Cidadeverde.com

Fórum da cidade de Manoel Emídio é arrombado

Imprimir
  • arrombamento-forum_(9).jpg Divulgação
  • arrombamento-forum_(8).jpg Divulgação
  • arrombamento-forum_(4).jpg Divulgação
  • arrombamento-forum_(3).jpg Divulgação
  • arrombamento-forum_(1).jpg Divulgação

O Fórum Juiz Jefferson C. Lopes da Silva, no município de Manoel Emídio, região Sul do Estado, foi invadido por bandidos na madrugada da última segunda-feira (8). Os criminosos entraram pela porta da frente cuja fechadura foi arrombada e em seguida, entraram nas salas do cartório único, da secretaria e do gabinete do juiz. Armários, gavetas e a urna de cédulas do júri foram violados na ação. Entretanto, segundo o delegado regional de Canto do Buriti, responsável pelo município, disse que nada foi levado. 
 
“O fórum funciona no centro de Manoel Emídio, mas ninguém viu nada. Os funcionários perceberam quando chegaram na segunda-feira pela manhã. Não levaram nada. Acreditamos que deveriam estar procurando armas de fogo e drogas, mas estas são levadas para a Corregedoria em Teresina”, diz o delegado, acrescentando que ainda não há suspeitos. 

De acordo com o promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos, que responde pela Comarca, é de que os criminosos fazem parte de uma quadrilha e buscavam armas, drogas e dinheiro. “Suspeitamos que os bandidos façam parte de uma quadrilha que tem feito assaltos aos fóruns da região, como aconteceu recentemente em Eliseu Martins”, afirma Adriano.
 
O secretário do Fórum, José Oaldo de Sousa, relata que esta é a primeira vez que o local é arrombado e que não há qualquer tipo de segurança armada para guarnecer a unidade.
 
Segundo dados da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) e a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), de 2008 até o ano passado, 17 fóruns do Piauí sofreram ações criminosas, alguns deles por mais de uma vez, como os fóruns de Corrente e Altos. 
 
Promotores e juízes afirmam vir buscando soluções para o problema, debatendo ações devem ser implementadas nesse sentido e pedindo apoio a entidades do Judiciário, Legislativo e do Executivo.
 
Em 2013, a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) e a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) provocaram o Tribunal de Justiça do Piauí e o Conselho Nacional de Justiça sobre a questão.
 
Dentre as solicitações, as entidades cobraram o cumprimento, pelo TJ-PI, das medidas previstas na Resolução 104/2010, do CNJ, que trata sobre ações administrativas para a segurança de magistrados e a criação do Fundo Nacional de Segurança.
 
A Amapi e da APMP requisitaram, ainda, a contratação de segurança armada para atender a todas as unidades judiciárias com competência criminal no Piauí.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais