Cidadeverde.com

Gestão financeira de Teresina é destaque em evento do Banco Mundial

Imprimir

A experiência da Prefeitura de Teresina em gestão de finanças públicas foi apresentada ontem (16) em evento do Banco Mundial, em Florianópolis (Santa Catarina).
 
“A Prefeitura de Teresina utilizou pela primeira vez a metodologia PEFA (Programa de Despesa Pública e Responsabilização Financeira) em 2005 e estamos agora utilizando pela segunda vez. A equipe do Banco Mundial tem relatado em reuniões os diversos avanços da administração de Teresina na gestão das finanças públicas, como a utilização de um sistema orçamentário integrado ao financeiro e o controle mais efetivo dos empenhos e das contas da PMT”, explicou Katiara Moura, assessora da Coordenação Geral do Orçamento, da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).
 
O convite para que Teresina apresentasse sua experiência exitosa no Workshop sobre a Atualização do Quadro de Avaliação PEFA no Desempenho da Gestão das Finanças Públicas partiu de João Vicente Campos, especialista em Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial.
 
“O PEFA analisa indicadores relacionados a orçamento, finanças, folha de pagamento de pessoal, licitações, controle interno e externo, além da atuação legislativa do Município, proporcionando uma visão geral do ente participante. Além dos avanços na gestão financeira, a Prefeitura de Teresina avançou também na elaboração de peças orçamentárias, a exemplo da LDO 2016 enviada à Câmara Municipal no último dia 15. O PEFA tem sido um guia básico dos nossos investimentos para modernização das estruturas orçamentária e financeira da Prefeitura Municipal de Teresina”, encerrou Katiara Moura.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais