre as partes envolvidas, vamos fazer o pagamento de forma parcelada”, afirmou Gilberto.

Ainda de acordo com o prefeito Gilberto, por causa das dificuldades que o município está tendo, ele resolveu decretar estado de emergência e sinalizou que vai tomar todas as medidas legais junto à justiça para que os problemas deixados pelo governo anterior não recaiem sobre seus ombros. 

“Quando assumimos a Prefeitura em 1º de janeiro de 2013, encontramos apenas a quantia de R$ 20 mil nas contas do município. Ora, se a folha de pagamento estava orçada em R$ 1.200.000,00, como poderíamos pagá-la? É uma situação gritante, faltou responsabilidade e zelo pelo município”, disse Gilberto.

Fonte: Florianonews

Chuva abre cratera e moradores ficam quase ilhados

Com o período chuvoso, a falta de estrutura e escoamento necessários em ruas e avenidas do município de Floriano tem preocupado a população. Recentemente, a incidência das águas inundou o prédio de uma das secretarias, derrubou o muro 10ª Regional de Saúde e abriu uma verdadeira cratera na rua Raimundo Castro, no bairro Caixa d’água. 

                    Fotos: Florianonews

De acordo com moradores, a rua cedeu e caiu dentro do riacho que corta o bairro. "O buraco se abriu por toda a rua interditando o trânsito e causando aborrecimento ao moradores. A cada período chuvoso a situação se repete", lamenta uma moradora.


O prefeito de Floriano Gilberto Júnior informou ao Cidadeverde.com que está sendo realizado um mutirão de limpeza para amenizar a situação. A longo prazo, o gestor explica que está trabalhando na captação de recursos em Brasília para a realização de obras de escoamento das águas pluviais.

"A cidade estava muito suja, inclusive com lixo hospitalar espalhado. Estamos trabalhando no reparo de três ruas e nossa intenção é intensificar o mutirão e os reparos na próxima semana", esclarece o prefeito.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Criança sofre descarga elétrica e morre ao tentar pegar bola

Uma criança de apenas dez meses morreu em decorrência de uma descarga elétrica na manhã desta segunda-feira (21), no centro de Floriano. O pequeno de iniciais E. F. S. N recebeu o choque ao tentar pegar uma bola atrás da geladeira.

                           Fotos: Florianonews

As causas da morte da criança ainda estão sendo investigadas. "Fizemos o exame de corpo de delito. Neste primeiro momento, vamos respeitar o luto da família e na próxima semana ouviremos os moradores da casa. Informações preliminares indicam que a criança tenha colocado o dedo da tomada", disse Heraldo Freitas, escrivão do 1º DP.

Com o impacto da força elétrica, a criança que completou dez meses de vida ontem, teve teve a mão queimada. O Samu foi acionado e encaminhou a criança ao Hospital Regional Tibério Nunes, mas o bebê já chegou ao hospital sem vida.



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores