Cidadeverde.com

Força permanente de ortopedia vai realizar 30 cirurgias por sábado

Imprimir
  • IMG_6998.jpg Wilson Filho
  • IMG_6988.jpg Wilson Filho
  • IMG_6985.jpg Wilson Filho
  • IMG_6981.jpg Wilson Filho
  • IMG_6980.jpg Wilson Filho
  • IMG_6978.jpg Wilson Filho
  • IMG_6976.jpg Wilson Filho

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou na manhã deste sábado (30), um mutirão de cirurgias ortopédicas que deve acontecer de forma permanente quatro vezes por mês. O objetivo é realizar mil procedimentos cirúrgicos nessa especialidade até dezembro. Hoje, existem cerca de duas mil pessoas na fila de espera por uma cirurgia. 

Para a realização do mutirçao foi contratada uma equipe extra composta por seis ortopedistas e quatro anestesistas, que farão uma média de 30 cirurgias a cada sábado no Hospital da Polícia Militar (HPM). O mutirão acontece das 7h às 19h, sem interrupções. Durante a semana, o atendimento cirúrgico do HPM continua normalmente. 

O secretário Mirócles Veras, disse que a meta é que sejam realizadas mil cirurgias até o mês de dezembro. "É um projeto que vem pela necessidade, pois a fila de espera por cirurgias ortopédicas é grande. Com essa força permanente queremos viabilizar o aumento de cirurgias". 

Ele conta ainda que esse é um projeto piloto que deve servir de base para a realização mutirões com outras especialidades médicas.  

Para acelerar mais o ritmo de cirurgias, a Sesapi pretende contactar hospitais privados credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que eles possão aderir ao mutirão. 

O superintendente de assistência à Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, afirma que os hospitais privados já estão sendo procurados para aderir ao projeto e a força permamente é necessária para dimuinuir as filas de espera. "A espera por um cirurgia eletiva é bastante dolorosa para o paciente". 

Ele conta que no interior do Estado também estão sendo realizados mutirões. "Somente no interior já foram realizadas cinco mil cirurgias ortepédicas. Citamos como exemplo a cidade de Parnaíba. Isso ajudou a reduzir exponencialmente as transferências e entradas no HUT (Hosputal de Urgência de Teresina)".

Pedro Leopoldino lembra que os acidentes envolvendo motocilcetas são os que mais contribuem para o aumento da fila por cirurgias ortopedicas, porque geralmente envolvem múltiplas fraturas.  

O mutirão foi lançado em solenidade pelo secretário de saúde, Mirócles Veras e o coordenador do Hospital Gerardo Rebêlo. 

Flash Lucas Marreiros (Especial para a cidadeverde.com)
Da Redação Sana Moraes 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais