Cidadeverde.com

Policial será julgado após acusação de crime cometido em 2009

O Tribunal de Justiça do estado do Piauí realizará uma série de julgamentos durante esta semana em Floriano. Ao todo serão julgados três casos de crimes dolosos que estarão submetidos à apreciação do tribunal popular do júri. Os julgamentos terão início na tarde desta terça-feira (10).

O primeiro a ser julgado será o ex- policial civil Elias Rocha, acusado de matar Valdeci Alves, também policial civil. O crime foi nas dependências do 1º distrito onde também funcionava a Delegacia Regional de Floriano, em 2009.

A sessão terá início às 14h e será realizada no auditório do Fórum Desembargador Correia Lima em Floriano.

Fonte: noticiasdefloriano



Falta prolongada de chuva compromete a agricultura

Os agricultores da zona rural do município de Floriano estão sofrendo com a falta de chuvas. A seca já está caracterizada e os agricultores estão com a safra totalmente comprometida. 

                     Fotos: Florianonews

A situação dos agricultores familiares é preocupante também nos municípios vizinhos, que têm a atividade caracterizada como de subsistência. 




Fonte: Florianonet

Paixão de Cristo em Floriano terá entrada gratuita

No sábado (7), uma das mais belas histórias da humanidade ganhará vida na Paixão de Cristo de Floriano, organizada pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet). Para celebrar os 25 anos do grupo, o espetáculo terá acesso livro ao público.

Com um enorme elenco, formado por 350 atores, o espetáculo contará com a participação dos atores nacionais Alexandre Slaviero, que viverá o personagem Pôncio Pilatos, Gustavo Leão, que será Herodes, e Débora Kalume (natural de Floriano), que mostrará muita sensualidade como Salomé.


Um dos maiores espetáculos de fé no Piauí, a Paixão de Cristo, dirigida por César Crispim, acontece às 20h, na cidade cenográfica construída em Floriano, município localizado a 240 km da capital. Segundo o diretor, o público ficará maravilhado com a estrutura completa que os espera em Floriano, com iluminação, figurino e atuações marcantes.


Além de florianenses, o espetáculo atrai grande público de cidades vizinhas, como Teresina, onde grupos se organizam em excursões para assistir ao espetáculo ao vivo. Quem for a cidade em busca de uma experiência religiosa pode conferir não apenas a Paixão de Cristo, mas também a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.

redacao@cidadeverde.com

Joel Rodrigues anuncia nome dos novos secretários

Oficializada na última quinta-feira (29) a saída dos secretários municipais de Floriano que concorrerão a uma vaga na câmara municipal, o prefeito Joel Rodrigues anunciou na manhã desta segunda-feira (02) o nome dos novos secretários que substituirão os antigos gestores.


A solenidade de posse aconteceu as 10h na Secretaria de Assistência Social. Foram empossados Célia Mota da Silva (Finanças), Josélia Rodrigues da Silva (Saúde), Honorato Sergio Drummond Soares Martins (Comunicação), Francisco de Assis Carvalho (Desenvolvimento econômico), João Raimundo dos Santos (Desenvolvimento rural e abastecimento), Antonio de Pádua Franci Kalume (Cultura, esporte e lazer), Reinaldo Goes Noleto (Infra estrutura) e Francisco das chagas Andrade (Superintendência de Trânsito) 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude seguem para o Maranhão

Após permanecer dois dias na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Floriano,  a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, deixaram o município de Floriano na tarde deste sábado (31), com destino à cidade de  Barão de Grajaú, no estado do Maranhão. 

                       Fotos: Florianonews

Uma missa de despedida foi realizada na catedral e contou com a presença dos fiéis de Floriano e municípios vizinhos, além de uma procissão pelas principais avenidas no centro da cidade.

Já em terras maranhenses, um momento de intenso fervor marcou a acolhida da cruz e do ícone no município baronense. Uma grande carreata conduziu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude até a Paróquia de Santo Antônio, onde foram recebidos com festa pelos católicos.


Fonte: Florianonews

MP determina afastamento de secretário de saúde

O Juiz de Direito da 2ª Vara de Floriano deferiu nesta sexta-feira (30) o pedido do Promotor de Justiça Edimar Piauilino Batista, determinando o afastamento do Secretário Municipal de Saúde. 

O Ministério Público, depois de receber relatório expedido pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), constatou que três médicos das Unidades Básicas de Saúde e do programa Saúde da Família descumpriam a carga horária semanal estabelecida. 

Os profissionais acumulavam vários vínculos de forma irregular, com jornadas de trabalho incompatíveis entre si. Além disso, representantes da comunidade procuraram a Promotoria de Justiça para denunciar deficiências na prestação dos serviços públicos de saúde. 

O Ministério Público argumenta que a omissão do Secretário de Saúde frente ao desrespeito às normas caracteriza improbidade administrativa.

O secretário ficará afastado de suas funções durante todo o trâmite da ação. Os médicos mencionados devem optar por dois cargos públicos dentre os que atualmente exercem, desde que comprovada a compatibilidade de horários.


Fonte: Ministério Público

Prefeitura de Floriano oficializa a saída de seis secretários

Nesta quinta-feira (29), o prefeito Joel Rodrigues oficializou a saída de seis secretários do município de Floriano que concorrerão a cargos eletivos na câmara municipal nas eleições de 2012.
  
                   Fotos: Florianonews

Fábio Cruz (infraestrutura), Joab Curvina (comunicação), Fábio Braga (desenvolvimento econômico), Maurício Bezerra (saúde), Silvia Neres (cultura, esportes e lazer) e Carlos Antônio (Superintendência de Trânsito –Sutran) disputarão uma vaga como vereadores.

De acordo com o prefeito os nomes dos secretários substitutos deverão ser divulgados na próxima semana.


Fonte: Florianonews

Aprovados em concurso são empossados em Floriano

Aprovados no concurso público da prefeitura de Floriano foram empossados em cerimônia realizada nesta quarta-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. Ao todo 94 concursados tomaram posse definitivamente em seus cargos, sendo 53 para a secretaria de educação e 41 para a secretaria de saúde. 

                     Fonte: Florianonews

Ao todo foram oferecidas 130 vagas no concurso, mas apenas 94 foram preenchidas até o momento.


Além do prefeito Joel Rodrigues, a solenidade de posse contou com a presença do vice-prefeito Oscar Procópio, vereadores e os secretários municipais.

Fonte: Florianonews 

Após dois anos sem coleta, Campanha de doação marca retorno de Hemocentro

O Hemocentro Regional de Floriano retornou suas atividades neste ano com uma grande campanha de coleta de sangue. Os esforços para o funcionamento do hemocentro foi uma trabalho conjunto da Secretaria Estadual de Saúde e do Hemocentro Coordenador (HEMOPI) e com o apoio de diversos setores da sociedade de Floriano. A cidade passou mais de dois anos sem realizar coleta de sangue.

Sala de coleta, Hemocentro de Floriano (Foto:Divulgação)

A campanha marca a volta das coletas no Hemocentro Regional que, com a conclusão da reforma e ampliação do prédio, aumentou a capacidade de atendimento na coleta de sangue e passa a oferecer mais conforto aos doadores e aos servidores do órgão.

A gerente da Hemorrede, a enfermeira Evoneide Oliveira, afirma que se surpreendeu com a participação dos doadores e dos colaboradores em Floriano. O diretor Hemopi, o médico Antonio Lages, também demonstrou seu entusiasmo. “Sem o apoio dos mesmos esta campanha não teria o sucesso que teve. E juntamente com a coordenadora do Hemocentro Regional de Floriano, Joara Carvalho, agradecem a participação dos doadores, bem como o apoio das parcerias.

O atendimento para coleta de sangue no Hemocentro Regional de Floriano é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e fica localizado na Rua João Dantas, 1161. Para informações sobre como coletar (89) 3522-2020.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Floriano é um dos municípios com maior redução em índice de tuberculose

Ao longo dos anos, o Brasil vem apresentando um decréscimo no número de doentes por tuberculose. o Piauí foi o Estado brasileiro que teve mais redução do número de casos. Em 2010, foram registrados 73,98% de cura em todo o Estado. Os municípios que mais apresentaram essa redução foram Teresina, Altos, Campo Maior, Cocal e Floriano. Entretanto, o número da doença no Brasil ainda é alto.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Doenças Transmissíveis (DT), realiza nesta terça-feira (26), no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, no bairro Marques, o II Seminário Estadual de Tuberculose. O evento será direcionado a profissionais, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Este ano o evento abordará o tema: A Atualização Profissional na Abordagem no Novo Sistema de Tratamento e terá início a partir das 08h se estendendo durante todo o dia. Na oportunidade, a Sesapi irá levar aos profissionais dados alcançados pelo Estado no ano passado, metas e ações que serão desenvolvidas por todo o Piauí.

Segundo a Coordenadora Estadual de DT, Karina Amorim, o objetivo da capacitação é atualizar todos os profissionais de saúde no manejo clínico da doença e como o órgão irá desenvolver estratégias para controlar a tuberculose durante o ano.

“O treinamento vem com as últimas mudanças na política pública nacional para o controle da tuberculose, e para conseguirmos bons resultados é preciso que trabalhemos em parceria com a sociedade e instituições públicas e privadas, por isso, nossos parceiros também participarão deste evento como multiplicadores de prevenção”, disse Karina Amorim.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores