Cidadeverde.com

Jovem morre após acidente de moto em Floriano

Um jovem morreu ao cair da moto que pilotava na madrugada deste sábado (04) em Floriano. O acidente ocorreu em um trecho da rua Dr. José Ribamar Pacheco. 

         Fotos: Florianonews

Gilvan Pinheiro dos Santos, 23 anos, perdeu  o controle da moto XTZ, cor branca e caiu tendo morte imediata. O corpo da vítima foi encontrado pela manhã no acostamento por moradores.


Fonte: Florianonews

Justiça eleitoral proíbe propaganda sonora no centro de Floriano

A justiça eleitoral delimitou os espaços públicos para a veiculação e sonorização de qualquer tipo de propaganda política eleitoral em Floriano. A decisão foi comunicada aos representantes de três coligações em reunião realizada no Fórum Desembargador Correia Lima.


Os espaços que envolvem o perímetro do centro comercial e a área onde estão localizados alguns templos religiosos ficaram determinados como áreas de veiculação proibida. 

"Ficou estabelecido uma zona de exclusão que vai do Mercado Central até a Catedral voltando pela Rua Raimundo Castro, Eurípedes de Aguiar até o perímetro inicial que é situado na Avenida Bucar Neto", informou o promotor de justiça  Edmar Piauilino. 

De acordo com o representante do Ministério Público que descumprir a decisão terá o veículo de propaganda apreendido e estará sujeito às sansões previstas no código da lei eleitoral.


Com informações Florianonews

Incêndio destroi barracas na prainha em Barão de Grajaú

Um incêndio destruiu parte das barracas localizadas na prainha em Barão de Grajaú, nesta quinta-feira (02). Segundo informações dos barraqueiros, o fogo se alastrou rapidamente e consumiu as barracas com perda total de alguns eletrodomésticos. 

                      Fotos: Florianonews

Os proprietários das barracas conseguiram salvar apenas alguns dos objetos, pois devido a intensidade das chamas não foi possível resgatar outros utensílios. 


Ainda não se sabe as causas que provocaram o incêndio. A polícia investiga se o caso foi acidental ou criminoso.


As barracas ficam as margens rio Parnaíba, local que serve de lazer para a população dos municípios de Barão de Grajaú e Floriano.



Com informações Florianonews

Gilberto Júnior quer foco na educação e tablets nas escolas de Floriano

O candidato a prefeito na cidade Floriano, Gilberto Júnior falou sobre seus projetos de governo durante entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (03). O candidato tem como foto três setores principais que são:  Desenvolvimento do comérsio, saúde e educação.

                  Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

"Queremos através destes pontos chave mostrar que Floriano tem muito mais a se desenvolver com uma nova gestão", acrescentou o candidato.

O candidato promete fomentar o comércio, melhorar a saúde e incentivar a educação com a instalação de internet Wireless nas salas de aula e a distribuição de tablets para alunos e professores.


"Já fizemos um programa de gasto razoável para que a prefeitura possa disponibilizar tablets para os alunos e professores, para que possa usar a internet wi-fi e incentivar a educação", prometeu Gilberto.

Segundo ele, a prefeitura atual da cidade não tem feito grandes esforços pelo trabalho para a população. "Precisamos colocar todos os esforços voltados para a utilização da mão-de -obra florianense, principalmente com a exploração do gás natural e da expectativa da existência de petróleo na região", pontuou o candidato.


Com 15% da população vivendo em zona Rural, o candidato também apontou projetos para o trabalho do homem do campo. "Queremos uma patrulha mecanizada para abertura de estradas e poços, já que a questão da água é um grande problema para nossa cidade", concluiu o candidato.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Candidato a prefeito apresenta propostas para o público feminino

Representantes do PSDB mulher e candidatos a vereador, em Floriano, estiveram reunidos para a elaboração de questionamentos referentes aos anseios do público feminino. Nesta quinta-feira (02), as mulheres se reunirão com o  candidato a prefeito Eneas Maia ( PSDB) e a vice Ana Cleide para discutirem os pontos elencados durante reunião que aconteceu no início da semana. 


Os candidatos da coligação "Nós podemos"  discutiram as propostas de cada vereador de maneira individual além das diretrizes gerais da campanha. 

Eneas Maia reforça dois pontos de destaque em seu plano de governo voltados para as necessidades imediatas da mulher. " Pretendo construir creches escolares para que as mães possam trabalhar e tenham um lugar para deixar seus filhos durante este período. Outro ponto importante é a geração de emprego proporcionada pela construção de centros de produção onde as mulheres poderão receber capacitação profissional e vender seus produtos", destacou o candidato a prefeito pelo PSDB. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com


Homem é preso por tentativa de triplo homicídio

No Terminal Rodoviário de Floriano, o homem identificado como Walter Rodrigues da Silva é acusado por tentativa de triplo homicídio neste domingo (29). Entre as vítimas, uma mulher que foi atingida com quatro golpes de faca no pescoço e no punho por ter esbarrado no acusado ao sair do banheiro. 

De acordo com delegado regional da Polícia Civil Tales Gomes, o acusado encontrava-se visivelmente bêbado e com sinais de consumo de drogas. "Ele disse que havia bebido algumas cervejas e usado maconha. Pelas informações acreditamos que a motivação do crime aos dois homens, que também tem envolvimento com drogas, tenha sido por acerto de contas", revelou Gomes.


A primeira vítima, André Pereira de Sousa, foi atingido com um golpe de faca na cintura. A motivação para o atentado contra a segunda vítima, Lindon Johnson Gomes da Silva, atingida na região do abdômen seria um desafeto com um familiar do acusado. 

"A terceira vítima, Josiane Nascimento Sousa, ao sair do banheiro levou um "empurrão" do acusado e reagiu lhe dando um tapa. Walter Rodrigues logo desferiu quatro facadas na mulher", disse o delegado.

As vítimas encontram-se internadas em estado de saúde estável. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Polícia de Floriano apreende menores em motéis da cidade

Uma operação desencadeada pela Polícia Civil de Floriano em parceria com o Conselho Tutelar na noite deste sábado (28) culminou com a apreensão de duas adolescentes que estavam em motéis da cidade. Uma das garotas estava com um empresário da região. Os estabelecimentos foram notificados, devem pagar multa e podem perder o alvará de funcionamento, em caso de reincidência. 


O delegado regional Tales Gomes, diz que as operações têm como finalidade evitar que os motéis aceitem a entrada de menores de idade. “Estamos indo nos principais motéis de cidade para garantir o cumprimento do estatuto da Criança e do Adolescente. Encontramos as duas meninas, que tinham mais de 14 anos já no ato (sexual). Elas foram apreendidas e entregues ao Conselho que irá levá-las até a família”, descreve. 


O empresário, cujo nome não foi revelado, teve seus dados recolhidos pela polícia e pode vir a responder pelo ato. “Como as adolescentes não tinham menos de 14 anos, os dois homens não puderam ser presos por estupro de vulnerável. Um deles era um figurão, empresário. Agora o Conselho Tutelar vai apurar a vida destas meninas e nos entregar um relatório que vamos encaminhar ao Ministério Público para que o promotor tome as devidas providências judiciais”, informa o delegado. 

Tales Gomes informa que na semana passada foi inaugurada a unidade da Delegacia da Mulher de Floriano, o que irá garantir o atendimento às mulheres vítimas de agressões domésticas, mas também os casos como este que envolvam adolescentes. Participaram da operação os delegados Heraldo Freitas e a titular do distrito da Mulher, Luana Alves, além da conselheira Jucir. 



Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Rede Cegonha leva UTIs Neonatal para Floriano

A Rede Cegonha terá sua primeira etapa no Piauí no município de Floriano. Nesta sexta-feira (27), foi publicada no Diário Oficial portaria do Ministério da Saúde destinando R$ 7,41 milhões para custeio das primeiras ações do programa no Estado. 

Os recursos são destinados para atender a região do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, que irá ganhar um Centro de Parto Normal e uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, além da criação de oito leitos de Gestação de Alto Risco, 10 leitos de UTI Neonatal Tipo II, 20 leitos de UCI Neonatal e três leitos de UCI Canguru.


“Este montante vai permitir que o estado qualifique e amplie a rede de assistência à mulher e ao bebê”, destaca a coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela.

O projeto foi lançado no ano passado e fortalece o modelo de atenção com reforço do planejamento familiar até a confirmação da gravidez, passando ainda pelo pré-natal, parto, pós-parto e os dois primeiros anos de vida da criança. 

“O plano define os primeiros passos para a implantação da Rede Cegonha no estado e tem a participação ativa do Governo Federal, estados e municípios”, explica a coordenadora. A portaria autoriza a transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos de saúde do Estado e municípios da Rede de Assistência, após habilitação de todos os serviços previstos no Plano de Ação.

As ações previstas na estratégia Rede Cegonha visam qualificar, até 2014, toda a rede de assistência, ampliando e melhorando as condições para que as gestantes possam dar à luz e cuidar de seus bebês de forma segura e humanizada. “Temos que construir um ambiente acolhedor para que a mulher se sinta mais segura nesse momento e, para isso, é necessário a qualificação do espaço físico e a mudança das práticas”, enfatiza Esther Vilela.

Com informações do Ministério da Saúde
cidades@cidadeverde.com

Floriano e mais 4 cidades tem pior geração de empregos no mês de junho no Piauí

Floriano, Pedro II, Piripiri, Barras e Esperantina, completam a lista dos municípios com mais de 30 mil habitantes no Piauí, que obtiveram saldo negativo na evolução de empregos formais no Estado. A constatação é segundo o Cadastro Geral do Emprego (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.


União, levou o 1º lugar em geração de empregos com 983 empregos formais. Segundo os dados, a cidade de Campo Maior, é a quinta do Piauí em saldo de empregos formais do Estado no mês de junho. Picos obteve apenas 12 empregados de saldo e José de Freitas ficou apenas com 10.

O 2º lugar fica com Teresina, que saldou 278 vagas. Ficando em 3º lugar ficou Oeiras com 37 pessoas empregadas formalmente e a cidade de Altos ficou na 4ª posição somando 31 empregos de carteira assinada. Campo Maior teve um saldo de 16 vagas de empregos firmadas no mês de junho.

Campo Maior cresceu uma posição com relação aos outros relatórios de evolução de empregos formais no Piauí, passando de 6º para 5º lugar e a tendência que o município melhore o desempenho ainda mais, uma vez que há uma exepectativa de que o saldo de empregos formais tenha uma evolução ainda mais positiva com a contratação de trabalhadores de carteira assinada nas obras do IFPI e também na drenagem do Rio Surubim.

Rayldo Pereira
com informações da APPM
rayldopereira@cidadeverde.com

Aeroporto de Floriano será inaugurado no início de setembro

O aeroporto Cangapara, no município de Floriano, a 244 quilômetros da capital, já possui data para começar a operar em pleno vapor. Segundo o secretário estadual dos Transportes, Avelino Neiva, a inauguração do aeródromo deve acontecer no dia 7 de setembro, às 20h, com o pouso de um avião de grande porte. A obra encontra-se em estágio final, restando apenas a pavimentação da pista de pouso, bem como alguns acabamentos.

Foto: Francisco Leal

“O aeroporto de Floriano será a maior alternativa de pouso e decolagem do Extremo Sul do Piauí, pois sua pista será maior que a do aeroporto de São Raimundo Nonato”, ressalta Avelino Neiva, ao comentar que a execução da obra se deve ao esforço do governador Wilson Martins, que durante os últimos meses tomou as medidas necessárias para viabilizar a entrega do aeroporto.

A obra no aeroporto Cangapara contempla a reforma da pista de pouso e decolagem, construção de uma pista para taxiamento das aeronaves, pátio para estacionamento de aeronaves com capacidade para comportar três aviões de grande porte, cerca de proteção e balizamento noturno, possibilitando que os aviões realizem pousos em qualquer horário do dia. O aeroporto de Floriano possui uma extensão de 1800 x 30 m². A reforma e ampliação da área custaram aos cofres estaduais um investimento de aproximadamente R$ 7,8 milhões.

Além das obras no aeroporto, a Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) também está viabilizando a pavimentação asfáltica da rodovia que liga o trecho da BR-343 e a PI-140, com extensão de aproximadamente 4,2 quilômetros. A estrada será pavimentada em concreto betuminoso usinado a quente e custará ao Governo do Estado um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. É válido ressaltar que a pavimentação da via será uma forma de facilitar o acesso ao aeroporto Cangapara.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores