Cidadeverde.com

FMS alerta sobre cuidados com a Febre Chikungunya

Imprimir

O período chuvoso favorece o surgimento de diversas doenças virais e bacterianas em nossa cidade. Nesta época, é comum o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente ao ar livre, ambiente propício para a reprodução dos mosquitos transmissores da Dengue e Febre Chikungunya, doenças que têm atraído a atenção da comunidade nos últimos dias.

 

 

No ano de 2015 a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou 52 casos suspeitos de Chikungunya, que aguardam confirmação laboratorial. Trata-se de uma doença viral parecida com a Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (o mesmo da Dengue) e Aedes Albopictus. “A principal diferença entre os dois mosquitos está em sua alimentação. Enquanto o Aedes Aegypti se alimenta apenas de sangue humano, o Aedes Albopictus pode picar qualquer animal, o que significa que sua capacidade de reprodução pode ser bem maior”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Embora os vírus da Febre Chikungunya e os da Dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Enquanto a Dengue leva cerca de quatro a cinco dias para se manifestar, a Chikungunya tem um período de encubação mais curto – os primeiros sintomas aparecem por volta de 24 horas, ou seja, sua disseminação é mais rápida e maior.

Na fase aguda da Chikungunya a febre é alta (acima de 38,5°C), aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). “Esse último é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte, que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora”, explica Amariles Borba.

O principal cuidado para se evitar a Chikungunya é o mesmo da Dengue: evitar o acúmulo de água parada, pois estes ambientes se tornam criadouros em potencial dos mosquitos. "A população precisa entender que não podem existir criadouros”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde. “Qualquer tampa de garrafa pode se tornar um criadouro, assim como as calhas, vasos, ralos de banheiro e outros. Por isso, toda atenção é importante”, conclui. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais