Cidadeverde.com

Dezembro Vermelho: CTA de Floriano desenvolve ações no combate ao HIV

Em Floriano, quase trinta pessoas foram diagnosticadas com a doença que não tem cura até agora em 2019. Mas a boa notícia é que o tratamento é gratuito e que pode fazer com que o portador do vírus HIV tenha uma vida praticamente normal. No mês de dezembro, comemoramos com combate ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis, por isso o Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano preparou um cronograma com ações que visam a prevenção e orientação sobre o tema. 

A coordenadora do CTA de Floriano, Herica Leal Amarante, chama atenção para a prevenção da doença e explica que o método mais recomendado é o uso do preservativo nas relações sexuais. “Tudo começa na prevenção. Isso vale para jovens que estão entrando na vida sexual como para adultos e idoso”, disse. 

Nos últimos meses, o CTA avançado na testagem rápida e segura. No mês de outubro foram mais de 1200 e em novembro foram mais de 1700. “Esses são exames fora das paredes do CTA. Estamos indo para as ruas, empresas, organizações com o intuito de detectar a doença e já encaminhar esse paciente para o tratamento adequado”, lembra. 

A próxima ação do CTA acontece no sábado, dia 7, na localidade L3 dentro do Projeto Saúde em Movimento. No dia 10 está prevista uma visita à Universidade Estadual do Piauí campus Josefina Demes onde serão ministradas palestras e realizados testes gratuitos. Dia 10, os funcionários do Laboratório Sobral participam de uma palestra informativa e testes rápidos gratuitos. 

No dia 13, toda a equipe multiprofissional do CTA de Floriano realiza o Dia D de Combate ao HIV com uma ação durante todo o dia na Rua São Pedro, centro da cidade. Ainda no mês de dezembro, dia 19, a comunidade rural da Vereda Grande também recebe os profissionais do CTA.

Da Redação
[email protected]

Sorteados os contemplados com 499 casas do Residencial Alto da Cruz de Floriano

  • SF06_c663eed85b.jpeg Ascom
  • SF06_0e367da421.jpeg Ascom
  • SF06_eaaeefd6d5.jpeg Ascom
  • SF06_4dd7d54b3b.jpeg Ascom
  • SF06_8f64111c79.jpeg Ascom

Emoção e euforia marcaram a manhã desta sexta-feira (6) no sorteio dos beneficiários do edital do Programa Minha Casa Minha Vida - Residencial Alto da Cruz, realizado no Comércio Esporte Clube, pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura de Floriano.

Na ocasião, estiveram presentes: o prefeito Joel Rodrigues; o vice-prefeito, Antônio Reis; a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafaela Barros; o Gerente Executivo de Habitação da CEF, Gustavo Franco; o promotor Arimatéia Dourado, secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Habitação, vereadores e outras autoridades locais, além de uma multidão de florianenses que esperava ansiosa pelo resultado.

Todo o procedimento de sorteio foi realizado pela CAIXA, através de um sistema randômico automatizado, que selecionava os contemplados a partir daqueles que atendiam aos critérios do Edital. O gerente Gustavo Franco afirma que o sistema utilizado é totalmente seguro. “Esse sistema é o mesmo empregado em todo Brasil nos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida. O próprio sistema já atrela o nome da pessoa ao endereço".

A cada nome sorteado, euforia e emoção tomavam conta das pessoas que realizavam ali o sonho de ter a casa própria. Dentre as quase 2 mil inscrições, 499 famílias foram beneficiadas e aguardam agora o recebimento das casas, que segundo Gustavo Franco ainda não tem data para acontecer. “Estamos dependendo apenas da CEPISA Equatorial e da AGESPISA para o comissionamento de energia elétrica e água. Depois desse processo 100% concluído, nós encaminharemos a solicitação ao Ministério de Desenvolvimento Regional para que ele efetue a marcação da data e defina se o evento contará com entidades federais, estaduais ou se será apenas a nível operacional.”

Para Joel Rodrigues, o residencial é a concretização de um sonho coletivo. “Ver uma obra que ficou paralisada por quase 2 anos, ser retomada e entregue, quando muitos desacreditavam, é uma satisfação imensa. O sentimento é de gratidão por todos que estiveram envolvidos nesse processo. "Seguimos na missão de fazer mais e melhor pelas pessoas”, finalizou Joel.

LISTA DOS NOMES SORTEADOS

A lista dos contemplados das casas do Residencial Alto da Cruz está disponível na sede da Prefeitura de Floriano, na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e através do link abaixo:

http://www.floriano.pi.gov.br/download/201912/SF06_efcd1024a5.pdf

Da Redação
[email protected]

Força Tática apreende moedas e joias supostamente roubadas em Floriano

Foto: força tática

Na madrugada deste domingo (8), uma equipe da Força Tática do 3° Batalhão de Floriano apreendeu uma sacola com joias e moedas supostamente roubadas em Floriano.

A apreensão aconteceu por volta das 3h50 no bairro Caixa Dágua, nas proximidades da Prefeitura Municipal de Floriano. Na ocasião um individuo foi avistado pela guarnição empreendendo fuga com uma sacola. Ao tentar fazer a abordagem, o suspeito empreendeu fuga abandonando o material que carregava.

Segundo consta no recibo de recebimento junto à Delegacia de Polícia Civil de Floriano, onde o material foi entregue, no interior da sacola foi encontrada a quantia de R$573,00 em moedas diversas, 03 anéis, 07 cordões e 08 pulseiras.

A Polícia ainda não conseguiu identificar o suspeito, bem como a origem do material apreendido.

Foto: força tática

Fonte: florianonews

Motorista é flagrado com 15 kg de cocaína em compartimento secreto de veículo

Foto: Divulgação PRF-PI

Um motorista foi flagrado com 15 kg de cocaína em um compartimento oculto de um veículo de carga na BR-230, na altura da cidade de Floriano, no interior do Piauí. O flagrante ocorreu durante abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI). 

Os policiais desconfiaram do condutor do veículo de carga quando ele se apresentou nervoso e entrou por diversas vezes em contradição. Prontamente os agentes realizaram busca minuciosa ao detectar em vários compartimentos ocultos o carregamento de droga", informou Alexsandro Lima, assessor de Comunicação da PRF-PI. 

 A droga foi encontrada empacotadas e prensadas em tabletes. O condutor- que tem 36 anos- informou que a droga vinha de Rondônia e tinha como destino a cidade de Fortaleza/CE.

Ele foi autuado pelo crime de tráfico de drogas. Os policiais estão realizando diligências para descobrir os demais envolvidos no caso. 

Foto: Divulgação PRF-PI

Somente em 2019, a PRF aprendeu mais de 200 kg de cocaína, 1.164 unidades de anfetaminas, 759 kg de maconha, 4 kg de skunk, 8 pontos de LSD e 10 unidades de ecstasy.


Graciane Sousa
[email protected]

Jovem é morto a tiros em festa de competição de paredões de som; suspeito está foragido

Foto: Reprodução Facebook Felype Assunção

 Um jovem identificado como Felype Assunção foi morto com dois tiros no tórax, no início da madrugada deste domingo(08), no Parque de Exposições de Floriano (a 240 km de Teresina), supostamente durante uma discussão. O suspeito já foi identificado pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado de Floriano, Bruno Ursulino, Felype e o suspeito, identificado como Josias Júnior, participavam de um evento de competições de paredões de som quando o crime aconteceu. 

“Ainda não sabemos a motivação, mas sabemos que eles já se conheciam e tiveram uma discussão. O suspeito teria disparado um primeiro tiro contra a vítima que não acertou, a vítima se escondeu, pegou uma pedra e foi para cima do suspeito que teria disparado mais dois disparos na região do tórax”, descreveu o delegado. 

Felype chegou a ser socorrido, levado para o hospital, mas no centro cirúrgico não resistiu aos ferimentos e morreu. 

O delegado informou ainda que trabalha com algumas hipóteses, mas prefere ouvir testemunhas e localizar o suspeito para chegar à real motivação do crime. 

“A vítima não tinha passagem pela polícia. O suspeito tem por violência doméstica, mas isso seria fora do contexto. Estamos atrás de saber a motivação. Tentamos localizá-lo, mas desde o crime não pisou mais em casa, só entrou em contato por telefone. Vamos ouvir testemunhas e representar pela prisão dele”, afirmou Bruno Ursulino. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Chuva em Floriano foi a mais forte do Nordeste, diz climatologista

Foto: Yasmin Cunha/Cidadeverde.com

A chuva atípica que caiu sobre a cidade de Floriano nesta quarta-feira (4) chamou a atenção da população que sofreu com alagamentos e desabamentos. O volume intenso foi registrado em outras regiões do Brasil, mas a nível de Nordeste, o município foi o mais atingido, como explicou nesta quinta-feira (5) à TV Cidade Verde o climatologista e pesquisador Werton Costa.

“Das 15 cidades melhor ranqueadas com chuva, em que a estação chuvosa já começou em maior parte do território brasileiro, Floriano ocupou a 8° colocação e foi a única do nordeste nesse ranking, revelando o caráter completamente localizado e pontual desse evento”, informou. 

Segundo o climatologista, a chuva foi bastante concentrada registrando um volume de 71 mm num intervalo inferior a quatro horas.  O volume foi maior que a metade prevista para o mês inteiro. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).

Foto: Reprodução Inmet

Valmir Macêdo (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Desenvolvimento Rural leva curso de Processamento de Leite para comunidades de Floriano

Mais uma vez os pequenos produtores rurais foram beneficiados com capacitações no assentamento Bom Sucesso. Através da parceria já estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou, nesta quarta-feira (4), a abertura do curso de Processamento de Leite.

Além do Bom Sucesso, participam também as localidades Mandacaru e Alegre. O curso com duração de 40 horas aborda práticas higiênicas na fabricação de derivados do leite, como bebidas lácteas; queijo, manteiga, doces, iogurte e outros de espécies bovinas e caprinas.

No último dia 29 de novembro, a comunidade Bom Sucesso participou do curso de Biodigestores e segundo Edvaldo Costa, secretário da pasta, mais uma capacitação será realizada ainda este ano em outra comunidade rural. “Para o final de 2019, teremos mais um curso de Manejo de Ovinos e Caprinos. As comunidades Coelho e Jacaré Novo já foram beneficiadas com essa capacitação e agora é a vez da Localidade Capuama”, afirmou.

Da Redação
[email protected]

Chuva derruba casas e deixa ruas alagadas em Floriano; assista vídeo


Uma chuva atípica atingiu hoje (4) o município de Floriano e deixou parte da cidade um caos. Duas casas caíram na rua 7 de Setembro, Centro da cidade, mas ninguém se feriu. 

O diretor do Departamento de Defesa Civil, João Raimundo dos Santos, informou ao Cidadeverde.com que a cidade é cortada por riachos que alagam quando chove.

Ele disse ainda que a prefeitura já adotou as providências para evitar transtornos aos moradores. 

"São alagamentos normais, que sempre acontecem, e foi uma chuva rápida e volumosa", disse João Raimundo.

Ele informou ainda que choveu 70 milímetros, acima do esperado. 

O Centro da cidade ficou completamente alagado e os veículos tiveram dificuldades de trafegar. 

O hospital estadual Tibério Nunes foi invadido por águas da chuvas e alagou setores do hospital.

Denúncia

A Prefeitura de Floriano está apurando denúncias de que moradores estão fechando boca de esgoto por causa do mau cheiro após a chuva.

"Isso só piora a situação e vamos tomar todas as providências. Isso criará mais transtornos".

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Chuva forte atinge Floriano e alaga ruas e até o hospital regional

 

Uma chuva forte atingiu o município de Floriano (a 240 km de Teresina) na manhã desta quarta(04). O Centro da cidade ficou completamente alagado e os veículos tiveram dificuldades de trafegar. O hospital estadual Tibério Nunes também sofreu com a água que invadiu várias alas da unidade. 

A chuva forte durou cerca de uma hora e meia, arrastou carros pelas ruas do centro e no hospital os corredores ficaram alagados, afetando enfermarias, consultórios, centro cirúrgico e até as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulta e pediátrica. Um vazamento em uma janela, atingiu um leito da enfermaria que precisou transferir o paciente para outro espaço. 

De acordo a assessoria do hospital, apesar do alagamento, não houve prejuízos maiores e os funcionários se desdobraram para secar o local. 

“Foi basicamente água nos corredores, nenhum equipamento foi danificado, porque a maioria já fica suspenso mesmo. Maqueiros, funcionários dos núcleos ajudaram os serviços gerais para a retirada da água. Mas não afetou o atendimento, porque a maior parte dos pacientes só chegou depois da chuva mesmo e já estão sendo atendidos”, explicou o assessor Rafael Oliveira. 

O hospital Tibério Nunes atende cerca de 12 mil pacientes por mês, possui 128 leitos de enfermaria, dez de UTI e cinco salas cirúrgicas. Com 23 anos de funcionamento, a estrutura sempre enfrenta transtornos com alagamento no período chuvoso.

A chuva que caiu em Floriano esta manhã, foi forte, sem ventos e sem trovoadas. “Eu considero uma chuva atípica, porque os pingos triplicavam e não tinha vento, nem trovões, só aquela água forte por três”, caracterizou Rafael. 

Foto: Internauta

Início das chuvas

O climatologista Werton Costa informou ao Cidadeverde.com que as chuvas estão concentradas na região de Floriano e no sul do Piauí e caracteriza o início da estação chuvosa naquela região. 

"O período chuvoso já iniciou no Sul do Estado. Começou um tanto irregular, mas é assim mesmo, nos primeiros dias de Dezembro tem essa característica. O final de novembro já tinha chovido bem na faixa sertaneja, inclusive em Floriano. Então essas chuvas mais intensas que ocorreram entre Floriano e o Médio Parnaíba, elas foram muito positivas em Angical e Agricolândia então começou mesmo no sul do Estado", afirmou o climatologista.  

Sobre as pancadas de chuva que caíram em Teresina e União nesta manhã, o especialista disse que elas ainda são chuvas isoladas e têm características diferentes das que se concentram no sul do estado, por exemplo. 

“As que ocorrem no Centro-Norte são pancadas isoladas, porque são sistemas menores, nuvens menores. A diferença da estação para a pré-estação é que, na estação chuvosa você tem nuvens maiores, nuvens melhores distribuídas, elas alcançam uma área maior, e às vezes áreas alinhadas. As pancadas atingem às vezes uma cidade e nem sempre toda a cidade”, destaca Werton Costa. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Finanças apresenta a vereadores o novo Código Tributário de Floriano

A equipe da Secretaria de Finanças do município se reuniu com a Comissão de Justiça e Cidadania da Câmara Municipal de Floriano na manhã desta terça-feira, 03, onde apresentaram as mudanças no Código Tributário da cidade. A secretaria Josélia Rodrigues destacou a modernização do regulamento e pediu urgência na aprovação da matéria pelo parlamento municipal para que as alterações já sejam inseridas a partir de 2020. O Secretário de Governo, Anselmo Soares, também participou da reunião onde representou o poder executivo municipal. 

É importante destacar que essas mudanças foram sugeridas através de um trabalho cuidadoso que a secretaria de Finanças realizou nos últimos meses ouvindo empresários, entidades sindicais, contadores e, principalmente, observando a nova realidade do município de Floriano levando em consideração questões econômicas, geográficas e sociais. “Esse projeto de lei altera o código de 2005 e existem muitas demandas que devem ser atualizadas”.

Uma das alterações diz respeito ao alvará de funcionamento que passa a ser cobrado proporcionalmente, ou seja, levando em consideração a data de abertura da empresa e/ou mudança de endereço no período do ano. Outro ponto que passará por mudanças são as taxas de baixo impacto ambiental para estabelecimentos comerciais. “Antes eles pagavam 60 unidades fiscais por uma declaração de baixo impacto independentemente do tamanho da empresa ou localização. Com a nova lei, vamos implementar três níveis de parâmetro”, disse Josélia Rodrigues. 

Desmembramentos de terrenos 

Floriano tem crescido horizontalmente. Isso é fato. E alguns locais são grandes o bastante para comportar mais de uma edificação. Separar um terreno em dois, ou até mais poderia se tornar um novo problema, mas segundo a secretária Josélia Rodrigues com o novo regulamento essa burocracia vai ficar para trás. “Organizamos e flexibilizamos as principais demandas para que o contribuinte tenha maior fluidez em seus processos. E a regularização de imóveis e terrenos é uma prioridade em nossa gestão”, lembrou. 

Menos papel, mais eficiência

Com o fluxo de informações cada vez mais digital, o novo Código Tributário de Floriano traz atualização no envio e recebimento de informações legais. “Nosso código atual, de 2005, ainda falava em caixa postal ou entrega de correspondência em mãos. Isso vai totalmente na contramão das novas tecnologias que temos disponíveis no mercado. Hoje nós temos certidões digitais e nossos processos estão sendo informatizados. O contribuinte não pode mais retroceder”.

Da Redaçao
[email protected]

 

Posts anteriores